História
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando História por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 67
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoArqueologia histórica no Vale do Taquari/RS: análise dos recipientes de vidro da casa comercial de Arnaldo Fensterseifer – Roca Sales/RS(2012-12-11) Gheno, Diego Antônio; Machado, Neli Teresinha GalarceEsta monografia analisa a coleção de recipientes de vidro coletados na antiga casa comercial de Arnaldo Fensterseifer, localizada em Fazenda Lohmann, Roca Sales/RS. Para tanto fez-se uso de bibliografias especializadas, centradas nas premissas da Arqueologia Histórica. O texto inicia abordando as potencialidades teóricas e metodológicas da Arqueologia Histórica, destacando como esta subdisciplina passou a ser aplicada em diferentes contextos, sempre relacionada a modelos teóricos mais amplos, como o histórico-culturalismo, o processualismo e o pós-processualismo. Além disso, esta monografia trata sobre os processos históricos relacionados às casas comerciais em áreas de imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul, salientando a importância que estes estabelecimentos tiveram como espaços de sociabilidade, destacando seus agentes sociais, e de desenvolvimento econômico regional, destacando suas diversas funções e produtos que comercializavam. Este capítulo pretende contextualizar o período de funcionamento da Casa Comercial de Arnaldo Fensterseifer, que esteve em atividade ao longo do século XX. Por fim, analisa os recipientes de vidro da coleção Casa Comercial Arnaldo Fensterseifer, discutindo sobre as fecundas interpretações que são possíveis através dos vestígios vítreos, estabelecendo um método analítico e contextualizando esta cultura material. Nesta etapa analisou-se 84 recipientes de vidro, sendo que a maioria possui rótulos e foi datada de meados do século XX. Como grande parte da coleção arqueológica Casa Comercial Arnaldo Fensterseifer é de recipientes de medicamentos, foi possível lucubrar sobre algumas práticas de saúde peculiares em Fazenda Lohmann, Roca Sales/RS. Neste âmbito, destacam-se as continuidades de práticas de saúde do século XIX.
- ItemAcesso AbertoUm espaço na pré-história do Vale do Taquari(2013-06-17) Wolf, Sidnei; Machado, Neli Teresinha GalarceToda atividade humana, em qualquer período histórico ocorre num espaço físico concreto. Esta monografia tem como objeto identificar e analisar a distribuição espacial da cultura material compreendida por fragmentos de cerâmica, evidências líticas e vestígios arqueofaunísticos, na Área 2 do sítio arqueológico RS-T-114, localizado no município de Marques de Souza/RS. Considerou-se a partir da proposta teórico-metodológica da Arqueologia Espacial, que um objeto isolado não significa nada, mas sim por uma gama relações com outros objetos, privilegiando o seu contexto. A análise baseou-se na distribuição intra-sítio das diversas vasilhas e suas funções, bem como do material lítico com marcas de fogo e uso. Os dados foram relacionados com a bibliografia sobre as áreas de atividade Guarani e a cultura material produzida e utilizada nelas. A coleção analisada contemplou 1380 fragmentos de cerâmica, 252 peças líticas e um vestígio arqueofaunístico. Foram identificadas vasilhas com a funcionalidade de: servir e consumir alimentos sólidos e líquidos, cozinhar alimentos e servir alimentos sólidos e líquidos. O material lítico apresentou evidências com marcas de fogo, polimento e uso. A distribuição espacial demonstrou que a maioria das atividades estavam ligadas diretamente a área de combustão. Entre as atividades identificadas está o cozimento e consumo de alimentos; o retalhamento de núcleos para obtenção de lascas bipolares e o acabamento por polimento a artefatos líticos e vasilhas cerâmicas. Espera-se ter contribuído para o entendimento espacial de um grupo pré-histórico Guarani.
- ItemAcesso AbertoEssa terra já era nossa: um estudo histórico sobre o grupo Kaingang na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul(2013-06-18) Oliveira, Marilda Dolores; Laroque, Luís Fernando da SilvaA ocupação Kaingang no Vale do Taquari antecede a imigração alemã e italiana, questão que geralmente não é abordada em livros publicados por autores que estudam a história da região. Este trabalho tem como objetivo analisar as constantes movimentações dos indígenas Kaingang durante a última década do século XX e primeira do século XXI. Como base teórica para análise dos dados estudados, utilizamos autores cujas obras puderam contribuir para as questões por nós pesquisadas, tais como Brandão (1986); Mussi (1999); Tommasino (2001) e Laroque (2005). Na pesquisa podemos constatar que os Kaingang que vivem na Aldeia Fochá em Lajeado, realizaram várias negociações com autoridades municipais visando ocupar parte do seu tradicional território, demonstrando com isto o protagonismo em sua historicidade. Ressaltamos, por fim, que com o intuito de não deixar cair no esquecimento a presença Kaingang, bem como seu retorno ao Vale do Taquari, nos propomos a desenvolver este estudo, com o qual esperamos contribuir tanto com informações sobre a diversidade cultural, como pela importância do grupo Kaingang como sujeito histórico para o Vale do Taquari e para o do Rio Grande do Sul.
- ItemAcesso AbertoNatureza e territorialidade: um estudo sobre os Kaingang das terras indígenas linha Glória/Estrela, por Fi Gâ/ São Leopoldo e Foxá/Lajeado(2014-03-27) Lappe, Emeli; Laroque, Luís Fernando da SilvaEste estudo trata dos Kaingang nas Terras Indígenas Linha Glória, em Estrela, Por Fi Gâ, em São Leopoldo, e Foxá, em Lajeado, abordando aspectos relacionados à natureza e a territorialidade Kaingang, sejam eles contemplando elementos culturais e sociais das famílias indígenas. Com base teórica utiliza-se autores como Seeger e Castro (1979), Brandão (1986), Little (1994), Castro (1996 e 2007), Tommasino (1997) e Diegues (2004). O trabalho foi realizado baseando-se em fontes bibliográficas, documentais, bem como recorrendo à metodologia da História Oral nas entrevistas com indígenas Kaingang e com os arqueólogos tanto da Região do Vale do Taquari como da Região Vale do Rio dos Sinos. Desta forma, aspectos territoriais, culturais e sociais e a relação do indígena com o universo cosmológico são objetos de investigação e análise visando apresentar as historicidades Kaingang nas três Terras Indígenas.
- ItemAcesso AbertoCultura açoriana em Taquari e Paverama: costumes e religiosidade preservados ao longo do tempo(2014-05-16) Silva, Cleidirose Da; Laroque, Luís Fernando da SilvaA cultura representa o modo de viver de cada povo, e pode ser representada através das crenças religiosas, hábitos e costumes, que são expressões culturais de cada grupo étnico. Este estudo tem como propósito analisar os elementos da cultura açoriana através da religiosidade, da alimentação e arquitetura. Para esse estudo nos baseamos em autores como Geertz (1989), Santos (1994), Barth (1998), Burke (2003) e Silva (2008), para análise das fontes documentais e bibliográficas estudadas, recorremos também a metodologia da História Oral através da realização de entrevistas. Este trabalho tem como objetivo enfocar, a partir de fontes documentais e bibliográficas e da História Oral, a continuidade de elementos da cultura açoriana, destacando a religiosidade, a alimentação típica açoriana e a arquitetura lusoaçoriana. Este estudo está composto de três capítulos: o primeiro trata da colonização açoriana no Rio Grande do Sul; o segundo, analisa a cultura açoriana a partir de aspectos gastronômicos e arquitetônicos; e concluindo, o terceiro capítulo aborda os aspectos religiosos, destacando-se as irmandades religiosas, a procissão de Corpus Christi e a festa em homenagem aos santos padroeiros das capelas e igrejas.
- ItemAcesso AbertoO nacionalismo cubano a partir dos poemas de José Martí(2014-05-16) Pires, Karen Daniela; Dalmáz, MateusEsta pesquisa aborda o nacionalismo cubano na obra “Versos Singelos” de José Martí. Desse modo, procuramos analisar a importância dos ideais nacionalistas de Martí para a concepção de “homem natural”. O estudo foi elaborado tendo como elemento principal os poemas e um suporte metodológico que trata da interpretação das fontes primárias a partir do contexto histórico de Cuba nos séculos XIX e XX e dos conceitos relacionados ao período. Utilizando-se desta fonte, buscamos salientar a relação entre história e literatura.
- ItemAcesso AbertoEducação patrimonial: projetos e ações oficiais do Vale do Taquari(2014-05-20) Ávila, Antonio Marcos De; Machado, Neli Teresinha GalarceEste trabalho tem como objetivo principal realizar um levantamento dei nformações junto ao Poder Público Municipal dos 36 municípios que compõem o ale do Taquari, a fim de identificar a existência de projetos e ações tomadas por stes que de alguma maneira promovam ou que venham a promover a prática de tividades no campo da Educação Patrimonial dentro dos limites do Vale. rimeiramente um levantamento de informações será feito junto as Secretarias de ducação, Turismo e Cultura dos 36 municípios do Vale do Taquari, com a inalidade de constatar a existência de tais projetos ou ações. Em um segundo omento será feita uma visita aos municípios que possuem exemplos concretos de ais projetos e ações, a fim de buscar dados e resultados para uma posterior análise ualitativa, e por fim estes dados colhidos serão analisados e tratados, e os esultados obtidos poderão ser usados para alavancar futuras discussões acerca do tema Educação Patrimonial no Vale do Taquari.
- ItemAcesso AbertoO negro taquariense: do escravismo ao abolicionismo(2014-06-05) Franz, Eloísa; Laroque, Luís Fernando da SilvaEste estudo aborda a escravidão no Rio Grande do Sul no século XIX. Desse modo, procuramos analisar a importância do trabalho escravo para o desenvolvimento da economia rio-grandense. O estudo foi elaborado a partir de diversas fontes, tendo como elemento metodológico uma vasta bibliografia - que trata sobre a questão da escravidão tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil - tomada em conjunto com outras fontes tais como jornais e cartas de alforria. Utilizando-nos destas fontes, procuramos analisar a supressão do tráfico negreiro e sua estagnação a partir da elaboração e promulgação de leis que vieram beneficiar os escravos, perceber o contexto das leis abolicionistas e refletir sobre as ações de liberdades.
- ItemAcesso AbertoO município de Teutônia: o histórico do processo emancipacionista(2014-06-05) Campos, Carlos Henrique; Laroque, Luis Fernando da SilvaEste trabalho tem por objetivo estudar e analisar o histórico de como ocorreu a emancipação do município de Teutônia, situado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda as décadas de 1960 a 1980, período de Ditadura Militar no Brasil, mencionando as origens da região estudada, contemplando as ocupações desse território pelos indígenas e a colonização pelos imigrantes. Como metodologia de pesquisa utilizou-se as fontes bibliográficas, a base histórica da colonização e formação da região em que atualmente se localiza Teutônia. Além disso, foram utilizadas as fontes documentais e entrevistas com pessoas envolvidas no processo de emancipação de Teutônia. Como metodologia de História Oral, utilizou-se de José Carlos Sebe Bom Meihy (2002); Paul Thompson (2002); e Jacques Le Goff (2003). Os teóricos referidos foram Giovanni Levi (1992); Francisco Falcon (1997); Raymundo Faoro (1998, 2000); Jacques Revel (1998); e Michel Foucault (2002). Dentre os resultados apresentamos uma análise do processo emancipacionista do município de Teutônia no intuito de entender as questões que giram em torno da emancipação, como as tentativas anteriores de emancipação, as campanhas no plebiscito, além da campanha eleitoral para a primeira eleição municipal após a emancipação.
- ItemAcesso AbertoA identidade criolla e a literatura hispanoamericana: uma revisão histórica(2014-06-05) Bald, Marcele; Machado, Neli Teresinha GalarceEste estudo pretende analisar as transformações históricas na identidade criolla através das produções literárias latino-americanas. A análise se iniciará com os primeiros escritos do século XVI, seguindo com as transformações ocorridas na literatura dos séculos XVII e XVIII, centrando-se em cronistas e escritores destes períodos. A pesquisa visa investigar a influência das transformações históricas sobre a construção da identidade criolla, salientando o uso das produções literárias destes três períodos como importantes fontes históricas, e como legitimação do surgimento de uma identidade criolla original.
- ItemAcesso AbertoA infância desvalida: abandono de crianças na Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre (1840-1880)(2014-06-05) Ritter, Deisi Carolina Da Silva Prado; Laroque, Luis Fernando da SilvaEsta monografia versa sobre a infância, principalmente no Brasil e no Rio Grande do Sul no século XIX. Enfatizamos especificamente a história das crianças abandonadas na roda dos expostos e na casa da roda da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os referenciais teóricos metodológicos de Burke (1992), Foucault (1977 e 1979), Faria (1998), Venâncio (1999 e 2002a e 2002b), Centurião (1999), Meneses (1998) e Marcílio (2006a e 2006b) embasaram a análise das fontes bibliográficas que abordam a temática e fontes documentais, dentre estas ressaltamos as atas e os requerimentos. Através deste estudo buscamos analisar as motivações para o abandono das crianças, bem como observar a etnia e classe social a que pertenciam.
- ItemAcesso AbertoViajantes e negros no Sul do Brasil: contando uma história do século XIX(2014-06-05) Rodrigues, Giseli Giovanella; Laroque, Luis Fernando da SilvaO presente estudo analisa os relatos sobre os negros nas áreas rurais e urbanas de viajantes europeus que percorreram os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais precisamente entre os anos de 1803 e 1887, teoricamente nos embasamos em aportes de Roberto Cardoso de Oliveira (1976), Fredrick Barth (1998), Philippe Poutignat e Jocelyne Streiff-Fenart (1998) e João José Reis (2000), para a análise das fontes documentais e bibliográficas. O trabalho considera o contexto histórico europeu e brasileiro, analisando o grupo étnico negro que ocupou as diferentes regiões dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul no século XIX. Constatando que tiveram grande importância para o desenvolvimento da sociedade sul brasileira tanto em meios rurais quanto em meios urbanos.
- ItemAcesso AbertoAbordagens da história ambiental no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul(2014-06-05) Kreutz, Marcos Rogério; Machado, Neli T. G.Ao longo da trajetória humana, o homem buscou lugares para viver, gerenciar e manipular, observando determinadas características ambientais, como: relevo, clima, hidrografia e vegetação, para satisfazer suas necessidades de subsistência. Esta relação homem/ambiente não foi diferente no Vale do Taquari/RS. Inicialmente a região foi ocupada por grupos de caçadores-coletores, cerca de 10.000 anos AP (Antes do Presente) e, mais tarde, no início da Era Cristã, por horticultores que se estabeleceram na região. Já no período colonial, o Vale recebeu imigrantes europeus e africanos, que se fixaram tanto nas planícies, mais ao sul, quanto no planalto, mais ao norte. O objetivo deste estudo visa reconstituir o cenário da ocupação humana, bem como os processos de apropriação do ambiente pelos grupos, e consequentemente o impacto ambiental, ocorrido no território da atual região geopolítica Vale do Taquari/RS. A reconstrução do ambiente pretérito dar-se-á a partir de pressupostos da História Ambiental, visto que ela insere a sociedade na natureza. Análises preliminares apontam que as áreas mais atingidas pela ação do homem na região foco do estudo, foram às planícies que estão localizadas próximas aos rios e arroios, utilizadas principalmente para a horticultura e agricultura.
- ItemAcesso AbertoAs famílias e seu lixo: Lajeado no contexto anterior à coleta pública(2014-06-05) Fernandes, Diéfersom André; Faleiro, Silvana RossettiA monografia trata sobre as práticas de descarte familiar do lixo e coleta pública dos resíduos sólidos domésticos. Seu objetivo é verificar os ‘modos de fazer’ com estes no momento histórico em que as famílias lajeadenses eram responsáveis por todas as etapas da gestão: a produção, consumo e descarte. Trata-se de um estudo que possui como recorte espacial os bairros Conventos e Centro entre as décadas de 1960, 70 e 80. Como perspectiva metodológica foi utilizada a História Oral Temática a partir da qual foram realizadas entrevistas com oito informantes, representando cinco famílias dos bairros listados. Também nos utilizamos de Atas da Câmara de Vereadores municipal referentes às décadas de 60 e 70.
- ItemAcesso AbertoO patrimônio histórico cultural e a representação simbólica: uma reflexão sobre os limites da história e o protagonismo dos historiadores(2014-06-05) Lopes, Sérgio Nunes; Machado, Neli Teresinha GalarceEste estudo analisa, ainda que parcialmente, o Patrimônio Histórico e Cultural na história do Brasil e os seus reflexos na História Regional. Refletiremos acerca do início do tratamento ao Patrimônio no país, seus avanços e percalços. Os principais passos legislativos são igualmente tangenciados. A constante modificação nos instrumentos legais, contudo, levaram a abordagem neste caso, a deter-se prioritariamente nas primeiras medidas no sentido de se amparar algumas ações no campo patrimonial. As considerações acerca das medidas já levadas a termo, referenciadas pela bibliografia, foram problematizas pelo viés do conceito de signo. Desta forma foi possível lançar um olhar sobre um caso concreto; a organização de uma Comissão Pró-instalação de um Museu no município de Arroio do Meio/RS. Através da análise das Atas da referida Comissão e da legislação municipal que destina um espaço específico para o referido empreendimento, procurou-se perceber os avanços e permanências em relação à própria definição deste tipo de instituição.
- ItemAcesso AbertoO Combate do Fão no Rio Grande do Sul: um desdobramento da Revolução Constitucionalista de 1932(2014-06-05) Trombini, Janaíne; Laroque, Luís Fernando da SilvaEste estudo tem o intuito de analisar a Revolução Constitucionalista, ocorrida principalmente no Rio Grande do Sul e o Combate do Fão. Teoricamente nos baseamos em autores como Foucault (1979), Revel (1988), Falcon (1997) e Ribeiro Júnior (2001), para análises de fontes documentais e bibliográficas estudadas, mas recorremos também a metodologia da Historia Oral através de entrevistas. Este trabalho tem como objetivo estudar o Combate do Fão ocorrido em decorrência da Revolução Constitucionalista de 1932 no Rio Grande do Sul, em regiões que atualmente pertencem aos municípios de Fontoura Xavier, Pouso Novo e Progresso. O estudo está composto de três capítulos: o primeiro ressalta os antecedentes da Revolução Constitucionalista; o segundo, analisa os diversos levantes armado ocorrido nas localidades do Rio Grande do Sul em apoio à causa paulista; por fim, o terceiro trata especificamente do levante armado, conhecido como Combate do Fão.
- ItemAcesso AbertoO Grupo dos Onze no Brasil e no Vale do Taquari(2014-06-05) Zonatto, Rejane; Laroque, Luis Fernando da SilvaOs Grupos dos Onze, organizados por Leonel Brizola, em fins de 1963, tiveram vida curta, foi um movimento em defesa da democracia brasileira, através da luta pelas reformas de base. Este movimento foi sustado quando os militares e a direita conservadora, em busca de aumentarem seu poder, entraram em confronto com a esquerda e deflagraram o Golpe Militar de 31 de março de 1964. Os Grupos dos Onze foram usados como subterfúgio para o alcance do poder, visto que se apoderaram deles para desencadear a campanha anticomunista a qual povoou o imaginário das classes conservadoras da época. Analisamos, neste trabalho, a formação dos Grupos dos Onze, com ênfase para o Vale do Taquari, onde também se disputava espaço político e a busca do poder, embasados em referenciais teóricos de Francisco Falcon (1997); Michael Foucault (2006) e Maria Helena R Capelato (1996). Como esta temática, na região em estudo, é nova partimos para o estudo de casos através de fontes orais e documentais como atas das câmaras de vereadores e processos indenizatórios. Dividimos o trabalho em três capítulos: o primeiro com os principais acontecimentos desde a proclamação da república até o ano de 1979 com a lei da anistia; o segundo pontua a formação e o fim dos Grupos dos Onze por meio da busca do poder pelas elites e o terceiro busca elucidar se Grupos dos Onze se formaram na área de pesquisa e o imaginário que se constituiu sobre eles.
- ItemAcesso AbertoO imaginário popular sobre a construção da linha férrea em Muçum-RS(2014-06-06) Baldasso, Jucéli; Dalmáz, MateusTrabalhar com o imaginário das pessoas é uma tarefa que exige dedicação e empenho, mas em contrapartida, é um trabalho gratificante e desafiador. A história oral possibilita uma interação entre entrevistador e entrevistado, onde o passado se recria a partir de histórias contadas. O maior objetivo do presente trabalho foi analisar a história da construção da Estrada de Ferro 491, no trecho que passa pela cidade de Muçum/RS, concluída no ano de 1978, através do imaginário da população muçunense que conviveu com esta época de profundas mudanças. Como fonte de pesquisa para a realização deste trabalho de monografia foi utilizada a metodologia da história oral. As entrevistas coletadas foram de pessoas que estiveram presentes nesta época em que a cidade passava por inúmeras transformações em seu perfil sócio-econômico, em virtude da construção da ferrovia, bem como com a chegada de um grande contingente de trabalhadores vindos com o Batalhão Ferroviário da cidade de Bento Gonçalves/RS, no ano de 1971, para auxiliar nos trabalhos de construção da referida Estrada. Diversas entrevistas foram coletadas, com alguns dos habitantes que presenciaram as mudanças e o crescimento que foi ocorrendo no município na década de 1970, em virtude desta obra. Foi possível constatar, através dos depoimentos colhidos, que nos anos de construção da EF – 491, a cidade de Muçum desenvolveu-se em diversos setores e teve profundas mudanças. A conclusão do estudo é que foram anos de crescimento, que marcaram para sempre a história da cidade e o imaginário da população local.
- ItemAcesso AbertoO processo de desaparecimento do trabalho das parteiras em Anta Gorda (1960-1975)(2014-06-06) Viecilli, Rafaela Moresco; Dalmáz, MateusO município de Anta Gorda, no Vale do Taquari, por volta de 1900, foi povoado por imigrantes italianos que escolheram o local para criar suas famílias com dignidade. Por muitas décadas a cidade foi evoluindo lentamente na economia, política, educação e saúde. As famílias de imigrantes tinham um grande número de filhos e estes passariam a fazer parte da mão de obra da lavoura e também da casa. Para o nascimento dessas crianças foi utilizado o trabalho das parteiras. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o processo de desaparecimento do trabalho das parteiras no município, relacionando tal processo à modernização vivenciada pela cidade. Mesmo com a chegada dos médicos no município, as parteiras exerceram grande importância até a década de 1970. Posteriormente, observa-se a decadência deste trabalho.
- ItemAcesso AbertoTerritorialidade Kaingang: um estudo histórico da aldeia Kaingang Linha Glória, Estrela – RS(2014-06-06) Silva, Juciane Beatriz Sehn Da; Laroque, Luís Fernando da SilvaEste estudo aborda a trajetória histórica do grupo que atualmente constitui a aldeia Kaingang Linha Glória, em Estrela, bem como a luta deste grupo para fazer valer seus direitos, sobretudo a questão do direito originário a terra. Como base teórica para a análise dos dados estudados, utilizamos autores cujas obras puderam contribuir para as questões por nós pesquisadas, tais como Barth ([1969] 2000), Seeger e Castro (1979), Brandão (1986) e Martins (1997). O estudo foi realizado baseando-se em fontes bibliográficas, material historiográfico (artigos, ensaios e dissertações de mestrado e doutorado) e em fontes documentais, tais como jornais e documentos do Ministério Público Federal. Além disso, nos utilizamos também da metodologia de História Oral durante a pesquisa de campo, tanto na aldeia de Estrela, como no contato com as autoridades ligadas à pesquisa. Desta forma, aspectos culturais, sociais e políticos como educação, saúde, legalização e ampliação da atual área de terras, e os impactos na aldeia decorrentes da duplicação da BR 386 serão objetos de investigação e análise. Todas estas questões estarão diretamente vinculadas à relação sócio-política-cosmológica do grupo com o território ocupado. Pretendemos, também, demonstrar os sentidos da territorialidade dos Kaingang da aldeia Linha Glória no atual espaço ocupado e como este grupo têm sido agente de sua própria historicidade, diante de realidades adversas como a duplicação da BR 386.