Professor publica artigo em periódico internacional

Postado em 04/07/2018 09h58min e atualizado em 04/07/2018 15h14min

Por Nicole Morás

Tendo como autor principal o professor da Univates, Daniel Lehn, o artigo “Microencapsulation of different oils rich in unsaturated fatty acids using dairy industry waste” foi publicado no Journal of Cleaner Production no último mês de junho. A publicação tem fator de impacto de 5,715 e qualis A1, que indica o maior conceito atribuído a periódicos em avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O trabalho foi realizado com a contribuição de seis coautores do Laboratório de Biotecnologia da Univates e do Laboratório de Tecnologia Industrial da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Tuane Eggers

De acordo com Lehn, a publicação em um periódico com essa avaliação reconhece a qualidade das pesquisas realizadas na Univates em parceria com a Furg, contribuindo com a qualificação dos pesquisadores e estudantes envolvidos, e também com a produção científica das instituições.

O objetivo do artigo foi avaliar o uso de soro de queijo e permeado de soro de queijo como materiais de parede no microencapsulamento de óleo de carpa branqueado (Cyprinus carpio) e óleo de chia (Salvia hispânica L.) por secagem em spray dryer. Lehn explica que a microencapsulação consiste em um processo de embalagem de substâncias sensíveis.

Por meio de um processo de secagem, transforma-se o soro de queijo no que chamamos de material de parede. Quando a cápsula é formada, ele envolve um material chamado núcleo. Nesse caso, o material do núcleo foi o óleo de carpa branqueado e óleo de chia. Com esse processo, o material do núcleo fica protegido de fatores ambientais, como exposição à luz, umidade, oxigênio e calor, e vários estudos têm investigado a estabilidade de óleos sob diferentes condições
Daniel Lehn

Nicole Morás

Lehn acrescenta que, além da conservação dos óleos pesquisados, o estudo contribui para uma melhor destinação de resíduos da produção de lácteos. “O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de lácteos do Brasil. Boa parte do leite gerado diariamente é destinado para a produção de queijos e o soro que resulta desse produto tem alta carga orgânica. Seu descarte pode causar vários problemas ambientais e, assim, mostra-se uma alternativa para aproveitamento desse resíduo”, analisa.

O pesquisador afirma que, com o estudo, foi possível verificar que ambos os óleos encapsulados com subprodutos de laticínios apresentaram menor degradação (oxidação) em relação aos óleos livres, comprovando o uso adequado de resíduos lácteos. “Confirma-se, assim, que é possível combinar o uso integral dos resíduos da indústria de alimentos com o efeito de proteção de óleos da técnica de microencapsulação. Portanto, os subprodutos lácteos são materiais alternativos viáveis ​​para o encapsulamento, evitando a oxidação em óleos sensíveis”, conclui.

O trabalho é resultado de suas pesquisas de doutorado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Furg. Da Univates, participaram como coautores a professora Claucia Volken de Souza, os acadêmicos Marcos Aurelio Dahlem Júnior, Wendell Dall’Agnol e a diplomada Adriani Cristina Felipe dos Santos.