Relações entre trabalho e saúde em debate na Univates

Postado em 17/10/2017 21h42min e atualizado em 18/10/2017 16h34min

Por Nicole Morás

Simpósio da Cures segue até sexta-feira, dia 20 de outubro

Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates deu início, nesta terça-feira, 17, ao VII Seminário de Práticas em Educação e Saúde e ao VI Simpósio da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), que seguem até a próxima sexta-feira, dia 20. Esta edição dos eventos destaca as “As inter-relações entre trabalho e saúde”.

A palestra de abertura “Como cuidar do outro se eu não estou bem comigo mesmo?” teve a participação das psicólogas e doutoras Carmem Regina Giongo e Fabiane Konowaluk Santos Machado. Carmen iniciou refletindo sobre a relação do sujeito com o trabalho, afirmando que a atividade exercida está relacionada diretamente à maneira como a pessoa constrói sua identidade e que o questionamento principal da relação entre trabalho e saúde deve ser o que acontece para que a mesma atividade que instiga, causa desejo e oferece alegrias também seja gerador de sofrimento e leve as pessoas a adoecerem.

Ela apresentou algumas estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que relacionam o exercício profissional a acidentes e doenças.

Segundo dados deste ano da OIT, 2,3 milhões de pessoas morrem e 300 milhões de pessoas ficam feridas em acidentes de trabalho todos os anos. A cada 15 segundos ocorre um acidente de trabalho no mundo e o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em número de acidentes de trabalho
Carmen Regina Giongo

Nicole Morás

Carmen apresentou ainda dados relacionados ao Brasil, afirmando que transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho. ‘Lembrando que há um processo intenso de subnotificações, ou seja, existem casos que não são notificados ou não chegam a ser relacionados com o trabalho. A depressão é responsável por 38,7% de todas as licenças de trabalho por motivo de saúde”, acrescentou ela, referindo-se a dados da Previdência Social.

A psicóloga levantou questões de condições de trabalho que podem estar ligadas a esses números, como a flexibilização, a individualização do trabalho e alguns processos de gestão. A partir disso ela falou sobre a psicodinâmica do trabalho - uma abordagem iniciada pelo pesquisador francês Christophe Dejours sobre as relações de trabalho e a saúde psíquica.

Na abertura, o vice-reitor da Univates, doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne destacou a história da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), exaltando a proposta de proporcionar uma formação além do técnico-científico como também outras abordagens que podem melhorar a qualidade de vida e a saúde. “O acolhimento e a integralidade são alguns dos princípios da Cures que aproximam a formação dos nossos estudantes do mundo real”, afirmou ele.

Houve ainda a fala da doutora Fabiane Konowaluk Santos Machado na palestra de abertura, além do pronunciamento do vice-coordenador do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Jairo Hoerle, e do coordenador da Cures, Andreas Rucks Varvaki Rados, que homenageou a professora Olinda Saldanha, idealizadora da Cures.

Simpósio da Cures segue até sexta-feira, dia 20 de outubro

Evento segue até sexta-feira, dia 20

A programação do VII Seminário de Práticas em Educação e Saúde e o VI Simpósio da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) é composta por palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e atividades culturais em diversos espaços do campus, conforme programação disponível aqui. Na quinta-feira, dia 19 haverá apresentação de trabalhos científicos e o evento encerra na sexta-feira, dia 20, com uma visita à Cures no turno da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail simposiocures@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5882.