Odontologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Odontologia por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAbsenteísmo nas consultas odontológicas e seus motivos: uma revisão de literatura(2024-08-06) Busatto , Luís Eduardo; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962; Pires, Carine Weber; Peixoto, JoãoO SUS vem cada vez mais se aprimorando na prestação de serviços odontológicos e contraponto a essa evolução vem aparecendo cada dia mais as dificuldades relacionadas ao absenteísmo das consultas odontológicas, o que compromete a resolutividade dos serviços prestados. O objetivo deste estudo é entender e se aprofundar um pouco mais nos motivos que acarretam ao aumento do absenteísmo e compreender a relação entre o absenteísmo, o usuário e o serviço público de saúde, com fins de esclarecer e discutir estratégias para a minimização da dificuldades percebidas na adesão dos serviços de saúde bucal. Foi realizada a pesquisa ‘’ absenteísmo em consultas odontológicas e seus principais motivos ‘’ utilizando como descritores absenteísmo, consultas odontológicas e motivos do absenteísmo. Além disso pesquisou-se sobre a ‘‘formação do SUS’’ tendo como descritores SUS e Leis de regulamentação. Dentre os principais motivos para as faltas temos como principais o esquecimento, horários incompatíveis entre o trabalho e o serviço de saúde, insatisfação com o grau de exigência do cirurgião dentista, saúde ou sem o acompanhante. O absenteísmo se caracteriza como um problema na assistência a saúde pública, gerando não só danos à assistência como também desperdícios de recursos públicos. Os profissionais de saúde devem estar cientes dos fluxos de trabalho e das necessidades apresentadas pela comunidade em que estão inseridos visando apresentar maior resolutividade.
- ItemAcesso AbertoAnsiedade e ensino superior: percepções de estudantes de graduação em odontologia(2021-06) Back, Larissa Eduarda; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192A ansiedade é definida como um conjunto de sensações e sentimentos que podem afetar o indivíduo durante atividades cotidianas ou específicas, podendo ser advinda de um transtorno, ou se mantendo apenas como um sintoma. Deste modo, esta pesquisa busca compreender os fatores desencadeadores de ansiedade em universitários do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari. Para isso, foi realizado um grupo focal com 10 estudantes que concluíram mais de 30% do curso e os dados foram avaliados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam quatro categorias de análise, que foram debatidas e problematizadas: sinais e sintomas de ansiedade; sugestões para uma formação menos ansiogênica; permanência dos professores durante o atendimento clínico; e retorno das aulas durante a pandemia de SARS-CoV-2.
- ItemAcesso AbertoAutotransplante dentário - revisão de literatura(2020-07) Vargas, Iuri Souza De; Guarnieri, Fábio; http://lattes.cnpq.br/2295714218481079; Costa, Renan Roberto Da; Dornelles Junior, Nélio BairrosO presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema autotransplante dentário, analisando se tal técnica é eficiente em determinadas reabilitações orais. A pesquisa foi realizada através de uma busca ativa em base de dados como Scielo (scielo.org), PubMed (pubmed.gov), Medline (bases.bireme.br), com os seguintes descritores: “transplantation autologous”, “Transplants” “Tooth extraction” “dental caries“. O autotransplante dentário constitui- se basicamente na remoção de um elemento dentário de seu alvéolo original e posterior colocação em um alvéolo diferente. Tal prática, apesar de antiga, é pouco utilizada como recurso em reabilitações orais. A técnica é relativamente simples, porém, extremamente específica, devendo-se analisar de forma minuciosa questões anatômicas e suas indicações. Com o aprimoramento dos protocolos ao longo do tempo, percebeu-se um aumento das taxas de êxito deste tipo de procedimento. Quando bem indicado e bem executado, as taxas de sucesso situam-se entre 75,6% até 93%. Diante disso conclui-se que o autotransplante dentário é uma alternativa para reabilitações orais.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do desempenho das limas manuais de níquel-titânio comparadas às limas manuais de aço inoxidável(2024) Ortolan, Matheus Henrique; Crespo, Gabriela Umpierre; http://lattes.cnpq.br/5114766266132585; Machado, Alessandra Nunes; Oliveira, João Augusto Peixoto deA terapia endodôntica se concentra na limpeza, desinfecção e modelagem dos canais radiculares, sendo o preparo químico-mecânico (PQM) uma etapa crucial para alcançar níveis de desinfecção adequados à saúde bucal. Esse processo é realizado com limas endodônticas, que possuem diferentes materiais e características. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia e eficiência das limas manuais de níquel- titânio em comparação com as limas manuais convencionais de aço inoxidável. Foram utilizados 40 incisivos centrais inferiores artificiais, divididos em dois grupos (teste e controle). O grupo teste foi submetido ao preparo químico-mecânico com limas manuais de níquel-titânio, enquanto o grupo controle utilizou limas manuais de aço inoxidável. Em ambos os grupos, o tempo do preparo químico-mecânico foi cronometrado e a qualidade da obturação foi avaliada. Houve diferença estatística entre os grupos quanto ao tempo de trabalho, demonstrando maior eficiência das limas de níquel-titânio. Além disso, o grupo teste também se mostrou estatisticamente superior no critério de extensão da obturação.
- ItemAcesso AbertoBruxy App: desenvolvimento e avaliação de um aplicativo para detecção, monitoramento e intervenção do bruxismo de vigília em tempo real(2024-07-27) Scheeren, Maria Carolina; Neto, Victório Poletto; http://lattes.cnpq.br/5279273345548763; Kuhn , Bruno Velho; Reis, Bianca SoaresO diagnóstico e monitoramento do bruxismo de vigília continuam sendo desafios significativos para os profissionais de odontologia, devido à complexidade multifatorial do distúrbio e à falta de métodos padronizados e confiáveis. Este estudo completo dá continuidade a uma pesquisa piloto inicial e visa avaliar de forma abrangente um aplicativo móvel desenvolvido para detectar, monitorar e intervir no bruxismo de vigília em tempo real. O estudo inclui a implementação e testes extensivos de usabilidade e funcionalidade do aplicativo em uma amostra maior e diversificada de indivíduos, tanto com quanto sem bruxismo. A coleta de dados objetivos sobre os padrões de ranger de dentes durante o dia, obtidos através do aplicativo, permitiu uma análise detalhada e comparativa dos comportamentos dos participantes ao longo do tempo. Os resultados demonstram que o uso do aplicativo não só melhora a precisão no diagnóstico do bruxismo de vigília, como também facilita intervenções personalizadas e eficazes, refletindo em melhorias significativas na qualidade de vida dos pacientes. A tecnologia empregada mostrou-se eficaz na obtenção de dados confiáveis, contribuindo para uma melhor compreensão do distúrbio e auxiliando os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas informadas. Além disso, o estudo oferece insights valiosos para a implementação do aplicativo em contextos clínicos e de autocuidado, propondo recomendações para futuras pesquisas e aprimoramentos tecnológicos. A eficácia comprovada do aplicativo ressalta seu potencial como ferramenta inovadora na prática odontológica, contribuindo para avanços significativos na gestão do bruxismo de vigília.
- ItemAcesso AbertoDiagnostico e conduta de desordens potencialemnte malignas na atenção basica do Vale do Taquari(2023-06) Gomes, Tainara Trevisol; Alves, Alessandro Menna; Rados, Andreas Rucks Varvaki; Teixeira, Mauricio Fernando NunesRESUMO: As desordens potencialmente malignas orais (DPMO) são lesões desenvolvidas pelas constantes modificações celulares, sendo agravadas pelos fatores de risco. Entre estas, temos as lesões de leucoplasia, eritroplasia, líquen-plano e queilite actínica como as com mais incidência. Na Política Nacional de Saúde Bucal a atenção primária é porta de entrada para o diagnóstico precoce e posteriormente a atenção secundária e terciária são responsáveis pelo tratamento. OBJETIVO: Identificar a capacidade dos cirurgiões dentistas que atuam na rede pública do Vale do Taquari em avaliar, diagnosticar e tratar as DPMO. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo de abordagem observacional transversal quantitativa, através de um questionário para identificação das lesões, suas características, tratamento e grau de malignidade. A análise de dados foi realizada de forma descritiva e apresentada através de números e percentagens. RESULTADO: Os cirurgiões dentistas sabem identificar as características das lesões, mas quando se trata do grau de malignidade os mesmos não sabem fazer o correto diagnóstico. Além disso, os profissionais não realizam biópsia e tratamento. CONCLUSÃO: Observamos que os cirurgiões dentistas da atenção básica de saúde, conseguiram identificar as DPMO e as suas características, entretanto, quando são questionados sobre o potencial de malignização dessas alterações, associado às suas características clínicas, os profissionais apresentaram maior dificuldade. Ainda, em relação à conduta dos casos, os profissionais optaram, na maioria das vezes, pela referência e a não realização de biópsia.
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico e tomada de decisão clínica de Cirurgiões-dentistas da rede de Atenção Básica do Vale do Taquari sobre o Carcinoma Espinocelular Oral(2023-06) Trevisol, Alexia; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962; Rados, Andreas Rucks Varvaki; Teixeira, Mauricio Fernando NunesA maioria dos diagnósticos de câncer bucal é feita em estágios avançados em todo o mundo, apresentando elevadas taxas de prognóstico desfavorável. O cirurgião-dentista exerce um papel fundamental e estratégico no combate aos fatores ligados ao aparecimento desse agravo. A partir disto, este estudo teve como objetivo entender se os cirurgiões-dentistas atuantes na rede de atenção básica do Vale do Taquari sabem realizar diagnóstico diferencial das lesões de câncer de boca e qual a tomada de decisão clínica que estes profissionais optam em relação à patologia. Foi enviado um questionário aos cirurgiões-dentistas de todas as unidades básicas de saúde do Vale do Taquari via Google Forms. Participaram da pesquisa 31 dentistas, em sua maioria do sexo feminino, com menos de 5 anos de formação, a maioria possuindo 40 horas de vínculo empregáticio. Além da dificuldade em relação ao diagnóstico e à tomada de decisão clínica, foi possível observar confusão na escolha assertiva do potencial de malignização e ausência de justificativa em relação à conduta para fechamento de diagnóstico e referência do paciente para a atenção secundária. Através das conclusões obtidas, entende-se a necessidade de implementação de programas de capacitações de educação continuada e permanente voltadas para a área de diagnóstico diferencial de lesões do sistema estomatognático, principalmente quando se trata de câncer de boca.
- ItemAcesso AbertoDoenças periodontais e periimplantares: da etiologia à reabilitação com implantes dentários(2023-06) Flores, Roberta Indiara; Oliveira, João Augusto Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/2744514604075117; Cantarelli, Rômulo; Rados, Andreas Rucks VarvakiAs doenças periodontais são classificadas como gengivite e periodontite, e as doenças periimplantares são classificadas como mucosite periimplantar e periimplantite. A gengivite é uma inflamação gengival que não causa perda dos tecidos de suporte e a periodontite é uma doença que causa perda de inserção conjuntiva, reabsorção do osso alveolar e inflamação gengival. Nos implantes que exercem função, a mucosite periimplantar se assemelha à gengivite, e a periimplantite se assemelha à periodontite. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre doenças periodontais e periimplantares, da etiologia à reabilitação com implantes dentários, se enquadrando na categoria de monografia teórica. Os objetivos da elaboração desta monografia são: 1) evidenciar questões relacionadas às doenças periodontais e periimplantares (definição, classificação, etiologia, epidemiologia, tratamento); e 2) revisar a literatura acerca da reabilitação de pacientes periodontais através da terapia com implantes dentários. Pacientes com periodontite podem ser mais suscetíveis à peri-implantite quando comparados a pacientes periodontalmente saudáveis. A doença periodontal não tratada é considerada um fator de risco para a periimplantite e há um aumento na chance de contaminação da superfície do implante com bactérias peridontopatógenas e infecção dos tecidos periimplantares.
- ItemAcesso AbertoEficácia da utilização do CBD na intensidade da dor orofacial: uma revisão sistemática(2024-07-19) Cadore, Eduarda; Victório Poletto; Neto, Victório Poletto; http://lattes.cnpq.br/5279273345548763; Crespo, Gabriela Umpierre; Reis, Bianca SoaresO uso da Cannabis como medicamento tem uma história de aproximadamente 10.000 anos. Ao longo do tempo os componentes da planta Cannabis Sativa, como o Canabinol (CBN), o Canabidiol (CBD) e o Tetrahidrocanabinol (THC), foram isolados e estudados, revelando propriedades analgésicas, anticonvulsivantes e outras aplicações terapêuticas. A descoberta dos receptores endocanabinóides intensificou o interesse científico em torno da Cannabis, levando mais de 30 países a regulamentar seu uso medicinal. Este estudo possui o objetivo de investigar a eficácia do CBD na redução da intensidade da dor orofacial através de uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados. A pesquisa incluiu quatro estudos relevantes, que analisaram diferentes formas de administração do CBD e seus efeitos na dor orofacial e neuropática. Os estudos realizados na Polônia indicaram que a aplicação tópica e intraoral de CBD resultou em uma redução significativa da dor em pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). Por outro lado, estudos realizados na Dinamarca sobre a administração oral de CBD para dor neuropática não mostraram diferenças significativas em comparação com o placebo. Os efeitos adversos relatados foram geralmente leves, como boca seca e sonolência, embora a combinação de THC e CBD tenha apresentado mais efeitos colaterais. Os resultados desta revisão são promissores, mas ainda inconclusivos, destacando a necessidade de mais estudos bem desenhados para avaliar e validar a eficácia do CBD no tratamento da dor orofacial. A variabilidade dos resultados pode ser atribuída às diferentes formas de administração e características das populações estudadas. É imprescindível a realização de pesquisas adicionais que considerem a biodisponibilidade, o metabolismo e as especificidades das condições dolorosas para determinar o verdadeiro potencial terapêutico do CBD no manejo da dor orofacial.
- ItemAcesso AbertoFabricação aditiva e dispositivos oclusais: um relato de caso(2023-06-21) Sulzbach, Osvaldo Augusto; Neto, Victório Poletto; http://lattes.cnpq.br/5279273345548763; Silva, Willian; Cantarelli, RômuloEste trabalho tem como objetivo apresentar um relato de caso a respeito da confecção de dispositivos oclusais para o tratamento de uma paciente apresentando disfunção temporomandibular miogênica. Como objetivos secundários, foi considerado o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao fluxo digital, criação de um documento norteador para a utilização da impressora 3D presente no prédio 18 da UNIVATES e a comparação da qualidade entre dispositivos oclusais confeccionados nos fluxos digital e analógico. Para isto, foi realizado um estudo de caso, sendo baseado no guia de relatos de caso CARE. Foi realizada seleção do usuário, onde os critérios eram realizar bruxismo noturno, dor na mandíbula (boca), travamento fechado da mandíbula, e ruídos articulares. A partir da seleção foram iniciados os atendimentos, confeccionada uma placa estabilizadora feita de forma convencional. Imprevistos acabaram por impedir a confecção e entrega de uma placa estabilizadora confeccionada por fabricação aditiva. Ao final foram atingidos bons resultados para a usuária, visto que a sintomatologia dolorosa foi consideravelmente reduzida, na escala analógica de 11 pontos de dor a usuária passou de 7 pontos no início das consultas para 3 pontos na ultima consulta, os movimentos parafuncionais também reduziram, e a abertura de boca normal ampliou 11mm, a forçada ampliou 12mm, e a assistida ampliou 11mm . Apesar de não ter sido realizada a impressão por manufatura aditiva, uma placa estabilizadora convencional alcançou resultados satisfatórios e impactos positivos na autopercepção da paciente e diminuição dos hábitos parafuncionais, bem como pode ser visto um incremento considerável na abertura máxima bucal e redução de um quadro de dor crônica.
- ItemAcesso AbertoFatores associados ao desempenho acadêmico dos estudantes de odontologia da Universidade do Vale do Taquari(2024-07) Reckziegel, Leonardo; Oliveira, João Augusto Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/2744514604075117; Rados, Andreas Rucks Varvaki; Neto, Victório PolettoO estudo dos fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de odontologia é escasso. Poucos estudos com este foco foram publicados, sendo a maioria em universidades públicas brasileiras. O presente trabalho teve como objetivo avaliar quais os fatores que podem estar associados ao desempenho acadêmico dos estudantes de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates), no município de Lajeado, RS. Tratou se de um estudo observacional analítico de delineamento transversal, que utilizou uma amostragem por conveniência. As variáveis avaliadas incluíram dados sociodemográficos e dados acadêmicos. Estes dados foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados aos estudantes com matrícula ativa do curso de odontologia da Univates, e também através de consultas ao sistema de informações dos estudantes da Univates. A avaliação da ansiedade foi realizada através do Inventário Beck de avaliação da ansiedade. Para mensurar a qualidade do sono dos estudantes foi utilizado o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh. Na análise dos dados, o desempenho acadêmico foi analisado como variável de desfecho, sendo as variáveis independentes os dados sociodemográficos, dados acadêmicos, ansiedade e qualidade do sono. Associações entre as variáveis independentes e o desfecho foram avaliadas através de análises bivariadas, utilizando o teste do qui-quadrado. Estudantes com 21 anos de idade ou menos (p < 0,001), estudantes que se encontram nos primeiros 5 módulos do curso (p < 0,003), e estudantes que fazem parte do currículo Aula + (p < 0,003) apresentaram melhor desempenho acadêmico
- ItemAcesso AbertoFatores associados aos transtornos mentais comuns entre estudantes de odontologia(2021-11) Demarchi, Giovana; Guarnieri, Fábio; http://lattes.cnpq.br/2295714218481079O ingresso na Universidade é marcado por mudanças em que os jovens precisam se adaptar aos novos métodos de ensino e formar novas conexões. O aumento dessas novas necessidades criam inseguranças e conflitos levando a algum transtorno mental comum, dentre eles ansiedade, depressão e estresse. O objetivo deste estudo é verificar a frequência dos Transtornos Mentais Comuns entre os estudantes de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari- Univates. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal e analítico, de uma amostra de estudantes do curso de Odontologia, cursando do primeiro ao décimo semestre, no período entre outubro e novembro de 2021. Foram utilizados dois questionários, um para coleta de dados sociodemográficos e para avaliar a percepção dos estudantes com relação a determinados fatores de estresse presentes no seu ambiente acadêmico e outro para rastreamento de transtornos mentais comuns (TMC)-SRQ 20. A amostra constitui-se de 30 estudantes; 80% eram do gênero feminino, 83,3% não possuía renda própria e 70% possuía entre 20 e 23 anos. Dos respondentes, 33,3% responderam positivamente para TMC. Dentre os resultados obtidos, a renda familiar (p 0,010) têm relevância estatística para desenvolver TMC, o excesso de disciplinas para cursar (p 0,045) e dificuldade de conciliar os estudos com a família (p 0,02) destacaram-se. A renda familiar tem relação com a frequência de TMC, o excesso de disciplinas para cursar e a dificuldade de conciliar estudos e família são fatores de risco para desenvolvimento de TMC.
- ItemAcesso AbertoHipersensibilidade dentinária: uma revisão integrativa sobre terapias e resultados longitudinais(2023-06-19) Casagrande, Bibiana; Cantarelli, Rômulo; http://lattes.cnpq.br/3757693632082951; Oliveira, João Augusto Peixoto de; Netto, Victorio PolettoA hipersensibilidade dentinária é um problema comum e de alto impacto na qualidade de vida. O diagnóstico preciso é imprescindível para a indicação adequada do tratamento a ser utilizado para a hipersensibilidade dentinária. Atualmente, existem técnicas e alternativas terapêuticas preconizadas para o tratamento da hipersensibilidade dentinária, havendo inclusive a associação de métodos terapêuticos como os de ação neural e posteriormente os de ação oclusiva. Dessa forma, será possível realizar a despolarização das terminações nervosas aliviando a sintomatologia dolorosa através da ação neural, e os procedimentos restauradores como obliteradores dos túbulos dentinários em sua ação oclusiva. Com a associação das técnicas, é possível alcançar um prognóstico positivo e proporcionar alívio imediato da sintomatologia. Há uma dúvida com relação ao resultado destas terapias ao longo do tempo. Objetivo: Identificar os tratamentos existentes para hipersensibilidade dentinária e o seu prognóstico a longo prazo. Metodologia: Foram utilizadas duas bases de dados eletrônicas para a busca da literatura existente: PubMed e Lilacs, com a utilização dos termos “hipersensibilidade dentinária”, “tratamento” e “longo prazo” nos idiomas inglês e português. Realizou-se a inclusão de artigos elegíveis pela leitura do título e resumo, e após leitura na íntegra dos artigos incluídos, procedeu-se com a exclusão dos artigos não relevantes. Resultados: Em um total de 66 artigos encontrados nas duas bases de dados utilizadas, foram removidos artigos em duplicata, com ausência de resumo ou texto indisponível na íntegra, estudo in vitro e incoerência à pergunta de pesquisa, resultando em 7 estudos elegíveis incluídos na pesquisa. Conclusão: Há uma escassez de estudos longitudinais e acompanhamento periódico acerca do tratamento e possíveis recidivas da hipersensibilidade dentinária, fator resultante em seus prognósticos variáveis. Palavras-chave: hipersensibilidade dentinária; tratamento; prognóstico.
- ItemAcesso AbertoO impacto da pandemia de Covid-19 na assistência odontológica: uma revisão sistemática(2021-12) Dauernheimer, Larissa; Chisini, Luiz Alexandre; http://lattes.cnpq.br/0450167472415389O presente estudo teve o objetivo de avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 na assistência odontológica, através de uma revisão sistemática. A busca dos artigos foi realizada em cinco bases de dados: PubMed / Medline, Scopus, Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. Foram incluídos estudos transversais, prospectivos ou retrospectivos que avaliaram o impacto da pandemia de covid-19 no nível de assistência (público ou privado) ou na perspectiva econômica, estudos com dados primários e secundários, artigos originais, cartas ao editor e comunicações breves. Revisões de literatura não foram incluídas. A leitura e seleção dos estudos foi realizada Dois autores leram todos os títulos e resumos dos artigos de forma independente e avaliaram os estudos por elegibilidade considerando os critérios de inclusão e exclusão mencionados anteriormente. Os dados foram coletados e analisados de forma qualitativa. A busca inicial resultou em 1205 estudos. Após avaliação de títulos e resumos, 100 estudos foram acessados para leitura completa. Destes, 43 foram incluídos na presente revisão sistemática. Os estudos foram originários de 104 países diferentes. No total 17.305 indivíduos foram investigados em diferentes serviços de saúde. O desenho da maioria dos estudos foi transversal (n=13) retrospectivo (n= 9). Considerando os 43 estudos que investigaram o impacto da pandemia na assistência odontológica, observamos que a grande maioria (n= 91%) reportou algum impacto da pandemia nos serviços odontológicos. De forma geral, durante o outbrack, grande parte dos dentistas fecharam seus consultórios, enquanto que alguns continuaram apenas atendimentos de urgência e emergência. Além da diminuição dos procedimentos odontológicos, alguns estudos relataram uma mudança no perfil dos procedimentos realizados. Foi observado uma elevação em procedimentos exodônticos, tratamento de abcessos e 5 na prescrição de medicamentos. O impacto econômico também foi investigado em 12 estudos. Destes, 75% observou um impacto econômico importante para os cirurgiões-dentistas. Desta forma, foi possível observar que a pandemia de COVID-19 teve um impacto negativo na assistência odontológica, mudando o perfil dos atendimentos e gerando importantes impactos econômicos para os profissionais de saúde.
- ItemAcesso AbertoImpacto do edentulismo na qualidade de vida: uma revisão da literatura(2020-07) Scheibler, Rafaela; Nóbrega, Thaíse Gomes E; http://lattes.cnpq.br/8121683013611074Este trabalho busca compreender o impacto do edentulismo na qualidade de vida, bem-estar funcional, social e psicológico a partir de artigos publicados abordando o assunto, reconhecendo fatores que influenciam na qualidade de vida destes indivíduos e identificar as expectativas do uso da prótese dentária. Neste estudo foi realizado uma revisão integrativa da literatura, com finalidade de reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre o edentulismo, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema. Para a elaboração, a revisão integrativa estava baseada no seguinte questionamento: o edentulismo influência na qualidade de vida dos usuários?. Foram estabelecidos os critérios de inclusão: Usuários com edentulismo total ou parcial; Uso de prótese total ou prótese parcial removível; Artigos entre 1996-2020. A exclusão de artigos baseou-se em títulos que não apresentassem relevância para no tema proposto; Estudos com crianças e animais; Títulos que não apresentassem o resumo/capítulo disponível; Comparação entre prótese dentária e implante dentário; Comparação entre técnicas de confeccionar as próteses dentárias. Como esperado concluiu-se que os usuários edêntulos, quando reabilitados com próteses dentárias apresentaram alteração significativa na saúde, estado físico, autoestima, reinserção na sociedade, qualidade de vida e restabeleceram a função mastigatória, fonética, deglutição, estética e harmonia facial. Percebe-se que há a necessidade do desenvolvimento de novos trabalhos abordando a relação do edentulismo e qualidade de vida e ampliando a amostra utilizada com a finalidade de se obter um melhor conhecimento sobre o assunto.
- ItemAcesso AbertoIndução de carcinogênese pelo 4NQO em esôfago de ratos: revisão sistemática(2023-06) Porto, Paola Kollet; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962; Peixoto, João; Pires, Carine WeberO câncer é um grave problema de saúde e o câncer de esôfago representa um dos mais frequentes do mundo e, por geralmente ser descoberto tardiamente, leva a uma expectativa de vida baixa ao longo de 5 anos. Por esse motivo, modelos experimentais em animais são necessários para o estudo das possíveis lesões, mecanismo de ação e ainda, se há semelhança àquelas encontradas em humanos. O 4NQO é um carcinógeno de fácil utilização, rápida indução e que tem se mostrado satisfatório em induzir carcinogênese. Portanto, este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática acerca do 4NQO como indutor de lesões malignas em esôfago. Para tal, foi realizada uma busca na literatura através das bases de dados digitais PubMed, Scielo e Scopus utilizando Esophageal Neoplasms OR Esophageal Cancer OR Esophageal Squamous Cell Carcinoma /AND/ 4 nitroquinoline 1 oxide OR 4NQO como descritores, a fim de encontrar os estudos referentes ao tema. Com base no exposto, foram encontrados 582 artigos que, após seleção por título, resumo e leitura completa, seguiram 13 para compor este artigo. Os estudos selecionados apontam que o 4NQO mostra-se eficaz ao induzir a carcinogênese esofágica em um curto período, com lesões semelhantes àquelas encontradas em humanos.
- ItemAcesso AbertoInfluência do contexto familiar e fatores de risco na cárie dentária em crianças - revisão de literatura(2020-11) Fantin, Júlia Da Rosa; Reis, Bianca Soares; http://lattes.cnpq.br/5029214256675718; Costa, Francine Dos Santos; Wessel, LuizaA cárie é provavelmente a mais prevalente de todas as doenças bucais e, embora seja reconhecida por sua natureza multifatorial, algumas variáveis sociodemográficas, psicossociais e ambientais podem estar associadas a sua ocorrência precoce. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica narrativa sobre a Influência do contexto familiar e fatores socioeconômicos na ocorrência de cárie dentária em crianças. A pesquisa foi realizada através de uma busca ativa em base de dados como Scielo (scielo.org), PubMed (pubmed.gov), Medline (bases.bireme.br), com os seguintes descritores: “Child”, “Family relations”, “Dental caries”, “Oral health”, “Socioeconomic factors”. O entendimento da influência destes fatores é de extrema importância para o planejamento de estratégias e políticas de saúde pública bucal. Por fim, pode-se concluir que o contexto familiar, incluindo as relações familiares, hábitos de saúde e dieta alimentar, comportamento materno e as condições socioeconômicas estão associados a ocorrência de cárie na infância.
- ItemAcesso AbertoLesões traumáticas de dentes decíduos e incidência de sequelas em dentes permanentes: uma revisão sistemática com meta-análise(2021-12) Compagnoni, Luana; Chisini, Luiz Alexandre; http://lattes.cnpq.br/0450167472415389Lesões Traumáticas Dentárias (LTDs) acometem cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo e a prevalência na dentição decídua é de 22.7%. Os dentes decíduos e seus sucessores permanentes estão diretamente ligados, e quando LTDs ocorrem na dentição decídua, estudos longitudinais têm reportado que há uma maior probabilidade de ocorrer sequelas irreversíveis nos dentes sucessores permanentes. Estudos não têm apresentado um consenso sobre a real incidência de sequelas na dentição permanente após uma LTD em dentes decíduos, e tem variado de 20,2% a 74,1%. Além disso, nenhuma revisão sumariza a incidência de sequelas nos dentes permanentes advindos de traumas nos decíduos. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi estimar a incidência de sequelas nos sucessores permanentes de dentes decíduos traumatizados, bem como realizar a estratificação da incidência de acordo com os tipos de traumatismos. A estratégia de busca foi realizada utilizando palavras- chave relevantes e entre termos MeSH, que foram pesquisados em seis bases de dados (BVS, Scielo, PubMed, Scopus, Web of Science, EMBASE). Foram incluídos na revisão estudos longitudinais prospectivos ou retrospectivos, incluindo crianças de qualquer faixa etária que sofreram traumatismo em dentes decíduos e que foram acompanhados até a erupção do sucessor permanente. Nenhuma restrição foi aplicada para sexo, período de acompanhamento, ano de publicação ou idioma em que o estudo foi publicado. Relatos de casos, séries de casos, comentários editoriais, revisões e quaisquer estudos nos quais as repercussões dos traumas não foram avaliadas nos sucessores permanentes foram excluídos. A extração de dados foi realizada de forma independente por dois revisores (LC e LAC) em uma planilha eletrônica pré-definida e testada. Uma metanálise foi realizada para agrupar a incidência de sequelas em dentes permanentes. Foram estimadas as incidências de sequelas em dentes permanentes com seus respectivos intervalos de confiança de 95% (CI 95%). A heterogeneidade será avaliada com a estatística I2 . Uma elevada heterogeneidade será considerada quando I2 for superior igual ou superior a 50%. Considerando a grande heterogeneidade metodológica de estudos observacionais, um modelo randômico será utilizado na metanálise.
- ItemAcesso AbertoManejo da mucosite oral através da fotobiomodulação: uma revisão narrativa da literatura(2023-06) Marquetto, Vitória Da Silva; Rados, Andreas Rucks Varvaki; http://lattes.cnpq.br/0527104217768424; Franco, Fabíola Rampanelli; Crespo, Gabriela UmpierreO câncer é uma doença crônica não transmissível, entendida como sendo problema de saúde pública, com magnitude epidemiológica, social e econômica, mais complexa dos últimos tempos. Para o tratamento do câncer existem quatro formas principais: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e transplante de medula óssea. O tratamento de doenças malignas com quimioterapia, radioterapia citotóxica e transplante de medula óssea, isoladas ou em conjunto, podem causar efeitos adversos que interferem na qualidade de vida do paciente, como é o caso da mucosite oral. A mucosite oral é uma resposta inflamatória tóxica e costuma causar dor intensa, lesões eritematosas, que podem progredir para úlceras levando à dificuldade na comunicação verbal, deglutição e higiene oral, favorecendo o surgimento de infecções oportunistas. Estudos afirmam que a fotobiomodulação favorece o aumento da produção do fator de crescimento endotelial vascular, resultando em angiogênese e melhora da microcirculação, contribuindo assim, para a cicatrização das feridas presentes, de forma acelerada. O presente estudo tem por finalidade apresentar protocolos de fotobiomodulação na prevenção e tratamento da mucosite oral através de buscas na literatura das seguintes bases de dados: Scielo, Cochrane Library, Google Acadêmico e PubMed. Não houve restrição de ano e idioma. A partir da busca na literatura, conclui-se que existem diversos protocolos para tratamento e prevenção da MO com FBM, além de vários tipos de aparelhos utilizados que trazem benefícios para analgesia e cicatrização das lesões quando comparados com a não utilização da FBM.
- ItemAcesso AbertoManejo de usuários autistas no atendimento odontológico: uma revisão da narrativa da literatura(2023) Castoldi, Silas Piccinini; Rados, Andreas Rucks Varvaki; http://lattes.cnpq.br/0527104217768424; Teixeira, Mauricio Fernando Nunes; Dhein, GiseleO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como uma condição neuropsiquiátrica que engloba uma ampla variedade de distúrbios de socialização e desenvolvimento denominados Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Não tem cura, porém o correto manejo facilita a convivência dos autistas com essa condição. Estudos realizados nos últimos anos têm mostrado um aumento exponencial no número de pessoas com TEA, se mantendo a proporção de uma menina para cada dois meninos. A etiologia do autismo ainda não é plenamente conhecida, mas está fortemente relacionada com fatores genéticos e ambientais. As principais características clínicas do TEA são o prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O TEA não manifesta nenhuma característica física ou anatômica anormal nos usuários acometidos. Dentre as principais características bucais, se pode citar grande presença de biofilme, alta prevalência da doença cárie, doenças do periodonto e mal oclusões. Secundariamente, podem estar presentes xerostomia e hipossalivação, e problemas de coagulação, devido ao uso de medicamentos. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5, o TEA pode ser subdividido em três graus, de acordo com o nível de autonomia que o indivíduo desenvolve. O diagnóstico só pode ser definido a partir dos dois anos de idade e se dá a partir da observação de características comportamentais. O Cirurgião-Dentista não está habilitado para diagnosticar o TEA, mas deve saber identificar os sinais, orientar a família e construir um plano de tratamento adequado. Para o diagnóstico de autismo, devem ser identificadas pelo menos três características dominantes, sendo duas sociais e ao menos uma de comunicação e/ou comportamental. Dentre as técnicas de manejo, estão o planejamento de atividades com a equipe multiprofissional e a família, na identificação de gatilhos e no condicionamento comportamental através da Análise do Comportamento Aplicada, organização adequada do ambiente do atendimento e a preservação de uma rotina. A metodologia escolhida foi a Revisão Narrativa de Literatura, com uma busca livre na literatura, em diversas plataformas, abrangendo estudos de 1943 até 2023, nos idiomas português e inglês. Além disso, os conhecimentos adquiridos sobre as técnicas de manejo de usuários com TEA foram aplicados na rotina clínica do especialista responsável por esses usuários, que atua no CEO do município (Lajeado-RS) e observados pelo estudante. Concluiu-se que ainda são poucos os estudos do TEA voltados para Odontologia, porém o crescente número de diagnósticos de TEA reforça a importância do profissional estar preparado para o atendimento desses usuários. Mesmo não sendo tão específicas em questões odontológicas, a Psicologia e a Psiquiatria fornecem informações importantes para o Cirurgião-Dentista. A observação da aplicação das técnicas junto ao profissional que atende usuários com TEA no município foi de grande importância, pois vislumbra grande potencial de eficácia nos atendimentos, mesmo que não se tenha observado em procedimentos mais invasivos. Por isso, a realização deste trabalho trouxe grande crescimento pessoal e profissional.