Administração - LFE Administração de Empresas
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Navegando Administração - LFE Administração de Empresas por Orientador "Bonfadini, Gerson José"
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- ItemAcesso AbertoAnálise do segmento de cortes de frango: um estudo do varejo do Vale do Taquari com base no composto de marketing(2017-02) Neumann, Luis Paulo; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas carecem de frequente atualização em relação ao ambiente em que estão inseridas, necessitando compreender de forma efetiva todas as variáveis de seu mercado. Assim, esta monografia apresenta uma análise do composto de marketing, produto, preço, praça e promoção, com o objetivo de analisar o segmento de corte de frango descrito pelo comércio varejista do Vale do Taquari. A fundamentação teórica aproxima conceitos de vários autores, a fim de atingir os objetivos propostos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de procedimentos técnicos bibliográficos, análise documental e levantamento de dados através de entrevistas. Tendo em vista as dimensões analisadas, a pesquisa apresentou resultados que revelam a valorização do varejo, principalmente no que diz respeito à qualidade do produto, à disposição frequente de entregas e aos preços diferenciados. O resultado do presente trabalho pode trazer informações importantes para empresas e gestores do ramo, assim como para estudantes da área ou interessados no setor.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de desempenho na área comercial: proposta de um modelo de avaliação específica para profissionais de vendas(2018-01) Saldanha, Welton Barth; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Em um mundo cada vez mais competitivo, vender um produto somente não é suficiente. A proximidade com fornecedores e a facilidade de acesso à informação transforma qualquer um em empreendedor, empresário, inventor, etc. Com isso, a concorrência cresce, a disputa por espaço nas gôndolas dos clientes fica mais difícil e o consumidor, mais desorientado para saber qual o produto com melhor relação entre custo e benefício. Diante dessa situação, visando o crescimento no setor de guloseimas, aumenta-se a necessidade por um atendimento mais eficaz dos profissionais de venda, se diferenciando dos demais concorrentes. A pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho da equipe de vendas, utilizando um sistema de avaliação de desempenho, procurando de forma específica descrever o perfil de cada profissional, identificando a influência dos atributos no processo de venda e comparando-os com os vendedores de maior e menor resultado. Tudo isso visando também uma proposta de um sistema de avaliação de desempenho para profissionais de venda. O estudo, de caráter qualitativo e exploratório, está fundamentado em um referencial teórico que aborda a administração de vendas, os processos de vendas e os principais atributos citados em bibliografias, resumidas na monografia de Scopel (2016). O estudo utilizou procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, bem como a observação e a entrevista em profundidade com gestores. A pesquisa trouxe informações sobre o perfil de um profissional de vendas e a importância que se dá para o desenvolvimento dos atributos a eles estipulados como essenciais no processo de venda. Pelo fato de o pesquisador não encontrar nenhum sistema específico para avaliar uma equipe comercial, criou-se e aplicou-se o sistema em uma equipe, servindo assim de base para testá-lo. Na aplicação do sistema, concluiu-se que os profissionais que tiveram maior pontuação perante os atributos avaliados também foram melhores no resultado de faturamento do primeiro trimestre de 2017. Por fim, o gestor nacional da Docile Alimentos analisou os resultados, comparou-os com a realidade e os validou.
- ItemAcesso AbertoO desenvolvimento rural: os desafios dos produtores rurais do município de Fazenda Vilanova/RS(2018-08-15) Meneghini, Rafael; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609O estudo tem como objeto de pesquisa o desenvolvimento rural no município de Fazenda Vilanova/RS. Busca analisar os principais desafios que os agricultores possuem, seja por linhas de créditos inadequadas, avanços tecnológicos, sucessão familiar e etc. Frente a isso, há a ampliação da importância da agricultura familiar no Brasil que vem crescendo a cada dia, com as exportações de produtos, grãos e carnes. Na Introdução são apresentadas as perspectivas do trabalho, a fundamentação teórica apresenta os principais autores que contribuem com os dados e referências do tema. Na metodologia estão descritos os princípios da pesquisa qualitativa de caráter exploratório com perguntas abertas, a fim de mitigar o entrevistado a colocar suas reais percepções sobre o contexto elaborado. Após isso, são apresentados os resultados e as análises que possibilitam compreender os desafios e as perspectivas no âmbito geral. Logo, este trabalho pode servir de base tanto para poderes municipais como privados, sabendo ofertar linhas e incentivos além de buscar melhorias para o setor rural do município.
- ItemAcesso AbertoGestão de eventos: análise do processo de estruturação de um evento multicultural do tipo rave(2018-08-15) Vargas, Cristian Luis De; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Atualmente o mercado de entretenimento musical está em grande ascensão, influenciando o crescimento econômico e desenvolvimento das localidades, tornando-se um gerador de renda para os promotores. Estes eventos atraem pessoas de diversas localidades e regiões, proporcionando um intercâmbio cultural que tem sido um dos atrativos mais procurados pelos participantes. Um dos eventos que vem se destacando atualmente no Brasil é o evento multicultural de música eletrônica denominado Rave. As mesmas ganham espaço a cada dia que passa e se tornam mais acessíveis a população Brasileira. O presente artigo tem como objetivo analisar o funcionamento dos eventos multiculturais do tipo Rave. O estudo no que se refere a metodologia, se caracteriza como exploratório e descritivo, referente aos meios de consultas, ele é documental e bibliográfico, utilizando a análise de trabalhos e teses produzidas anteriormente, posteriormente foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais que trabalham neste meio. Os principais resultados do estudo revelaram a grande necessidade da utilização das ferramentas de controle, por parte dos promotores, de forma que consigam organizar eficientemente seus eventos minimizando erros e resolvendo de forma ágil eventuais casualidades.
- ItemAcesso AbertoA influência das marcas de vestuário sobre os adolescentes da cidade de Lajeado/RS(2017-01) Valerius, Guilherme Lothar; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609O estudo tem o objetivo de analisar a influência exercida pelas marcas do segmento de vestuário sobre os adolescentes da cidade de Lajeado/RS. Seu tema é a gestão de marcas ou o branding. Apresenta referências teóricas relacionadas ao comportamento de compra do consumidor adolescente e de fatores ligados à influência das marcas de vestuário, que são trabalhados no branding. A partir dessas informações, foram coletados dados que possibilitaram uma análise que busca explicar as percepções dos jovens em relação às marcas, seu nível de conhecimento, seus julgamentos, seus motivos de compra e as sensações causadas pela aquisição ou pelo uso de roupas de marca. A estrutura da pesquisa é exploratória, através de pesquisa bibliográfica e grupo focal, com o auxílio de imagens, para a coleta de informações. Os dados obtidos foram examinados através de uma análise de conteúdo, que apontou que os adolescentes possuem um grande conhecimento sobre as marcas de vestuário, reconhecem que algumas delas são superiores, as quais veem como garantia de satisfação. Os adolescentes pesquisados compram com base em preço, qualidade e, principalmente, estilo. Eles se se sentem especiais ao utilizarem vestimentas de marcas que carregam seus estilos favoritos.
- ItemAcesso AbertoInteligência competitiva: análise da concorrência para precificação de operações de crédito no mercado financeiro(2018-01) Haas, Daniel; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609O segmento financeiro apresenta elevado nível de competição em nosso país e a busca pela expansão da carteira de crédito é primordial para maximização dos resultados das instituições. Para manter as organizações competitivas, nesse ambiente, é fundamental que os gestores conheçam e acompanhem, rotineiramente, as estratégias e movimentos de seus concorrentes. Nesse contexto, a aplicação dos conceitos e ferramentas de inteligência competitiva se tornam indispensáveis para apoiar a escolha da melhor estratégia para expansão das carteiras de crédito, que atenda aos interesses organizacionais e, também, se mostre competitiva sob os olhos do consumidor. Sendo assim, buscou-se identificar os fatores críticos de sucesso aplicados pelas maiores instituições financeiras do Vale do Taquari para definição de sua política de precificação de taxas de juros em operações de empréstimos e financiamentos. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com os representantes dos principais bancos e cooperativas de crédito da região, e, com base nos resultados obtidos, foi sugerido um modelo e práticas de análise da concorrência que subsidie os gestores na tomada de decisões estratégicas possibilitando a expansão da carteira de crédito da sua instituição.
- ItemAcesso AbertoMarketing pessoal: analisando as dimensões que auxiliam na construção de uma carreira profissional(2018-09-04) Mallmann, Deivi Vedoy; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Atualmente, com a grande competitividade existente no mercado de trabalho, é essencial que o indivíduo que esteja inserido nesse ambiente busque por diferenciais que o qualifiquem e o destaquem perante os outros. O marketing pessoal trata justamente disso, seu principal objetivo é que a pessoa tenha conhecimento de diferentes técnicas para vender o seu produto, o que no caso vem a ser sua própria imagem, competências e habilidades. O uso das diversas técnicas do marketing pessoal pode aumentar as chances de sucesso do indivíduo nas organizações, e também pode ajudar a pessoa a desenvolver sua carreira em diferentes áreas da sociedade, como o ramo político, ou o campo do empreendedorismo por exemplo. O marketing pessoal pode vir a tornar-se um bom diferencial, pois um dos seus objetivos é fazer com que a pessoa exalte suas qualidades e aptidões, dessa forma destacando-se em determinado grupo despertando assim o desejo e interesse de seus superiores. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar como as técnicas do marketing pessoal podem auxiliar o indivíduo na construção de sua carreira profissional. Para tanto, procura-se abordar no desenvolvimento da fundamentação teórica categorias importantes do marketing pessoal que geram valor ao indivíduo, diferenciando-o dos demais, sendo elas, a imagem, o comportamento, a comunicação, a rede de contatos, e a formação acadêmica continuada. O método a ser utilizado, como também a análise dos dados, serão qualitativos. Sendo assim, os procedimentos técnicos usados, foram bibliográficos, e levantamento de dados através de entrevistas in loco. Observa-se que muitas pessoas possuem certo conhecimento sobre o tema marketing pessoal, porém sem uma base teórica sólida. Dessa forma, os resultados deste estudo podem contribuir para o esclarecimento sobre o tema para todo e qualquer profissional que tenha interesse em destacar-se na sua profissão, desenvolvendo assim suas aptidões para que tenha um melhor desempenho e maiores chances de sucesso em sua carreira profissional.
- ItemAcesso AbertoTécnicas de venda: análise dos atributos de venda dos vendedores do grupo Alfa(2017-01) Scopel, Rochele Fenner; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609O presente estudo tem como ambiente de pesquisa um grupo varejista, denominado no estudo de grupo Alfa, que possui doze lojas comerciais, distribuídas entre os vales do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha. A pesquisa tem por objetivo analisar os atributos de venda utilizados durante o processo de venda realizado pelos vendedores do grupo Alfa, procurando de forma específica, também, comparar a influência destes atributos entre os vendedores com maior e menor desempenho da empresa. O estudo, de caráter qualitativo e exploratório, está fundamentado em um referencial teórico que aborda a administração de vendas, o processo de vendas e os atributos do vendedor, e, formalizado pelo método de pesquisa que utiliza procedimentos, tais como, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, bem como a observação e a entrevista em profundidade com vendedores. O levantamento de dados apresenta que há uma diferença entre o observado pelo pesquisador e o respondido pelos vendedores, ou seja, eles acreditam desenvolver corretamente todo o processo de venda, assim como possuir os atributos ideais para um vendedor qualificado. Porém, na prática, não é o que acontece. Por sua vez, a análise possibilita identificar que há vendedores com os atributos mais desenvolvidos do que outros e esses são aqueles que apresentam um maior desempenho na empresa. Por fim, as considerações finais demonstram que há sugestões plausíveis para o desenvolvimento da equipe de vendas do grupo Alfa, o que trará resultados maiores para a empresa.