Administração - LFE Administração de Empresas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Administração de Empresas por Orientador "Andres, Sandra Dorvelí"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAlinhamento do perfil dos gestores de produção de uma indústria de laticínos em relação às competências requeridas pela empresa(2014-11) Franciosi, Cássia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Este estudo tem como objetivo principal verificar o alinhamento do perfil dos gestores de produção de uma indústria de laticínios com as competências requeridas pela empresa. A Unidade em estudo localiza-se no Vale do Taquari RS. O Estudo apresenta como objetivos específicos: Identificar as competências organizacionais; Identificar na percepção dos gestores de produção qual o estilo de liderança predominante e, após, confrontar as competências organizacionais com a percepção do perfil de competências dos gestores. Na fundamentação teórica foram abordados diferentes conceitos de autores da área de Recursos Humanos, como gestão por competências, liderança, estilos de liderança e objetivos organizacionais. A população da pesquisa é formada por 6 (seis) gestores da área de produção da referida Unidade de Laticínios. Nos procedimentos metodológicos o método predominante é o descritivo, o mesmo ocorrendo na análise dos dados, que foi feita de forma quantitativa e qualitativa. Constatou-se que o alinhamento entre competências e gestores está em parte de acordo com as competências requeridas pela empresa e o estilo de liderança predominante identificado é o democrático, sendo que os gestores de produção são orientados para pessoas e tarefas simultaneamente.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de desempenho: um modelo para um hospital de médio porte(2015-06) Osbel, Aline Dell; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264As organizações atuam no mercado na expectativa de serem eficientes no processo a fim de atender seus clientes com eficácia, uma vez que eles tornam-se mais exigentes quanto à qualidade de serviço prestado. Para melhorar seu desempenho, uma das ferramentas utilizadas na gestão de pessoas é a avaliação de desempenho, que proporciona um entendimento entre funcionário e supervisor, além de conseguir mediar, de forma eficaz, sobre algum conflito existente na organização. Este trabalho caracteriza-se, quanto à natureza, como uma pesquisa aplicada; quanto ao problema, qualitativa; quanto aos objetivos, exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, documental. Teve o objetivo geral de estruturar um modelo de avaliação de desempenho para um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul, a partir de um diagnóstico realizado através de entrevista, e de propor ações de implantação do modelo proposto.
- ItemAcesso AbertoCompetências do menor aprendiz: um estudo no município de Lajeado-RS(2019-05) Künzel, Raquel Jandréia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Com o aumento da concorrência entre as empresas, aumenta a concorrência entre os candidatos às vagas e o governo para mudar esse tipo de estatística criou políticas de inserção dos jovens no mercado trabalho, como a do Menor Aprendiz através de entidades aptas a desenvolverem os cursos necessários para que o menor seja inserido no mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho teve o objetivo de identificar as competências do menor aprendiz necessárias à permanência dos menores aprendizes nas empresas contratantes. No referencial teórico são abordados conceitos sobre evolução do trabalho, juventude, desafio da inserção dos jovens no mercado de trabalho, competência, valores e atitudes, processo de aprendizado e entidades de ensino. Esta pesquisa foi exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa, sendo os dados coletados por meio de um questionário com os menores aprendizes e empresas contratentes, obtendo-se uma amostra de 182 estudantes e 18 empresas participantes. Os resultados dessa pesquisa revelam que as competências adquiridas pelos menores respondentes não diferem muito das esperadas pelas empresas, apenas estão em ordem cronológica alternada, sendo elas: relacionamento interpessoal, motivação, organização e comunicação. Os valores e atitudes esperados pelas empresas e importantes aos menores aprendizes são honestidade e humildade.