Univates Tech

É política da Univates conceder uma conta de e-mail institucional para todas as pessoas que em algum momento efetivam vínculo de aluno com a Instituição. O domínio institucional das contas da comunidade acadêmica da Univates é @universo.univates.br.

O nome dessa conta é formado por @universo.univates.br.

Essa conta de e-mail além de disponibilizar recursos tecnológicos modernos e importantes para desenvolvimento das atividades acadêmicas oferece também alguns incentivos na questão de licenciamento de softwares, conforme detalhado abaixo. Este e-mail não é cancelado no momento em que o vínculo da pessoa com a Univates é encerrado.

Identificação
A identificação dos usuários pode ser realizada por meio de seu código de aluno (ex.: 123456) ou seu login (ex.: fulano.silva), a senha para ambos é única.

Recadastre sua senha
Mantenha uma senha segura. Recadastre-a constantemente.




RECURSOS TECNOLÓGICOS

A conta institucional @universo.univates.br está hospedada no Google por meio do programa Google Apps for Education. Ela oferece uma série de recursos tecnológicos quepodem ser utilizados pelos usuários, facilitando o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Algumas vantagens: armazenamento ilimitado, possibiildade de edição compartilhada de documentos e inexistência de propaganda.

Gmail
E-mails rápidos e pesquisáveis com menos spam.

Drive
Crie, compartilhe e mantenha todo o seu conteúdo em um só lugar.

Classroom
Plataforma educacional. Permite que os professores organizem aula e criem tarefas em formato digital.

Agenda
Organize sua agenda e compartilhe eventos.

Hangouts
Conversas que ganham vida. A qualquer hora e em qualquer lugar, gratuitamente.

Google Sites
Crie websites e wikis de grupo seguros.


LICENCIAMENTOS E EMPRESAS PARCEIRAS

A conta institucional @universo.univates.br oferece à comunidade acadêmica alguns incentivos no licenciamento de softwares.

O aluno ativo tem direito a adquirir uma (1) licença de Windows para o seu equipamento pessoal gratuitamente.

Disponível exclusivamente para alunos e professores de engenharia e informática.

Direito a duas (2) dispositivos por aluno ou o Office 365 Web.

Direito a download da versão estudante dos softwares CAD, 3DS Max, etc.

Programa de Vantagens Dell. Cupons de desconto em compras de equipamentos de informática.

Programa Cisco Networking Academy disponibiliza acesso a conteúdos didáticos do fabricante permitindo uma melhor qualificação dos alunos na área de Redes de Computadores.

A Zero Hora em parceria com a UNIVATES está oferencendo uma condição especial para alunos e funcionários na contratação da ZH Digital Premium.

Observação: O vínculo acadêmico permite o acesso a essas ferramentas, porém a Univates não presta suporte na instalação, uso e configuração nos softwares acima mencionados nos computadores pessoais dos usuários.


CARTÃO INSTITUCIONAL

O Cartão Institucional é um cartão com chip emitido pela Univates que serve de chave de acesso a muitos serviços internos que oferecemos à comunidade acadêmica.

Os principais serviços que utilizam o cartão são: o estacionamento pago, o autoempréstimo na Biblioteca, o controle de acesso à Biblioteca e à Pista Atlética, o empréstimo de bicicletas, o controle de acesso a salas de professores, o crachá funcional etc. Além disso, esse cartão é validado semestralmente pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE como carteira estudantil por meio de um selo que é fixado no cartão para validar a matrícula do aluno.

A comunidade externa também pode solicitar um cartão e usufruir de serviços e da infraestruturas da Univates por meio do programa Univates & Você




IMPRESSÕES WEB

A Univates concede a alunos e professores cotas de impressão conforme regras determinadas por Resolução pela Reitoria.

Regras de cotas
Os critérios a seguir foram estipulados para concessão de cotas de impressão a alunos e professores da Univates:
10 cópias por crédito matriculado (alunos)
25 cópias por turma ministrada (professores)

Caso o aluno não utilize toda sua cota no respectivo semestre, ela é acumulada para o próximo semestre desde que o estudante mantenha matrícula na Univates. Uma vez interrompido a matrícula, zera-se a cota acumulada.

Maneiras de realizar impressões
São disponibilizadas algumas formas de realizar impressões na Univates:
- encomendas via e-mail;
- impressões via Ambiente Virtual;
- autoatendimento nas lojas da Absoluta;
- atendimento em balcão nas lojas da Absoluta.




AÇÕES REGIONAIS

PTT / IX
Um Ponto de Troca de Tráfego (PTT), ou seu termo original em inglês Internet Exchange Point (IXP ou IX), é uma interconexão física entre dois ou mais provedores de internet para troca de tráfego entre suas redes. O objetivo primário de um PTT/IX é permitir que redes se interconectem diretamente em vez de utilizar redes terceiras, o que reduz o custo, a latência e o uso de banda e aumenta as opções de vias de tráfego de dados utilizado pela internet. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e opera com aproximadamente 25 Pontos de Troca de Tráfego no país.

Em 2013, por meio de parceria do Núcleo de Tecnologia da Informação da Univates com o NIC.br, foi implantado na Univates um Ponto de Troca de Tráfego regional denominado PTT-Lajeado, que conta com vários provedores da região. Para o Vale do Taquari, isso é muito importante pois, quanto maior for um PTT, mais dados os provedores conseguem trocar, melhorando a eficiência da rede, encurtando o caminho da conexão entre os computadores e otimizando o uso racional da banda de acesso à internet.

Colocation
Colocation é o nome usualmente utilizado para a hospedagem de servidores em data center, sendo a maneira mais segura e econômica de dispor serviços de Tecnologia da Informação - TI, sem se preocupar com questões de infraestrutura, disponibilidade, segurança e monitoramento. Nessa solução o cliente utiliza equipamento próprio já configurado, contratando um espaço em rack para hospedar seus equipamentos.

Em 2015 a Univates investiu em uma estrutura capaz de oferecer o serviço de Colocation para empresas da região que tivessem necessidade e interesse. Isso somente foi possível porque, ao longo dos anos, o Data Center da Univates foi ficando amplo para o uso exclusivo da Instituição. Os servidores da Univates ocupavam somente 40% da área física do Data Center existente e, a cada atualização de equipamentos, eles são substituídos por máquinas menores, com capacidade maior e que consomem menos energia e dissipam menos calor. Como a estrutura física de elétrica, refrigeração e monitoramento estava dimensionada para atender a sua totalidade, foi possível oferecer este serviço para empresas da região conforme normas internacionais e garantia de disponibilidade de funcionamento atendendo às necessidades das empresas e diluindo um custo fixo que já existia para a Univates.

CAFe / Eduroam
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras por meio da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. O acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação, o que permite que a Univates seja participante desse grupo.

O Education Roaming (Eduroam) é um dos serviços providos pela RNP para as federações que já aderiram ao CAFe, como é o caso da Univates. Foi desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa e oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura. Dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Por meio de rede wi-fi de alta velocidade, estudantes, pesquisadores, professores e outros funcionários das instituições cadastradas podem se conectar à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade do mundo, desde que haja pontos de acesso. Basta ter o Eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática, garantindo comodidade e experiência de alta qualidade ao usuário.