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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Herber, Jane"
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- ItemOpen AccessO ensino de história e cultura afro-brasileira na EJA: estudo de caso em uma escola do Bairro da Paz – Salvador/BA(2024-10) MORAIS, ROSSIVAL SAMPAIO; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; Silva, Jacqueline Silva da; Volkmer, Márcia Solange; ARAÚJO, JURANDIR DE ALMEIDAA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que em suas especificidades tem muito a nos revelar. O presente estudo objetiva analisar como ocorre o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola da rede municipal de ensino de Salvador-BA. Para fazê-lo, houve utilização instrumentos técnicos para a produção de dados: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e o documento orientador sobre os Indicadores de Aprendizagem (Saberes da EJA), currículo normativo prescrito da rede municipal de ensino, além de um questionário com questões abertas e fechadas, que contou com a participação de 18 professores que atuam na EJA da escola em questão. Por meio da análise de conteúdo, identificaram-se contribuições relevantes nos documentos no que se refere ao ensino de história e cultura afro-brasileira. Percebe-se que, embora tenham algumas contribuições no currículo normativo da rede municipal de ensino, esse legado afro-brasileiro se apresenta em alguns componentes curriculares e inexiste em outros. Os professores apontaram a necessidade de revisão das ações relacionadas ao legado afro-brasileiro desenvolvidas na escola, uma vez que elas se concentram no mês de novembro e refletem o planejamento realizado pela instituição escolar, dessa maneira há a existência de temáticas concebidas como sensíveis ao serem trabalhadas em sala de aula. Diante disso, revelou-se uma necessidade de maior engajamento e articulação entre os diversos sujeitos da EJA para que o ensino de história e cultura afro-brasileira seja revisitado e possa ganhar maior destaque na modalidade de ensino.
- ItemOpen AccessO programa Bolsa Família dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará(2024-12-19) Pereira, Maria Beatriz Pacheco; Herber, Jane; http://lattes.cnpq.br/1293410066869605; Olegário, Fabiane; Vivian, Danise; Kaercher, Nestor AndréA dissertação é uma das exigências do curso de mestrado da Universidade do Vale do Taquari – Univates, na linha de pesquisa Ciências Sociedade e Ensino. Foi realizada no Distrito de Mosqueiro, Região Norte do Pará, na Metrópole de Belém tem como tema: O Programa Bolsa Família dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará. A investigação teve como objetivo geral identificar o impacto do Programa Bolsa Família no desempenho escolar dos alunos do 9º ano. A pesquisa qualitativa exploratória, se aproximando de um estudo de caso, com abordagem qualitativa exploratória, os dados para a análise se originaram de questionário, a base metodológica se debruça na análise de conteúdo de Bardin (2016), emergindo as seguintes categorias: (1) O PBF: Aspectos quantitativos e socioantropológicos; (2) O PBF e a condicionalidade: frequência, evasão e justificativa de ausências, (3) O PBF e o desempenho escolar e (4) O PBF e a participação da família. Ao término desta investigação, entende-se que o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, estabelece regras, entre elas, a permanência dos beneficiários na escola, com isso busca minimizar a evasão, sem a preocupação com o desempenho escolar, o que é identificado a partir da análise dos dados. Enquanto que o Programa “Bora Estudar” do estado do Pará além da frequência considera a participação nas atividades escolares individuais e coletivas premiando os alunos que têm bom desempenho escolar contando com o apoio das famílias.