Sistemas de Informação

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 52
  • Item
    Acesso Aberto
    A influência da colaboração integrada ao ambiente de desenvolvimento na aprendizagem da lógica de programação
    (2020-11) Schaeffer, Tainá; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602
    Os recursos tecnológicos estão sendo desenvolvidos e aprimorando a forma como nos comunicamos ou nos mantemos informados, gerando impactos no dia-a-dia. Esta crescente demanda por novas e avançadas ferramentas exige a formação de profissionais qualificados e que estejam constantemente atualizando seus conhecimentos para desenvolverem ferramentas que atendam essas necessidades. O aprendizado da lógica de programação é o primeiro passo para formar profissionais de Tecnologia da Informação, porém, faltam recursos que facilitem efetivamente a aprendizagem dos estudantes. Uma forma de auxiliá-los é promover o aprendizado em grupos de colaboração, onde os estudantes com maior facilidade de aprendizado podem auxiliar aqueles que possuem alguma dificuldade. Diante disso, este trabalho busca verificar se a utilização de uma ferramenta integrada ao ambiente de desenvolvimento auxilia no aprendizado de lógica de programação e, desta forma, uma ferramenta de comunicação foi desenvolvida e disponibilizada aos estudantes, oferecendo ao professor mecanismos de mineração de textos, permitindo analisar o comportamento e a colaboração de seus alunos em sala de aula. Como resultado, foi possível comprovar que os recursos implementados facilitam o aprendizado e é possível expandir o uso da aplicação para outras finalidades.
  • Item
    Acesso Aberto
    Proposta de desenvolvimento de chatbot para empresa fabricante de bebidas
    (2020-12) Kist, Jefferson; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564
    Cada vez mais buscam-se opções para reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento de processos e de produtos nas empresas, visando o crescimento dos negócios. Paralelamente, as tecnologias e processos evoluíram consideravelmente, originando novos formatos de processos mais efetivos e baratos. O objetivo principal deste trabalho trata do desenvolvimento de um protótipo funcional de um chatbot que seja capaz de realizar uma venda diretamente para o cliente, sem a necessidade de intervenção humana por parte da empresa, disponibilizando assim um novo formato de venda para uma fábrica de bebidas. O projeto foi elaborado utilizando metodologias de Gerenciamento de Processos de Negócio, coleta de requisitos e premissas de Sistemas de Informação. Essas metodologias visam auxiliar no desenvolvimento do projeto e no crescimento da empresa, melhorando assim o atendimento disponibilizado aos seus clientes. Testes foram realizados junto às partes interessadas, verificando se o layout e a forma como os dados são apresentados, bem como o fluxo do processo, estavam organizados de maneira fácil e compreensiva para o usuário final. Por fim, apresentam-se as conclusões baseadas nos resultados obtidos, exibindo a percepção dos entrevistados na utilização da ferramenta criada medindo, a capacidade do chatbot de concluir a venda, sua capacidade de se portar como um vendedor humano, sua atratividade, bem como, seu índice de satisfação no uso e a pretensão de utilização por parte dos clientes da empresa.
  • Item
    Acesso Aberto
    Implementação de infraestrutura como código para provisionamento e deploy de aplicações
    (2020-06) Noll, Jones Luís; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476
    A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe uma necessidade crescente por softwares, devendo estes, estarem sempre disponíveis, acessíveis e atualizados para seus usuários. Para atender as demandas dos Sistemas de Informação, a infraestrutura passou a ser construída através de código, tornando-se assim, dinâmica e escalável. Ao utilizar os conceitos de DevOps e Infraestrutura como Código, este trabalho teve como objetivo a criação automatizada de toda a infraestrutura necessária para execução do ciclo de desenvolvimento de um software, desde o registro da mudança até sua entrega. Foram realizadas a criação e a configuração das máquinas virtuais e contêineres necessários, a orquestração dos mesmos em um cluster Kubernetes, finalizando com o deploy da aplicação e do banco de dados. Como resultado, após a execução de todos os processos, um sistema de informação encontrou-se em execução na estrutura e disponível aos usuários. Foram analisados os tempos necessários para a criação automatizada da estrutura e os benefícios na adoção da Infraestrutura como Código.
  • Item
    Acesso Aberto
    Utilizando a Blockchain como modelo de confiança para comprovar a existência e imutabilidade de um arquivo digital
    (2020-07) Silva, Rafael Rodrigues da; Wolf, Alexandre Stürmer; http://lattes.cnpq.br/0591097928246945
    Nos últimos anos, muito tem-se ouvido sobre criptomoedas e a sua tecnologia blockchain, que trouxe e apresentou um novo escopo de trabalho, principalmente para desenvolvedores e entusiastas da área de TI. Introduzida em 2008 e por trazer novas possibilidades e soluções, empresas espalhadas pelo mundo vêm implementando soluções em diversos modelos de negócios. Em suma, a blockchain dispõe de uma arquitetura segura, estruturada por meio de blocos criptográficos, registro de data e metadados no geral. Inicialmente foi aplicada ao setor financeiro, trazendo um novo sistema de investimento e negócio, as criptomoedas, vide a Bitcoin. Ao passar dos anos, outras soluções foram surgindo, como a Ethereum, onde por meio de smart contracts, permitiu-se a criação de ferramentas para diversos tipos de negócios, como por exemplo: sistemas descentralizados para o rastreamento de uma cadeia de produção (alimentos, equipamentos de informática, peças automotivas, entre outros), sistema para votações no geral, controle de histórico e dados de prontuários de hospitais, etc. O principal propósito desse trabalho, é utilizar a blockchain da criptomoeda Ethereum para assegurar a imutabilidade e garantir a existência de um arquivo digital por meio de uma aplicação back-end desenvolvida pelo autor. Tem-se como exemplos de arquivos digitais: contratos, registro de patentes e marcas, propriedade intelectual, documentos pessoais, entre outros. Para desenvolver a aplicação, foram utilizadas as linguagens de programação Solidity e JavaScript, com ajuda de bibliotecas e ferramentas específicas para o desenvolvimento de smart contracts e conexão com a blockchain Ethereum. Os principais resultados atingidos são: a prova de existência obtida através do comprovante/extrato gerado pela blockchain por meio de uma transação. Nela há informações sobre o registro, como por exemplo, o endereço público de quem realizou a transação, a data e hora do registro, a hash do documento, e outras; a possibilidade de verificar se um determinado documento está registrado na blockchain. Por meio da sua hash, caso não encontrada na blockchain, pode-se identificar possíveis alterações no documento original; o baixo custo, tempo de registro e a agilidade de validação de documentos já que por estar situada na Internet, a blockchain pode ser acessada a qualquer momento e lugar do mundo.
  • Item
    Acesso Aberto
    Desenvolvimento de um simulador automotivo em realidade virtual para a modalidade Baja
    (2019-12) Kuhn, Maryhana Laizza Gasparotto; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476
    A Realidade Virtual é a construção de um ambiente 3D gerado por computador que permite representar ou não o mundo real. Nesse ambiente os usuários sentem-se imersos, sendo possível a interação com os elementos virtuais. Por sua vez, a simulação é um processo de produzir um modelo do mundo real e conduzir experimentos com a finalidade de entender o comportamento do sistema e suas estratégias para operação. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um simulador automotivo, utilizando as técnicas de Realidade Virtual, que simule a sensação de dirigir um veículo. Mais especificamente, o objeto de estudo foi aplicar este simulador para a modalidade Baja, onde estudantes participam de competições, e uma ambientação prévia, mesmo que simulada, pode ser muito eficaz para sua preparação. Este trabalho é um estudo experimental que tem como finalidade descrever o desenvolvimento de uma aplicação imersiva em Realidade Virtual para dispositivos móveis por meio de uma simulação de cenário off-road. Como resultado do experimento, após as validações, o protótipo se mostra aceitável e promissor para utilização no treinamento de pilotos para a competição Baja.