História
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando História por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 67
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA movimentação tropeira na abertura e consolidação dos caminhos meridionais do Brasil(2020-07-16) Weizenmann, Carlos Augusto; Lopes, Sérgio Nunes; http://lattes.cnpq.br/5426001321850076; Machado, Neli Teresinha Galarce; Laroque, Luís Fernando da SilvaA temática do tropeirismo até fins do século XX era pouco visada pela historiografia, e quando enunciada, aparecia como uma atividade subsidiária de uma economia principal da segunda metade do século XVIII, a da extração aurífera. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a implicação do Tropeirismo dimensionando o seu protagonismo na abertura e consolidação dos caminhos meridionais. Trata-se de uma revisão bibliográfica de pesquisa qualitativa. Desta forma, as reflexões iniciais giram em torno de como o tropeirismo pode ser estudado e representado em uma perspectiva historiográfica e literária a partir de diferentes aportes teóricos, expondo aspectos econômicos, políticos, arqueológicos, sociais e culturais. Além disso, a literatura e a música são analisadas enfatizando a representação de uma perspectiva estética desses agentes sociais que permeiam o mito fundador do homem sulino. Em seguida, o movimento tropeiro é abordado dentro de uma análise socioeconômica a partir do conceito de Sistema Social para compreender como é realizada a movimentação na formação do território meridional. Portanto, o trabalho divide-se em duas partes: a da abertura e consolidação de caminhos e o surgimento de cidades como Cruz Alta/RS, Lages/SC e Castro/PR.
- ItemAcesso AbertoA mulher na cidade de Lajeado/RS, na década de 1970, sob a ótica do jornal “O Informativo”(2023-07) Knecht, Luélen; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855; Volkmer, Márcia Solange; Lopes, Sérgio NunesNo século XX, ocorreram transformações significativas no Brasil devido à industrialização e urbanização, o que levou ao surgimento de ideias civilizadoras. Essas ideias estão associadas à moral, ética e aos valores internos dos indivíduos, assim como aos aspectos externos que se manifestam nas relações sociais. Segundo Norbert Elias (1994), o processo de formação do homem civilizado está ligado à capacidade de viver bem em sociedade. Desta forma, a fim de compreender o cenário de crescimento urbano e a as interações sociais que se configuram na cidade de Lajeado/Rio Grande do Sul, a partir da construção da BR-386, enfoca-se o figura feminina expressada em meio às páginas do jornal “O Informativo”. Diante disso, o presente trabalho visa analisar o universo feminino lajeadense, a partir do jornal “O Informativo”, após a inauguração da BR 386 (1970). Contextualizando os impactos urbanos e socioeconômicos que envolveram mulheres, buscar-se-á responder a seguinte questão: Quais são as características da imagem feminina expressas pelo jornal “O Informativo” na década de 1970? Assim, levantou-se a seguinte hipótese: Inicialmente, o jornal “O Informativo” representa a figura feminina lajeadense como objetos de desejo e beleza, reforçando a expectativa de que elas se enquadrassem nos papéis tradicionais de esposas, mães e donas de casa. No decurso, a mulher aparecerá desprendendo-se e buscando estar inserida na sociedade, mas ainda estará justaposta a uma representação da feminilidade associada à fragilidade, submissão e conformidade aos padrões estéticos da época. Aos poucos, começam a aparecer indícios de resistência e empoderamento feminino, através de discursos e narrativas que desafiaram essas representações estereotipadas e buscaram reivindicar espaços de poder e autonomia para as mulheres. Como proposta de trabalho, este estudo utilizou o recorte do jornal “O Informativo”, como fonte de análise e investigação. A metodologia utilizada é a qualitativa, a partir da análise das matérias publicadas durante os anos de 1970, 1975 e 1980 pelo periódico de maior circulação regional, além da revisão bibliográfica e levantamento de dados a partir das reportagens. De forma geral, ao observar os diferentes autores, como Norbert Elias, que se debruçam sobre o presente tema, entende-se que a sociedade e as relações humanas através de um ponto-de-vista, congregam uma perspectiva da psicologia, da sociologia e da história, pois todas as sociedades, ao longo do tempo, criaram normas e princípios com a finalidade de orientar as relações entre grupos e pessoas, o que denota que as demandas sociais de cada tempo histórico possibilitam transformações nos hábitos e costumes socialmente aceitos.
- ItemAcesso AbertoA presença da Península Ibérica nas correntes historiográficas sobre história medieval nos livros didáticos indicados pelo PNLD de 2020 para o 6º ano do Ensino Fundamental(2023-07) Kostolowicz, Bruno Franz; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855; Laroque, Luís Fernando da Silva; Lopes, Sérgio NunesPretende-se realizar uma análise teórico-metodológica dos capítulos relativos à Idade Média europeia de nove livros didáticos do componente curricular de História referentes ao sexto ano do Ensino Fundamental escolhidos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Procurou-se identificar a corrente historiográfica adotada pelos autores dos livros didáticos nos capítulos dedicados à História Medieval bem como verificar se a história medieval ibérica foi abordada. Caso essa possibilidade se confirme, analisam-se as temáticas apresentadas e as narrativas empregadas. Utiliza-se na metodologia a abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória e bibliográfica, esta na seleção de referencial teórico e na bibliografia dos livros didáticos. O referencial teórico é composto pelas obras de Barros (2012) - sobre a definição de termos como escola historiográfica - Barros (2010) - um histórico sobre a Escola dos Annales - Matos (2013) - uma síntese da Escola dos Annales - Burke (1992), uma obra teórica sobre historiografia e Júnior (2022), um texto sobre materialismo histórico. Chegou-se ao resultado de que a corrente historiográfica utilizada na totalidade dos livros didáticos é a Escola dos Annales. Também é notória a prevalência dos conteúdos relacionados à Idade Média da Europa Ocidental, dando a impressão de que a Idade Média foi um período consideravelmente homogêneo. Além disso, o medievo ibérico é abordado de forma insuficiente e a História Política predomina nas narrativas, dificultando assim a identificação da Escola dos Annales unicamente por meio dos trechos relativos à história medieval ibérica.
- ItemAcesso AbertoAbordagens da história ambiental no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul(2014-06-05) Kreutz, Marcos Rogério; Machado, Neli T. G.Ao longo da trajetória humana, o homem buscou lugares para viver, gerenciar e manipular, observando determinadas características ambientais, como: relevo, clima, hidrografia e vegetação, para satisfazer suas necessidades de subsistência. Esta relação homem/ambiente não foi diferente no Vale do Taquari/RS. Inicialmente a região foi ocupada por grupos de caçadores-coletores, cerca de 10.000 anos AP (Antes do Presente) e, mais tarde, no início da Era Cristã, por horticultores que se estabeleceram na região. Já no período colonial, o Vale recebeu imigrantes europeus e africanos, que se fixaram tanto nas planícies, mais ao sul, quanto no planalto, mais ao norte. O objetivo deste estudo visa reconstituir o cenário da ocupação humana, bem como os processos de apropriação do ambiente pelos grupos, e consequentemente o impacto ambiental, ocorrido no território da atual região geopolítica Vale do Taquari/RS. A reconstrução do ambiente pretérito dar-se-á a partir de pressupostos da História Ambiental, visto que ela insere a sociedade na natureza. Análises preliminares apontam que as áreas mais atingidas pela ação do homem na região foco do estudo, foram às planícies que estão localizadas próximas aos rios e arroios, utilizadas principalmente para a horticultura e agricultura.
- ItemAcesso AbertoArqueologia histórica no Vale do Taquari/RS: análise dos recipientes de vidro da casa comercial de Arnaldo Fensterseifer – Roca Sales/RS(2012-12-11) Gheno, Diego Antônio; Machado, Neli Teresinha GalarceEsta monografia analisa a coleção de recipientes de vidro coletados na antiga casa comercial de Arnaldo Fensterseifer, localizada em Fazenda Lohmann, Roca Sales/RS. Para tanto fez-se uso de bibliografias especializadas, centradas nas premissas da Arqueologia Histórica. O texto inicia abordando as potencialidades teóricas e metodológicas da Arqueologia Histórica, destacando como esta subdisciplina passou a ser aplicada em diferentes contextos, sempre relacionada a modelos teóricos mais amplos, como o histórico-culturalismo, o processualismo e o pós-processualismo. Além disso, esta monografia trata sobre os processos históricos relacionados às casas comerciais em áreas de imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul, salientando a importância que estes estabelecimentos tiveram como espaços de sociabilidade, destacando seus agentes sociais, e de desenvolvimento econômico regional, destacando suas diversas funções e produtos que comercializavam. Este capítulo pretende contextualizar o período de funcionamento da Casa Comercial de Arnaldo Fensterseifer, que esteve em atividade ao longo do século XX. Por fim, analisa os recipientes de vidro da coleção Casa Comercial Arnaldo Fensterseifer, discutindo sobre as fecundas interpretações que são possíveis através dos vestígios vítreos, estabelecendo um método analítico e contextualizando esta cultura material. Nesta etapa analisou-se 84 recipientes de vidro, sendo que a maioria possui rótulos e foi datada de meados do século XX. Como grande parte da coleção arqueológica Casa Comercial Arnaldo Fensterseifer é de recipientes de medicamentos, foi possível lucubrar sobre algumas práticas de saúde peculiares em Fazenda Lohmann, Roca Sales/RS. Neste âmbito, destacam-se as continuidades de práticas de saúde do século XIX.
- ItemAcesso AbertoA atividade tropeira em Nova Bréscia/RS (1930-1960)(2014-12) Knecht, Vianei; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855Esta monografia, intitulada A atividade tropeira em Nova Bréscia/RS (1930-1960), tem por objetivo resgatar a memória e a identidade tropeira, inserida na sociedade de Nova Bréscia, ao longo das décadas de 1930, 40, 50 e 60 do século XX. Pelo método da História Oral, é possível considerar que as características básicas da atividade tropeira em Nova Bréscia estão ligadas ao transporte de tropas e mercadorias, bem como aos laços de sociabilidade derivados da atividade. Quanto às referências metodológicas, foram utilizados autores como Jacques Le Goff (1990), Loiva Otero Félix (2004), John Thompson (1995), José Carlos Sebe Bom Meihy (2007) e Verena Alberti (2004).
- ItemAcesso AbertoCarreiras no Vale do Taquari: as corridas de cavalo em cancha reta(2014-11-28) Scherer, Emanuele Amanda; Laroque, Luís Fernando da SilvaO estudo trata das corridas de cavalo em cancha reta na região do Vale do Taquari e tem como objetivo identificar características e singularidades na realização de carreiras de cavalos, no que se refere a corridas em cancha reta, e suas contribuições para a formação histórica, social e cultural do Vale do Taquari. A pesquisa utilizou-se do método qualitativo e os procedimentos metodológicos consistiram em levantamento de fontes bibliográficas e documentais, elaboração de diários de campo e entrevistas com base na metodologia da história oral, com participantes das carreiras de cancha reta de alguns dos municípios das porções norte, centro e sul da região do Vale do Taquari. Os dados foram analisados embasados em aportes teóricos que estudam a cultura e a memória, tais como Barth ([1968] 2000), Geertz (1978), Santos (1983), Pollak (1989; 1992) e Nora (1993). As corridas de cavalo em cancha reta constituem uma tradição desde a introdução do cavalo no Rio Grande do Sul. Na região onde se localiza o Vale do Taquari, predominantemente formada por descendentes de imigrantes açorianos, alemães e italianos, as corridas de cavalo em cancha reta foram realizadas nos mesmos moldes das tradicionais carreiras das regiões de campanha, somente atualizando alguns dos seus elementos culturais.
- ItemAcesso AbertoColonização Germânica no Vale do Taquari: os colonos católicos de Santa Clara (século XIX)(2017-05) Weber, Simone Elisa; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Weizenmann, TiagoO presente trabalho consiste na pesquisa e análise sobre o histórico de colonização germânica no Vale do Taquari, enfocando-se a Fazenda Santa Clara, localizada atualmente no município de Santa Clara do Sul/RS, no século XIX. Buscou-se analisar diversas fontes históricas, encontradas em diferentes acervos no estado do Rio Grande do Sul, bem como analisar diversas bibliografias que tratam sobre a imigração e colonização. A partir destes estudos, foi possível observar o processo de colonização no Vale do Taquari, bem como a organização e constituição da Fazenda Santa Clara e de outras comunidades próximas, em suas primeiras décadas de ocupação. Investigou-se a forte presença de germânicos católicos nesta comunidade, buscando compreender as suas características religiosas e as relações inter-étnicas com as outras comunidades localizadas na proximidade. Objetivou-se, assim, contribuir para uma melhor compreensão destes processos históricos do Vale do Taquari e de Santa Clara do Sul.
- ItemAcesso AbertoO Combate do Fão no Rio Grande do Sul: um desdobramento da Revolução Constitucionalista de 1932(2014-06-05) Trombini, Janaíne; Laroque, Luís Fernando da SilvaEste estudo tem o intuito de analisar a Revolução Constitucionalista, ocorrida principalmente no Rio Grande do Sul e o Combate do Fão. Teoricamente nos baseamos em autores como Foucault (1979), Revel (1988), Falcon (1997) e Ribeiro Júnior (2001), para análises de fontes documentais e bibliográficas estudadas, mas recorremos também a metodologia da Historia Oral através de entrevistas. Este trabalho tem como objetivo estudar o Combate do Fão ocorrido em decorrência da Revolução Constitucionalista de 1932 no Rio Grande do Sul, em regiões que atualmente pertencem aos municípios de Fontoura Xavier, Pouso Novo e Progresso. O estudo está composto de três capítulos: o primeiro ressalta os antecedentes da Revolução Constitucionalista; o segundo, analisa os diversos levantes armado ocorrido nas localidades do Rio Grande do Sul em apoio à causa paulista; por fim, o terceiro trata especificamente do levante armado, conhecido como Combate do Fão.
- ItemAcesso AbertoContatos interétnicos: sesmeiros, fazendeiros, imigrantes alemães e indígenas Kaingang em territórios das bacias hidrográficas do Taquari-Antas e Caí(2015-07) Vedoy, Moisés Ilair Blum; Laroque, Luís Fernando da Silva; http://lattes.cnpq.br/6550642682865922Considerando a relevância da temática sobre a história indígena para a construção social do Rio Grande do Sul, bem como da invisibilidade histórica das populações indígenas, tanto antes como durante o contato com os europeus, principalmente em relação ao território localizado na bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e Caí, este trabalho busca revisitar este processo histórico. Objetiva-se com esta pesquisa compreender os contatos interétnicos envolvendo os Kaingang e as frentes do Estado Nacional brasileiro em territórios das bacias hidrográficas dos rios Taquari-Antas e Caí no século XIX, trazendo os Kaingang como protagonistas da história deste território. O estudo utilizou-se de fontes bibliográficas e documentais, as quais possibilitam visualizar o cenário do contato interétnico amparado por um referencial teórico sobre territorialidade, cultura, etnicidade e historiciadade indígena. Inicialmente apresentamos e analisamos o estabelecimento de fazendas em territórios da bacia hidrográfica do Taquari-Antas e logo após fazemos o mesmo para com o estabelecimento de colônias de imigrantes alemães como mecanismos das frentes de expansão do Estado Nacional brasileiro no século XIX, mas também contemplando o protagonismo indígena Kaingang. Por fim, o estudo deste cenário de contato entre indígenas e integrantes da frente de expansão no século XIX, demonstrou que, ao contrário das interpretações historiográficas que privilegiam em regiões do Vale do Taquari e Vale do Caí apenas os feitos dos colonizadores europeus ou descendentes destes, os Kaingang foram protagonistas diante da presença do outro em seu território.
- ItemAcesso AbertoO cotidiano da Inclusão Escolar: significados, discursos e práticas inclusivas no município de Arroio do Meio – RS(2017-05) Westenhofen, Élin Regina; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Hattge, Morgana DomênicaA política pública de Inclusão Escolar vem intensificando seu movimento ao longo das últimas décadas no Brasil. Ao mesmo tempo, a temática da Inclusão Escolar vem permeando as discussões docentes e da sociedade como um todo. Nesse sentido, a presente monografia busca compreender historicamente o processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, mas principalmente nas instituições escolares. Para tanto, busca através das legislações e bibliografias constituir o histórico brasileiro da inclusão escolar, perpassando as instituições especializadas e regulares. A partir dessa contextualização, objetiva-se compreender de que maneira os profissionais envolvidos diariamente com essas práticas entendem a Inclusão Escolar e questões pertinentes a ela - como os conceitos de deficiência, diferença e currículo. Neste sentido, é através de observações e entrevistas com professores e monitores do município de Arroio do Meio, das diferentes etapas do ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio que pesquisa busca alcançar esse objetivo, ao mesmo tempo em que pretende compreender as dinâmicas que ocorrem na Escola Especial da APAE, em que são atendidos alunos com deficiência. Essencialmente, o trabalho busca a escuta desses profissionais, para a partir de então, compreender suas ações e relacioná-las a contextos de maior amplitude, como as demandas neoliberais que vêm norteando os movimentos inclusivos.
- ItemAcesso AbertoCozer, guardar e servir: a cultura material do cotidiano no Sítio Pré-colonial RS T 101 – Marques de Souza/RS(2014-08-21) Schneider, Patrícia; Machado, Neli Teresinha GalarceEste trabalho tem como objetivo principal, caracterizar as vasilhas cerâmicas da coleção do Sítio RS T 101/Marques de Souza/RS. A análise será feita através do estudo da bibliografia referente a cultura material cerâmica arqueológica précolonial, principalmente o que concerne sobre conceituação, importância dentro do grupo que a produziu e metodologia de análise deste material, tendo como estudo de caso o sítio arqueológico supra citado. Através da metodologia analisada pretende-se inferir sobre a cultura material cerâmica, caracterizando-a quanto aos tipos de fragmentos, tratamento de superfície, número e tipo de vasilhas. Com a análise realizada concluiu-se que a coleção cerâmica do Sítio RS T 101, enquadrase na Tradição arqueológica Tupiguarani, subtradição corrugada, predominante na região sul do Brasil. A reconstituição a partir das bordas identificou 72 vasilhas diferentes que se enquadram principalmente nas classes 2b e 1a, principalmente utilizadas para servir, cozer e comer alimentos e nas pequenas para beber. Com as análises realizadas e os resultados alcançados espera-se contribuir na compreensão do cotidiano destes grupos, transformando os “cacos” em objetos concretos enquadrando assim o Sítio RS T 101 no complexo processo de expansão dos grupos tupiguarani pelo território nacional.
- ItemAcesso AbertoCultura açoriana em Taquari e Paverama: costumes e religiosidade preservados ao longo do tempo(2014-05-16) Silva, Cleidirose Da; Laroque, Luís Fernando da SilvaA cultura representa o modo de viver de cada povo, e pode ser representada através das crenças religiosas, hábitos e costumes, que são expressões culturais de cada grupo étnico. Este estudo tem como propósito analisar os elementos da cultura açoriana através da religiosidade, da alimentação e arquitetura. Para esse estudo nos baseamos em autores como Geertz (1989), Santos (1994), Barth (1998), Burke (2003) e Silva (2008), para análise das fontes documentais e bibliográficas estudadas, recorremos também a metodologia da História Oral através da realização de entrevistas. Este trabalho tem como objetivo enfocar, a partir de fontes documentais e bibliográficas e da História Oral, a continuidade de elementos da cultura açoriana, destacando a religiosidade, a alimentação típica açoriana e a arquitetura lusoaçoriana. Este estudo está composto de três capítulos: o primeiro trata da colonização açoriana no Rio Grande do Sul; o segundo, analisa a cultura açoriana a partir de aspectos gastronômicos e arquitetônicos; e concluindo, o terceiro capítulo aborda os aspectos religiosos, destacando-se as irmandades religiosas, a procissão de Corpus Christi e a festa em homenagem aos santos padroeiros das capelas e igrejas.
- ItemAcesso AbertoDe perto e de dentro: a Era Vargas vista através dos livros de tombo da paróquia Santo Inácio de Loyola de Lajeado(2014-06-10) Schnack, Mara Cristina; Dalmáz, MateusEsta monografia tem como objetivo analisar como a Era Vargas (1930 a 1945) influenciou o desenvolvimento religioso, social e político da cidade de Lajeado, através dos Livros de Tombo da Paróquia Santo Inácio de Loyola. O primeiro capítulo descreve o contexto histórico que o mundo, o Brasil e o Rio Grande do Sul viviam nesse recorte temporal; o segundo relaciona este contexto com o que era relatado pelos padres nos tombos, fazendo-se estimativas com relação à influência que o Estado Novo poderia ter exercido sobre as decisões tomadas localmente, ou seja, dentro da paróquia. Pôde-se constatar que houve uma grande ingerência da Igreja Católica sobre o cotidiano dessas comunidades, uma vez que o governo Vargas e a Igreja se propuseram à reaproximação que fora prejudicada pela Constituição promulgada já no fim do império no Brasil. Pôde-se também averiguar que as anotações dos párocos nem sempre foram ingênuas ou neutras, mas até denotam, por vezes, grande resiliência por parte desses religiosos, apesar de que a sua finalidade era simplesmente registrar os fatos ocorridos e as correspondências episcopais recebidas.
- ItemAcesso AbertoDiferentes abordagens historiográficas sobre a escravidão negra durante a “Revolução Farroupilha” (1835-1845)(2015-06) Venço, Andressa; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855A análise do negro no período revolucionário farrapo pode ser caracterizada como um assunto de extrema relevância para a compreensão da história do Rio Grande do Sul. Neste sentido, esta monografia desenvolve-se com o objetivo de analisar o papel do escravo negro no contexto da “Revolução Farroupilha” a partir de três abordagens historiográficas – metódica, marxista e annales, que servirão de base para a interpretação deste assunto, considerando autores embasados em cada uma destas correntes historiográficas. O tema central da pesquisa baseia-se na forma pela qual foi tratada a escravidão negra durante a “Revolução Farroupilha” pelas principais tendências da historiografia. Com isso, parte-se do pressuposto que para a historiografia tradicional o negro foi percebido através de aspectos políticos-militares, já a historiografia marxista abordou o assunto dentro de uma perspectiva socioeconômica e a história nova/annales fez uso de uma análise cultural. A partir do objetivo destacado, a pesquisa terá um enfoque de interpretação baseado em uma análise do contexto. Através de uma análise sócio histórica, serão discutidas correntes historiográficas que farão referência ao assunto, tornando possível a compreensão daquilo que se encontra implícito em suas teorias, em especial no que tange ao assunto, proporcionando o entendimento do que foi transmitido por aquele autor naquele momento.
- ItemAcesso AbertoAs “Diretas Já!” no jornal O Informativo do Vale de Lajeado (1984)(2014-12) Wagner, Daiani; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855Esta monografia analisa a visão do jornal O Informativo do Vale, de Lajeado/RS, sobre as “Diretas Já”, entre janeiro e abril de 1984. O trabalho se sustenta a partir de pesquisas bibliográficas e da metodologia de análise da imprensa como fonte e objeto de estudo para a história. Considera-se a hipótese de que o periódico veiculou, por um lado, um apoio cauteloso às eleições diretas para presidência da república e, por outro, uma adesão explícita ao movimento. A campanha pelas “Diretas Já!” reuniu políticos, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros em favor da emenda constitucional do deputado Dante de Oliveira (PMDB), que pleiteava eleições diretas para a sucessão presidencial que ocorreria no início de 1985.
- ItemAcesso AbertoDos Açores ao Vale do Taquari: aspectos da migração açoriana a partir das relações territoriais e ambientais na longa duração(2018-02) Rosa, Cibele Caroline Da; Laroque, Luís Fernando da Silva; http://lattes.cnpq.br/6550642682865922Por meados da década de 1740, moradores do conjunto de ilhas que formam o Arquipélago dos Açores solicitaram à Coroa Portuguesa que fosse realizada uma migração em massa de pessoas para a América portuguesa. A resposta da Coroa soou positiva e o Edital de 1747 dava conta de um grande processo migratório de açorianos para o Meridional americano, em fronteira com os espanhóis. Os primeiros açorianos instalaram-se na porção mais ao sul do território que hoje conhecemos por Região Vale do Taquari por volta da segunda metade da década de 1755. O trabalho tem como objetivo compreender o processo histórico da migração de açorianos ao sul do Brasil Meridional para o que atualmente corresponde a porção sul do Vale do Taquari, bem como analisar aspectos referentes às relações entre migrantes, território e meio ambiente. A metodologia é um estudo qualitativo a partir da análise de documentos, tais como correspondências oficiais entre a Provedoria Real e a Coroa, os registros de doação de datas de terras, a Relação de Moradores de 1784, diários de campo e entrevistas orais com onze descendentes de açorianos. Os procedimentos metodológicos versam acerca da revisão bibliográfica, levantamento de dados a partir dos documentos referidos e análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que a presença açoriana próxima ao rio Taquari se deu praticamente uma década antes da fundação da freguesia com o mesmo nome. Além disso, os registros de doações de terras permitem inferir sobre quem as recebia, demonstrando que não eram apenas casais de açorianos, mas filhos e agregados de casais também. Ainda, foi possível inquirir acerca da função da migração açoriana para as terras meridionais da América portuguesa, que, de acordo com revisão bibliográfica e análise das fontes, demonstrou que a migração foi estratégica para Portugal, na medida em que reforçava a presença lusa na região em disputa e ainda formava uma espécie de cordão de proteção em relação aos grandes criadores de gado. Ademais, foi possível perceber aspectos na longa duração associados à presença açoriana na porção sul do Vale do Taquari, onde o cultivo de mandioca e a religiosidade representam uma forte marca da herança açoriana.
- ItemAcesso AbertoEcumenismo no Vale do Taquari: memória e história – 1980-2000(2017-02) Ribeiro, Inauã Weirich; Lopes, Sérgio Nunes; Faleiro, Silvana Rossetti; http://lattes.cnpq.br/6745996813181945A pesquisa é uma monografia apresentada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do Curso de História, do Universidade do Vale do Taquari Univates, como parte da exigência para a obtenção do título de licenciada em História. O trabalho, com inspiração em Marc Bloch, buscou compreender o passado a partir do presente e o presente a partir do passado. A experiência com pastoral da pesquisadora levou-a a questionar a história do ecumenismo no Vale do Taquari. Percebeu-se que nada havia sido escrito sobre o assunto. O objetivo da pesquisa foi compreender a história do movimento ecumênico no Vale do Taquari, identificar lideranças e apontar as entidades ecumênicas da região. A metodologia foi qualitativa, usando a abordagem da História Oral. Os resultados encontrados mostraram que o ecumenismo no Vale do Taquari desenvolveu-se tardiamente em relação ao âmbito nacional. As ações entre padres e pastores começaram a acontecer na década de 1980, tendo seu ápice no início do século XX, e a estruturação do ecumenismo a partir do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC –, por meio do Centro de Estudos Bíblicos e do FEVT, tenha sido uma das causas do desenvolvimento do movimento na região. Conseguiuse apresentar o movimento ecumênico no Vale de três maneiras principais: a primeira se dá na relação de uma igreja com outra; a segunda, com o diálogo ecumênico das igrejas com a sociedade; enquanto que a terceira ocorre por meio de suas interfaces, sendo possível pontuar o diálogo inter-religioso, a Teologia da Libertação, a Pastoral Universitária Ecumênica – PASUNE – e o ensino religioso.
- ItemAcesso AbertoEducação patrimonial: projetos e ações oficiais do Vale do Taquari(2014-05-20) Ávila, Antonio Marcos De; Machado, Neli Teresinha GalarceEste trabalho tem como objetivo principal realizar um levantamento dei nformações junto ao Poder Público Municipal dos 36 municípios que compõem o ale do Taquari, a fim de identificar a existência de projetos e ações tomadas por stes que de alguma maneira promovam ou que venham a promover a prática de tividades no campo da Educação Patrimonial dentro dos limites do Vale. rimeiramente um levantamento de informações será feito junto as Secretarias de ducação, Turismo e Cultura dos 36 municípios do Vale do Taquari, com a inalidade de constatar a existência de tais projetos ou ações. Em um segundo omento será feita uma visita aos municípios que possuem exemplos concretos de ais projetos e ações, a fim de buscar dados e resultados para uma posterior análise ualitativa, e por fim estes dados colhidos serão analisados e tratados, e os esultados obtidos poderão ser usados para alavancar futuras discussões acerca do tema Educação Patrimonial no Vale do Taquari.
- ItemAcesso AbertoElites e formação de espaços regionais - análise de documentos de Taquari no século XIX(2018-08-28) Schmitt, Fernanda Chemin; Machado, Neli Teresinha Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183A criação da vila de Taquari em 1849, implicou na estruturação de um aparelho burocrático e administrativo e na atuação política de uma elite que passou a ocupar os postos de poder na câmara municipal. Tomando como ponto de partida a emancipação de Taquari, esta monografia apresenta a pesquisa realizada nas atas da Câmara de Vereadores, no código de posturas, no jornal O Taquaryense, datados da segunda metade do século XIX. Outras fontes documentais citadas neste trabalho são doações de sesmarias datadas dos séculos XVIII e XIX que se encontram no Arquivo Nacional. Dentre os objetivos deste trabalho está a compreensão das mudanças espaciais ocorridas no território de Taquari em seu processo de transformação de povoado à vila no ano de 1849. Com a análise documental foi possível identificar a existência de uma elite local anterior à fundação da vila, o que viabiliza a necessidade de compreensão das estratégias utilizadas pelos indivíduos que compunham a administração local na busca da manutenção do poder econômico, o domínio dos recursos naturais e o controle sobre o espaço geográfico. A metodologia utilizada é a qualitativa por meio da pesquisa dos documentos, as atas da câmara, o código de posturas e o jornal, além da revisão bibliográfica e levantamento de dados da referida documentação. Inicialmente apresenta-se a contextualização histórica sobre a formação de Taquari, considerando as mudanças ocorridas no território do país e do estado do Rio Grande do Sul e que, interferiram na forma como Taquari foi ocupada e colonizada. Em seguida, é feita a análise dos ofícios da Câmara de Taquari dos anos de 1849 a 1852, do código de posturas de 1899 e de matérias do jornal O Taquaryense. Com a investigação documental foi possível entender como a classe política de Taquari se apropriou dos espaços e contribui para a formação das cidades idealizadas pelo governo imperial e como a população foi monitorada e instruída a se comportar dentro destes espaços. Além disso, questões que envolvem a manutenção de poderes pelas famílias abastadas da região, preocupação com o crescimento da economia e com a mão de obra escravizada podem ser percebidas na leitura das atas da câmara de vereadores, revelando mais sobre a elite de Taquari/RS do período em questão.