Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGEnsino

EN ES PT

Teses

Acimarney Correia Freitas
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Assédio moral pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia




Adonias Soares da Silva Junior
Orientadora: Dra. Susana Paula Graça Carreira
Coorientadora: Dra. Nélia Maria Pontes Amado
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Reflexos da formação continuada na prática docente: um estudo na educação a distância no ensino superior




Adriano Edo Neuenfeldt
Orientador: Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Produção de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos (ODEAPSs) nas ciências exatas: limites e possibilidades




Aldeni Melo de Oliveira
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

Alfabetização científica na educação básica: autonomia e argumentação crítica




Aline Rodrigues
Orientadora: Profª. Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

A formação continuada de professores provocando “pororocas” nas aulas do ensino superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades




Ana Paula Krein Müller
Orientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais usando estudos de aula: integração de recursos tecnológicos e atividades experimentais




Andréia Spessatto De Maman
Orientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Coorientador: Profº. Dr. Italo Gabriel Neide
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Uso de recursos experimentais e computacionais para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo no ensino de física




Antonio Avelar Macedo Neri
Orientadora: Dra. Suzana Feldens Schwertner
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

A simulação da aula de desempenho didático nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, como estratégia de ensino e contributo para inserção profissional na SEDUC-CE (2018-2022)




Aparecida Garcia Pacheco Gabriel
Orientadora: Dra. Jacqueline Silva da Silva
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

A abordagem educativa de Loris Malaguzzi: possibilidade para o protagonismo e o empreendedorismo na Educação Infantil da América Latina




Camila Ribeiro Menotti
Orientadora: Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Entrelaçando metacognição e pedagogia do conceito no ensino de filosofia: refletindo sobre a construção do próprio conhecimento




Cássia dos Santos Teixeira
Orientador: Dr. Rogério José Schuck
Coorientadora: Dra. Kári Lúcia Forneck
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

O letramento digital e a argumentação na interação: um diálogo na interface para o ensino da língua portuguesa




Claudelí Mistura
Orientadora: Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Metodologias ativas de ensino no curso de graduação em Enfermagem: contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais




Cláudia Patrícia Nunes Almeida
Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Um inventário arquivístico do Ciclo do Marabaixo: vestígios de resistência da cultura afro-amapaense




Cláudia Schvingel Klein Bühring
Orientadora: Profª. Dra. Ieda Maria Giongo
Coorientadora: Profª. Dra. Angélica Vier Munhoz
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

Memórias do aprender de professores




Claudionor de Oliveira Pastana
Orientador: Profº. Dr. Marco Antonio Moreira
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

A utilização do app Geogebra no processo de ensino dos conceitos de funções quadráticas no ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa




Débora Valim Sinay Neves
Orientadora: Profª. Dra. Angélica Vier Munhoz
Coorientadora: Profª. Dra. Viviane Bischoff
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

A internacionalização da educação superior na Bahia e suas potencialidades na formação continuada docente




Diógenes Gewehr
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Coorientador: Profº. Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição




Fabiano Hector Lira Muller
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Uma análise do percurso acadêmico de estudantes indígenas no curso de Bacharelado em Engenharia Civil na UFOPA campus Itaituba/PA




Fabíola de Mesquita Costa Silva
Orientador: Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Ensino pela pesquisa e tecnologias digitais de informação e comunicação: percepções de docentes e experiências pedagógicas no Instituto Federal do Maranhão




Fábio Teixeira Lima
Orientadora: Dra. Neli Teresinha Galarce Machado
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

Professores nômades: a trajetória do ensino nas comunidades ribeirinhas no Rio Purus, Lábrea, Amazonas, Brasil




Fabrício Agostinho Bagatini
Orientador: Profº. Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

Arte e potencialização de sentidos: atravessamentos no ensino




Fabrício Pereira da Silva
Orientadora: Dra. Maria Madalena Dullius
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

A interculturalidade presente no currículo de matemática nas licenciaturas interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia




Fernanda Teresa Moro
Orientadora: Dra. Maria Madalena Dullius
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Mentoring e o ensino de ciências: formação continuada nos anos finais do ensino fundamental com foco em atividades experimentais




Flávia Zanatta
Orientadora: Dra. Kári Lúcia Forneck
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Por um ensino produtivo de Língua Portuguesa a partir do cenário normativo brasileiro: o percurso formativo de licenciandos em Letras e a construção de seus conhecimentos sobre a interface ensino e norma linguística




Francineide Pereira de Jesus
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Autolesão sem ideação suicida (ASIS): estudo de caso de instituição pública de ensino no interior da Bahia com perspectivas de ações preventivas tendo em vista estudantes adolescentes




Francisca Melo Agapito
Orientadora: Dra. Ieda Maria Giongo
Coorientadora: Dra. Morgana Domênica Hatge
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Tessituras etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MA




Francisco Jucivânio Félix de Sousa
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: COMO ENSINAM A ENSINAR




Geilson de Arruda Reis
Orientadora: Profª Dra. Suzana Feldens Schwertner
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Ensino e aprendizagem de educação ambiental: reflexões a partir da criação de jogos no contexto da formação de professores




Geovana Luiza Kliemann
Orientadora: Profª. Dra. Maria Madalena Dullius
Coorientador: Profº. Dr. Italo Gabriel Neide
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Mentoring com professores dos anos iniciais na metodologia de atividades experimentais investigativas e concepção sobre a natureza de ciência




Glauce Barros Santos Sousa Araújo
Orientadora: Profª. Dra. Eniz Conceição Oliveira
Coorientadora: Profª. Dra. Jane Herber
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Flexibilização curricular: concepções e práticas em uma escola de ensino médio de tempo integral na cidade de Floriano/Piauí




Inauã Weirich Ribeiro
Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Área de ensino em arquivo: práticas de governo da CAPES - Brasil




José Alberto Romaña Díaz
Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz
Coorientadora: Dra. Gloria Jove Monclus
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Por uma formação docente que se quer criadora: o arquivo de Lleida. Crônicas-Vallenato do cantor de Macondo




José Jorge Vale Rodrigues
Orientadora: Dra. Eniz Conceição Oliveira
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Aprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencial




Luciana Leandro Silva
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Tecnologia assistiva para discentes com Encefalopatia Crônica e Lesão Medular em Instituições Públicas de Ensino Superior em Boa Vista/ RR




Luis Felipe Pissaia
Orientadora: Dra. Eniz Conceição Oliveira
Coorientadora: Dra. Arlete Eli Kunz da Costa
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Software Tasy: um estudo avaliativo sobre o ensino e a aprendizagem da sistematização da assistência de enfermagem




Luiz Fábio Antonucci Filho
Orientadora: Profª. Dra. Angélica Vier Munhoz
Coorientador: Profº. Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

Mudanças no currículo e no ensino: percepções docentes de uma faculdade de ensino superior do interior de Minas Gerais




Marcela de Melo Fernandes
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Desbloqueios: gamificando o ensino de Educação Física Escolar




Marcelo Máximo Purificação
Orientadora: Dra. Nélia Maria Pontes Amado
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

O professor estagiário de pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de matemática nos anos iniciais: experiência formativa em uma IES do sudoeste de Goiás/Brasil




Marcos Luis Grams
Orientadora: Dra. Marli Teresinha Quartieri
Coorientador: Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Entre a norma e o currículo: um estudo compreensivo do processo de recontextualização do ensinar, em projetos pedagógicos institucionais dos institutos federais




Marcos Marques Formigosa
Orientadora: Profª. Dra. Ieda Maria Giongo
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

As etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência




Mariângela Costa Schneider
Orientadora: Profª. Dra. Silvana Neumann Martins
Coorientadora: Profª. Dra. Jacqueline Silva da Silva
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Protagonismo empreendedor: Uma forma singular de ensinar




Marinete Moura Silva Lobo
Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Travessias interculturais no currículo: percursos do etnoconhecimento no ensino diferenciado para o povo Canela Ramkokamekrá




Nilma Silvania Izarias
Orientadora: Dra. Eniz Conceição Oliveira
Linha de Pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino
Título:

Enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na organização curricular de cursos de licenciatura em química de três regiões brasileiras




Patrícia da Graça Rocha Franzoni
Orientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Investigação matemática no ensino de educação financeira e economia: uma vivência com licenciandos em matemática




Samai Serique dos Santos Silveira
Orientadora: Profª. Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Formação humana e currículo integrado: contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino da educação profissional e tecnológica




Sarah Patricia Aguiar e Silva Omena
Orientadora: Dra. Maria Madalena Dullius
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Relações de mentoria: uma possibilidade para o desenvolvimento profissional docente




Simone Beatriz Reckziegel Henckes
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Espaços não formais como potencializadores para o ensino norteado pela alfabetização científica em cursos de ciências biológicas




Simone Costa Andrade dos Santos
Orientador: Profº. Dr. José Claudio Del Pino
Coorientador: Profº. Dr. Joao Batista Bottentuit Junior
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Trilhas de aprendizagem para formação continuada de docentes em competências digitais para o ensino a partir de MOOCs da rede de institutos federais




Solano da Silva Guerreiro
Orientadora: Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Ensino de línguas na região do Alto Solimões/AM: um estudo sobre a formação inicial de professores indígenas




Teresinha Aparecida Faccio Padilha
Orientador: Profº. Dr. Marco Antonio Moreira
Coorientadora: Profª. Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Ferramentas
Título:

Unidades potencialmente significativas aliadas à construção de jogos digitais como propulsores de uma aprendizagem matemática significativa




Vagner Viana da Graça
Orientadora: Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Coorientadora: Dra. Marli Teresinha Quartieri
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Ensino de números racionais por meio de uma sequência de atividades envolvendo conversões semióticas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental




Valdemir José Máximo Omena da Silva
Orientadora: Dra. Silvana Neumann Martins
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

Ensino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor




Vanessa Vian
Orientador: Profº. Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino




Vera Cristina de Quadros
Orientadora: Dra. Susana Paula Graça Carreira
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

Construção do conhecimento profissional para o ensino do pensamento algébrico nos Anos Iniciais: aprendizagem de uma comunidade de prática




Vilisa Rudenco Gomes
Orientador: Dr. Rogério José Schuck
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

A filosofia da práxis como proposta de ensino não formal para emersão do intelectual orgânico




Vinicius Lopes Marinho
Orientadora: Profª Dra. Nélia Maria Pontes Amado
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Título:

O papel do preceptor na formação de futuros médicos no internato médico: de preceptor a mentor




Walkiria Helena Cordenonzi
Orientador: Dr. José Claudio Del Pino
Linha de Pesquisa: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Título:

O desenvolvimento do pensamento computacional e as evidências da alfabetização em código em adultos




Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!