Alunos de escolas da região recebem premiação da 25ª Olimpíada de Matemática da Univates

Postado as 19/12/2023 17:00:25

Por Natalia Nissen

Natalia Nissen

Mais de 2,4 mil estudantes participaram da 25ª edição da Olimpíada de Matemática da Universidade do Vale do Taquari - Univates (OMU). A prova foi aplicada, no dia 7 de novembro, em 64 escolas de Ensino Fundamental e Médio de 21 municípios do Vale do Taquari. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde de terça-feira, 19 de dezembro, no auditório do Prédio 7 da Univates.

Segundo a coordenadora da Olimpíada, professora Marli Teresinha Quartieri, os alunos realizaram a prova em dupla e também puderam utilizar calculadora para resolução das questões, uma vez que os objetivos da prova são estimular a troca de ideias entre a dupla e o raciocínio lógico como uma estratégia para solução dos problemas matemáticos.

Neste ano, devido ao número de participantes e aos excelentes resultados, a Comissão Organizadora decidiu selecionar as 15 provas com resolução diferenciada em cada ano, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os três melhores classificados em cada ano receberam medalhas. Conforme a Comissão, em alguns anos, houve empate em todos os critérios de avaliação das provas e, nesses casos, optou-se por premiar mais de uma dupla com medalha de ouro.

Clique aqui para conferir os resultados da 25ª Olimpíada de Matemática da Univates

Natalia Nissen

Saiba mais

A OMU é uma iniciativa do projeto de extensão "Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico". As oficinas do projeto têm como objetivo explorar o raciocínio, a lógica e a criatividade - essenciais no processo de resolução de problemas em qualquer área do conhecimento. Por meio do trabalho coletivo, os alunos resolvem questões desafiadoras de maneira lúdica e interativa.

Outras informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail omu@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4