Ciências Contábeis
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Browsing Ciências Contábeis by browse.metadata.advisor "Haberkamp, Angela Maria"
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- ItemOpen AccessAnálise da viabilidade econômico-financeira da implantação de uma indústria de confecção de lingeries no município de Putinga/RS(2014-05) Bregolin, Lisele; Haberkamp, Angela Maria; http://lattes.cnpq.br/2424803983275843O presente trabalho apresenta a análise de viabilidade econômico-financeira, da implantação de uma indústria de confecção de lingerie, no município de Putinga/RS. A análise de viabilidade se faz necessária pela importância do planejamento na busca da melhor alternativa de investimento, com o menor risco. O estudo tem como objetivo apurar o valor necessário para o investimento inicial, elaborar a projeção do fluxo de caixa, estimar a capacidade de geração de renda do empreendimento e analisar a viabilidade do projeto através do cálculo da TIR, VPL e payback. A metodologia empregada possui abordagem quantitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Serão elaborados alguns cenários que visam futuras incertezas quanto às variáveis internas e externas do empreendimento. Os resultados obtidos através do levantamento de dados e posteriores análises realizadas foram considerados satisfatórios pelo empreendedor, e conclui-se que o projeto é econômica e financeiramente viável.
- ItemOpen AccessControle de custos na gestão pública municipal de Boa Vista do Sul(2018-01) Griebler, Ana Caroline; Haberkamp, Angela Maria; http://lattes.cnpq.br/2424803983275843Diante da adoção do princípio da eficiência na área pública, verifica-se uma tendência de utilização de controle de custos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo identificar o custo por aluno que estuda nas escolas do município de Boa Vista do Sul. Para apuração dos custos, foi utilizado o sistema de custeio ABC. Os resultados mostram que o município gasta anualmente R$ 3.352.325,00 com a educação. Deste valor, R$ 1.844.768,00 são destinados para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias. Foi possível identificar o custo anual por aluno de R$ 8.425,00 na educação infantil, R$ 17.298,00 do 1º ao 4º ano e R$ 9.870,00 do 5º ao 9º ano. Foram destinados R$ 98.651,00 para a EMEF Daltro Filho, onde foi possível identificar o custo anual por aluno de R$ 9.316,00. Para a EMEF David Canabarro foi destinado o valor de R$ 94.540,00 e o custo anual por aluno ficou em R$ 5.169,00.
- ItemOpen AccessCusteio baseado em atividades: aplicação em uma empresa prestadora de serviços contábeis(2018-09-04) Poletto, Caren; Haberkamp, Angela Maria; http://lattes.cnpq.br/2424803983275843Esta pesquisa tem como objetivo calcular o custo por cliente de uma empresa prestadora de serviços contábeis, por meio da aplicação do método de custeio baseado em atividades (ABC). Caracteriza-se em uma pesquisa quantitativa e descritiva, que teve como base informações relativas à média dos custos diretos referentes a outubro, novembro e dezembro de 2017, a média dos custos indiretos, despesas e valor atualmente cobrado pelos serviços prestados, entre janeiro e dezembro de 2017 e a média do tempo empregado na prestação dos serviços por cliente de outubro, novembro e dezembro de 2017. A aplicação do método de custeio ABC possibilitou identificar as atividades desenvolvidas pelo departamento contábil, pessoal e fiscal. Identificar os direcionadores de custos e dos recursos, com a finalidade de atribuir os custos indiretos aos clientes. Desta forma, é possível evidenciar o custo de cada cliente, a sua lucratividade e com o cálculo do mark-up tornou-se possível calcular os preços sugeridos. Constatou-se que existem clientes em que o valor cobrado pelos honorários contábeis não cobre o seu custo, ou que possuem uma lucratividade muito baixa, porém o resultado geral da empresa em estudo é positivo. A implantação do ABC na empresa em estudo possibilitou maior exatidão no cálculo do custo da prestação dos serviços aos clientes.
- ItemOpen AccessEducação Continuada para profissionais de Contabilidade: análise da percepção dos estudantes e egressos de Ciências Contabeis da Universidade do Vale do Taquari - Univates(2023-06) Moratelli, Franciele; Haberkamp, Angela Maria; http://lattes.cnpq.br/2424803983275843; Feil, Alexandre André; Franke, Luciane; Teixeira, Bruno de MedeirosA contabilidade vem sofrendo diversas transformações ao longo da sua história. Junto com essa evolução, também ocorre a mudança do perfil do profissional contábil. Nesse sentido, a Educação Continuada surge como um programa de atualização para os profissionais que almejam boa qualidade dos serviços prestados e o atendimento das normas exigidas no exercício da profissão. Nesse contexto, esta monografia tem como objetivo conhecer a percepção dos estudantes e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES em relação ao Programa de Educação Profissional Continuada para profissionais de Contabilidade (PEPC). Inicialmente, foi feita uma revisão da literatura sobre temas que envolvem a contabilidade e o profissional contábil na atualidade e a Educação Profissional Continuada. O procedimento metodológico da pesquisa consistiu na aplicação de um questionário aplicado a estudantes matriculados no primeiro semestre de 2023 no curso de Ciências Contábeis da Univates e egressos do curso, tendo a participação de 104 respondentes. Os resultados da pesquisa revelaram que o PEPC é pouco conhecido, pois a maioria dos entrevistados (74% dos estudantes e 67% dos egressos) afirmaram que já ouviram falar do programa, mas somente 3% dos estudantes e 11% dos egressos afirmaram que o conhecem bem. Apesar disso, ambos os grupos acreditam que as atividades de educação continuada podem proporcionar melhor desempenho e segurança nas atividades profissionais, além do desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a carreira profissional.
- ItemOpen AccessFinanças pessoais: Estudo com acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Taquari(2019-11) Rossini, Cindi; Haberkamp, Angela Maria; http://lattes.cnpq.br/2424803983275843Este estudo teve como objetivo identificar de que forma os estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Taquari planejam suas finanças pessoais. Para atender ao objetivo do trabalho, foi realizado um estudo, caracterizado como descritivo e quantitativo. Foi elaborado um questionário estruturado com questões fechadas, tendo como população todos os estudantes da Universidade, totalizando 6530 respondentes. A aplicação do questionário foi feita para 363 estudantes, sendo eles a amostra dessa população. Os principais resultados encontrados foram que, a maioria (89,5%) controlam seus gastos e destes 38% controlam no papel, 22% fazem o controle em planilha eletrônica, 20,4% realizam o controle em aplicativo no celular, 1,7% utilizam software específico, 3,3% indicaram outros tipos de controle e 14,6% não controlam seus gastos. Além disso destaca-se que, 70,5% definem antecipadamente o que gostariam de adquirir e pesquisam preços, 16% apenas planejam a compra de objetos mais caros, 7,4% compram por que está na promoção e 6,1% não predetermina e nem pesquisa preços. Quanto ao planejamento, 41% indicam possuir um planejamento financeiro mensal, mas somente dos gastos, 24,8% indicam possuir um planejamento financeiro mensal completo e 19,6% indicam não possuir nenhum tipo de planejamento. Outro resultado importante é que 96,4% dos respondentes não consideram-se endividados.