Psicologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia by browse.metadata.advisor "Carvalho, Cibele"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessEntre o inconsciente e a cultura: os efeitos (in)visíveis das normas sociais à luz da psicanálise(2025-06-23) Giovanella, Laira Giovana; Carvalho, Cibele; http://lattes.cnpq.br/2446726205884444; Ferrari, Jocieli; Dhein, GiseleO presente trabalho analisou a influência das normas culturais na constituição da subjetividade sob a perspectiva psicanalítica. A partir das contribuições teóricas de Sigmund Freud, a psicanálise é considerada uma ferramenta teórica para compreender como a cultura incide sobre o inconsciente e participa dos processos de subjetivação. O estudo teve como objetivo investigar de que modo valores, normas e expectativas sociais operam como instâncias externas que influenciam o desenvolvimento psíquico e a construção da identidade. Foi realizada uma revisão de literatura com abordagem qualitativa. Foram consultadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos de Psicologia (PePsic), plataforma CAPES e EBSCO, no período abrangido de 2005 a maio de 2025, utilizando os descritores: psicanálise; cultura e subjetividade. Inicialmente, foram identificados 28 artigos, dos quais 10 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados para análise e categorizados em quatro eixos temáticos: normas culturais e subjetivação; conflitos entre o eu e o coletivo; processos de identificação; subjetividade e resistência; efeitos psíquicos da subjetivação contemporânea. Os resultados evidenciaram importantes aportes teóricos para a compreensão da articulação entre cultura e constituição psíquica. Além disso, observaram-se ferramentas conceituais úteis para a análise da imbricação entre identidade e cultura, bem como lacunas nos estudos voltados a essa temática.
- ItemOpen AccessVozes submersas: narrativas de crianças pós desastre ambiental do Vale do Taquari(2024-11) Fiorin, Bruna Zanini; Carvalho, Cibele; http://lattes.cnpq.br/2446726205884444; Dhein, Gisele; Polonio, Denise FabianeO Rio Grande do Sul foi atingido por diversos desastres naturais entre 2023 e 2024, afetando centenas de pessoas e levando o estado a calamidade pública. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo escutar experiências, percepções e sofrimentos de crianças que foram impactadas pelas inundações. Participaram do estudo oito crianças, de 5 a 11 anos de idade. Para a coleta de dados foram realizados 04 grupos focais, com diferentes participantes em cada encontro, que ocorreram dentro do abrigo onde as crianças e suas famílias estavam residindo temporariamente. As temáticas abordadas foram saudades e vivências no abrigo. Foi utilizada a análise de conteúdo (Minayo) para a análise dos dados. Os resultados mostraram que houve uma amplificação da sensação de insegurança por parte das crianças, bem como o surgimento de sintomas importantes como o embotamento afetivo e comportamentos disruptivos. Da mesma forma, a perda da rotina e da noção de tempo cronológico causou uma desorganização emocional. Em suma, o estudo deu voz ao sofrimento enfrentado por crianças no pós-desastre e contribuiu para o entendimento de possíveis efeitos na saúde mental infantil no contexto de desastres naturais, bem como acerca da importância da realização de intervenções psicossociais com este público.