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- ItemOpen AccessA produção e uso de material didático em EAD durante a pandemia da covid-19: operando com um arquivo a partir dos anais do CIAED(2022-11) Souza, Tiago Lobato De; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Hattge, Morgana Domênica; Horn, Cláudia Inês; Longo, Carlos Roberto JulianoO material didático é um importante recurso utilizado para o ensino em EAD e, durante a pandemia da COVID-19, se torna um instrumento didático-pedagógico essencial para realizar o ensino remoto. Desta forma, esta pesquisa possui como principal objetivo arquivar e analisar os trabalhos científicos que abordam o tema material didático em EAD e que foram publicados, durante os primeiros anos da pandemia da COVID-19, nos anais do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). Sendo assim, a investigação apresenta como problemática, investigar o que foi produzido academicamente sobre material didático em EAD, durante o contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil, já que tais materiais foram muito utilizados por professores, instituições e alunos nesse período. A base teórica-metodológica da pesquisa consiste em procedimentos arquivísticos, a partir do pensador Michel Foucault (2008a; 2008b) e de pesquisas e trabalhos sobre arquivo foucaultiano, realizados por Júlio Aquino e Gisela do Val (2018), entre outros interlocutores. Os procedimentos arquivísticos foram divididos em três etapas: rastreamento, arquivamento e análise. A partir do rastreamento realizado, foi construído um arquivo de 22 trabalhos científicos que possuem como objeto principal de estudo ou como relato de experiência, a produção ou/e o uso de materiais didáticos em EAD. O processo de arquivamento ocorreu principalmente através de indagações que surgiram a partir do contato com os trabalhos rastreados e com a organização deste arquivo. Já os arquivamentos realizados, permitiram análises em torno dos setores educacionais envolvidos com a temática da contextualização da pandemia nos trabalhos, das mídias utilizadas como suporte, dos autores e obras referenciadas nos artigos, da avaliação da aprendizagem em materiais didáticos, etc. Como o objetivo das análises não era encontrar qualquer resultado ou conclusão definitiva, tem-se a produção de um arquivo que visibiliza de que modo esses trabalhos científicos mostram o que foi e está sendo real
- ItemOpen AccessAmbiente virtual de ensino e aprendizado Moodle: funcionalidades da plataforma na compreensão de estudantes do IFRS Campus Bento(2022-10) Prá, Ivan; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Bersch, Maria Elisabete; Hattge, Morgana Domênica; Loureiro, Carine BueiraO emprego de tecnologias em sala de aula é um tema recorrente em diversas pesquisas nas últimas décadas. Entre os diversos temas ligados às TICs, os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) podem aproximar as aulas presenciais num ambiente virtual, tornando-se um centralizador das informações no ciberespaço escolar. Possibilitam a apresentação do plano de ensino, materiais de aula e atividades, que podem ser acessados de forma síncrona e/ou assíncrona, proporcionando um ambiente organizado para a prática pedagógica. Esta pesquisa foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo Espaço Movimento (CEM/CNPq), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Tem como lócus, estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Bento Gonçalves nos componentes curriculares: Introdução à Computação, Laboratório de Algoritmos e Informática Instrumental, ministradas no Curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no de tecnologia em Logística. O objetivo da investigação foi analisar de que modo e quais funcionalidades presentes no ambiente virtual, na perspectiva dos estudantes, auxiliam no seu processo de aprendizagem. O estudo utilizou como metodologia de pesquisa a abordagem de método misto (qualitativa e quantitativa) e como instrumento de investigação, formulários eletrônicos. A partir dessa abordagem traçou-se os percursos da pesquisa: i) caracterização e descrição das funcionalidades que podem ser utilizados no AVEA Moodle; ii) configuração de salas virtuais no AVEA Moodle, utilizando as funcionalidades avaliadas no contexto de cada componente curricular; iii) Investigação das contribuições das funcionalidades do AVEA Moodle, no processo de ensino e aprendizagem. iv) construção de produto educacional com descrição das funcionalidades disponíveis no ambiente virtual de ensino e aprendizado da instituição. Por fim, os resultados da investigação mostraram as contribuições das ferramentas no ambiente virtual, revelando adequações ao ambiente, conforme apontado pelos estudantes.
- ItemOpen AccessAndarilhar por uma pedagogia que fale em nome próprio(2016-08) Crizel, Ana Paula; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Trata-se de fabular uma pedagogia que fale em nome próprio por meio de um andarilhar errante. Composição possível porque a pesquisa se fez em movimento afectado pelas obras de Francis Alÿs e de outros artistas errantes que têm no andar sua poética de trabalho. Obras-movimento que se misturam ao texto e sustentam o andarilhar, modo/método de deslocamento desta pesquisa. Andarilhanças que encontram na arte, na música, na literatura, na filosofia deleuzo-guattariana, na pedagogia, matéria para a composição de suas imagens-fábula, em que se tomou o território da pedagogia, ora como forma, ora como força, ora uma na outra, implicadas em deslocamentos no tempo e no espaço. Tal movimentação, mediante a noção de fabulação – potência falsificadora e produtora de uma memória de futuro –, aspirou a criar condições para a despersonalização de um território e daquele que o vive/percorre. Para isso, inventa-se Ela. Ela é as muitas vozes que dizem e se movimentam n’Ela. Movimentação que se faz por meio dessas imagens-fábulas que excedem o real porque, prenhes de um passado, desejam um porvir que movimenta o aqui-agora. Desse modo, as matérias- imagens-movimentos criam constantes novas posturas e modos de ocupar-habitar o território e, pelos entre-erros dos caminhos, fabulam uma pedagogia que fale em nome próprio.
- ItemOpen AccessBullying no ambiente escolar: uma análise a partir da produção acadêmica na área de ensino no Brasil(2024-07-21) CARNEIRO, NÚBIA CÉLIA; DHEIN, GISELE; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Schwertner, Suzana Feldens; Vivian, Danise; LASTA, LETÍCIA LORENZONIDada a importância de compreender a problemática do bullying no ambiente escolar, este estudo investigou em dissertações de mestrado da área de Ensino, o que vem sendo produzido acerca do bullying no ambiente escolar. Esta investigação teve como objetivo rastrear na base de dados da CAPES, no período entre 2016 e 2022, as dissertações de mestrado que abordassem o tema bullying na escola. Foram utilizados como descritores: bullying no ensino fundamental; bullying no ambiente escolar; bullying no contexto escolar; e, na última busca, apenas o descritor bullying. Foram encontradas 695 dissertações. Depois de avaliar os resumos, foram filtrados somente as relacionadas ao Ensino. Após estes recortes, foram encontradas catorze (14) dissertações na área de Ensino, das quais emergiram nove dimensões de análises: a) Modo como é caracterizado o bullying entre os autores/agressores; b) Modo como é caracterizado o bullying entre as vítimas/alvos; c) Violência de forma velada/sem motivação; d) Efeitos do bullying na relação entre pares; e) Sentimentos das vítimas que sofrem bullying; f) Sentimentos dos agressores ao praticarem bullying; g) Tipos de bullying mais prevalentes; h) Preconceito no ambiente escolar como gerador de bullying; i) Espectadores de bullying. A análise destas dimensões apontou as seguintes conclusões: o tema bullying tem sido abordado em diferentes áreas do conhecimento, o que mostra que se trata de um assunto bastante polissêmico; há muitos estudos sobre o bullying sendo realizados em todo o mundo, mas parece que ainda não são suficientes, visto que a incidência de bullying tem aumentado nas escolas; há diferentes entendimentos e perspectivas teóricas sobre o bullying, que têm tentado compreender e se aprofundar nesse fenômeno; algumas pesquisas apontam ações pontuais que vêm sendo desenvolvidas nas escolas com vistas a combatê-lo. Por fim, o estudo não teve como propósito encontrar respostas ou soluções para o bullying no ambiente escolar, mas compreender melhor esse fenômeno, bem como, servir de ponto de partida para que outros estudos possam continuar sendo desenvolvidos.
- ItemOpen AccessCanto coral escolar: uma experiência estética e social(2018-10-29) Mestre, Francisco Paulo Rodrigues; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A presente dissertação de Mestrado tem por objetivo investigar o canto coral enquanto uma experiência estética e social. Desse modo, busca acompanhar uma oficina de canto coral escolar desde a sua formação, atentando para os processos de aprender e ensinar, resultantes de tal experiência, assim como a relevância da atividade no meio escolar. O problema de pesquisa aborda as seguintes questões: De que maneira a participação no coral escolar pode contribuir para o processo de experiência estética e social? Essa experiência pode resultar em rupturas na maneira de pensar, agir e se relacionar dos jovens cantores? Para tanto, parte-se de um breve percurso histórico da música no Brasil desde 1500 até sua efetivação na escola nos dias atuais. Toma como referenciais teóricos as obras que se aproximam do percurso da música brasileira, tais como as de Bruno Kiefer (1997), Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2008), Heitor Villa-Lobos (2009), Juzamara Souza (2004, 2014), Vera Lúcia Passagno Bréscia (2011), além de autores que ajudam a pensar as propostas e legislação que inseriram, retiraram, modificaram e retomaram o ensino de música na escola. Para a investigação, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, através de um grupo focal, com oito alunos entre os componentes do coral escolar da E.M.E.F. Dr. Jairo Brum na cidade de Guaporé, além da análise de materiais coletados em meio às entrevistas, anotações em diário de campo, fotos, áudios e vídeos. Ao final, foi possível perceber que a participação no coral escolar permitiu o empoderamento de alunos, no que diz respeito às habilidades auditivas e no cantar ou cantares como prova de capacidade outrora negada ou simplesmente ignorada.
- ItemOpen AccessCorpos en cena: o teatro como processo colaborativo de criação(2016-08) Schneider, Cristiane; Costa, Cristiano Bedin Da; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Costa, Cristiano Bedin Da; Bublitz, Grasiela Kieling; Schwertner, Suzana Feldens; Cardoso, Rosane MariaO teatro como processo colaborativo de criação integra esta dissertação do Programa de Mestrado em Ensino, do Universidade do Vale do Taquari Univates e apresenta um estudo sobre o teatro na escola, percebendo-o como uma experiência que ultrapassa as fronteiras da aprendizagem do fazer teatral. Ao compreender o teatro como uma fissura na forma tradicional de aprender, ele torna-se um “parêntese” no qual os sujeitos podem expressar-se de forma criativa. Desse modo, o presente estudo volta-se para o processo de criação realizado por um grupo de jovens que participa de oficinas de teatro numa escola de ensino privado de Lajeado/RS. Inicialmente, busca-se uma revisão bibliográfica acerca da relação entre teatro e escola, a partir de pressupostos teóricos que se fundamentam em Brook (2002), Spolin (2007), Stanislavski (2001), Schechner (2010), Icle (2010), Pereira (2010), entre outros. A fim de se aproximar desses processos, recorre-se ao diário de campo, às imagens e filmagens que possibilitaram registrar e analisar as observações realizadas nos encontros com esse grupo. Ao finalizar o estudo, avalia-se que o teatro na escola assume a função de formador e provocador de múltiplas experiências que envolvem a reflexão acerca das múltiplas tramas históricas, políticas e sociais que constituíram e constituem o teatro, a criação de diferentes práticas teatrais, bem como a possibilidade de afirmação das potencialidades artísticas dos envolvidos no fazer teatral.
- ItemOpen AccessDe figuras que invento: movimentos de professores no currículo da Educação Infantil(2016-09) Freitas, Francine Nara De; Ohlweiler, Mariane Inês; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A presente dissertação tem por objetivo pensar algumas práticas educacionais de professores no currículo da Educação Infantil, tomando como problema de pesquisa a seguinte questão: de que modos diferentes figuras de professor podem movimentar-se na produção do currículo da Educação Infantil? Trata-se de uma pesquisa cartográfica, orientada pelas pistas que surgiram ao longo do processo de investigação e aproximações de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e alguns de seus comentadores. Inicialmente, busca-se compreender e tensionar a produção do pensamento curricular no decorrer do tempo. Ao longo da investigação, inventam-se cinco figuras para pensar os movimentos das professoras que colaboraram com esta pesquisa: turista, rachadora, transbordante, devoradora e habitante. As figuras são ativas em si mesmas, e não simples produtos de relações ou conjuntos identitários; são, antes, brechas de produções discursivas que constituem cotidianamente as práticas pedagógicas. A partir da criação de tais figuras, busca-se dobrar identidades e representações, bem como percorrer movimentos e devires das professoras participantes desta pesquisa, em meio ao currículo da Educação Infantil.
- ItemOpen AccessDiscursividades sobre o corpo em produções acadêmicas da área de ensino: uma perspectiva arquivística(2024-02) Kich, Sabrina Raquel; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Olegário, Fabiane; Isse, Silvane Fensterseifer; Costa, Cristiano Bedin DaA presente dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino/Univates, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), está vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). A delimitação do tema, inicialmente, partiu do interesse da mestranda pelos estudos do corpo. Também contribuiu a proximidade do tema com os estudos de arquivo do filósofo Michel Foucault, realizados junto ao Grupo de Pesquisa CEM. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em Compreender de que maneira o corpo vem sendo pensado/dito/visibilizado nas produções acadêmicas da área de ensino do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período entre 2011 e 2023. Para contemplar o objetivo proposto, construiu-se um arquivo das discursividades em torno da noção de corpo, contemplando três etapas: 1. Rastreamento “bruto” das produções da área de ensino do catálogo da CAPES, a partir dos descritores “corpo”, “corpos” e derivados da palavra corpo: “corporeidade”, “corporal” e “corporais”, a fim de levantar as publicações de acordo com o período temporal utilizado. 2. Arquivamento das produções, por meio da criação de categorias. 3. Arquivização do material, que consistiu na criação de um modo inventivo de dar a ver o que foi produzido sobre o corpo, na área de ensino, utilizando como ponto de partida o trabalho minucioso do Atlas “Racionalidades educacionais (pós-)pandêmicas”, de Julio Groppa (Aquino, 2020, 2021). Nesse terceiro movimento, foram inventariadas oito categorias, a partir de 32 dissertações selecionadas, das quais, foram extraídos fragmentos, que foram organizados em textos e que constituíram o arquivo. Acredita-se que a visibilização dos fragmentos das produções acadêmicas, que, de algum modo, trazem o corpo para pensar, evidenciam o que está sendo dito sobre o corpo na área de ensino, bem como problematizam o fato de o corpo ainda ser pouco visível nas produções da referida área.
- ItemOpen AccessO ensino da arte luta capoeira no contexto escolar - desafios e possibilidades(2020-06) Azevedo Junior, Erni Soares De; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Hattge, Morgana Domênica; Isse, Silvane Fensterseifer; Pacheco, EduardoA presente dissertação de Mestrado tem por objetivo investigar o ensino da Arte Luta Capoeira e sua relação com o ambiente escolar. Desse modo, toma como problema de pesquisa as seguintes questões: De que modo o ensino da capoeira pode adentrar o espaço escolar? Quais os desafios e possibilidades do ensino da capoeira no ambiente escolar? A partir de tais questões, busca-se compreender o processo histórico de construção da Arte Luta Capoeira como possível prática educadora, assim como investigar vivências de ensinagem utilizando os elementos da capoeira. Os principais referenciais teóricos que serviram de embasamento para essa discussão foram Freitas (2007), Campos (2001), Silva e Heine (2008), Ponso e Araújo (2014), e Lima (2007), dentre outros, os quais se debruçam em torno de noções da Arte Luta Capoeira e/ou experiências de práticas vinculadas a esta arte. Para a investigação, foi utilizada a História Oral, com foco nas entrevistas narrativas realizadas com três professores de capoeira de escolas localizadas nas cidades de Fortaleza do Tabocão, Guaraí e Miracema do Tocantins, no Estado do Tocantins. Ao final, conclui-se que há um grande potencial pedagógico para o ensino da Arte Luta Capoeira no ambiente escolar. Contudo este potencial não garante a sua consolidação e manutenção no espaço educacional escolar.
- ItemOpen AccessEntre-infâncias: movimentos nômades do recreio infantil(2017-06) Pretto, Adriana De Oliveira; Costa, Cristiano Bedin Da; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Movimentos nômades de uma infância. Deslocamento, atmosfera, força, devir. Como? Deslocam-se como as dunas no deserto, como ventos que devastam. Paisagem que é sempre outra. Viajam? Atravessam distâncias, sem se arredar. Quilômetros sem desabitar. Viajam até quando estão parados. Um espaço liso que escoa do estriado, linhas que não são traçadas retas e que percorrem toda a dissertação: o que dizem as crianças em seus movimentos nômades? Como produzem fluxos em meio a devires-infantis? Cenário: recreio infantil de uma escola pública. Tablado: a força dos fluxos infantis. Atenta-se à passagem de um estado a outro, ao que pulsa, grita, ecoa, inspira, ondas de intensidade, sensações fugidias. Um cenário carregado de fragmentos nômades que possibilitam movimentar forças. Um palco cheio de vida, movimentos, risos, fluxos, vidências, expressões de pensamento. Abandono? De uma cronologia. Recusa-se o jogo do corpo exausto, disciplinado, caráter majoritário sugerindo outros possíveis sentidos. Estranha-se. Desautomatiza-se. Novas paisagens. Mapeiam-se, assim, outras possibilidades afetivas. Para tanto, recorre-se a algumas ferramentas conceituais produzidas e orientadas pelas pistas que surgiram ao longo do processo de investigação e aproximações de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e algumas de suas multidões. Pensar a infância por essa perspectiva é pensar numa suspensão de verdades, é estar atento às novas configurações contemporâneas, suspender tramas discursivas que constituem modos de ser e pensar, modos pelos quais temos produzido verdades e temos investido poderes na constituição de identidades-criança. O percurso desta pesquisa constituiu-se a partir do método cartográfico; a pesquisadora buscou estar atenta ao que um grupo de crianças diz e pensa, ao modo como o grupo movimenta nomadicamente o pensamento – isso não com o intuito de encontrar uma nova forma infância, mas outras formas, outras relações mais informes da infância. As linhas de escrita propõem-se a funcionar como entoados poéticos; a cada instante, tudo se renova, e a paisagem é redesenhada constantemente. Ao longo da investigação, fluxos, lampejos, escutas provocam movimentos convidando a ver a vida infantil como recriação de si, com todas as forças inventivas em constante devir.
- ItemOpen AccessEx-pôr-se à experiência: colecionar e narrar em meio à formação docente(2018-08-07) Zanotelli, Alissara; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Schwertner, Suzana Feldens; Ohlweiler, Mariane Inês; Adó, Máximo Daniel LamelaTrata-se de pensar a experiência, na experiência, com experiência, da experiência. Esta é, portanto, uma dissertação acerca da experiência, que, por não ser uma matéria individual, mas permeada por outros territórios, foi pensada juntamente com o ato de colecionar e com a narrativa de Walter Benjamin. O colecionador é aquele que pesquisa, ordenando sua coleção, mantendo-a como rastros do que pode ser inventado a partir da experiência. Colecionar torna-se, assim, o procedimento metodológico que impulsiona tal investigação; narrativa é a matéria por meio da qual se provoca a experimentação. Tomando como campo de investigação a formação docente, esta pesquisa procura narrar, inventar narrativas que emergem em meio a experimentações realizadas com uma turma de alunas da disciplina Estudos do Currículo, do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Permeadas pelos escritos de Walter Benjamin, bem como outros tantos autores como Giorgio Agamben (2013; 2005; 2010), Jorge Larrosa (2016), Charles Baudelaire (2009a, 2010), Honoré de Balzac (2009), Barbey D’Aurevilly (2009) e seus comentadores, as escritas narrativas materializam-se. A experiência torna-se o próprio processo de experimentar, inventar, narrar, colecionar. O que se compreende é que a experiência não pode ser adquirida, ela é o que nos perpassa e nos produz. Nesse sentido, ex-pôr-se, colecionando na formação docente, pode ser um ato necessário à existência da experiência.
- ItemOpen AccessExperiências visuais de sujeitos surdos: encontros com a fotografia(2016-05-03) Rodrigues, Aline; Hattge, Morgana Domênica; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Hattge, Morgana Domênica; Guedes, Betina Silva; Costa, Cristiano Bedin Da; Schwertner, SuzanaUm clique. Uma luz. Um registro. Um afecto. A fotografia a partir das experiências visuais. O que registrar surge do inesperado. Uma caminhada por instantes. Diante do sol, da chuva, do dia, da noite: uma vida. Caminhadas carto(foto)grafadas, buscando dar passagem ao que captura, na leveza dos acontecimentos, sob tentativas de desviar o tempo. Experiência que se faz e desfaz, entre meu corpo, sujeitos surdos, uma máquina fotográfica e movimentos. Nessa medida, o propósito desta pesquisa foi articular uma relação entre o caminhar como prática permeada por afectos e um olhar para as singularidades de sujeitos surdos, em meio a teorizações de filósofos da diferença, entre eles, Gilles Deleuze e Roland Barthes. Nesse trajeto, alguns rastros foram traçados, percebendo-se que um sujeito surdo pode ser pensado pela sua imprevisibilidade. O que o toca, toca-o de maneira singular, na potência da sua diferença, como um gesto criador de Caminhando, obra de Lygia Clark (1964). Às vezes, um sujeito inacabado, em movimento de constante recusa à fixação. Em muitas outras, apenas um sujeito capturado por linhas estratificadas. Ao finalizar a pesquisa, percebe-se que a entrega do sujeito é sempre algo difícil, de modo que, ao rastrear definições e representações, fixa-se mais na objetividade e brevidade.
- ItemOpen AccessA formação continuada para a docência da educação profissional: por onde caminha o IFRS(2021-04) Silva, Luís Carlos Cavalheiro Da; Hattge, Morgana Domenica; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Schwertner, Suzana Feldens; Horn, Cláudia Inês; Camargo, Edson CarpesEsta dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado Acadêmico da Universidade do Vale do Taquari, na linha Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação e teve como objetivo geral analisar como a Formação Pedagógica docente está sendo oferecida aos professores da Educação Profissional e Tecnológica em dois cursos de Especialização em Educação Básica e Profissional do IFRS nos Campi Caxias do Sul e Osório. Os objetivos específicos desse trabalho abordaram a) investigar os documentos legais, como leis, portarias, pareceres, e, em especial, os Projetos Políticos Pedagógicos dos dois cursos selecionados; b) analisar os currículos de ambos os cursos, a fim de perceber de que modo eles se estruturam e quais as contribuições para a formação docente da educação profissional e tecnológica; c) analisar os materiais colhidos, destacando os saberes docentes presentes em tais cursos e suas especificidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a análise documental. Os resultados do estudo demonstraram que a formação pedagógica continuada, ofertada por meio de curso de especialização, contribui para construção do saber docente. No entanto, percebe-se algumas fragilidades no atendimento das especificidades dos docentes da educação profissional, sendo a principal delas a invisibilização dessa modalidade educacional na estrutura curricular e na indicação da bibliografia básica. Por fim, considera-se importante a criação de um programa de formação continuada e permanente para todos os profissionais da educação, licenciados ou não, direcionada à construção do saber docente e coletivo para a EPT.
- ItemOpen AccessFormação de professores indígenas: travessia para um ensino diferenciado na aldeia Canela Ramkokamekrá(2019-04-04) Lobo, Marinete Moura Da Silva; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Esta pesquisa aborda as contribuições da formação de professores indígenas para o ensino diferenciado numa comunidade indígena. Para tanto, buscou investigar as licenciaturas interculturais das quais participam os professores da etnia Canela Ramkokamekrá, em seus aspectos de interculturalidade, bilinguismo e valorização do etnoconhecimento e da cultura local, bem como as contribuições dos referidos cursos para a efetividade da prática de ensino diferenciada dos professores acadêmicos das citadas licenciaturas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, documental e de campo, realizada a partir da observação in loco, sendo a entrevista semiestruturada e o diário de campo os principais instrumentos de coletas de dados. Os aportes teóricos da pesquisa incluem Luciano (2006), Grupioni (2006), Maher (2007), Lopes da Silva (2003), Candau (2005), os Referenciais para a Formação de Professores Indígenas, entre outros. Todos esses autores possibilitaram conhecer a educação escolar indígena e a Formação de Professores Indígenas enquanto uma educação específica e diferenciada preconizada pela legislação educacional em vigor. Os resultados das trilhas pela pesquisa de campo foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo, que permitiu inferir que a formação de professores indígenas é um grande ponto de partida na travessia para o ensino diferenciado, intercultural e bilíngue na escola indígena do povo Canela Ramkokamekrá da Aldeia Escalvado, localizada no município de Fernando Falcão - MA.
- ItemOpen AccessO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Barra do Corda (MA): Reflexões sobre a formação docente(2019-11) Almeida, Frairon César Gomes; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Hattge, Morgana Domênica; Horn, Cláudia Inês; Ghisleni, Ana CristinaO presente trabalho apresenta uma análise do Programa Federal, Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, no contexto do município de Barra do Corda/MA. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, a partir da seguinte problemática: o processo formativo oriundo do PNAIC tem contribuído para práticas diferenciadas de professores do ciclo de alfabetização? Qual a importância dessa qualificação profissional (PNAIC) para a formação docente? Para tal investigação foram utilizados os seguintes instrumentos: análise documental, observação, entrevistas e Rodas de Conversas. As participantes da investigação foram quatro professoras e uma gestora da escola Unidade Integrada Profa Otávia Bandeira localizada em Barra do Corda/MA. Os alicerces teóricos que fundamentaram o estudo foram os documentos legais que regulamentam o PNAIC, além de autores que sustentam o próprio Programa, tais como Vygotsky (1989), Ferreiro e Teberosky (1984), Tardif (2012) e Nóvoa (1992), entre outros. Embora o PNAIC seja fundamentado em quatro eixos - formação continuada de professores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliação; gestão, controle social e mobilização – a presente investigação tomou como foco principal o eixo da formação de professores, para os quais os demais se direcionam. Assim, destacam-se no Programa: a ênfase do trabalho do professor a partir de uma perspectiva reflexiva; as propostas de ensino centradas em um material pedagógico diversificado e lúdico; a importância da heterogeneidade de saberes. Por fim, conclui-se, a partir das falas das professoras participantes, que o PNAIC enquanto Política Pública contribuiu significativamente no que diz respeito a repensar as práticas do professor alfabetizador visto que trouxe em pauta, temáticas pouco exploradas e até mesmo desconhecidas por muitas dessas professoras. Entretanto, também foi possível perceber as fragilidades do Programa, o que decorre do fato de ser um Programa Federal, sujeito às decisões políticas e econômicas.
- ItemOpen AccessPráticas de gênero no currículo da Univates: uma perspectiva arquivística e imoralista(2019-12) Ribeiro, Inauã Weirich; Detoni, Priscila Pavan; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), no Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari – Univates, ao longo de 2018 e 2019. As atividades de estudos e investigação aconteceram junto ao Grupo de Pesquisa Currículo Espaço Movimento (CEM/CNPq), mais especificamente ao Grupo de Trabalho 2: Aprendizagem, Pensamento, Criação (GT2). A dissertação foi escrita em um tempo de discursos em torno de gênero, das relações nas quais foram(são) produzidos e/ou produzem(iram) tensionamentos entre os estudos de gênero e sexualidade e os campos da educação, ensino e currículo. Nessa macropolítica, tomou-se, de modo localizado, documentos oficiais da Univates como condições de possibilidade para a emergência de práticas de gênero, cuja proveniência (uma instituição de ensino superior) os faz produtores de um currículo. Nesse sentido, perguntou-se: De que modo o currículo da Universidade do Vale do Taquari – Univates, vem performando práticas de gênero? O método utilizado foi a genealogia inspirada nos estudos de Friedrich Nietzsche (1998) e Michel Foucault (2009). Em meio aos estudos genealógicos, tomou-se a noção de arquivo foucaultiana para a invenção de um procedimento experimental que foi chamado de Ruminar, cuja operacionalização funcionou por meio de um ‘poema da forma’ que vai se modificando ao longo do processo de escrita. Esse poema tomou como conceitos o ‘currículo imoralista’ de Sandra Mara Corazza e Tomaz Tadeu (2003) e ‘performatividade de gênero’ de Judith Butler (2017). O conceito de currículo imoralista funcionou no sentido de produção de problemas, buscando transvalorar os enunciados que circulam em torno de gênero na referida instituição; o conceito de performatividade de gênero foi tomado como um princípio organizador do arquivo analisado. Desse modo, teve-se como objetivo arquivar e arquivizar práticas de gênero presentes nos documentos oficiais da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Como resultados, produziu-se descritivamente um currículo imoralista composto pelos seguintes discursos: política afirmativa, linguagem, binariedade sexo-gênero, maternidade, estados civis, família, violência de gênero, masculinidade, banheiros. Os enunciados encontrados no arquivo foram organizados por meio de suas regularidades, suas repetições, com o intuito de visibilizar o modo como se proliferam, se modificam e compõem os percursos do habitar a instituição.
- ItemOpen AccessTemperenciar: experiências com os tempos da infância(2024) Sargenheski, Tainara Maria; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Silva, Jacqueline Silva da; Costa, Cristiano Bedin Da; Horn, Cláudia InêsUm segundo. Um minuto. Uma hora. Palavras que fazem parte do cotidiano dos seres humanos na contemporaneidade. Um tempo que dita onde devemos estar, onde estaremos e até mesmo o que faremos. Ao falar sobre os Tempos da Infância, penso nas rupturas que esse tempo é capaz de produzir, nos tempos metrados e cronometrados. Através dessas rupturas, acontecem as vivências e as experiências das crianças. Essa dissertação busca articular uma relação entre um tempo demorado e atento à riqueza das experiências das crianças, nas Escolas de Educação Infantil. Para discorrer sobre esse tempo, a escrita baseia-se em autores como Bergson (2022) e Kohan (2005; 2020), entre outros. Um envelope, uma folha envelhecida e uma caneta são utilizadas para trocar correspondências com um grupo de professoras de uma escola de Educação Infantil do norte do estado do Rio Grande do Sul. A temática de cada uma das cartas enviadas e recebidas discorrem sobre as formas de permitir a presença dos Tempos da Infância. Ao finalizar a troca de cartas com as professoras, é possível perceber que o tempo cronometrado faz parte do cotidiano das crianças e que é impossível esquecer-se dele. Entretanto, existem formas de permitir que os Tempos da Infância, esse tempo que é distinto para cada um, se faça presente na organização do espaço da sala de aula, no currículo escolar e, sobretudo, na prática diária docente. Um tempo para além dos segundos, minutos e horas, aberto a outras palavras como atento, demorado e heterogêneo. Um tempo infantil que brinca com o temperenciar no contexto escolar
- ItemOpen AccessTibuns com/no MAR (Museu de Arte do Rio) mediação e aprendizagem em um espaço poroso(2019-04-09) Díaz, José Alberto Romaña; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A presente dissertação partiu de uma doca de pesquisa, o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), para uma imersão no MAR – o Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2013, o MAR foi criado na perspectiva de constituir-se como um museu escola. Instalado em dois prédios – Pavilhão de Exposições e Escola do Olhar – constata-se nele um desejo de articulação, física e simbólica, entre os campos educacional e artístico. Mergulhar no MAR teve como propósito buscar compreender de que modo um museu pode tornar-se um espaço poroso, produtor de processos de aprendizagem. Aprendizagem, mediação, transcriação e porosidade tornaram-se as noções para operar esta investigação. Autores da Filosofia da Diferença, como Gilles Deleuze e Michel Foucault, assim como Sandra Corazza e Silvio Gallo, entre outros, serviram como aportes teóricos para o estudo. Por outra via, buscou-se também a aproximação de autores que têm se ocupado em estudar a instituição museu. Destacam-se aqui Carmen Mörsch, George Yúdice, Tony Bennett e Carol Duncan. A imersão no MAR consistiu em tibungar – processo que implicou mergulhar e retornar, ir e voltar, traçar mapas, tornando-se o próprio procedimento metodológico da referida investigação. Nessa perspectiva, tibungar possibilitou imergir em espaços ainda não pensados, marear territórios existenciais inéditos, acompanhar fluxos, agenciar novas relações com o outro e consigo mesmo. Os resultados da investigação ajudaram a compreender que práticas educativas inventivas, construídas por educadores/mediadores de museus, podem ser produtoras de novas experiências de ensinar e aprender. Além disso, apontaram para pensar o museu como um espaço poroso, capaz de produzir experiências com o seu público, seja ele professores ou demais envolvidos. Da mesma forma a investigação buscou destacar a relevância dos espaços não escolares - museus - para pensar a área de ensino, considerando a proposta de práticas pedagógicas que se dão entre museu-escola/professor-educador. Cabe, por fim, destacar que a presente dissertação foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil, sob o Código de Financiamento 001.