Design - TCC I
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design - TCC I por Orientador "Werlang, Luís André Ribas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoLá do Sítio Produtos Artesanais: análise de marca no âmbito da agroindústria familiar(2025-06) Brugalli, Luísa; Werlang, Luís André Ribas; http://lattes.cnpq.br/3385894601478875; Rosselli, Bruno Souto; de Souza, Raquel BarcelosEste artigo apresenta um estudo sobre a marca Lá do Sítio Produtos Artesanais, debruçando-se sobre a origem da marca, sua história, bem como desafios e oportunidades que surgem ao ser, recentemente, incluída no contexto de agroindústria familiar do Rio Grande do Sul. O principal objetivo foi compreender o cenário estadual do programa de agroindústria, bem como a percepção dos consumidores sobre os elementos visuais da marca, estabelecendo fatores de melhoria para um futuro redesign. A pesquisa, de natureza aplicada, foi realizada por meio de um questionário com 67 respondentes, divulgado por canais de comunicação da marca. Os resultados mostram que há uma valorização do público por produtos artesanais, assim como demonstrou a importância de uma identidade visual no reconhecimento do produto e na tomada de decisão de compra. Como pontos positivos podemos destacar a ilustração da casa centenária e o formato em como o rótulo é fixado junto ao pote, sugerindo que esses elementos sejam mantidos em um redesenho. Por outro lado, a legibilidade da fonte e o acesso às informações nutricionais são fatores de atenção. O estudo também comparou marcas do mesmo segmento e também cadastradas no Programa de Agroindústria Familiar, para que se possa visualizar como as marcas similares têm se posicionado. Conclui-se que há uma necessidade real de ajustes de alguns pontos da identidade visual da Lá do Sítio, e, espera-se que o artigo possa servir de inspiração para outras agroindústrias que desejam rever seus elementos visuais e se posicionar de forma estratégica para seus consumidores.
- ItemAcesso AbertoO impacto das redes sociais no branding e design gráfico de marca(2025-06) Bartz, Micaela; Werlang, Luís André Ribas; http://lattes.cnpq.br/3385894601478875; Brod, Rodrigo de Azambuja; Filho, Lúcio Siqueira AmaralAntes dominado por revistas, outdoors e televisão, o branding e o design gráfico das marcas passaram a ser fortemente moldados pelas redes sociais, que hoje ocupam um papel central na comunicação visual contemporânea. Este artigo teve como objetivo principal analisar como as redes sociais influenciam e moldam o branding e o design gráfico das marcas na contemporaneidade. A pesquisa explorou a relação entre os algoritmos, os formatos exigidos pelas plataformas e a atuação dos designers na construção da identidade visual das empresas. Por meio de revisão bibliográfica, observações práticas e análise de tendências, buscou-se compreender como a estética digital e os padrões das redes impactam a criatividade, a consistência visual e a percepção de valor das marcas. Como resultado, observou-se que, embora as redes ofereçam novas possibilidades de engajamento e inovação, também impõem limitações que desafiam a liberdade criativa e a experimentação gráfica, somando-se às pressões já existentes no cotidiano dos designers, como prazos apertados, demandas comerciais e, muitas vezes, a incompreensão por parte dos clientes em relação aos processos, ao tempo e ao valor do trabalho criativo. Esse conjunto de fatores contribui para a construção de um ambiente onde a criação visual precisa constantemente equilibrar originalidade, funcionalidade e expectativas externas. Conclui-se que o design gráfico atual precisa equilibrar apelo estético, performance digital e coerência identitária.
- ItemAcesso AbertoO poder dos mascotes: como personagens fortalecem a identidade das marcas(2025-06) Santos, Eduarda Rafaela dos; Werlang, Luís André Ribas; http://lattes.cnpq.br/3385894601478875; Brod, Rodrigo de Azambuja; Filho, Lúcio Siqueira AmaralEste artigo investiga o papel dos mascotes como ferramentas estratégicas no fortalecimento da identidade das marcas, analisando como personagens simbólicos contribuem para a construção de vínculos afetivos, diferenciação no mercado e fidelização do público. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de casos emblemáticos, como Zé Gotinha, Senninha, os Cavalinhos do Fantástico e CB (Baianinho). A partir de autores como Perez (2004), Wheeler (2008), Miguel (2012) e Bonfá e Rabelo (2009), o estudo examina os aspectos visuais, narrativos e culturais dos mascotes, avaliando sua capacidade de personificar valores institucionais, adaptar-se a novos contextos e gerar impacto comunicacional duradouro. Além disso, propõe critérios e diretrizes para a criação de mascotes eficazes, explorando seus usos institucionais, promocionais e interativos. Conclui-se que os mascotes, quando bem planejados e geridos, vão além da sua função decorativa, tornando-se ativos simbólicos com potencial para fortalecer marcas, comunicar valores e gerar identificação emocional. O artigo oferece, ainda, subsídios teóricos para o desenvolvimento futuro de um método de criação de mascotes no TCC II, consolidando sua contribuição ao campo do design estratégico.