Projeto Talentos Esportivos desenvolve habilidades físicas e comportamentais, fortalece a saúde e oportuniza alçar voos no esporte

Postado as 19/12/2023 09:40:15

Por Lais Pontin Matos

Divulgação

Projeto Talentos Esportivos auxilia jovens a desenvolverem habilidades comportamentais e fortalecerem a saúde.

Por meio do aprendizado e da prática de esportes nas dependências da Universidade do Vale do Taquari - Univates, 180 estudantes do 5º ao 9º ano das escolas públicas dos municípios de Colinas e Marques de Souza desenvolvem habilidades comportamentais e socioemocionais e fortalecem a saúde. O projeto Talentos Esportivos, que acaba de encerrar sua terceira temporada, é resultado da parceria entre as Prefeituras das duas cidades e o Complexo Esportivo da Univates.

O projeto foi criado para fomentar a cultura esportiva, identificar  talentos, reduzir índices de sedentarismo entre os jovens e ocupar o tempo ocioso da juventude com atividades saudáveis. Além disso, sabe-se que o envolvimento em práticas esportivas também contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, do autoconhecimento e do espírito de equipe e liderança.

O Talentos Esportivos está dividido em duas fases. Na fase de reconhecimento, os estudantes participam das quatro modalidades esportivas oferecidas (natação, basquete, ginástica e atletismo), tendo contato com os treinadores, frequentando os espaços onde as práticas são realizadas e recebendo acompanhamento nutricional. Já na fase de especialização, os atletas se dedicam ao esporte com o qual tiveram mais afinidade, aperfeiçoando-se física, técnica e taticamente e formando equipes para disputarem competições.

Divulgação

Miguel Lucian é coordenador técnico do projeto. Ele explica como a iniciativa tem impactos positivos na vida dos estudantes, destacando que o Talentos Esportivos vai muito além do aprimoramento físico. “O esporte nos permite vivenciar situações simples e complexas e exige que os praticantes aprendam a lidar com outras pessoas e, principalmente, consigo mesmos. Dessa forma, além de ensinarmos as modalidades esportivas, buscamos estimular e desenvolver o autoconhecimento e aspectos comportamentais que favoreçam a vida em sociedade: liderança, trabalho em equipe, busca pela excelência, respeito pelos demais e pelos espaços etc. Buscamos identificar talentos esportivos e também gerar repertório nas crianças para formarmos cidadãos melhores”.

Lucian também reflete sobre a importância da parceria firmada entre as Prefeituras de Colinas e Marques de Souza e o Complexo Esportivo da Univates, salientando que essa colaboração é fundamental para o êxito do projeto.

O projeto só existe em função da intenção dos municípios, que compreendem a importância do esporte na formação física, social e emocional dessas crianças. Estamos cientes da responsabilidade que depositam no trabalho do projeto, então buscamos fazer um trabalho muito próximo das secretarias da educação e escolas envolvidas, desenvolvendo uma atuação conjunta para entregar os melhores resultados possíveis
Miguel Lucian, coordenador técnico do Projeto Talentos Esportivos.

Destaques em 2023

Conheça alguns dos estudantes que se destacaram em competições e demonstraram o potencial e o espírito esportivo adquiridos por meio do projeto Talentos Esportivos:

Dominique Pace Gross (segundo lugar no pódio), de Marques de Souza: destacou-se ao longo do ano nas competições de atletismo e alcançou o segundo lugar no arremesso de peso sub-14 no Troféu IENH, na cidade de Novo Hamburgo.

Eduarda Hauschild Corotto e Isadora Luize Gerhardt (em segundo lugar no pódio, respectivamente: em pé à direita e agachada à esquerda): conquistaram o segundo lugar no revezamento 4 x 50m sub-12 no Campeonato Estadual de Atletismo.

Tiago Kortz e Vitor Bertoretti: ao final de 2023, foram aprovados na peneira do Clube Atlético Ubirajá (Bira) e, a partir de 2024, poderão integrar as equipes de competição.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Dominique Pace Gross.

Dominique Pace Gross.

Divulgação

Eduarda Hauschild Corotto e Isadora Luize Gerhardt.

Divulgação

Tiago Kortz e Vitor Bertoretti.

Logo ods