Sistemas de Informação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Sistemas de Informação por Orientador "Wildner, Maria Claudete Schorr"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoHelpBlock: uma ferramenta web baseada na biblioteca Blockly para apoio ao ensino de algoritmos(2018-02-28) Gomes, Eduardo Rodrigues; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Com o avanço da tecnologia novas profissões foram surgindo, principalmente na área da computação. Neste contexto, a necessidade de novos profissionais para ocuparem essas vagas é algo que vem crescendo consideravelmente. O grande problema está na elevada taxa de desistências e reprovações nas disciplinas iniciais destes cursos, o que se deve à falta de preparo dos alunos nas séries anteriores. O raciocínio lógico e técnicas de programação geralmente não são assuntos trabalhados no ensino médio, o que faz com que ao se depararem pela primeira vez com códigos e linguagens complexas, os alunos acabem se assustando e optando por trancar a faculdade ou até mesmo trocar de curso. Pensando em diminuir essa taxa de desistências foram desenvolvidas técnicas de programação visual, que focam em exercitar o raciocínio lógico do aluno, deixando a parte de códigos e sintaxe para um segundo momento. Esta monografia teve como propósito o desenvolvimento de uma ferramenta web que utiliza a biblioteca blockly para possibilitar aos alunos a resolução de exercícios e criação de algoritmos através de blocos lógicos conectáveis, o nome da ferramenta criada é HelpBlock. A mesma foi testada em uma turma de algoritmos, onde foi possível constatar um aumento no interesse dos alunos em relação a exercícios propostos, assim como uma boa aceitação na forma alternativa de aprender programação.
- ItemAcesso AbertoJogo de tabuleiro: uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem de algoritmos(2015-06) Silva, Willian Ramos Da; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450; Wildner, Maria Claudete Schorr; Derzbacher, Juliano; Schneiders, Luís AntônioO presente estudo tem como finalidade propor a utilização de um jogo de tabuleiro para auxiliar no processo de aprendizagem de algoritmos. Denominado “Jogo da Programação”, este foi confeccionado com a utilização de materiais simples, como cartolina e botões de camisa. Tendo como objetivos trazer uma forma alternativa educacional para trabalhar conceitos de algoritmos e lógica de programação de maneira clara e duradoura. Sua motivação deu-se ao fato da percepção de que muitos estudantes da área de informática apresentam resistência e dificuldades em relação à disciplina de algoritmos. O “Jogo da Programação” busca unir diversão e ensinamentos, tornando o processo de aprendizagem de algoritmos mais dinâmico e interativo. Além de proporcionar a interação entre os estudantes, de modo que estes obtenham momentos de cooperação, iniciativa, convivência e superação, o jogo, através dos conceitos de aprendizagem significativa, busca agregar conhecimentos já adquiridos, conceitos de programação na prática. Foi feita uma intervenção onde é aplicado o jogo com uma turma de algoritmos, sendo estes estudantes de Sistemas de informação e Engenharia da Computação do Universidade do Vale do Taquari Univates. Para verificar se os alunos atingiram os objetivos propostos, serão analisadas atividades de pré-teste e pós-teste. De natureza qualitativa, o levantamento de dados foi feito por meio de fotos, vídeos, anotações em meio a um diário de campo e questionário de satisfação. Espera-se que através do jogo os alunos construam algumas habilidades e competências necessárias para o entendimento dos algoritmos.
- ItemAcesso AbertoTécnicas de visualização de informações como apoio à gestão estratégica(2018-02-28) Oliveira, Rodrigo Pinheiro; Pretto, Fabrício; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Com o grande aumento no volume de dados gerados nos mais diversos sistemas de informações presentes nas empresas e também em nossas vidas, se faz necessário o tratamento e apresentação destes dados no formato adequado para que possam ser compreendidos, gerando informação estratégica para apoio à decisão. O processo de análise e gestão informacional proporciona uma visão diferenciada de tratamento do conhecimento da organização, favorecendo a inovação. Uma informação pode ser considerada estratégica quando identificamos algum conhecimento sobre ela, algo explícito, tendo como ponto chave a agregação de valor. Nesta perspectiva a área de visualização de informação, tem como objetivo auxiliar neste processo, por meio de suas técnicas pode-se interpretar e entender melhor a informação, combinando aspectos de visualização científica, mineração de dados, interfaces homem-computador, computação gráfica e processamento de imagens. O objetivo do presente trabalho é identificar formas de visualização alternativas para informações gerenciais, oferecendo maior qualidade durante o processo de interpretação de dados. Para isso, desenvolveu-se um protótipo na plataforma web, para apresentação de dados de forma gráfica, tornando possível a comparação entre diferentes modelos de gráficos para análise da mesma informação. Após a implementação foi feita uma pesquisa com uma amostra de 11 usuários, com perfil administrativo, os quais estão acostumados a realizar análises gerenciais e interpretar gráficos. Durante os testes foram avaliadas características como clareza, facilidade de interpretação e esforço cognitivo para compreensão dos dados. Dentre as opções de visualização propostas, buscou-se entender quais modelos geram mais informações em uma única visualização, comparando as formas tradicionais (gráficos de pizza ou barras) com modelos de visualização mais elaborados.