Sistemas de Informação
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- ItemAcesso AbertoAnálise e implementação de um sistema integrado de busca baseado nos padrões de metadados e protocolos de interoperabilidade utilizados por catálogos on-line de bibliotecas e repositórios digitais(2012-02-07) Valmorbida, Willian; Wolf, Alexandre StürmerEste trabalho apresenta a análise e desenvolvimento de um sistema destinado à integração de sistemas de informação utilizados pelo meio acadêmico e científico para a aquisição e distribuição de informações, sistemas estes representados principalmente por catálogos on- line de bibliotecas e repositórios digitais, porém extensível a qualquer outro serviço oferecido na web que trabalhe com uma estrutura de metadados e protocolo de interoperabilidade compatível com o sistema proposto. O principal objetivo do sistema desenvolvido é proporcionar uma interface uniforme de busca aos usuários finais, de modo que o sistema consulte dados provenientes de diferentes provedores de dados e direcione os usuários ao local onde determinada informação possa ser encontrada, diminuindo significativamente o tempo gasto pelos usuários com o acesso a vários sistemas para realizar buscas. O sistema desenvolvido baseou-se no conceito de federação de sistemas, fazendo uso, inicialmente, dos protocolos de interoperabilidade Open Archive Initiative Protocol of Metadata Harvesting (OAI-PMH) e Search/Retrieve URL (SRU), sendo o primeiro desenvolvido sobre o preceito de colheita de metadados e comumente utilizado por repositórios de objetos digitais, e o segundo baseado no conceito de requisições em tempo real aos servidores de dados, sendo comumente empregado em catálogos on-line de bibliotecas.
- ItemAcesso AbertoPROMAP: Uma ferramenta para apoiar o mapeamento e disseminação de processos de negócio(2013-06-11) Weirich, Amadeu; Dall'Oglio, PabloA crescente quantidade e complexidade dos processos de negócio das organizações atuais, juntamente com a alta rotatividade dos quadros funcionais e a utilização de sistemas informatizados, tem levado as organizações a um cenário com problemas de identificação e organização de seus processos de negócio. Assim, surge a necessidade de organizar os processos de negócio para difundir seu conhecimento na organização, bem como permitir a melhoria dos processos existentes. Para apoiar a organização e disseminação dos processos de negócio, este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo para representação de processos, uma arquitetura para intercâmbio de processos de negócio entre diferentes aplicações, bem como uma ferramenta colaborativa que permitirá a disseminação dos processos e a sua documentação.
- ItemAcesso AbertoAnálise de ferramentas para gestão de regras de negócio em sistemas de informação(2014-03-19) Zambiazi, Bruno Dadalt; Pretto, FabrícioAs regras de negócio se tornaram um importante aspecto no âmbito do desenvolvimento de sistemas de informação, visto que representam o conhecimento que guia as decisões e operações de uma organização. Atualmente, a maior parte dos sistemas de informação existentes possui as regras de negócio embutidas diretamente em seu código-fonte, representadas como programas, o que as torna visíveis apenas por pessoas com conhecimento técnico em linguagens de programação. Ao passo que as regras de negócio costumam mudar com muita frequência, seja por leis e regulamentações externas, ou, então, por necessidades e políticas internas, torna-se essencial que os sistemas de informação que as implementam deixem-nas acessíveis e passíveis de modificação para um novo público: os responsáveis pelo negócio. Este trabalho visa à análise e comparação de duas ferramentas que possibilitam a gestão de regras de negócio a partir de sua externalização do código- fonte de sistemas de informação.
- ItemAcesso AbertoUma ferramenta para avaliação do grau de maturidade da governança de TI em relação às boas práticas estabelecidas pelo ITIL e pelo COBIT(2014-03-19) Weber, Ismael; Mallmann, Paulo RobertoNos últimos anos a Tecnologia da Informação (TI) tem deixado de ser somente uma área de prestação de suporte e vem tornando-se cada vez mais necessária na estratégia dos negócios das organizações. Consequentemente, a exigência pela qualidade dos serviços fornecidos pelo departamento de TI também tem aumentado. Com o intuito de alinhar as tecnologias aos negócios, muitas empresas estão tomando iniciativas relacionadas à governança de TI, que consiste em um conjunto de processos e controles que agregam valor ao negócio. Atualmente existem no mercado duas metodologias, o COBIT e o ITIL, que estão em crescente aceitação por parte dos gestores de TI das organizações. O COBIT e o ITIL possuem processos bem definidos para cada processo de TI. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta que facilite a avaliação do grau de maturidade dos processos já implantados na área de TI em relação às boas práticas estabelecidas pelo COBIT e pelo ITIL.
- ItemAcesso AbertoProjeto de gerenciamento de unidades geograficamente distribuídas a partir de um nó central(2014-03-19) Johann, Flávio André; Schneiders, Luis AntônioCom a expansão da Internet e da tecnologia, tornou-se imprescindível o uso de mecanismos para o controle e gerenciamento das infraestruturas de redes de computadores e dos sistemas que armazenam informações. Assim, essa monografia visa apresentar um projeto que permita controlar e monitorar ativos em unidades geograficamente distribuídas a partir de um nó central. Desse modo, estima-se que um administrador de redes possa identificar e prevenir possíveis pontos críticos de falhas na rede de forma proativa, tendo um maior controle sobre os ativos monitorados, podendo dimensionar melhor as tecnologias utilizadas e planejar futuras expansões, caso seja necessário. Para tanto, foi proposto o estudo da infraestrutura de redes na empresa Costaneira S/A, com sede na cidade de Lajeado- RS, e filiais distribuídas em todo o Estado. A metodologia desse estudo envolveu conceituar os princípios e protocolos utilizados para o gerenciamento de redes, descrever o cenário da empresa sugerida, analisar e comparar algumas das soluções de software livre mais utilizadas nessa área de pesquisa, implantar a solução que melhor se adaptou ao ambiente da empresa, avaliar e discutir os resultados obtidos, propondo melhorias.
- ItemAcesso AbertoUm estudo de caso sobre a utilização de padrões de projeto na definição de uma arquitetura de software voltada ao desenvolvimento de sistemas de gestão(2014-03-19) Lagmann, Douglas Franciel; Dall'Oglio, PabloO ambiente mercadológico atual exige das empresas mais rapidez nas entregas, mais eficiência e mais qualidade em seus produtos, aliado ao fato de a demanda por software estar cada vez maior, devido ao fato de ele estar cada vez mais presente em nossas vidas. Isso faz com que desenvolvedores necessitem produzir seus softwares dentro de um prazo menor, para conseguir atender a todas as demandas de seus clientes. A Engenharia de Software é uma disciplina que foi criada com o objetivo de fornecer um conjunto de métodos e processos que visa a auxiliar e melhorar as atividades envolvidas na construção de software, a fim de aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a qualidade. Sendo assim, o presente trabalho tem o objetivo de estudar um conjunto de soluções técnicas que aplicam os conceitos e práticas da Engenharia de Software, a fim de propor uma arquitetura de software para a construção de um sistema de gestão empresarial o qual tenha, como objetivo, suportar mudanças e poder evoluir com o tempo. Para a construção dessa arquitetura, optou-se por buscar soluções técnicas que tenham aderência a padrões de projeto, pois eles são as melhores práticas de soluções para problemas comuns de software, porque buscam priorizar aspectos de simplicidade e de flexibilidade no desenvolvimento, visando a facilitar a reutilização de componentes, diminuir o tempo para o desenvolvimento e propiciar a criação de sistemas flexíveis que rapidamente possam se adaptar a novas necessidades dos processos de negócios.
- ItemAcesso AbertoBuscalivro: solução móvel para apoio na localização de livros(2014-03-19) Gattermann, Rodrigo Luciano; Pretto, FabrícioA localização de pessoas e objetos é um tema de interesse tanto a nível acadêmico quanto a nível industrial. Os sistemas utilizados para isso possuem várias finalidades, seja para a localização de veículos, frotas, pessoas ou mercadorias. A praticidade dos dispositivos móveis, como smartphones, associada à necessidade inerente do ser humano em se manter conectado e atualizado, proporciona uma gama variada de negócios. Encontrar um livro, por exemplo, em uma biblioteca de estrutura desconhecida, pode se tornar um desafio. Para tentar sanar problemas corriqueiros como este, o presente trabalho apresenta um aplicativo que apoia o processo de localização de livros no espaço de uma biblioteca, utilizando smartphones com a plataforma Android. O protótipo foi testado pelos usuários da biblioteca do Universidade do Vale do Taquari Univates. O atual sistema da biblioteca continuará sendo utilizado para realizar a busca, mas passa a agregar o smartphone, com o aplicativo instalado, para escanear imagens QR-Code contendo dados dos livros, adicionando-os a um carrinho de livros. Por fim um mapa da biblioteca com as localizações dos livros é apresentado.
- ItemAcesso AbertoAplicativo android para manifestação do destinatário da nota fiscal eletrônica(2014-03-19) Kirch, Jonas; Wolf, Alexandre StürmerA Manifestação do Destinatário da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) consiste em um conjunto de eventos que permitem ao destinatário da NF-e manifestar-se sobre sua participação comercial descrita nas notas fiscais vinculadas ao seu CNPJ. Assim sendo, o presente trabalho visa apresentar o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android, tendo como principal objetivo auxiliar o destinatário da NF-e a realizar o processo de Manifestação do Destinatário através de um dispositivo móvel, dado que esse procedimento é obrigatório para alguns segmentos e operações comerciais. O aplicativo desenvolvido também permite a consulta individual de uma NF-e e seus respectivos eventos através da leitura do código de barras do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), utilizando para isso a câmera de um smartphone ou tablet como leitor. Outra funcionalidade do aplicativo é permitir a consulta dos documentos fiscais emitidos para a empresa nos últimos quinze dias e a possibilidade de realizar o download da NF-e.
- ItemAcesso AbertoImplantação de Scrum em uma empresa de desenvolvimento de software(2014-03-19) Leidemer, Rômulo Henrique; Dall'Oglio, PabloO atual mercado exige que as empresas de desenvolvimento de software tenham rapidez e eficácia na entrega dos projetos. Dessa forma, é necessário que as empresas desenvolvam uma resposta rápida às mudanças que possam vir a ocorrer ao longo de um projeto, forçando-as a adotar meios inovadores para lidar com tais mudanças. As metodologias ágeis surgem como uma alternativa para a exigência do mercado, sendo possível produzir software de maior qualidade que atenda melhor às necessidades dos clientes, com maior rapidez e a um custo menor do que os meios tradicionais. A metodologia ágil Scrum apoia a gestão de projetos no cenário de mudanças constantes, possibilitando, assim, a entrega de produtos com maior rapidez e com maior qualidade. Este trabalho busca implantar a metodologia Scrum em uma pequena empresa de desenvolvimento de software além de documentar as atividades e as etapas de sua implantação, como também descrever as principais dificuldades na implantação do processo, relatar as principais melhorias obtidas por meio de descrição de cenários e entrevistas e comparar os procedimentos de gerência de escopo, tempo e qualidade realizados antes da implantação com os procedimentos realizados após a implantação do Scrum.
- ItemAcesso AbertoCollabCode: ferramenta para apoio ao desenvolvimento distribuído e colaborativo de software(2014-03-21) Silva, Maurício Severo Da; Wolf, Alexandre StürmerO atual cenário da economia mundial exige que as empresas de desenvolvimento de software adaptem seus processos de forma a absorver as novas demandas que o mundo globalizado traz. Essa adaptação perpassa pelo processo de desenvolvimento de software, que está se tornando cada vez mais distribuído e dinâmico. O presente trabalho apresenta uma solução que atenderá de forma equilibrada às necessidades do desenvolvimento de software de forma distribuída, sem perder a colaboração e a cooperação existentes nas equipes presenciais. Neste contexto, o trabalho apresenta o embasamento teórico para uma definição clara das ferramentas necessárias para o desenvolvimento distribuído e colaborativo de software utilizando metodologias ágeis.
- ItemAcesso AbertoSupporter test - ferramenta de apoio ao gerenciamento de testes de software(2014-03-21) Weiss, Cassiano Patric; Pretto, FabrícioA constante evolução dos computadores elevou o número de sistemas criados para possibilitar a comunicação entre as pessoas. Para garantir a qualidade dos softwares, é necessário executar diversos testes durante o processo de desenvolvimento dos mesmos. A execução dos testes nem sempre ocorre de forma organizada, pois é difícil mapear onde irá impactar uma alteração no sistema. Para que se consiga rastrear essas situações, foi desenvolvida uma ferramenta para auxiliar no gerenciamento de testes em sistemas web ou desktop. Na ferramenta desenvolvida é possível gerar scripts de teste, baseando-se apenas em algumas informações pré-cadastradas e uma definição de importância feita por um analista no momento de cada alteração. A execução dos testes é feita de forma manual ou com o auxílio de uma ferramenta de automação, porém, o script gerado, o qual contém apenas o roteiro do que deve ser testado, serve de base para os testes. Um parecer de cada item testado pode ser registrado, formando assim uma base de dados. Após o registro dos pareceres, é possível emitir relatórios para identificar em qual módulo, segmento ou área do sistema estão ocorrendo mais problemas. Além disso, a ferramenta possui um mapeamento das dependências e impactos de alterações nos módulos e telas, servindo como documentação, regramento e facilitador para a ação de treinar novos testadores.
- ItemAcesso AbertoFerramenta otimizadora e roteirizadora de cargas(2014-03-21) Rohr, Marcos Paulo; Pretto, FabrícioO planejamento de rotas é um processo complicado e custoso, mas importante para empresas que desejam atender seus clientes de forma satisfatória, com um custo mínimo. Cada veículo responsável pelo transporte pode passar diversas vezes por diversos pontos, seja para realizar entregas, coletas, vendas, dar suporte ou qualquer outro tipo de produto ou serviço. Como são muitas as variáveis envolvidas por exemplo, capacidades de carga, horários de atendimento, distância e tempos de deslocamento, é difícil determinar com exatidão o veículo ideal para atender o ponto, qual a sequência ideal de visitas, e finalmente quais as rotas a serem executadas. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta roteirizadora, designada para o transporte rodoviário, visando a minimização de custos, organização e automatização do processo de logística.
- ItemAcesso AbertoSistema de visão computacional para classificação de pedras naturais através de vídeo em tempo real(2014-06-05) Gallon, Lucas; Pretto, FabrícioAs áreas de processamento de imagens digitais e visão computacional estão sendo utilizadas constantemente para criar novas soluções em diversos segmentos, como na medicina, robótica, aeronáutica, multimídia e entretenimento. O reconhecimento de padrões em imagens tem diversas aplicações no setor industrial, principalmente na automação de processos. Dentro deste contexto, foram mapeados os processos de negócio de uma empresa do ramo de pedras naturais, a qual tem a necessidade de classificá-las, com o intuito de separar, empacotar e vender as mesmas. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de visão computacional para classificação de pedras naturais através da captura de vídeo em tempo real realizada por uma webcam. Utilizando técnicas de processamento de imagens digitais e visão computacional para reconhecer e interpretar padrões de objetos com o intuito de classificá-los em categorias, automatizando o processo, até hoje realizado manualmente. O sistema foi desenvolvido utilizando a linguagem Java juntamente com a biblioteca de visão computacional OpenCV, com uma interface gráfica para permitir o gerenciamento de cadastros dos produtos, categorias, e realizar o reconhecimento das pedras. Por fim, foram realizadas validações do sistema na empresa e registrado os resultados.
- ItemAcesso AbertoSoftware para prototipação de interfaces desktop(2014-06-10) Jesus, Diogo De; Pretto, FabrícioDurante o processo de desenvolvimento de software, o projeto da interface do sistema merece uma atenção especial. A área de IHC (Interface Homem Computador) é responsável por empregar técnicas que controlam a qualidade e usabilidade das interfaces. Através da interface ocorrerá toda a interação do usuário com as funções disponíveis no sistema. Nesse sentido, projetar uma interface de fácil manuseio e de forma organizada diminui erros de interação do usuário e estimula sua capacidade de percepção e a atenção, para que ele possa interagir com o software de maneira mais eficaz. Protótipos de interface são construídos durante o processo de modelagem do sistema com a finalidade de rastrear requisitos de sistema e fornecer um primeiro contato visual do usuário com o sistema proposto. Conforme estudos realizados foram detectadas algumas ferramentas que possibilitam a criação de interfaces com funcionalidades limitadas, que são destinadas a profissionais da área de software que se dedicam a desenvolver interfaces desktop e web. Nesse sentido, serão abordadas neste trabalho algumas técnicas para projeto de interface, bem como uma comparação entre ferramentas existentes para prototipação. Uma ferramenta de prototipagem rápida e eficiente foi desenvolvida implementando os conceitos de IHC.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de aplicação de realidade aumentada em dispositivos móveis(2014-09-17) Lindemann, Janio Luis; Malheiros, Marcelo De GomensoroA Realidade Aumentada (RA) complementa o mundo real com o virtual, tornando visíveis e acessíveis informações que normalmente não estariam disponíveis, abrindo assim novas possibilidades. Com a popularização e o crescimento da capacidade de processamento dos telefones celulares e demais dispositivos móveis, o potencial da RA também é expandido, podendo ser aplicada em qualquer ambiente. Este trabalho objetiva o desenvolvimento de uma aplicação multiusuário de entretenimento, empregando recursos de Realidade Aumentada e geolocalização em dispositivos móveis. Para tanto a aplicação executa sobre o sistema operacional Android e utiliza sua API, que expõe aos desenvolvedores os sensores presentes no hardware dos telefones e tablets, como acelerômetro, giroscópio, GPS e bússola. Tais sensores permitem precisão na tarefa de localizar e orientar espacialmente o aparelho, propiciando renderizar os elementos virtuais no visor conforme a posição da sua câmera, sobrepondo à imagem captada em tempo real pelo jogador. A aplicação também é apoiada por um servidor externo, o que possibilita a colaboração entre os usuários desta aplicação. Este trabalho relata as decisões de projeto, detalhes de implementação e testes feitos para validar o sistema.
- ItemAcesso AbertoSolução mobile para emissão de NFC-e(2014-09-17) Jacobi, Tiago; Pretto, FabrícioA Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) é um documento fiscal eletrônico que contém todas as informações de uma transação comercial. O seu objetivo é aprimorar o controle fiscal brasileiro, validando as informações contidas nas notas e enviando a mesma para a SEFAZ em tempo real, buscando assim minimizar a sonegação de impostos. Assim sendo, o presente trabalho visa apresentar o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Windows Phone, tendo como objetivo permitir que o vendedor realize a emissão de uma NFC-e através de um dispositivo móvel, dado que este procedimento será obrigatório para alguns segmentos de determinadas Unidades Federadas a partir de 2014. Outra funcionalidade do aplicativo é a realização de consultas do status das notas fiscais emitidas e cancelamento das mesmas. O aplicativo desenvolvido também permite a integração com softwares de gestão de empresas terceirizadas, permitindo a troca de informações entre o aplicativo e ERPs de terceiros, através de um servidor integrador.
- ItemAcesso AbertoUm estudo de caso sobre a implantação de Business Intelligence na Couros Bom Retiro(2015-03-03) Portz, Leandro Görgen; Dall'Oglio, PabloAtualmente, o mercado muda rapidamente e as organizações devem adequar-se ao novo cenário na mesma velocidade. Para que isso aconteça, as organizações devem possuir um processo de tomada de decisão eficaz e eficiente. Este fator torna a informação um dos bens mais valiosos das organizações. Para que esse processo seja possível, este deve estar baseado em informações íntegras e confiáveis. Uma das estratégias que vem sendo muito utilizada para obter informações com estas qualidades é a implantação de um Data Warehouse, que integra as informações de várias fontes e disponibiliza tais informações para os tomadores de decisão, através de uma ferramenta de Business Intelligence, com o intuito de gerar informações relevantes para o processo de tomada de decisão. O presente trabalho tem como objetivo a modelagem de um Data Warehouse, bem como a implantação de uma ferramenta de Business Intelligence, assim como executar todos os processos necessários para seu correto funcionamento, na empresa Couros Bom Retiro.
- ItemAcesso AbertoUm estudo de caso sobre a implantação do nível G do modelo MPS.BR na empresa Retta Tecnologia da Informação(2015-03-03) Ceratti, Daniel Luiz; Dall'Oglio, PabloDevido à exigência do mercado para a criação de produtos de qualidade, é necessário que as empresas busquem formas de melhorar continuamente o processo de desenvolvimento dos mesmos, para atender as expectativas dos clientes e não comprometer o projeto. Além de buscar a qualidade do produto, fator importante para obter um bom desempenho e tentar eliminar erros, é importante gerenciar custos e prazos, dentre outras variáveis. Desta forma, as empresas desenvolvedoras de software vêm buscando aperfeiçoamento de sua equipe ao utilizar metodologias para auxiliar nas melhorias destes processos de desenvolvimento, como o Scrum, Capability Maturity Model Integration (CMMI) e Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR). O Modelo MPS.BR busca garantir que os produtos e a execução dos processos da empresa sejam realizados conforme os planos inicialmente definidos pela empresa. Dentro desta área de pesquisa, este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implantação do nível G (Parcialmente Gerenciado) do modelo MPS.BR, na empresa Retta Tecnologia da Informação. Serão relatadas as atividades realizadas, melhorias obtidas durante a implantação e entrevistas com colaboradores. Além disso, será apresentado um comparativo entre o antes e depois da implantação do nível G do modelo MPS.BR.
- ItemAcesso AbertoAnálise e avaliação de riscos da infraestrutura de tecnologia da informação no âmbito de ensino e de aprendizagem do Universidade do Vale do Taquari Univates(2015-03-03) Werle, Rodrigo Pedro; Schneiders, Luis AntônioJuntamente com a informatização da sociedade, várias mudanças com base na crescente evolução da TI estão ocorrendo. Novas tecnologias aliadas a novas mediações pedagógicas garantem um processo de transmissão de conhecimento totalmente novo, requerendo que exista uma infraestrutura de tecnologia da informação confiável que permita a efetiva utilização das tecnologias disponibilizadas. Seguindo este contexto, este trabalho visa apresentar os resultados obtidos da análise de risco da infraestrutura de TI existente no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, analisando de forma qualitativa os possíveis problemas existentes e suas resoluções, bem como os impactos que a indisponibilidade desta estrutura pode ocasionar ao corpo docente e discente da instituição.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de uma ferramenta de coleta e armazenamento de dados para Big Data(2015-03-03) Fuhr, Bruno Edgar; Franzen, EvandroO crescimento da internet na última década fez dela a maior fonte de dados de acesso público em todo mundo. Pessoas colocam nela suas opiniões, comportamentos, relações e diversas outras informações potencialmente úteis para uso em sistemas de análise de dados. Estes dados formam o que se chama de “Big Data”, termo que se refere ao enorme volume de dados que existem hoje nas mais diversas fontes. As organizações podem aproveitar essas informações disponíveis e utilizá-las para benefício de seus negócios, tendo a oportunidade de analisar o comportamento de seus clientes, o que o público pensa de seus produtos ou serviços, e muitas outras análises possíveis. Porém, para um sistema conseguir realizar alguma análise, primeiro é necessário obter e armazenar um grande volume de dados, sendo este o principal objetivo do presente trabalho: construir uma ferramenta, através da qual seja possível definir uma estrutura de armazenamento e também configurar coletores de dados. Esta ferramenta permitirá a coleta de dados de diversas fontes, tais como redes sociais, através de diferentes métodos de busca, como palavras-chave. Para atingir este objetivo, é apresentado neste trabalho o projeto e o desenvolvimento desta ferramenta.
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