Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em Portugal, pesquisadoras buscam novos conhecimentos sobre agentes de controle biológico

Postado as 29/09/2023 12:15:23

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Acervo pessoal

As pesquisadoras doutora Rita Tatiane Leão da Silva e doutora Darliane Evangelho Silva, vinculadas ao Laboratório de Acarologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, estiveram, de junho a agosto de 2023 em Portugal, na Escola de Superior Agrária (ESA) - Instituto Politécnico Viana do Castelo, na cidade de Ponte de Lima, ampliando o conhecimento sobre tecnologias de desenvolvimento de agentes de controle biológico e realizando atividades com diferentes culturas frutíferas, sob a orientação do professor Dr. Raúl Rodrigues. 

O professor Raúl Rodrigues é um especialista no estudo das macieiras e vem difundindo entre os produtores a fruticultura biológica e como proteger as culturas dos ataques das pragas. Os recursos para a realização dessas atividades são provenientes do Programa Doutor Empreendedor, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edital no qual Rita Leão foi contemplada em 2022, por intermédio do projeto “Desenvolvimento de um bioproduto contendo o ácaro predador Amblyseius tamatavensis para o controle de mosca branca (Bemisia tabaci)”. Este projeto tem como tutor acadêmico o professor Noeli Juarez Ferla, docente na Univates e bolsista de produtividade do CNPq.

 

Rita Leão, fundadora da empresa AgControl Soluções Biológicas e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, aproveitou o momento para ampliar o conhecimento sobre os agentes de controle biológico, visto que é a responsável pela área PD&I da startup. Por meio desses organismos, como os ácaros - os agentes de controle biológico -,  é possível levar para as áreas agrícolas o equilíbrio populacional entre as diferentes espécies de organismos vivos, e assim reduzir a dependência em relação aos agrotóxicos e defensivos agrícolas. 

Divulgação/Acervo pessoal

“Entender essa dinâmica foi um dos principais objetivos buscados nesse período em Portugal”, afirma a doutora empreendedora. “Precisamos estar em constante aprendizagem e troca de experiências, pois o nosso maior desafio é transformar o conhecimento adquirido na academia em produto/negócio. Faz-se necessário desenvolver produtos inovadores, viáveis e sustentáveis. Com esse propósito fomos nos capacitar em Portugal, entender o que está sendo feito lá para desenvolver aqui e oferecer futuramente aos nossos produtores. Sou muito grata à Fapergs por ter proporcionado essa oportunidade”, complementa Rita.  

“Essa experiência foi muito importante, pois permitiu participar de diferentes atividades, cursos de formação e contato com produtores e outros pesquisadores. Poder ter tido a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre novas tecnologias de criação dos agentes de controle biológico, além de ampliar nossa rede de contatos e parcerias em Portugal, foi de grande valia”, explica a pesquisadora Darliane Evangelho.

Saiba mais sobre a AgControl Soluções Biológicas

A AgControl Soluções Biológicas é uma startup de base tecnológica que busca na natureza soluções naturais para controlar as pragas agrícolas. Foi premiada em 2021 como empresa parceira no edital TechFuturo. Em 2022 foi contemplada com recurso do edital Centelha (recurso e bolsa), do edital Doutor Empreendedor (recurso e bolsa) e como empresa parceira pelo edital MCTI/CNPq/CT-AGRO com projetos que visam ao uso de agentes de controle biológico em substituição aos agrotóxicos convencionalmente utilizados na agricultura.

O que é o Programa Doutor Empreendedor?

 

O programa Doutor Empreendedor, criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou de processos inovadores, realizados por doutores com o apoio de instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que transformem ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis, levando o conhecimento e as tecnologias geradas nas universidades e centros de pesquisa para o mercado, e que resultem na criação ou no fortalecimento de empresas de base tecnológica.

 

Logo ods