História
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing História by browse.metadata.advisor "Laroque, Luis Fernando da Silva"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessO Grupo dos Onze no Brasil e no Vale do Taquari(2014-06-05) Zonatto, Rejane; Laroque, Luis Fernando da SilvaOs Grupos dos Onze, organizados por Leonel Brizola, em fins de 1963, tiveram vida curta, foi um movimento em defesa da democracia brasileira, através da luta pelas reformas de base. Este movimento foi sustado quando os militares e a direita conservadora, em busca de aumentarem seu poder, entraram em confronto com a esquerda e deflagraram o Golpe Militar de 31 de março de 1964. Os Grupos dos Onze foram usados como subterfúgio para o alcance do poder, visto que se apoderaram deles para desencadear a campanha anticomunista a qual povoou o imaginário das classes conservadoras da época. Analisamos, neste trabalho, a formação dos Grupos dos Onze, com ênfase para o Vale do Taquari, onde também se disputava espaço político e a busca do poder, embasados em referenciais teóricos de Francisco Falcon (1997); Michael Foucault (2006) e Maria Helena R Capelato (1996). Como esta temática, na região em estudo, é nova partimos para o estudo de casos através de fontes orais e documentais como atas das câmaras de vereadores e processos indenizatórios. Dividimos o trabalho em três capítulos: o primeiro com os principais acontecimentos desde a proclamação da república até o ano de 1979 com a lei da anistia; o segundo pontua a formação e o fim dos Grupos dos Onze por meio da busca do poder pelas elites e o terceiro busca elucidar se Grupos dos Onze se formaram na área de pesquisa e o imaginário que se constituiu sobre eles.
- ItemOpen AccessA infância desvalida: abandono de crianças na Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre (1840-1880)(2014-06-05) Ritter, Deisi Carolina Da Silva Prado; Laroque, Luis Fernando da SilvaEsta monografia versa sobre a infância, principalmente no Brasil e no Rio Grande do Sul no século XIX. Enfatizamos especificamente a história das crianças abandonadas na roda dos expostos e na casa da roda da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os referenciais teóricos metodológicos de Burke (1992), Foucault (1977 e 1979), Faria (1998), Venâncio (1999 e 2002a e 2002b), Centurião (1999), Meneses (1998) e Marcílio (2006a e 2006b) embasaram a análise das fontes bibliográficas que abordam a temática e fontes documentais, dentre estas ressaltamos as atas e os requerimentos. Através deste estudo buscamos analisar as motivações para o abandono das crianças, bem como observar a etnia e classe social a que pertenciam.
- ItemOpen AccessO município de Teutônia: o histórico do processo emancipacionista(2014-06-05) Campos, Carlos Henrique; Laroque, Luis Fernando da SilvaEste trabalho tem por objetivo estudar e analisar o histórico de como ocorreu a emancipação do município de Teutônia, situado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda as décadas de 1960 a 1980, período de Ditadura Militar no Brasil, mencionando as origens da região estudada, contemplando as ocupações desse território pelos indígenas e a colonização pelos imigrantes. Como metodologia de pesquisa utilizou-se as fontes bibliográficas, a base histórica da colonização e formação da região em que atualmente se localiza Teutônia. Além disso, foram utilizadas as fontes documentais e entrevistas com pessoas envolvidas no processo de emancipação de Teutônia. Como metodologia de História Oral, utilizou-se de José Carlos Sebe Bom Meihy (2002); Paul Thompson (2002); e Jacques Le Goff (2003). Os teóricos referidos foram Giovanni Levi (1992); Francisco Falcon (1997); Raymundo Faoro (1998, 2000); Jacques Revel (1998); e Michel Foucault (2002). Dentre os resultados apresentamos uma análise do processo emancipacionista do município de Teutônia no intuito de entender as questões que giram em torno da emancipação, como as tentativas anteriores de emancipação, as campanhas no plebiscito, além da campanha eleitoral para a primeira eleição municipal após a emancipação.
- ItemOpen AccessViajantes e negros no Sul do Brasil: contando uma história do século XIX(2014-06-05) Rodrigues, Giseli Giovanella; Laroque, Luis Fernando da SilvaO presente estudo analisa os relatos sobre os negros nas áreas rurais e urbanas de viajantes europeus que percorreram os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais precisamente entre os anos de 1803 e 1887, teoricamente nos embasamos em aportes de Roberto Cardoso de Oliveira (1976), Fredrick Barth (1998), Philippe Poutignat e Jocelyne Streiff-Fenart (1998) e João José Reis (2000), para a análise das fontes documentais e bibliográficas. O trabalho considera o contexto histórico europeu e brasileiro, analisando o grupo étnico negro que ocupou as diferentes regiões dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul no século XIX. Constatando que tiveram grande importância para o desenvolvimento da sociedade sul brasileira tanto em meios rurais quanto em meios urbanos.