Administração - LFE Administração de Empresas
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Navegando Administração - LFE Administração de Empresas por Orientador "Berrá, Lizete"
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- ItemAcesso AbertoAnálise dos atributos qualificadores na seleção de fornecedores de uma cooperativa do ramo agropecuário(2017-01) Ernzen, Luiz Carlos; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272O ambiente dinâmico em que as empresas estão inseridas exige que seus colaboradores sejam constantes tomadores de decisão. No entanto, as pessoas decidem em função das suas próprias percepções e experiências. Diante do exposto, este artigo, baseando-se na pesquisa qualitativa exploratória, busca identificar e analisar os atributos qualificadores na seleção de novos fornecedores, verificar se estes atributos vem ao encontro das políticas organizacionais e sugerir melhorias. Para dar suporte à pesquisa, este trabalho no seu referencial teórico, apresenta conceitos referentes à gestão de suprimentos, produção, logística e seleção de fornecedores. O principal resultado da pesquisa revela a ausência de uma política formalizada de seleção de novos fornecedores. Como oportunidade de melhoria, sugere-se que a empresa formalize sua política de seleção de novos parceiros e crie mecanismos para monitorá-la. Este estudo foi desenvolvido numa Cooperativa do ramo agropecuário localizada no vale do Taquari.
- ItemAcesso AbertoComportamento do cliente organizacional: quais são os fatores que definem a compra de nobreak(2018-09-04) Sulzbach, Giane; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A dependência das organizações pela energia elétrica em suas atividades cotidianas e a necessidade de manter em operação críticos ativos de tecnologia da informação, combinado ao fato das frequentes falhas no fornecimento de energia por parte das concessionárias, faz com que muitas organizações se previnam com equipamentos chamados nobreak. A escolha de compra por determinada topologia ou marca de equipamento envolve diversas variáveis comportamentais e econômicas. Diante do exposto, o problema de pesquisa busca responder quais são os atributos considerados, pelos clientes organizacionais, na decisão de compra de um nobreak. Os objetivos são identificar o perfil das organizações pesquisadas; verificar quem é o decisor da compra e qual seu nível de conhecimento técnico sobre a tecnologia nobreak; verificar quais as marcas mais lembradas pelos clientes pesquisados. Para dar suporte à pesquisa, este trabalho, no seu referencial teórico, apresenta conceitos referentes à cultura e comportamento organizacional, comportamento de compra do cliente organizacional, tomada de decisão e tecnologia nobreak. O método utilizado é baseado na pesquisa quantitativa e descritiva e busca-se, como resultado, identificar quais são os atributos considerados, pelos clientes organizacionais, na decisão de compra de um nobreak. No que diz respeito ao perfil das organizações pesquisadas, constatou-se que a maioria são indústrias de médio porte localizadas na região da Serra Gaúcha e que possuem mais de 70 máquinas (computadores e servidores) e possuem um setor específico de TI. Quanto ao perfil do decisor de compras de TI, constata-se que são, em sua maioria, homens com idade entre 30 e 40 anos e com mais de cinco anos de experiência. Apesar da experiência avançada, a maioria classifica seu conhecimento técnico sobre nobreaks como intermediário, necessitando de ajuda na hora de decidir uma compra, procurando auxílio com empresas especializadas em nobreaks e/ou com usuários internos. Referente à marca mais lembrada destaca-se a marca Logmaster, seguida das marcas CP/Schneider e NHS. Quanto aos atributos mais considerados na compra de nobreak, constatou-se a opção pela tecnologia do equipamento com 36,9% dos votos, seguido do preço com 34% dos votos. Ainda quanto aos atributos, dentro do quesito produto, além da topologia do equipamento, outro fator de destaque foi quanto à qualidade das baterias fornecidas na solução vendida. Nos serviços, os atributos com melhor pontuação foram o conhecimento técnico para a solução dos problemas e a transparência nas tratativas entre as partes. Quanto ao preço, destacou-se a importância da possibilidade de parcelamento e do desconto para pagamento à vista. No que diz respeito à praça, o tempo de deslocamento nos chamados técnicos é fator importante e influencia na compra de nobreak.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor organizacional: fatores que influenciam a escolha de um fornecedor na linha de massas(2017-01) Schvingel, Franciele; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Já na Pré-história, o homem percebeu que moendo cereais e os misturando com água se obtinha uma pasta. Com o passar dos tempos essa técnica foi aprimorada e, atualmente, a massa é conhecida mundialmente, estando presente nos mais variados pratos e combinações. Devido à grande concorrência e perfil cada vez mais criterioso dos compradores, as empresas, por menores que sejam, necessitam de preparo para reter esses clientes e satisfazê-los da melhor maneira. Assim, o presente estudo tem como objetivos identificar o perfil do consumidor organizacional, identificar os fatores determinantes na escolha dos produtos e analisar o comportamento de compra dos respondentes e, como problema de pesquisa, a questão: Quais os fatores que influenciam a escolha de um fornecedor na linha de massas. Para tanto, este estudo tem abordagem quantitativa e, segundo os objetivos, a pesquisa é exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, é do tipo levantamento ou survey e pesquisa de campo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário fechado a 81 compradores organizacionais através da técnica de amostragem não probabilística por conveniência, no período de 30/03/16 à 15/04/16. Como resultado, constatou-se um perfil de consumidores adultos jovens, com idade entre 21 e 40 anos, sendo a maioria do gênero feminino, com grau de escolaridade entre ensino médio completo, ensino superior em andamento ou completo, e cuja finalidade de compra é revender ao consumidor final. Em relação ao comportamento de compra, a maioria dos respondentes compram pastéis ou massas caseiras em menores quantidades e com aquisição semanal. Quanto aos fatores determinantes na escolha por uma indústria fornecedora, destacaram-se os itens como: qualidade, sabor, preço, qualidade e agilidade no atendimento.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS(2018-09-04) Nardi, Renan Gustavo; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A cerveja artesanal é uma bebida existente há séculos, e não há consenso sobre sua origem, as primeiras cervejas artesanais foram produzidas na idade média, mas foi nos últimos anos que teve um novo aparecimento no Brasil. Com a revolução no mundo das cervejas, o consumidor de cerveja vem optando pelo consumo das cervejas artesanais. Assim, esta monografia tem como principal objetivo compreender o comportamento dos consumidores de cerveja artesanal nos municípios de Lajeado, Estrela e Teutônia no estado do (RS). Haja visto, o grande potencial de crescimento do mercado de cervejas artesanais nos últimos anos (ABRASERV 2018). Este estudo visa contribuir com informações aos empresários do ramo local. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de autores ligados ao marketing e relacionados com o comportamento do consumidor, como fatores que influenciam no comportamento do consumidor, sendo eles culturais, sociais, pessoais, psicológicos, etapas dos processos de decisões de compra (reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, comportamento pós-compra), e satisfação total do consumidor. O levantamento dos dados deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória com pesquisa semiestruturada, onde os dados foram coletados por meio de 11 entrevistas em profundidade com consumidores. Através de uma análise dos dados obtidos nas entrevistas pode-se concluir a percepção dos consumidores frente ao produto. Os consumidores procuram a cerveja artesanal pelo gosto e sabor e os ingredientes da bebida, sendo os tipos de cerveja mais aceitas a Pilsen e a Pale Ale. Os consumidores compram a cerveja artesanal levando em conta o estilo e valor que será gasto com o produto. Por fim, os entrevistados relatam que a cerveja artesanal proporciona uma experiência em reunir amigos, ligando a sensação de descobrir novos gostos e sabores.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor: atributos levados em consideração na decisão de escolha por um minimercado(2018-09-04) Schneider, Thais; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A presente monografia tem como objetivo geral identificar quais são os atributos levados em consideração na decisão de escolha por um minimercado, na localidade de Palmas, município de Arroio do Meio, RS. A pesquisa teve seu embasamento teórico descrito por diversos autores, apresentando conceitos dentro da área de marketing, como: conceito de consumidor, comportamento do consumidor, fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, processo decisório de compra, estágios do processo de decisão de compra, e atributos salientes, importantes e determinantes. O estudo foi formado por duas etapas: a primeira, exploratória e qualitativa, onde se procurou expandir o conhecimento sobre o tema da pesquisa; a segunda etapa, descritiva e quantitativa, possibilitou responder aos objetivos da pesquisa e identificar os atributos importantes por parte dos pesquisados. A pesquisa foi aplicada no período de 03/03 a 16/03/18, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Foi realizada a aplicação de um questionário para uma amostra de 84 pessoas, estas responsáveis pelas compras de produtos de minimercados, com objetivos específicos de verificar seus perfis, conhecer os hábitos de compra de produtos, e descobrir os atributos que determinam a compra, na decisão de escolha por um minimercado, na localidade de Palmas, município de Arroio do Meio, RS. Os resultados permitem perceber que o perfil dos pesquisados é de consumidores do gênero feminino, com idade igual ou superior a 51 anos, casados, com grau de escolaridade baixo, cuja ocupação profissional dominante é o de funcionários de empresa privada, aposentados e agricultores, prevalecendo os de renda familiar mensal de mais de um salário mínimo até três salários mínimos. Em relação aos hábitos de compra, o segmento de produtos mais adquirido em minimercados pelos respondentes foi o de mercearia, com frequência de compra semanal, investindo, em média, por compra, valores acima de R$ 80,00, em períodos indiferentes do dia, tendo como motivos de compra, o consumo imediato, o consumo próprio e receber visitas. Quanto aos atributos que determinam a compra, na decisão de escolha por um minimercado, a presente pesquisa não obteve nenhum atributo considerado determinante, somente atributos considerados importantes.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor: atributos para a escolha por uma padaria no município de Paverama - RS(2017-01) Souza, Pâmela Taís Almeida De; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A presente monografia teve como objetivo identificar os atributos determinantes na escolha por uma padaria no município de Paverama. A pesquisa tem como alicerce teórico conceitos na área de marketing, como: os 4P’s de marketing, conceito de consumidor, comportamento do consumidor, processo decisório de compra, comportamento pós-compra e atributos importantes e determinantes, propostos por vários autores. Este estudo foi composto por duas etapas. A primeira é exploratória, na qual se buscou ampliar o conhecimento sobre o tema, conhecendo as percepções dos clientes; e a segunda é descritiva e quantitativa, que permitiu responder aos objetivos da pesquisa e expor os atributos determinantes por parte dos pesquisados. Foi realizada uma pesquisa por conveniência, por meio da qual foi aplicado questionário para uma amostra de 80 pessoas responsáveis pelas compras de produtos de padaria em seus lares, a fim de identificar seu perfil, seu comportamento de compra e quais os fatores considerados determinantes na escolha por uma padaria. Os resultados permitem perceber que, embora sejam somente dois os fatores determinantes, eles certamente não são aquilo que as empresas acreditam ser fatores determinantes na escolha por uma padaria, exigindo atenção por parte dos gestores do ramo para a captação e a satisfação de clientes.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor: fatores influenciadores na contratação de serviço para festas infantis(2017-01) Auler, Bruna; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272O mercado de serviço de festas infantis no município de Lajeado/RS vem apresentando expressivo crescimento nos últimos tempos. O comportamento dos consumidores desse serviço apresenta características específicas, sobretudo porque essencialmente composto por núcleos familiares. Assim, em pesquisa apresentada de forma descritiva e realizada por conveniência, aplicada por meio de questionário entre clientes que já consumiram esse tipo de serviço, identificaram-se os fatores influenciadores e determinantes na contratação dos serviços para festas infantis, conforme a percepção de 80 (oitenta) consumidores do munícipio de Lajeado/RS. Os dados obtidos, analisados a partir dos fundamentos teóricos extraídos da bibliografia consultada, indicam que os fornecedores de serviços dessa natureza devem estar atentos, principalmente, à qualidade do serviço prestado, à variedade de pacotes, aos preços acessíveis e à divulgação frequente do serviço nos meios de comunicação.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel(2019-05) Stefani, Débora Helena; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A atividade seguradora no Brasil teve início em 1808, com a primeira companhia de seguros chamada “Seguros Boa-Fé”, criada com o intuito de operar no seguro marítimo e era regulada por leis portuguesas. As primeiras sucursais de seguros não obrigatórios foram sediadas no exterior por volta de 1862, e era para elas que os prêmios cobrados por cada seguro eram direcionados, somente em 1895 foi promulgada a Lei no 294 que determinava que os recursos dos prêmios cobrados pelas seguradoras brasileiras tivessem seus recursos aplicados no Brasil. A presente monografia tem como objetivo geral identificar os fatores levados em consideração e quais deles são determinantes para a contratação de um seguro de automóvel. Para aproveitar as oportunidades deste mercado em expansão é fundamental que o corretor\banco conheça muito bem o perfil dos seus clientes e saiba quais são os fatores que os mesmos consideram importantes ou não na hora de contratar um seguro de automóvel. A pesquisa teve seu embasamento teórico descrito por diversos autores, apresentando conceitos dentro da área de marketing, como: caracterização de serviço, marketing de serviços, marketing de seguros, perfil do consumidor, comportamento do consumidor, fatores sociais e fatores pessoais. O estudo foi formado por duas etapas: a primeira, exploratória e qualitativa e a segunda etapa, descritiva e quantitativa. A pesquisa foi aplicada no período de 29/03/2019 a 08/04/2019, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Foi realizada a aplicação de um questionário para uma amostra de 80 pessoas, estas deveriam residir em Lajeado/RS e possuir ao menos um automóvel, com objetivo específico de verificar seus perfis, identificar quais são os fatores levados em consideração na hora de adquirir um seguro de automóvel e identificar também quais os fatores que são levados em consideração quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel. Os resultados permitem perceber que o perfil dos pesquisados na sua maioria é de homens, com idades entre 35 a 40 anos, casados, com Ensino Superior Completo, cuja ocupação profissional dominante é a de funcionários de empresas privadas, prevalecendo a renda familiar de dois a quatro salários mínimos. Alguns dos fatores que são levados em consideração na hora de adquirir um seguro são cobertura total, cobertura para terceiros e danos corporais. Quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel, na sua maioria, são por questões financeiras.
- ItemAcesso AbertoDesafios das mulheres em cargos de liderança(2018-06-05) Silva, Fernanda Borges Da; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Os desafios profissionais das mulheres fazem parte do seu cotidiano. A monografia contempla a gestão e liderança feminina, estabelecendo relação com os cargos de liderança das mulheres nas empresas. Os objetivos da pesquisa consistem em levantar o perfil das respondentes, identificar a amplitude administrativa das gestoras, verificar se a empresa possui um plano de cargos e salários, averiguar quais as maiores dificuldades enfrentadas no desempenho de suas funções e identificar de que modo às gestoras têm buscado sanar essas dificuldades. Na fundamentação teórica encontram-se tópicos como a história da mulher no mercado de trabalho, sua evolução quanto aos direitos, à liderança e gestão feminina, competências e habilidades, a mulher no papel de líder e por fim os desafios profissionais enfrentados por elas. A pesquisa é qualitativa, exploratória e com a técnica da entrevista survey. Os sujeitos são dez mulheres que atuam em cargos de liderança. Quanto ao perfil das respondentes, todas estão estudando ou já tem formação, e continuam buscando conhecimento de suas áreas. O grupo 1 possui tempo médio de mandato de 10 anos e o grupo 2 de 3 anos e 2 meses. A quantidade de liderados varia de 2 a 165 pessoas, tendo predominância de mulheres. Quanto a plano de cargos e salários quatro empresas possuem e seis não. Os desafios são: dificuldade de encontrar profissionais qualificados no mercado, as novidades que surgem no dia a dia, atualizações, receio da nova área de atuação, a mudança de cargo, gestão e motivação das pessoas. Constatou-se que as gestoras têm buscado sanar essas dificuldades com boa vontade, dedicação, equilíbrio, entre outros aspectos que auxiliam na liderança nas empresas.
- ItemAcesso AbertoHábitos de consumo da Geração Z em relação às compras on-line(2015-11) Heberle, Joice Maria; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Os jovens constituem um grupo de consumidores que merece a atenção das organizações contemporâneas, na medida que, além de ser numeroso, também apresenta cada vez mais, influência e desejo de consumir, em uma dinâmica com forte interferência do ambiente digital. A fim de compreender o comportamento de compra dos jovens, esta monografia possui como objetivo identificar os hábitos de consumo da Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 a 2002, conforme corte de idade defendido por Kotler e Keller (2006), dos municípios de Estrela e Lajeado-RS, em relação às compras on-line. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, e quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, com a aplicação de 260 questionários a uma amostra, selecionada por conveniência, contemplando quatro escolas, uma pública e particular de cada cidade-alvo, envolvendo turmas de 1º, 2º e 3° ano do ensino médio. Como resultado, verificou-se que costumam acessar a internet, realizam o acesso diariamente e elegem o celular como dispositivo mais utilizado. Em relação às compras on-line, a parcela mais importante dos respondentes costuma adquirir roupas, calçados e acessórios pela internet, não possuem uma periodicidade de compras definida, o valor médio gasto por compra varia muito do item adquirido, e o boleto bancário é a forma de pagamento mais utilizada. No que se refere aos fatores considerados importantes na opção de compras por meio eletrônico, qualidade dos produtos, frete grátis, entrega a domicílio e descontos promocionais, apresentaram as melhores médias.
- ItemAcesso AbertoIndicadores gerenciais para uma propriedade de agricultura familiar de Cruzeiro do Sul(2014-11) Capinus, Aline Daiane; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A gestão torna-se relevante quando se busca manter rentável a atividade rural. Neste sentido, esta monografia tem como objetivo verificar como é realizada a gestão da propriedade rural da família Capinus. Mapeou-se os indicadores utilizados, descreveu-se as atividades, equipamentos e a mão de obra relacionada à produção leiteira, bem como se analisou os custos, despesas e respectivas receitas da atividade. Por meio dessas informações se sugeriu indicadores gerenciais a serem utilizados para a gestão eficaz da propriedade. Os produtores atuam especificamente com vacas leiteiras, estando sediados no interior do município de Cruzeiro do Sul. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica se abordou bibliografias de autores das áreas de administração rural, indicadores, planejamento, tomada de decisão, informação e controle, gestão de custos, gestão da produção e gestão de resultados econômico-financeiros. O método de pesquisa utilizou a análise documental, a observação e a entrevista com o produtor rural. Com um estudo exploratório e tratamento dos dados de forma qualitativa, que possibilitou maior análise e compreensão das informações levantadas. Relacionando os resultados da pesquisa com o referencial teórico, se sugeriu alguns indicadores gerenciais, dentre eles margem bruta, margem líquida, rentabilidade, lucratividade, custo por litro e lucro líquido por litro. Para apresentar esses indicadores realizou-se o levantamento de dados referente a um período de doze meses, de outubro de 2013 a setembro de 2014.
- ItemAcesso AbertoO perfil dos profissionais de Recursos Humanos em tempo de crise(2019-03-06) Prediger, Letícia Taís; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A área de Recursos Humanos surgiu durante a Revolução Industrial, quando se viu a necessidade de estruturar as relações entre o empregado e o empregador. No início o foco da área era voltado para a remuneração, os empregados obedeciam a ordens e não havia imposições ao cargo, o que importava era o rendimento e muitas vezes, trabalhavam em condições extremas. Cada vez mais os profissionais de Recursos Humanos são procurados, pois onde existem pessoas, existe a necessidade de gerenciar conflitos e problemas que surgem e que atrapalham seriamente a rentabilidade da empresa. Hoje em dia, com a crise econômica do país, o desemprego aumentou e a busca por emprego está cada vez maior, e com isso o profissional de Recursos Humanos deve estar preparado para selecionar a pessoa que melhor atende às necessidades da empresa. É um momento em que o RH sai do rótulo de área de “suporte” ao negócio, e entra para o centro das atenções, lado a lado com outros setores da organização. É um momento precioso, no qual o RH pode aproveitar o ciclo das mudanças e consolidar a si mesmo como um agente positivo de mudanças. A pesquisa foi aplicada; quanto ao modo de abordagem é qualitativa; os sujeitos da pesquisa são gestores de Recursos Humanos de quatro empresas de médio e grande porte, do Vale do Taquari. O profissional desta área precisa se posicionar de forma assertiva, conhecer a cultura da empresa, para entender quais os resultados ela busca e de que forma o profissional de Recursos Humanos pode contribuir com isso, sendo proativo, ajudando o outro e buscando estar sempre atualizado.
- ItemAcesso AbertoPor um mundo mais doce: análise das ações sensoriais da marca Açúcar União(2017-02) Ritterbuch, Deise Aline Batista; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Os cinco sentidos humanos – visão, audição, tato, olfato e paladar –, quando estimulados, desencadeiam uma série de emoções que influenciam o comportamento do consumidor e, consequentemente, criam vínculos afetivos entre a marca e o usuário. Desse modo, o Marketing Sensorial é uma ferramenta que, de forma crescente, propõe uma aproximação íntima e intensa com os indivíduos, uma vez que ações sensoriais são capazes de promover experiências fortes e inesquecíveis. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é avaliar as percepções e reações dos indivíduos em relação às ações sensoriais da marca Açúcar União. Para tanto, após uma breve revisão teórica sobre os cinco sentidos humanos e Marketing Sensorial, utilizou-se o método de pesquisa qualitativa e exploratória, cujos resultados foram obtidos por meio da ferramenta de grupo focal. A partir da análise dos resultados, foi possível verificar, por parte dos entrevistados, os estímulos aos sentidos humanos utilizados pela União, que, através da emoção, visa desenvolver ações sensoriais que cativam e conectam o consumidor à marca.