Administração - LFE Administração de Empresas
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- ItemAcesso Aberto5S: Implementação do primeiro senso e proposta para execução dos demais(2015-11) Eckert, Amanda Mallmann; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932O presente artigo tem como objetivo implementar, parcialmente, a sistemática denominada de 5S (SEIRI - Senso de organização; SEITON - Senso de arrumação; SEISO - Senso de limpeza; SEIKETSU - Senso de padronização; SHITSUKE - Senso de disciplina) em uma fábrica de biscoitos que, neste trabalho, por solicitação dos gestores, é denominada de Alfa. A empresa em questão busca melhorias no local de trabalho, na expectativa de proporcionar um ambiente mais limpo e organizado. Realizou-se uma pesquisa literária a fim de adquirir uma base de conhecimento para realizar o trabalho de maneira a obter-se a maior eficácia possível em termos de resultado. A partir desta, a sistemática começou a ser implantada através do 1º S, iniciando o descarte de todos os materiais desnecessários à indústria. Após a aplicação do 1º S, o estudo traz propostas em forma de plano de ação (5W1H), com o objetivo de facilitar a implantação dos demais sensos, de maneira que possibilite a organização, limpeza, arrumação, assim como a conscientização e a mudança de cultura dos membros da organização quanto à disciplina e à execução das tarefas. O projeto foi desenvolvido mediante uma pesquisa científica aplicada e qualitativa, envolvendo pesquisa-ação e com coleta de dados pela observação da participante. Os objetivos desse trabalho foram alcançados, dessa forma tem-se um ambiente mais organizado e livre de materiais que possam resultar em desordem, contando com colaboradores e gestores mais informados e, possivelmente, conscientizados quanto aos benefícios dos cinco sensos.
- ItemAcesso AbertoA comédia como um negócio: os fatores relevantes do stand-up comedy no cenário gaúcho(2022-06-30) Becker, Rodrigo Eduardo; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740; Dalmoro, Marlon; Conto, Samuel Martim deA economia criativa é uma destacada área da economia, pois trata da criação e dis- seminação de produtos e serviços baseados no uso da criatividade. Inserido nesse contexto, as artes cênicas são consideradas uma ramificação desta área e o stand-up comedy se apresenta como uma subdivisão dessa arte. A presente monografia aborda o tema dos negócios da comédia stand-up e delimita-se a compreender os fatores que a influenciam, no contexto da cena do Rio Grande do Sul, a partir das concepções da economia criativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, a qual busca responder os objetivos através de um levantamento teórico baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental, dividida em quatro dimensões de análise, sendo elas dos agentes envolvidos, do próprio negócio, do cenário econô- mico e da questão cultural e social, apoiada de uma coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, com indivíduos relevantes dentro do cenário da co- média. Foram realizadas dez entrevistas, abordando três produtores, quatro comedi- antes e três consumidores de comédia stand-up, as quais são transcritas e analisadas visando atingir o objetivo proposto no trabalho. Todos os dados pesquisados foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados destacam a importância dos fatores determinados através da abordagem teórica e se complementam com as in- formações obtidas através das entrevistas. Os fatores que apresentaram maior rele- vância são a criatividade, a atitude empreendedora, a realização pessoal, o ecossis- tema, a geração de emprego e renda e a rede de parcerias. Já o fator das políticas públicas não se confirmou como relevante.
- ItemAcesso AbertoA importância da liderança em um clube de futebol para que se alcance as conquistas desejadas na temporada(2023-06) Zanchett, André; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Cerutti, Bernardete Bregolin; Dalmoro, MarlonA liderança, motivação, trabalho em equipe e gestão em clubes de futebol são pontos muito importantes para que um clube atinja os resultados da temporada. Deste modo, é necessário que todos estejam com o pensamento alinhado e buscando sempre atingir as metas propostas nas competições. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral compreender como o processo de liderança auxilia no ambiente de um clube de futebol, para que se obtenha as conquistas desejadas. Assim, foi aplicada uma entrevista de abordagem qualitativa, com um roteiro semiestruturado, que teve a participação de 12 personalidades do futebol, no qual abordava sobre os principais aspectos que poderiam auxiliar para obter sucesso na temporada. Os principais resultados evidenciados são bem significativos, onde ter foco nos objetivos, respeito e união são pontos fundamentais para obter excelência no trabalho executado, além de existir alguns fatores extracampo que podem auxiliar nas conquistas planejadas para a temporada.
- ItemAcesso AbertoA influência da motivação no trabalho na percepção de colaboradores de uma empresa familiar de Arroio do Meio/RS(2023-06) Auler, Natalia; Cerutti, Bernardete Bregolin; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Nagel, ElaineAs empresas estão, cada dia mais, inseridas em ambientes mercadológicos dinâmicos, requerendo contínua motivação da força de trabalho. Diante deste cenário, desenvolver métodos e técnicas que possam promover motivação nos funcionários, buscando bem-estar e produtividade, é um diferencial competitivo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é conhecer a percepção de trabalhadores sobre motivação no ambiente de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar a percepção de trabalhadores quanto a motivação; (ii) identificar as diferentes formas de motivação organizacional; e (iii) identificar o quanto a motivação influencia o desempenho do trabalhador. A fundamentação teórica está embasada nas teorias sobre motivação e na influência da cultura e do clima organizacional na motivação. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, caracterizando uma pesquisa quantitativa e descritiva, tendo como sujeitos 31 colaboradores de uma empresa familiar do segmento alimentício de Arroio do Meio/RS. Os resultados indicam que pouco mais da metade dos respondentes sentem-se motivados para o trabalho, contudo, os demais afirmam que nem sempre se sentem motivados, afetando a produtividade. Diante disso, recomenda-se à empresa desenvolver estratégias voltadas à motivação de seus colaboradores, buscando dialogar, integrar e valorizar seus talentos.
- ItemAcesso AbertoA percepção de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio/RS, sobre o mercado de trabalho(2023-06) Schmitz, Gabriela Larissa; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Nagel, Elaine; Franke, LucianeSabe-se que profissionais competentes e comprometidos são estratégicos para a sobrevivência e a prosperidade das organizações, por isso a atração e a manutenção de pessoas talentosas é um desafio permanente. Logo, a área de recursos humanos, juntamente da alta direção da organização, tem a missão de promover condições para atrair e reter pessoas. Neste contexto, as novas gerações requerem um olhar atento dos dirigentes, uma vez que possuem diferentes visões de mundo, trabalho e carreira profissional. Em função disso, o objetivo geral deste estudo é conhecer as perspectivas de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio/RS, sobre o mercado de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar dificuldades dos estudantes para a inserção no mercado de trabalho; (ii) identificar em que cargos e organizações os estudantes estão trabalhando; e (iii) identificar as expectativas dos estudantes em relação ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica está estruturada em temas relacionados às definições, características e comportamentos das gerações, sentido do trabalho e importância da cultura organizacional e liderança na gestão das novas gerações. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, tendo como coleta dos dados dois questionários estruturados on-line, um destinado aos estudantes que encontram-se no mercado de trabalho e o outro questionário destinado aos estudantes que não estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados apontam que os 120 estudantes respondentes inseridos no mercado de trabalho, percebem a falta de conhecimentos e experiências como as maiores dificuldades para inserção nesse ambiente; e os 136 estudantes respondentes que não estão inseridos no mercado de trabalho indicam a falta de vagas compatíveis com suas idades e perfis como maior desafio. Ainda, a maioria dos respondentes destaca o desejo de liberdade e de autonomia financeira por meio de uma carreira que lhes proporcione realização pessoal e profissional.
- ItemAcesso AbertoA aceitação da Erva-mate repousada pelo público tradicionalista gaúcho(2019-03-06) Morás, Ricardo; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Este trabalho procura identificar e analisar os fatores que influenciam no processo de compra da erva-mate por pessoas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Para tanto, recorreu-se ao modelo dos seis estágios de Boone e Kurtz (2009): reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, ato de compra e comportamento pós-compra. A fundamentação teórica conceituou o comportamento do consumidor, a erva-mate, o processo de decisão de compra e o composto mercadológico (4P’s). Para a realização da pesquisa foi utilizado o método qualitativo e exploratório, através da aplicação de entrevista em profundidade realizada com 15 consumidores do produto erva-mate para o chimarrão. Após analisados os dados constatou-se no grupo de fatores culturais, a influência do tradicionalismo e a forma com que a cultura molda o estilo de vida dos entrevistados. Respectivamente, nos fatores sociais e pessoais, a origem do hábito de consumo da bebida e as preferências do consumidor quanto ao tipo de erva-mate e, por último, nos fatores psicológicos, as motivações para consumo do chimarrão. Constatou-se também as percepções de qualidade no produto erva-mate, sendo que a cor foi considerada como o principal indicador. Quanto à aceitação do produto erva-mate repousada padrão uruguaio, foram colhidas informações importantes em relação a opinião dos entrevistados sobre a cor e o sabor. Por fim, diante das informações obtidas, recomenda-se à indústria ervateira fabricante deste produto específico, a formulação de estratégias que enfoquem as quatro variáveis do composto de marketing: preço, produto, praça e promoção.
- ItemAcesso AbertoAlinhamento do perfil dos gestores de produção de uma indústria de laticínos em relação às competências requeridas pela empresa(2014-11) Franciosi, Cássia; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264Este estudo tem como objetivo principal verificar o alinhamento do perfil dos gestores de produção de uma indústria de laticínios com as competências requeridas pela empresa. A Unidade em estudo localiza-se no Vale do Taquari RS. O Estudo apresenta como objetivos específicos: Identificar as competências organizacionais; Identificar na percepção dos gestores de produção qual o estilo de liderança predominante e, após, confrontar as competências organizacionais com a percepção do perfil de competências dos gestores. Na fundamentação teórica foram abordados diferentes conceitos de autores da área de Recursos Humanos, como gestão por competências, liderança, estilos de liderança e objetivos organizacionais. A população da pesquisa é formada por 6 (seis) gestores da área de produção da referida Unidade de Laticínios. Nos procedimentos metodológicos o método predominante é o descritivo, o mesmo ocorrendo na análise dos dados, que foi feita de forma quantitativa e qualitativa. Constatou-se que o alinhamento entre competências e gestores está em parte de acordo com as competências requeridas pela empresa e o estilo de liderança predominante identificado é o democrático, sendo que os gestores de produção são orientados para pessoas e tarefas simultaneamente.
- ItemAcesso AbertoAlinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais: estudo em uma empresa do comércio varejista(2014-11) Bagatini, Dilaine; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790O alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais contribui para a competitividade da organização, levando muitas delas a rever seu modelo de gestão na busca de formas mais eficientes de atuação. Por acreditar na importância de compreender essa relação, procurou-se fundamentar com diversos autores da área de Administração esse tema, além de se desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de identificar o alinhamento da área de recursos humanos às estratégias organizacionais da Casa Bertozzi, por meio da análise de relatos de funcionárias da empresa. Os resultados evidenciam que o empreendimento familiar não apresenta práticas formalizadas de alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais, embora desenvolva algumas ações de forma empírica. Considerando a competitividade que seu ramo de atividade enfrenta, recomenda-se que avalie a prática de gestão, envolvendo as áreas em um planejamento sistêmico e integrado de pessoas e processos.
- ItemAcesso AbertoAlternativas estratégicas de marketing: um estudo de caso na empresa R. J. Klein & Cia Ltda(2014-11) Matte, Micheli; Camara, Bruno Walter Carneiro; http://lattes.cnpq.br/5727914804065262Este estudo tem por finalidade identificar quais as alternativas estratégicas dentro da área de marketing que a R. J. Klein & Cia Ltda., empresa que atua no comércio de Teutônia, pode adotar para se alinhar às expectativas dos seus clientes. A importância em dar ênfase a este assunto se dá pelo fato de que cada vez mais as organizações precisam atender às necessidades e desejos dos consumidores. Assim, precisam conhecer o perfil desse para posteriormente, desenvolver ações que beneficiem a área de marketing. Diante disso, abordam-se conceitos relacionados à área de marketing, varejo, consumidores e estratégias. O público-alvo são os clientes da empresa, por representarem uma amostra significativa no processo de identificação do perfil. A pesquisa desenvolve-se em duas etapas: exploratória e descritiva. Na fase exploratória, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental e entrevistas em profundidade. Já na fase descritiva, foi aplicado um questionário estruturado (survey). Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados a fim de atingir os resultados almejados em relação ao objetivo geral e os específicos do presente estudo.
- ItemAcesso AbertoAnálise comparativa entre os sistemas de inspeção Estadual e Federal em uma agroindústria familiar do interior do estado do Rio Grande do Sul(2018-01) Moretto, Taís; Braido, Gabriel Machado; http://lattes.cnpq.br/6787218109615641Este estudo objetivou identificar entre os sistemas/serviços de inspeção Cispoa, Sisbi-POA e SIF o que melhor se adequa para um matadouro e frigorífico de suínos no interior do estado Rio Grande do Sul (RS). Tendo como objetivos específicos: Analisar as vantagens e desvantagens de cada sistema/serviço de inspeção para um frigorífico e matadouro do interior do RS; Compreender o fluxo das operações de um matadouro e frigorífico sob a análise da legislação dos sistemas/serviços de inspeção; Definir a melhor sistema/serviço de inspeção para um matadouro e frigorífico. Foi realizado um estudo exploratório e qualitativo, com análise documental e bibliográfica, realizadas observações in loco na sede da Agroindústria Taica – Matadouro Frigorífico e entrevistas com fiscais de cada sistema/serviço. Para os resultados, analisou-se o processo de recepção dos suínos, insensibilização, abate, separação da matéria prima e descarte dos produtos não comestíveis, fabricação dos produtos e expedição; comparou-se as legislações e as diferenças destas sobre cada sistema/serviço; apresentou-se a visão dos fiscais que atuam cada sistema, garantindo que a opinião dos mesmos favorecesse a tomada de decisão da empresa; construiu-se o quadro das vantagens e desvantagens de cada sistema, analisado sob a ótica da empresa alvo deste estudo. Definiu-se o SIF como o sistema que melhor atende as necessidades atuais e futuras da empresa e desenvolveu-se a Matriz 5W2H para auxiliar na transição ao sistema.
- ItemAcesso AbertoAnálise da lucratividade líquida de uma empresa alimentícia de Venâncio Aires(2017-02) Xavier, João André; Fuhr, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264O presente estudo foi realizado com a finalidade de descobrir qual é a tendência da lucratividade líquida de uma empresa alimentícia localizada em Venâncio Aires. Para isso, foi realizado uma análise, com a utilização de pesquisas qualitativa e quantitativa, onde foi encontrada a lucratividade líquida dos últimos 5 anos. Na etapa qualitativa, foi aplicada entrevista com a proprietária da empresa, que atua diretamente na sua administração. Já´ na etapa quantitativa, foram analisados dados documentais, especialmente as entradas e saídas do fluxo de caixa. Foram mensuradas as receitas e despesas; analisado o comportamento dos fluxos de caixa; elaborada a curva de lucratividade líquida e comparada com a inflação, referentes aos últimos 5 anos. Além de apresentar os conceitos sobre custos e despesas, entradas e saídas, fluxo de caixa, análise do fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício (DRE), ciclos, giro de caixa, margem de lucro e outros assuntos que permitam obter a lucratividade líquida através do fluxo de caixa.
- ItemAcesso AbertoAnálise da viabilidade econômica e financeira de um campo de futebol sintético na cidade de Arroio do Meio/RS considerando o risco associado ao retorno(2019-05) Kunrath, Abel; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264Planejamento e conhecimento são fundamentais para a tomada de decisão, especialmente no momento que se deseja investir um novo empreendimento. Esta pesquisa objetiva analisar a viabilidade econômica e financeira de investimento em um campo de futebol sintético com salão-bar para locação, construída em uma área alagável, no município de Arroio do Meio/RS, considerando o risco associado ao retorno. Tendo como objetivos específicos mensurar o investimento total inicial do futuro empreendimento; simular formas de financiamento do investimento; determinar as estimativas de receitas, custos e despesas do empreendimento; calcular lucratividade e rentabilidade por meio de indicadores econômico-financeiros, como VPL, TIR, Payback descontado e medir o risco associado ao retorno por meio de indicadores estatísticos como média ponderada, desvio padrão e coeficiente de variação. Os procedimentos metodológicos envolvem pesquisa exploratória, descritiva e de natureza aplicada, também é definida com abordagem quanti-qualitativa, sendo realizada por meio de estudo de caso e pesquisas bibliográfica e documental. Os dados coletados por meio de informações com fornecedores, empresas do setor e órgãos públicos foram analisados por meio de planilhas do Microsoft Excel2010 e calculadora HP12C. A pesquisa demonstrou que nos cenários realistas, muito otimista, otimista e pessimista há viabilidade nas análises de TIR, Payback descontado e VPL, apenas o cenário muito pessimista não demonstra viabilidade financeira. Com relação ao risco associado ao retorno o empreendimento tem risco de baixo a médio, exigindo que o investidor tenha um perfil arrojado.
- ItemAcesso AbertoAnálise da viabilidade econômico-financeira da implantação de um lar de idosos na cidade de Roca Sales, considerando o risco associado ao retorno esperado(2019-11) Spellmeier, Robson; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264Diante de uma oportunidade de negócio identificada no mercado quanto a abertura de um lar de idosos, faz-se necessário analisar se este tipo de investimento é viável para o investidor. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo verificar a viabilidade econômica e financeira da implantação de um lar de idosos no interior da cidade de Roca Sales/RS, considerando o risco associado ao retorno esperado parra o investimento. Para o desenvolvimento teórico do estudo, foram abordados diversos aspectos referentes ao desenvolvimento de projetos, financiamentos e ferramentas de análise de viabilidade financeira, econômica e estatísticas. A metodologia utilizada é exploratória e descritiva, e a análise de dados quanti- qualitativa. Para atingir o objetivo geral deste estudo, foram levantadas as informações necessárias quanto ao valor total do investimento, fontes de financiamento, previsão de receitas, custos e despesas. Com os dados, realizou-se uma projeção realista de fluxo de caixa para os primeiros seis anos de atividade, e fluxos de caixa em cenários pessimista, muito pessimista, otimista e muito otimista, com variação nas receitas, custos fixos e custos variáveis. Calculou-se a viabilidade do investimento através de indicadores financeiros como Taxa mínima de atratividade, Taxa Interna de Retorno, Valor Presente Líquido, Payback Descontado e Índice de Lucratividade, analisou-se o risco associado ao retorno a partir de cálculos estatísticos e realizou-se a análise de sensibilidade e análise de cenários. Após, verificou-se que o investimento é viável e que o valor investido será recuperado dentro do prazo estabelecido de seis anos. Percebeu-se também que a variável do projeto mais sensível é a receita e que o risco presente no investimento é aceitável.
- ItemAcesso AbertoAnálise da viabilidade econômico-financeira, da ampliação da produção de rapaduras na Agroindústria Mattei, considerando o risco associado ao retorno esperado(2017-02) Mattei, Jefferson; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264O presente trabalho teve por objetivo, analisar a viabilidade econômico-financeira, da ampliação da produção de rapaduras na Agroindústria Mattei, localizada no município de Sério/RS, considerando o risco associado ao retorno esperado. Para o desenvolvimento teórico foram abordados aspectos referentes a plano e recursos financeiros, sobre ferramentas de análise de viabilidade de investimentos, de análise da situação da empresa e análises estatísticas de risco retorno. O método utilizado foi o exploratório e a análise dos dados qualitativa. A fim de atingir o objetivo geral e os objetivos específicos do estudo, foram levantadas informações quanto ao investimento necessário, quanto a atual situação da empresa. Fontes dos recursos financeiros, valores, taxas e prazos. Projetou-se o fluxo de caixa realista para os primeiros cinco anos da empresa, fluxos de caixas em cenário muito otimista, otimista, pessimistas e muito pessimista com variação nas receitas, custos fixos e despesas administrativas. Calculou-se a viabilidade do investimento através dos indicadores financeiros como VPL, payback, payback descontado TIR, TMA, IL. Analisou-se o risco retorno associado ao investimento a partir dos cálculos estatísticos. Efetuou-se análise de sensibilidade e análise de cenários. Diante dos resultados obtidos verificou-se que os objetivos foram atingidos. Os fluxos de caixas (dos 5 anos) apresentarão resultados positivos durante o período, a rentabilidade obtida será maior que a desejada, o investimento será recuperado durante o projeto. Na análise de sensibilidade verificou-se que a variável receita é a mais sensível do projeto. O risco presente na operação é plenamente aceitável, sendo que estará mais presente na variação das receitas.
- ItemAcesso AbertoAnálise de gestão de capital de giro de uma empresa moveleira do Vale do Taquari(2015-11) Kalsing, Adriano; Fuhr, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264O presente estudo foi realizado com a finalidade de sugerir ações gerenciais financeiras que possibilitem melhorias na gestão de capital de giro em uma empresa moveleira situada no Vale do Taquari. Para isso, foi realizada uma análise, com a utilização de pesquisas qualitativa e quantitativa, onde a forma atual de gestão do capital de giro foi diagnosticada. Na etapa qualitativa, foi aplicada entrevista com o proprietário da empresa, que atua diretamente na sua administração. Já na etapa quantitativa, foram analisados dados documentais, especialmente as entradas e saídas de caixa. Foram calculados os Prazos Médios de Estocagem (PME), de Recebimento (PMR) e de Pagamento (PMP) e também identificada a necessidade de Capital de Giro (NCG) na empresa estudada. Estes índices, juntamente com a literatura pesquisada embasaram a verificação das ações gerenciais financeiras que podem ser adotadas pela empresa. O estudo mostra os conceitos, as variáveis e os índices para a gestão financeira do capital de giro, aplicados dentro dos contextos mais comuns da atividade empreendedora.
- ItemAcesso AbertoAnálise de processos logísticos na empresa Tritec Equipamentos Ltda(2015-06) Horn, César; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932O presente trabalho é desenvolvido no setor de logística na Empresa Tritec Equipamentos Ltda., situada às margens da Rodovia BR 386 KM 344, na cidade de Lajeado – RS. Tem como objetivo principal sugerir melhorias para o processo de separação e a expedição de mercadoria, inclusive a entrega da mercadoria ao cliente quando o mesmo retira no depósito, e também analisar o carregamento do caminhão para posterior entrega na propriedade do cliente. É apresentada uma fundamentação teórica baseada na bibliografia de vários autores da área abordando conceitos e características sobre processos internos, enfatizando a logística, mapeamento e melhoria de processo e fluxograma. Em seguida é apresentada a metodologia usada no estudo, que consiste no acompanhamento e a análise do processo in loco, visualizar detalhadamente as atividades desenvolvidas na movimentação de mercadoria, e também a entrevista com pessoas envolvidas no processo analisado para obter informações importantes para consequentemente fazer uma avaliação eficaz. Após é apresentado o fluxograma que mostra o processo atual e a descrição detalhada de cada tarefa. Para complementar, é apresentado um novo processo com seus ajustes, a lista das melhorias sugeridas, fundamentados no resultado da análise, objetivando melhorias.
- ItemAcesso AbertoAnálise de risco e retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma fábrica de móveis sob medida(2015-11) Schedler, Michele; Fuhr, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264O presente estudo teve como objetivo geral analisar o risco associado ao retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma fábrica de móveis sob medida, na cidade de Lajeado/RS. A fundamentação teórica deste trabalho aborda assuntos sobre viabilidade econômica e financeira, decisão de investimento, análise de mercado, levantamento de investimento do projeto, financiamento, custos e despesas, bem como, análise de investimento. A metodologia empregada possui abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de uma pesquisa de estudo de caso, bibliográfica e documental, utilizando o método exploratório e descritivo e análise dos indicadores financeiros, econômicos e estatísticos do projeto de investimento estudado. A fim de atingir o objetivo geral deste estudo, os objetivos específicos propostos foram verificar o investimento na estrutura física e a necessidade de financiamento para abertura da fábrica, projetar fluxos de caixa realista, com simulação de cenários muito pessimista, pessimista, otimista e muito otimista a partir de custos fixos e variáveis, despesas e receitas futuras esperadas, calcular a viabilidade do projeto através de indicadores econômico-financeiros, como VPL, Payback Descontado, TMA, TIR e IL e analisar o risco associado ao retorno esperado para o investimento, a partir de cálculos estatísticos (Análise de Sensibilidade e Análise de Cenários). Diante do exposto, verificou-se que os objetivos propostos foram atingidos. Com base na análise do cenário realista (projetado em 5 anos), o referido empreendimento apresenta projeção de rentabilidade, sendo que o investimento inicial será recuperado durante o período do projeto. Como forma a analisar o risco associado ao retorno esperado para o investimento foram calculados, considerando os diferentes cenários, o VPL ponderado (retorno médio esperado), o Desvio Padrão dos VPLs em relação ao VPL ponderado (risco associado ao retorno), bem como o Coeficiente de Variação (coeficiente de compensação risco e retorno). Na Análise de Sensibilidade, verificou-se que o projeto é mais sensível a variações nos Custos Variáveis.
- ItemAcesso AbertoAnálise de risco e retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para implantação de um minimercado virtual na cidade de Roca Sales-RS(2018-09-04) Sebben, Jéssica Magnani; Fuhr, Ilocír José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264O presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômica e financeira da implantação de um minimercado virtual localizado na cidade de Roca Sales/RS, considerando-se o risco associado ao retorno esperado para o investimento. Este estudo propôs-se responder cinco objetivos específicos: verificar a estrutura física necessária para abertura do estoque do minimercado; identificar o investimento e financiamento necessários; projetar fluxos de caixa muito pessimista, pessimista, normal, otimista e muito otimista de acordo com as receitas esperadas, custos e despesas necessários; calcular a viabilidade do projeto através de indicadores econômico-financeiros como TMA, VPL, TIR, Payback e IL e analisar o risco associado ao retorno esperado. Tratou-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e que possui natureza qualitativa e quantitativa de abordagem. Para a obtenção do conhecimento necessário sobre o assunto foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. As informações encontradas ao longo da pesquisa, junto com cálculos estatísticos e análises de risco e retorno, forneceram base sólida para a tomada de decisão sobre a implantação do projeto.
- ItemAcesso AbertoAnálise do comportamento financeiro pessoal de estudantes no Ensino Médio do Vale do Taquari/RS(2015-06) Kronbauer, Karin Alma; Faleiro, Sandro Nero; http://lattes.cnpq.br/6522064598520820Este artigo pretendeu identificar elementos do comportamento financeiro pessoal de estudantes no Ensino Médio, que frequentam escolas públicas e privadas em diferentes municípios do Vale do Taquari-RS. O trabalho apresentou conceitos relacionados à Educação Financeira, abordando temas como a importância do planejamento e controle financeiro pessoal, princípios que envolvem a Educação Financeira, gestão do preço de compra, poupança e investimentos. Foi aplicada uma pesquisa quantitativa e descritiva, com 850 estudantes, objetivando conhecer seus comportamentos. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, com 13 estudantes, que haviam participado do curso de finanças pessoais desenvolvido pelo Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Os resultados demonstram que parte dos estudantes planejam o uso de seus recursos e controlam suas finanças com auxílio de planilha.
- ItemAcesso AbertoAnálise do mercado de trabalho a partir da percepção de pessoas desempregadas(2017-02) Debortoli, Sonimara; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579O ano de 2016 tem se apresentado um desafio devido à crise econômica que o Brasil está passando. Assim, este estudo propõe analisar a percepção de pessoas desempregadas em relação à atual situação do mercado de trabalho. Busca também compreender os reais motivos do aumento significativo da taxa de desemprego e apontar os impasses entre oferta e procura de emprego. Para tanto, foram aplicados questionários com questões fechadas e uma aberta a sujeitos desempregados do Vale do Taquari-RS, caracterizando essa pesquisa como quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o desemprego afeta pessoas sem distinção de gênero, idade e grau de escolaridade, e que, mesmo estando desempregadas, as pessoas estão otimistas em relação às perspectivas de conseguir um trabalho, permanecem constantemente na busca por uma vaga e por qualificação. Para se manterem financeiramente, buscam alternativas de renda em atividades informais e contam com a ajuda de pessoas próximas. Ainda, destacam que as exigências por parte das empresas no momento da seleção estão cada vez mais rigorosas, demandam pessoas com experiência e qualificações específicas, banindo muitas de conseguir uma oportunidade. Este estudo mostrou-se importante na medida em que ampliou o conhecimento referente à atual situação do mercado de trabalho e a situação do desemprego que afeta uma grande diversidade de pessoas e aumenta cada vez mais a concorrência por uma vaga, sendo assim imprescindível conhecimento e qualificação para estar à frente do mercado.