Administração - LFE Negócios Agroindustriais
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Navegando Administração - LFE Negócios Agroindustriais por Orientador "Berrá, Lizete"
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- ItemAcesso AbertoFatores que influenciam a manutenção da conta bancária pelos clientes da geração Y e Z em um determinado banco(2017-02) Sartori, Francielle; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Conhecer o cliente e suas necessidades tornou-se uma tarefa desafiadora e complexa, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes e diversificados. Para a indústria bancária entender o comportamento dos jovens da geração Y e Z tem-se tornado objeto de estudo, com o propósito de compreender as mudanças que suas ações podem provocar ao longo dos próximos anos. A fim de compreender o comportamento financeiro dos jovens, este artigo tem como objetivo identificar quais os fatores críticos na manutenção da conta bancária pelo público da geração Y e Z, compostas por indivíduos nascidos entre 1977 a 2002, conforme corte de idade defendido por Solomon (2011), dos municípios de Encantado e Arroio do Meio-RS, em relação a um determinado banco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e aprofundada, realizando nove entrevistas a uma amostra selecionada por conveniência. A pesquisa revelou que os pesquisados sofrem influência dos empregadores na hora de escolherem o banco que iram abrir sua primeira conta, como também dos pais, caso seja aberta com a finalidade apenas de poupar. Verificou-se também que os jovens dessas gerações presam por um atendimento transparente e igualitário, sendo que os colaboradores das instituições financeiras precisam ter a competência de empatia ao atender as pessoas.
- ItemAcesso AbertoGestão da propriedade rural: um estudo sobre a autonomia do jovem na gestão da propriedade rural(2017-02) Gräf, Lúcio Vicente; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272O setor agropecuário possui grande impacto na economia brasileira e mundial. Insere-se neste contexto a agricultura familiar cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra familiar e representam um papel relevante para o desenvolvimento do país. Tendo em vista a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica da agricultura familiar, a presente monografia tem como tema a gestão da propriedade rural. O estudo verificou qual a autonomia na tomada de decisão dos filhos (as) de produtores rurais de pequenas propriedades rurais do Vale do Taquari/RS, onde esses jovens participaram do curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar, oferecido in company em uma cooperativa da região, assunto este que é primordial para a continuação e sucesso da pequena propriedade familiar. Ao mesmo tempo, o estudo teve como propósito atender aos seguintes objetivos específicos: identificar o perfil dos jovens nas propriedades rurais pesquisadas; elencar as ferramentas trabalhadas no curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar; e, verificar como ocorre a gestão das propriedades rurais estudadas. A metodologia utilizada no estudo foi do tipo exploratória quanto aos seus objetivos e qualitativa quanto à natureza da abordagem. Utilizou dos procedimentos técnicos a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em doze propriedades rurais onde a base da produção é suínos, aves e leite. Destacou a importância da gestão, tomada de decisão e sucessão para continuidade produtiva nas unidades de agricultura familiar e aponta os níveis de autonomia dos jovens na gestão nas propriedades rurais. Constatou-se que os jovens produtores rurais possuem, na sua maioria, alguma autonomia na gestão e tomada de decisão em suas propriedades, pois as mesmas são normalmente divididas em áreas, onde cada integrante da propriedade é responsável pela sua.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos jovens gestores em relação ao curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar(2017-02) Dhein, Charline; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A presente monografia contempla um estudo sobre a gestão de propriedades rurais, nos municípios de Estrela, Teutônia e Westfália a partir de um curso realizado sobre Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar. Os objetivos da pesquisa consistem em identificar o perfil dos jovens entrevistados, analisar a percepção dos jovens em relação ao curso, analisar a sua percepção em relação às melhorias nas propriedades e as principais dificuldades que encontram na sua gestão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com cinco jovens cujas propriedades foram usadas como modelo durante o curso. O estudo é de objetivo exploratório, caracterizado pela técnica da entrevista em profundidade com os jovens gestores. Com base na pesquisa foi percebido a importância da realização do curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar, as melhorias que surgiram durante e após a conclusão desse, nas propriedades pesquisadas. Concluiu-se que os jovens sabem que uma propriedade é uma empresa, são necessários controles, planejamento para dar resultados positivos. Assim como também muitos produtores não sabem o valor econômico/financeiro do seu patrimônio, com o curso os jovens buscaram esses valores e apresentaram para seus pais. Constatou-se a importância de qualificar o produtor rural e sugeriu-se outros estudos relacionados a qualificação e gestão de propriedades rurais.
- ItemAcesso AbertoQual o papel do vendedor frente as novas tecnologias e aplicativos disponíveis na área de vendas(2017-02) Messer, Darlan Arai; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Os vendedores constituem um grupo de profissionais que merece a atenção das organizações, na medida que, são parte fundamental da cadeia de compra e venda, até mesmo no ambiente digital que vive-se atualmente. A função vendedor, assim como todas as funções administrativas estão evoluindo e se adaptando aos novos mercados. A fim de compreender qual é o papel do vendedor frente às tecnologias disponíveis na área de vendas, esta monografia tem como objetivo verificar a interação entre as ferramentas da tecnologia da informação e o papel (desempenho) do vendedor no processo de venda, na percepção dos pesquisados. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, e quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, com a aplicação de 100 questionários a uma amostra, selecionada por conveniência, contemplando compradores de supermercados dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Como resultado, constatou-se que os compradores costumam utilizar o E-mail e o WhatsApp como formas de comunicação com vendedores, mas mesmo assim, a parcela mais significante dos respondentes defende a teoria de que a presença do vendedor no ponto de venda continua sendo fundamental. No que se refere aos aplicativos tecnológicos, foram avaliados como importantes fontes de comunicação entre compradores e vendedores, quando utilizados de maneira a agregar benefícios, tanto às organizações como também aos que os utilizam diretamente no dia a dia.