História
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Navegando História por Orientador "Weizenmann, Tiago"
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- ItemAcesso AbertoJogando com a história: diferentes possibilidades de aprendizagem(2017-05) Hüther, Sabrina Fabiola; Weizenmann, Tiago; http://lattes.cnpq.br/8435068751391530As aulas de História, assim como ocorre em aulas de Arte e de Educação Física, devem desencadear espaços de criação e de liberdade para construir a aprendizagem. Para que isso seja possível, é preciso repensar as práticas docentes, o que inclui revisitar as metodologias empregadas em sala de aula, buscando compreender se são adequadas para a construção ou não do conhecimento histórico. Portanto, é necessário evidenciar um programa de atividades didáticas que contemplem as diferentes formas de pensar e de articular o conhecimento. Na perspectiva da metodologia de ensino, o presente trabalho busca explorar a importância do uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de História. A partir disso, entende-se o jogo como uma ferramenta pedagógica importante e adequada, em contraposição ao conceito da aula tradicional. Por meio da aplicação de jogos em aulas do ensino fundamental, os resultados gerados a partir de estudos de caso serão percebidos sob perspectiva da análise qualitativa. A abordagem qualitativa proporcionará a melhor compreensão dos fenômenos que se pretende investigar, a partir de uma análise rigorosa e criteriosa desse tipo de informação, permitindo uma construção teórica mais aprofundada em relação à construção de estratégias educacionais aplicadas ao contexto do ensino de História. Dessa forma, pretende-se reconhecer como os jogos podem tornar as aulas momentos mais dinâmicos, de criação, nos quais os estudantes possam criar, desenvolver o raciocínio lógico, construir conceitos e argumentos, analisar e compreender fatos e informações históricas, desencadeando aprendizagem significativa relacionadas a práticas lúdicas. Os jogos escolhidos terão o intuito de fixar conceitos e ideias pré-exploradas durante as aulas, buscando proporcionar melhor compreensão por parte do estudante.
- ItemAcesso AbertoMemórias de um passado: o cotidiano escolar da comunidade Teuto-brasileira em Teutônia Norte (1940 – 1980)(2018-01) Kohl, Paulo Rogerio; Weizenmann, Tiago; http://lattes.cnpq.br/8435068751391530; Weizenmann, Tiago; Lopes, Sérgio NunesDesde o princípio da humanidade, o ensinar já se fazia presente. Nos primeiros tempos, o ensinamento era transmitido através da imitação, iniciando o que hoje conhecemos por educação. Até a sistematização da escrita, os mais novos imitavam os mais velhos e assim sucessivamente. A transformação da educação passaria por todos os períodos históricos, desde a Pré-história, até a contemporaneidade, cada qual com suas especificações. Nos anos de 1820, o Brasil passaria por mudanças significativas, no que diz respeito a população. Uma grande campanha de imigração passou a ser realizada com a finalidade de findar com a escravidão e findar o tráfico negreiro e branquear a população. As campanhas de imigração receberam adesão no continente europeu devido as transformações sociais que passaram a ocorrer, decorrentes da Revolução industrial. Neste sentido inúmeros imigrantes passaram a desembarcar no Brasil, entre eles os imigrantes alemães. Estes instalaram-se mais a região sul do território, nos atuais estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os imigrantes alemães desde o início tiveram de se adaptar as condições, que lhes era imposta, neste sentido, providenciaram a criação de igrejas e escolas comunitárias, propiciando a formação de um cotidiano escolar entre estes imigrantes. O cotidiano escolar é tema de estudo nesta monografia, o espaço a ser estudado refere-se a região norte do atual município de Teutônia, Rio Grande do Sul, nos anos de 1940 – 1980. Visando destacar este cotidiano, o uso de fotografias e relatos orais se faz presente sendo indispensáveis para a construção do enlace histórico entre o passado e o presente.