Odontologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Odontologia by browse.metadata.advisor "Guarnieri, Fábio"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAutotransplante dentário - revisão de literatura(2020-07) Vargas, Iuri Souza De; Guarnieri, Fábio; http://lattes.cnpq.br/2295714218481079; Costa, Renan Roberto Da; Dornelles Junior, Nélio BairrosO presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema autotransplante dentário, analisando se tal técnica é eficiente em determinadas reabilitações orais. A pesquisa foi realizada através de uma busca ativa em base de dados como Scielo (scielo.org), PubMed (pubmed.gov), Medline (bases.bireme.br), com os seguintes descritores: “transplantation autologous”, “Transplants” “Tooth extraction” “dental caries“. O autotransplante dentário constitui- se basicamente na remoção de um elemento dentário de seu alvéolo original e posterior colocação em um alvéolo diferente. Tal prática, apesar de antiga, é pouco utilizada como recurso em reabilitações orais. A técnica é relativamente simples, porém, extremamente específica, devendo-se analisar de forma minuciosa questões anatômicas e suas indicações. Com o aprimoramento dos protocolos ao longo do tempo, percebeu-se um aumento das taxas de êxito deste tipo de procedimento. Quando bem indicado e bem executado, as taxas de sucesso situam-se entre 75,6% até 93%. Diante disso conclui-se que o autotransplante dentário é uma alternativa para reabilitações orais.
- ItemOpen AccessFatores associados aos transtornos mentais comuns entre estudantes de odontologia(2021-11) Demarchi, Giovana; Guarnieri, Fábio; http://lattes.cnpq.br/2295714218481079O ingresso na Universidade é marcado por mudanças em que os jovens precisam se adaptar aos novos métodos de ensino e formar novas conexões. O aumento dessas novas necessidades criam inseguranças e conflitos levando a algum transtorno mental comum, dentre eles ansiedade, depressão e estresse. O objetivo deste estudo é verificar a frequência dos Transtornos Mentais Comuns entre os estudantes de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari- Univates. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal e analítico, de uma amostra de estudantes do curso de Odontologia, cursando do primeiro ao décimo semestre, no período entre outubro e novembro de 2021. Foram utilizados dois questionários, um para coleta de dados sociodemográficos e para avaliar a percepção dos estudantes com relação a determinados fatores de estresse presentes no seu ambiente acadêmico e outro para rastreamento de transtornos mentais comuns (TMC)-SRQ 20. A amostra constitui-se de 30 estudantes; 80% eram do gênero feminino, 83,3% não possuía renda própria e 70% possuía entre 20 e 23 anos. Dos respondentes, 33,3% responderam positivamente para TMC. Dentre os resultados obtidos, a renda familiar (p 0,010) têm relevância estatística para desenvolver TMC, o excesso de disciplinas para cursar (p 0,045) e dificuldade de conciliar os estudos com a família (p 0,02) destacaram-se. A renda familiar tem relação com a frequência de TMC, o excesso de disciplinas para cursar e a dificuldade de conciliar estudos e família são fatores de risco para desenvolvimento de TMC.
- ItemOpen AccessViolência de gênero e odontologia: uma revisão integrativa de literatura(2021-06) Martini, Pâmela; Guarnieri, Fábio; http://lattes.cnpq.br/2295714218481079Violência de gênero abrange abuso sexual, emocional, físicos e controle comportamental. Mundialmente, mulheres de diferentes origens culturais, de grupos socioeconômicos e idades são agredidas por seus parceiros íntimos ou por terceiros. As lesões mais relatadas pelas mulheres são em região de cabeça e pescoço, áreas nas quais o profissional cirurgião-dentista possui um olhar privilegiado para identificar sinais de agressão nas vítimas. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa de literatura a respeito das principais lesões que acometem o complexo bucomaxilofacial devido a violência contra parceiro íntimo e o papel que o cirurgião- dentista possui frente a essa situação. A presente revisão integrativa de literatura foi realizada com 36 artigos encontrados a partir de busca ativa em base dados como Scielo (scielo.org) e PubMed (pubmed.gov). Concluiu-se que, os cirurgiões-dentistas possuem vantagens para identificar vítimas de agressão, pois sua formação está diretamente relacionada com as principais regiões acometidas que são cabeça e pescoço. Neste contexto, os profissionais são exigidos por lei notificar casos de violência contra parceiro íntimo, seja em casos suspeitos ou confirmados.