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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Machado, Neli Teresinha Galarce"
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- ItemOpen AccessAprendizagens em espaços não formais e o empoderamento feminino: um estudo de caso em uma associação da Região Amazônica(2018-08-07) Oliveira, Katiane Vargens De; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Schwertner, Suzana Feldens; Volkmer, Márcia Solange; Stering, Sílvia Maria Dos SantosO objetivo deste estudo foi compreender como as vivências possibilitadas pela Associação de Mulheres “Cantinho da Amazônia” (AMCA) contribuem para o empoderamento das mulheres pertencentes ao projeto. Trata-se de uma investigação que revela a importância dos espaços não formais de aprendizagem para a formação humana, especialmente no que concerne ao empoderamento feminino. A investigação ocorreu na AMCA com base na pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN 1994). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois grupos focais com nove associadas e a análise de documentos da associação como: atas, reportagens, fotografias e livretos. A revisão teórica acerca das aprendizagens em espaços não formais, sob a perspectiva do empoderamento feminino, foi determinante para o estabelecimento do contraponto entre essas teorias e o fazer concreto. Por fim, apresenta-se algumas (in) compreensões do que foi possível vivenciar no decorrer da pesquisa. Serão encontradas nesse estudo razões significativas que apontam para a necessidade de se promover cada vez mais espaços como este pesquisado, a fim de alavancar o empoderamento feminino e, assim, efetivar uma sociedade com equidade de gênero e social, uma vez que a AMCA é um espaço onde há interlocução de vozes femininas que se aproximam, solidarizam-se, compartilham alegrias e problemas cotidianos em um processo de fortalecimento mútuo. As ações da AMCA por si só não levam ao empoderamento, contudo, elas possibilitam momentos que podem ser pontes para que os sujeitos desenvolvam habilidades para adquirirem o empoderamento. Os processos de aprendizagem encadeados nesse espaço possibilitam avanços progressivos político-psicológicos que impulsionaram mudanças na vida social das associadas. Os processos educativos desenvolvidos na AMCA não se desenvolvem apenas nas vivências diárias, mas também na participação de encontros, feiras, oficinas, projetos sociais, capacitações. São oportunizados conhecimentos às mulheres para se qualificarem profissionalmente, tanto no aperfeiçoamento como na aquisição de novas técnicas e aptidões. A AMCA é a uma das poucas opções de trabalho remunerado para as mulheres do assentamento “Vale do Amanhecer”, tampouco há políticas públicas na região que qualifiquem especificamente as mulheres para o mundo do trabalho. Nessa direção, importante se faz refletir sobre a necessidade de constituir novas práticas e ampliar a reflexão sobre os caminhos das políticas públicas com o objetivo de qualificar as mulheres profissionalmente.
- ItemOpen AccessEnsino de história e articulação entre espaços formais e não formais de aprendizagem em Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil(2021-04) Santos, Claudiana Ribeiro; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Gois, Mariana Emanuelle Barreto De; Kreutz, Marcos Rogério; Hattge, Morgana DomênicaEnsinar História com vistas à construção da cidadania e a emancipação social, demanda criar espaços para que o estudante possa explorar e construir-se enquanto sujeito histórico. Dentro desse processo, a reflexão sobre o aperfeiçoamento nos processos de ensino e aprendizagem se torna indispensável, visto que a História se configura como uma ciência mutável, e se ela muda, as práticas pedagógicas também mudam. Assim, buscou-se, com esta pesquisa, analisar a percepção dos professores de História de uma escola de Ensino Fundamental, nos anos finais, de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil, sobre o uso de espaços não formais de aprendizagem na prática docente. O caminho metodológico utilizado para atender os anseios desta pesquisa é caracterizado pela abordagem qualitativa e documental. Na consecução dos dados, foram realizadas ponderações à Proposta Curricular Institucional e para atender aos anseios da pesquisa, realizou-se entrevistas semiestruturadas, com cinco professores do Colégio Municipal Evência Brito em Ribeira do Pombal, Bahia. Assim, emergiram dados que foram agrupados em três categorias. A primeira, intitulada O ensino de História em Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil, na qual se discorre sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam as práticas pedagógicas do ensino da História e as percepções dos professores sobre o ensino dessa disciplina. A segunda categoria, denominada, Quanto aos anseios dos profissionais de ensino, contemplou os desafios encontrados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular. Já a terceira, intitulada A utilização de espaços não formais de ensino e aprendizagem como estratégia de ensino para aulas de História, são discutidas as relações entre a educação formal, a escola, e a educação não formal, através dos espaços não formais de aprendizagem. Por meio do estudo, constatou-se que os professores possuem a visão de um ensino que promova a valorização e integração de todos os sujeitos enquanto construtores da História, com o resgate às vivências individuais e coletivas, com as suas interpretações, valores, códigos sociais e o respeito às diversidades. Nesse sentido, esses profissionais entendem que é importante a utilização de práticas pedagógicas que ultrapassem os muros da escola, estabelecendo uma intersecção com espaços não formais de ensino e aprendizagem, de modo que essa relação corrobora na conexão dos saberes e com isso ocorra uma aprendizagem mais qualificada.
- ItemOpen AccessEnsino do patrimônio cultural na Ilha de Mosqueiro, Pará: um estudo de caso(2024-10) Pereira, Francisco Antônio Almeida; Machado, Neli Teresinha Galarce; ttp://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Schwertner, Suzana Feldens; Herber, Jane; Lima, Fábio TeixeiraO presente estudo se debruça sobre a abordagem do patrimônio cultural no contexto educacional dos anos finais do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Inglês de Souza, situada na Ilha do Mosqueiro, em Belém, Pará. Reconhecendo a relevância do patrimônio cultural como elemento essencial na formação cidadã e na compreensão histórica, a pesquisa buscou investigar de que maneira esse tema é integrado às práticas pedagógicas da escola. O estudo se propõe, ainda, a identificar os desafios enfrentados pelos docentes na inclusão do patrimônio cultural em seus currículos, bem como as oportunidades para uma abordagem educativa mais rica e contextualizada. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia que se aproxima do estudo de caso, de natureza qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das práticas educativas em questão. A técnica de coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas com oito professores da referida escola e uma coordenadora pedagógica, visando capturar suas percepções, experiências e sugestões relacionadas ao ensino do patrimônio cultural. Onde foi possível identificar aspectos relacionados às respostas dos professores e da coordenação sobre a utilização do tema patrimônio cultural por componente curricular, a formação continuada dos professores, o acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o conhecimento dos patrimônios culturais locais, e as sugestões para trabalhar o tema em sala de aula. Constatou-se que os professores dos componentes de Língua Portuguesa, Artes e Geografia têm incorporado o tema em suas práticas, enquanto Matemática, Ciências e Inglês ainda não o exploram. A pesquisa também destacou a ausência de formação continuada específica sobre o tema e o acesso limitado dos professores ao PPP, identificando essas lacunas como barreiras significativas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais integradas e eficazes. Todavia, os professores demonstraram um conhecimento sólido sobre os patrimônios culturais de Mosqueiro, indicando um potencial subaproveitado. O estudo conclui que a promoção de uma abordagem interdisciplinar, fortalecida por formações continuadas e pela participação ativa dos docentes na elaboração do PPP, é vital para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo uma educação que prepara os estudantes não apenas para o domínio dos conteúdos, mas também para uma vivência cidadã plena e consciente.
- ItemOpen AccessEnsino e movimentos de aprendizagem - história dos espaços e das pessoas no bairro Santo Antônio, Lajeado, Rio Grande do Sul(2021-03) Heinrichs, Everline Luise; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Miorando, Tania Micheline; Kreutz, Marcos Rogério; Schwertner, Suzana FeldensOs espaços de um bairro reconhecidos e considerados significativos pela comunidade são como lugares de ensino, aprendizagem, proteção e afeto. Ensinar, aprender são movimentos que podem se dar em qualquer espaço e tempo, considerando as experiências diárias na comunidade e suas contribuições para o desenvolvimento integral do ser humano. Esta pesquisa analisou as percepções da comunidade acerca dos espaços de aprendizagem no bairro Santo Antônio, na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul. Os objetivos norteadores caracterizaram o contexto social, histórico e geográfico da pesquisa a fim de situar a comunidade e os espaços de aprendizagem; a investigação da história dos espaços de aprendizagem, a partir de diferentes fontes e documentos foi outro aspecto estudado; a análise dos espaços/lugares e das representações para a comunidade foi o ponto alto do estudo em questão. A pesquisa está caracterizada como qualitativa, de abordagem histórico-cultural, descritiva e de análise documental. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica da história oral, fazendo uso de entrevistas abertas, que foram previamente organizadas e executadas. Além dos gestores dos espaços de aprendizagem selecionados no bairro, foram feitas entrevistas com lideranças e moradores da comunidade que usufruem dos locais. Para a análise dos dados se fez uma aproximação com a análise de conteúdo e uso do software NVivo. Os resultados apontaram que os espaços coletivos, onde acontece o encontro com o outro, são aqueles de maior representatividade para a comunidade. São espaços que foram conquistados pela comunidade ao longo da sua história e que caracterizam-se como lugares de pertencimento, afeto e proteção, que inevitavelmente merecem ser cuidados e preservados pela coletividade e que ali corporifica sua representatividade social. É em torno deles que o bairro se constitui e os encontros nele promovidos resultam em experiências de ensino e de aprendizagem aos seus moradores.
- ItemOpen AccessMovimentos sociais, aprendizagem e mulheres do povoado de Coquelândia/Imperatriz/Maranhão(2016-08) Pinto, Rosyjane Paula Farias; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Machado, Neli Teresinha Galarce; Munhoz, Angélica Vier; Jasper, André; Witter, Nikelen AcostaEste trabalho notabiliza os movimentos sociais como espaços não-formais de ensino e aprendizagem, tornando-se ambientes propícios para a construção paulatina de novos e significativos saberes de luta e conscientização de mulheres quebradeiras de coco babaçu na busca de conquista de direitos, autonomia e qualidade de vida. Essa dissertação intitulada Movimentos Sociais, Aprendizagem e Mulheres do Povoado de Coquelândia / Imperatriz / Maranhão tem como objetivo geral verificar se os movimentos sociais, enquanto espaços não-formais de ensino e de aprendizagem possibilitam o empoderamento das mulheres quebradeiras de coco babaçu do povoado de Coquelândia no município de Imperatriz – MA. Os sujeitos da pesquisa foram dezessete mulheres quebradeiras de coco babaçu, moradoras do povoado de Coquelândia, pertencente ao município de Imperatriz/MA, inseridas no Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). A pesquisa delineada neste trabalho é de caráter etnográfico, com análise qualitativa, sendo que todos os registros foram feitos a partir da observação participante nos espaços do cotidiano das mulheres, em suas atividades de coleta e quebra do coco, assim como nos mais variados espaços de movimentação social, fruto da participação direta ou indireta no MIQCB. Para alcançar os objetivos fez-se também o uso de entrevista semi-estruturada e da história de vida. Os resultados obtidos demonstram que o movimento social, enquanto espaços não-formais de ensino e de aprendizagem, propiciam às mulheres quebradeiras de coco babaçu a garantir um identidade coletiva, elaborada e ressiginificada a partir das construções coletivas, possibilitando que essas mulheres garantam a identidade de ser mulher e quebradeira de coco e, principalmente, possibilitando-lhes a busca pelo empoderamento.
- ItemOpen AccessO ensino, as tradições e os saberes populares da comunidade de Mazagão Velho, Amapá, Brasil(2024) Mendes, Ivone Jacarandá Braga; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Olegário, Fabiane; Pires, Karen Daniela; Oliveira, Aldeni Melo DeA temática desta pesquisa centrou-se no estudo sobre as implicações no Ensino geradas pelas tradições e pelos saberes culturais em uma comunidade afrodescendente de Mazagão Velho, localizada no Amapá. A investigação proposta nesta dissertação teve como delineador o Ensino em uma comunidade afrodescendente e as tradições populares como perspectiva para uma leitura contemporânea dos saberes, como indicador da contextualização e vivência de alguns estudantes da Educação Básica na comunidade de Mazagão Velho/AP. Objetivou-se, nesta investigação, analisar de que modo a cultura e os saberes tradicionais referentes (a) e (da) comunidade de Mazagão Velho reverberam no Ensino das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Antonia Silva Santos. Para responder à problemática e aos objetivos propostos, a metodologia utilizada filia-se à abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de campo, com obtenção de dados analíticos e descritivos. Os dados foram adquiridos a partir de entrevistas com equipe gestora, por meio de questionários aplicados a 95 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e seis professores regentes das turmas envolvidas. Ainda, foi realizada a observação de narrativas do grupo focal, constituído por seis famílias pertencentes à comunidade escolar. No processo foi realizada a análise da produção dos desenhos com estudantes do Ensino Fundamental II e seus familiares e, por fim, da análise dos dados do diário de campo da pesquisadora. Os resultados enfatizam a relação dos envolvidos com o contexto identitário e cultural da comunidade de Mazagão Velho, bem como a construção e o avanço do conhecimento educacional sobre as temáticas culturais e os saberes referentes às tradições populares e a comunidade afrodescendente, com evidencias documentadas em seus festejos, culturas, saberes e tradições registrados neste investigação, além dos patrimónios e identidades significativas documentados através das narrativas, respostas, reflexões e desenhos dos sujeitos envolvidos nesta investigação. Ademais, como principais resultados, destaca-se as formas pelas quais a cultura mazaganense estabeleceu fronteiras e é distinguida pela diferença sobre o que separa sua identidade da outra, com elevações, comumente na forma de oposições. Por fim, esta investigação delineou exclusivamente um fragmento da história de Mazagão Velho e seu contexto educacional. A história de Mazagão Velho se reconstrói de forma transformadora absolutamente por sua multiplicidade de versões culturais de um povo histórico, um conjunto de uma memória cultural que continuamente se desloca no tempo e no espaço por meio das suas oportunas manifestações e práticas culturais dentro da sociedade. Palavras-chave: Cultura Popular. Descendente. Ensino. Identidade Cultural. Mazagão Africana.
- ItemOpen AccessTerritório etnoeducacional Timbira: o protagoniscmo étnico do povo Krikati da educação escolar indígena(2019-03) Dutra, Gildete Elias; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183; Machado, Neli Teresinha Galarce; Laroque, Luís Fernando da Silva; Kreutz, Marcos Rogério; Sousa, Fernanda BraboAnálise das contribuições do Território Etnoeducacional Timbira para o protagonismo étnico do povo Krikati no que diz respeito a autonomia de vivenciarem seus processos próprios de aprendizagem, por meio da escola, foi objetivo central deste trabalho. A política de Territórios Etnoeducacionais proporciona um novo cenário no protagonismo indígena, ao reconhecer as identidades étnicas e a possibilidade de uma gestão autônoma respeitando os processos de escolarização específica e diferenciada em consonância com as territorialidades indígenas. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores Krikati, lideranças políticas Krikati, lideranças indígenas do cenário regional e nacional, também com uma pesquisadora do povo Timbira. As entrevistas foram organizadas previamente e realizadas no período de março de 2018 a janeiro de 2019. Conforme a pesquisa, a implementação do Território Etnoeducacional Timbira ainda não se efetivou. No entanto, os espaços de diálogos criados no processo de implementação do Território Etnoeducacional Timbira, gestou discussões significativas e necessárias acerca da Educação Escolar Indígena. Dessa forma, os indígenas consideram que as discussões em torno da temática em estudo, é de grande relevância já que apontam caminhos para a participação indígena na tomada de decisões, tendo em vista, a efetivação de uma Educação Escolar Indígena específica doravante a implementação do Território Etnoeducacional Timbira. O protagonismo Krikati se dá à medida que buscam a efetividade de seus processos próprios de escolarização ao construírem seu Projeto Político Pedagógico, ao buscarem formação inicial e continuada de professores em espaços fora das instâncias do poder público, ao realizarem seminários para discutir a política de Territórios Etnoeducacionais, entre outras, bem como não desistirem de lutarem por direitos conquistados legalmente, e ainda não implementados pelo poder público.