Estudante de Fisioterapia apresenta trabalho sobre covid longa no 3º Congresso UFCSPA

Postado as 17/11/2023 09:22:02

Por Lais Pontin Matos

A estudante de Fisioterapia e bolsista do projeto de extensão Ambulatório de Reabilitação Pós-covid-19 da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Luana Holz, esteve presente no 3º Congresso UFCSPA: Ciência para um Mundo em Movimento, realizado entre os dias 16 e 20 de outubro, em Porto Alegre. Durante o evento, a acadêmica apresentou o e-pôster “Ambulatório de Reabilitação para Pessoas que Vivem com a Covid Longa: estudo de casos múltiplos”.

Divulgação/Acervo Pessoal

Luana representou a Univates no 3º Congresso UFCSPA.

A pesquisa de Luana foi orientada pelos professores Lucas Capalonga (coordenador do Ambulatório de Reabilitação Pós-covid-19) e Tania Fleig, integrante do projeto. O estudo comparou dados de cinco pacientes que realizaram reabilitação no Ambulatório em três momentos distintos: antes dos atendimentos, ao final do protocolo de reabilitação e seis meses após o fim do tratamento. Constatou-se que o protocolo de reabilitação foi capaz de melhorar o quadro dos pacientes, mas a melhora não se manteve depois do término do programa. Apesar disso, observou-se que a força muscular respiratória dos pacientes aumentou durante a reabilitação e permaneceu elevada mesmo após o período de acompanhamento.

“O protocolo de reabilitação utilizado no Ambulatório de Reabilitação Pós-covid-19, que funciona na Instituição desde setembro de 2021, mostrou ser eficaz. Recomenda-se que os pacientes continuem realizando os exercícios após o fim do tratamento para que os benefícios se mantenham em longo prazo”, explica Luana.

Esta foi a primeira vez que a acadêmica apresentou um resumo em um evento fora da Univates. Ela celebra a experiência de ter representado o projeto de extensão, o curso de Fisioterapia e a Universidade em um Congresso promovido pela UFCSPA. “Foi uma oportunidade de divulgar nossa pesquisa, conhecer novos estudos que estão sendo realizados, trocar ideias e estabelecer parcerias. Acredito que, na área da saúde, o incentivo à pesquisa e à produção científica é muito importante”, destaca.

O que é a covid longa?

Divulgação/Pexels

A expressão “covid longa” refere-se à síndrome pós-covid-19.

A expressão “covid longa” refere-se à síndrome pós-covid-19. É uma condição em que pessoas que tiveram a infecção por SARS-CoV-2 continuam apresentando sintomas persistentes e duradouros muito tempo após a recuperação inicial da infecção aguda.

Os sintomas prolongados podem incluir fadiga persistente, dificuldades respiratórias, dores musculares e articulares, dificuldades de concentração e problemas cardíacos. A ciência vem estudando a síndrome para compreender seus mecanismos subjacentes e buscar as melhores abordagens de tratamento.

Saiba mais sobre o 3º Congresso UFCSPA

Realizado bianualmente, o Congresso UFCSPA reúne estudantes, professores, pesquisadores e a sociedade para debater temas relevantes sobre saúde e educação. O evento também tem como foco a divulgação dos resultados e das metodologias desenvolvidas nos diferentes projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A terceira edição do Congresso foi composta pelos seguintes eventos: IX Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, VI Seminário de Internacionalização, II CONECt-UFCSPA: Congresso Escolar Científico, Seminário da Pós-Graduação e Encontro Estadual de Jovens Cientistas. Durante cinco dias de atividades, ocorreram 44 sessões de apresentações de 326 trabalhos e a exibição de 290 pesquisas no formato e-pôster.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-3