Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Rio de Janeiro e Petrópolis no roteiro de viagem de estudos

Postado em 31/07/2015 13h52min

Por Nicole Morás

O curso de História realizou, no mês de julho, viagem de estudos para o Estado do Rio de Janeiro. O roteiro teve início na cidade de Petrópolis, com visita ao Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal, Palácio da Quitandinha e ao centro.

Na capital do Estado fluminense, o grupo visitou o Cemitério São João Batista, segundo cemitério público do Rio de Janeiro, onde estão sepultados personagens importantes da história do país, como 11 ex-presidentes civis e militares, além de diversos artistas nacionais. A Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal, o Arquivo Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes também fizeram parte da rota do grupo, que visitou ainda a Universidade Federal Fluminense (UFF), na qual participou do Seminário de História Oral no Laboratório de História Oral e Imagem da UFF.

Durante a viagem também foram contempladas visitas ao Museu de Arte de Niterói/Niemeyer e ao morro do Corcovado, no qual está localizado o Cristo Redentor. O centro histórico do Rio de Janeiro foi o destino dos acadêmicos e professores no quarto dia do roteiro, no qual eles puderam ver a Igreja da Candelária, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, a Praça 15 de Novembro e o Museu Histórico Nacional. Na parte histórica, foi visitado ainda o  Museu da República.

O grupo realizou ainda passeio por pontos turísticos, como a orla da Zona Sul, o Jardim Botânico, o Pão de Açúcar e um roteiro de barco pela Baía de Guanabara. A viagem de estudos ocorreu de 8 a 12 de julho, coordenada pelas professoras Silvana Rossetti Faleiro e Márcia Volkmer e organizada pela Roque Viagens.

Texto: Nicole Morás

Em frente ao Teatro Municipal

Divulgação

Museu Imperial, Petrópolis

Divulgação

Niterói, no Museu de Arte Contemporânea

Divulgação

No Morro do Pão de Açúcar

Divulgação

Cemitério São João Batista.

Divulgação

Na Praia Vermelha, aguardando o momento da subida ao Morro do Pão de Açúcar.

Divulgação

Notícias Relacionadas