Administração - LFE Administração de Empresas
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Navegando Administração - LFE Administração de Empresas por Orientador "Britto, João Carlos"
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- ItemAcesso AbertoA aceitação da Erva-mate repousada pelo público tradicionalista gaúcho(2019-03-06) Morás, Ricardo; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Este trabalho procura identificar e analisar os fatores que influenciam no processo de compra da erva-mate por pessoas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Para tanto, recorreu-se ao modelo dos seis estágios de Boone e Kurtz (2009): reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, ato de compra e comportamento pós-compra. A fundamentação teórica conceituou o comportamento do consumidor, a erva-mate, o processo de decisão de compra e o composto mercadológico (4P’s). Para a realização da pesquisa foi utilizado o método qualitativo e exploratório, através da aplicação de entrevista em profundidade realizada com 15 consumidores do produto erva-mate para o chimarrão. Após analisados os dados constatou-se no grupo de fatores culturais, a influência do tradicionalismo e a forma com que a cultura molda o estilo de vida dos entrevistados. Respectivamente, nos fatores sociais e pessoais, a origem do hábito de consumo da bebida e as preferências do consumidor quanto ao tipo de erva-mate e, por último, nos fatores psicológicos, as motivações para consumo do chimarrão. Constatou-se também as percepções de qualidade no produto erva-mate, sendo que a cor foi considerada como o principal indicador. Quanto à aceitação do produto erva-mate repousada padrão uruguaio, foram colhidas informações importantes em relação a opinião dos entrevistados sobre a cor e o sabor. Por fim, diante das informações obtidas, recomenda-se à indústria ervateira fabricante deste produto específico, a formulação de estratégias que enfoquem as quatro variáveis do composto de marketing: preço, produto, praça e promoção.
- ItemAcesso AbertoAtendimento ao cliente em um e-commerce especializado em equipamentos para a prática de surfe(2017-01) Corbellini, Luis Paulo; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915O advento da internet trouxe mais agilidade e facilidade de busca por informações, esta mudança tecnológica atinge as empresas que visam uma nova possibilidade de negócio. Este artigo busca compreender o atendimento em um e-commerce especializado em venda de equipamentos de surfe, assim como apontar a importância da pós-venda, analisar o auxílio prestado pelo site aos clientes que possuem dúvida e verificar a satisfação dos clientes frente aos serviços prestados. Por meio de entrevistas realizadas com o sócio proprietário da empresa comsurf.com.br e clientes do site, buscou-se atingir os objetivos propostos. Entre os principais resultados pode-se destacar que o detalhamento das informações técnicas dos produtos, para auxílio na compra dos clientes é uma restrição nos processos da empresa. Desta forma, o estudo propõe que a empresa analise a inclusão de mais um funcionário focado somente para este processo, ou então defina um integrante já existente como responsável somente por esta parte, para que continue com este diferencial perante seus concorrentes.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor de hortifrútis(2018-01-24) Lermen, Joel Paulo; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Neste trabalho, identificam-se as principais influências do comportamento do consumidor de hortifrútis. Esta monografia tem por objetivo identificar quais fatores são influentes no comportamento de compra, a variação de compra a partir de segmentos de clientes e também a influência do composto de marketing. Os fatores culturais, sociais, pessoais, psicológicos e situacionais envolvidos no comportamento do consumidor, são muito atuantes sobre o processo de decisão de compra, especialmente quando influenciados pelo composto de marketing. Os procedimentos metodologicos desta pesquisa quantitativa, envolve a aplicação de um formulário a consumidores de hortifrútis que estiveram fazendo compras em estabelecimentos do formato supermercado, minimercado e loja de hortifrútis, localizados em municípios do Vale do Taquari/RS. As informações advindas da pesquisa, que teve 200 entrevistas, foram tabuladas usando métodos estatísticos para a análise dos dados. A pesquisa revelou que o perfil do consumidor é um dos principais determinantes do comportamento de compra, principalmente o grau de escolaridade que tem influência direta na renda familiar. O planejamento de compras de hortifrúti é um costume praticado por 48% dos entrevistados, enquanto que apenas 23,50% compram através do oportunismo, ou seja, em benefício do preço. No entanto, o costume altera em detrimento à renda familiar, além disso, a frequência de compras também altera o costume, especialmente para os que planejam as compras de hortifrútis e os que compram pela oportunidade do preço. Os fatores de marketing, muito atuantes e influentes, fazem variar o comportamento de decisão, amplamente percebido quando levantadas características do produto e ambiente, como qualidade, aparência, variedade, dia e local de compras. O estudo indica que as compras de hortifrúti são feitas por famílias onde as mulheres tomam as decisões de compras desta sessão, influenciadas por fatores culturais, pessoais e sociais.
- ItemAcesso AbertoDesempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação(2018-09-04) Meirer, Márcio Luiz; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915O prestador de serviços não consegue ser eficiente em todos os atributos ao mesmo tempo. Ele precisa estabelecer prioridades. Assim, esta monografia tem como objetivo identificar a relação entre a importância versus o desempenho dos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI), no segmento de Softwares de Gestão Empresarial (ERP ́s). Os procedimentos metodológicos deste estudo quantitativo envolveram entrevistas semiestruturadas em profundidade, por pautas, e a aplicação de um questionário fechado para clientes da empresa Delvale Tecnologia. A população alvo foram usuários e usuários contratantes. Os 274 participantes responderam o questionário por meio eletrônico, entre os dias 21 de março e 05 de abril de 2018. A pesquisa relevou os seguintes resultados: a Segurança (8,62) e a Confiabilidade (8,60) são os atributos que obtiveram o maior grau de importância atribuído pelos participantes. Em contrapartida, a Cordialidade (8,16) e a Flexibilidade (8,17), mesmo com o grau de importância elevado, foram consideradas as menos importantes. Em relação ao desempenho empresarial, os atributos Integridade (8,41) e Confiabilidade (8,39) tiveram a melhor pontuação; já a Flexibilidade (8,04) e o Acesso (8,06) obtiveram a pior avaliação. A aplicação da Matriz de Importância versus Desempenho permitiu estabelecer uma comparação visual imediata, que demonstrou que todos os atributos ficaram alocados na zona apropriada. A conclusão do estudo é que todos os atributos pesquisados têm elevada importância para usuários e usuários contratantes. Logo, o desempenho empresarial atribuído pode ser considerado satisfatório.
- ItemAcesso AbertoEventos de relacionamento: análise dos fatores que influenciam jovens a participar de festas no Vale do Taquari(2019-03-06) Campiol, Dauani; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Devido à expansão do mercado de entretenimento nos últimos anos e a grande procura por experiências únicas e diferenciadas, esta monografia tem como objetivo compreender os fatores decisivos aos jovens do Vale do Taquari para frequentar eventos na região. A delimitação deste estudo são os eventos classificados como festas. No que se refere à metodologia, o estudo classifica-se como descritivo e quantitativo. As técnicas utilizadas são pesquisas bibliográficas e levantamento de campo, também conhecido como survey. Aplicou-se um questionário de forma online com os participantes. Após a coleta e análise dos dados, pode-se observar que os principais motivadores para participar de uma festa são as atrações, o público frequentador e o ambiente da festa. Além disso, os jovens possuem a expectativa de diversão, companhia de amigos e boa música. Por fim, foram identificados os principais fatores causadores de satisfação e insatisfação deste público.
- ItemAcesso AbertoFatores que influenciam no comportamento de compra de lingerie(2015-11) Pegorer, Sabrina; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam no comportamento de compra de lingerie das alunas do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. O referencial teórico aborda aspectos relacionados ao conceito de marketing, ao ambiente e ao composto de marketing, bem como ao comportamento do consumidor, às necessidades e à satisfação dos clientes e à pesquisa de marketing. O presente estudo classifica-se como quantitativo-descritivo. A pesquisa se deu por meio de questionário com questões fechadas e objetivas, aplicado a 403 alunas da Univates, selecionadas de forma não probabilística, por conveniência. A pesquisa foi realizada no período de março a novembro de 2015. Ao final deste estudo, são apresentados os resultados da pesquisa, os quais permitem concluir que a qualidade é fator determinante na compra de lingerie, sendo que as alunas associam a qualidade da lingerie principalmente a três fatores: conforto, durabilidade e beleza. A variedade de cores, as opções de modelos e os detalhes da lingerie são fatores influentes na decisão de compra de lingerie das alunas, as quais consideram que o baixo preço precisa estar aliado a qualidade e ao conforto. Ainda é possível identificar que as alunas costumam comprar lingerie para presentear a si mesmas, o que comprova a ligação existente entre a lingerie e a sensualidade, assim como a relação com a autoestima feminina
- ItemAcesso AbertoA influência da marca na decisão de compra de chocolates(2019-03-06) Silva, Mateus Da; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Neste trabalho, identifica-se a influência da marca na decisão de compra de chocolates. A monografia tem por objetivo analisar a decisão de compra de chocolates no ponto de venda (PDV), identificar aquilo que o consumidor considera importante na decisão de compra de chocolates e compreender a influência do perfil do consumidor na sua tomada de decisão de compra de chocolates com relação a marcas. O método desta pesquisa quantitativa envolve a utilização de um formulário aplicado em consumidores de chocolates que estiveram fazendo compras em supermercados e mercados em cidades do Rio Grande do Sul. Os dados advindos da pesquisa, que obteve 385 respondentes, foram tabulados utilizando métodos estatísticos para a análise dos dados. A pesquisa identificou que o principal fator de escolha de um chocolate é a qualidade do produto, quando 56,62% dos respondentes afirmaram este fator. Foi possível identificar que a marca influência a decisão de compra de chocolates para os entrevistados com ensino médio completo e para todos os respondentes com um grau de instrução escolar acima deste. A marca é observada por todas as classes sociais da amostra, contudo, as classes sociais mais altas sofrem mais influência da marca na decisão de compra de chocolates.
- ItemAcesso AbertoAs influências situacionais na liderança(2019-03-06) Horn, Jéssica Cristina; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915O presente estudo refere-se à influência situacional sobre as lideranças. Tem como objetivo geral analisar como as diferentes situações do cotidiano podem influenciar o uso do poder nas organizações e como objetivos específicos: a) identificar como o poder formal interfere nas ações dos líderes; b) conhecer a relação entre o poder e a influência situacional na tomada de decisão dos líderes. Em pesquisa bibliográfica encontram-se teorias e referências estudadas por autores, tais como Foucault, Croizer, Weber e Zimbardo, os quais abordam o poder, liderança e influência situacional. Para alcance dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa qualitativa que envolveu entrevistas semiestruturadas presenciais, compostas por 27 perguntas. O público-alvo incluía lideranças de todos os níveis de organizações do Rio Grande do Sul. O estudo, mostrou que quando as lideranças renunciam à possibilidade de questionar os mandatos podem ser tornar “ditadores” com a utilização do poder ou até mesmo “escravos voluntários” devido à obediência cega à autoridade das organizações em que estão inseridos.
- ItemAcesso AbertoMarketing de relacionamento na web: análise das técnicas utilizadas por empresas de eletrônicos(2017-01) Klamt, Henrique Adolfo; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Este estudo tem por finalidade verificar quais práticas de marketing digital trazem os melhores resultados de interação com o público às empresas do setor de eletrônicos. As empresas observadas foram: Apple, Samsung e LG. Um dos critérios observados na escolha das empresas foi o fato de possuírem ações de marketing digital. Outro critério baseou-se na hipótese dessas empresas oferecem contrastes mais nítidos em suas ações de marketing digital, ou seja, duas empresas (Apple e Samsung) são líderes de mercado (IDC, 2015), sendo que a LG ocupa a sexta posição. Dessa forma, foi possível se ter uma ideia das diferenças das técnicas utilizadas por cada empresa. O tema, marketing de relacionamento por meio do marketing digital, foi escolhido pelo fato de a internet estar inserida no cotidiano das pessoas, seja profissionalmente ou socialmente, sendo que as empresas, tomando conhecimento disso, devem explorar as oportunidades que as plataformas digitais oferecem. Diante disso, abordam-se os conceitos de marketing, marketing de relacionamento, marketing digital e mídias sociais. Como método de pesquisa, utilizou-se estudo de casos múltiplos, sendo a coleta de dados feita por acompanhamento das ações das empresas na web e nas redes sociais. Foi detectado que uma das empresas possui posicionamento completamente diferente das demais, uma vez que não faz questão em participar da maioria das redes sociais, porém, interage com seu público de maneira única e exclusiva. Além disso, identificou-se que as demais empresas possuem ações similares, no entanto uma se destacou consideravelmente durante o período de acompanhamento.
- ItemAcesso AbertoTomada de decisão na escolha de fornecedor para desenvolver novos produtos em frigoríficos(2018-01-24) Siebeneichler, Laíde Daniele; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915; Dalmoro, Marlon; Coletti, CarolineAo identificar a necessidade de redução de custos e a melhoria da qualidade dos produtos, as indústrias buscam junto a seus fornecedores estreitar parcerias com fornecedores para maximizarem seus resultados e aumentar a sua competitividade. Diante deste cenário, este estudo analisou a maneira como ocorre a escolha do fornecedor para desenvolver novos produtos em empresas frigoríficas através de fatores que influenciam a tomada de decisão. Assim, esta monografia, baseando-se em uma pesquisa qualitativa, tem como objetivo entender o que as empresas frigoríficas consideram no momento de selecionar um fornecedor para desenvolver novos produtos. Através da técnica descritiva, em que informações extraídas das entrevistas, fornecidas por tomadores de decisão de empresas frigoríficas, são analisadas para compreender os fatores influenciadores na tomada de decisão. O resultado é obtido através do modelo de pesquisa proposto que aborda os fatores de tomada de decisão estruturados em três grupos: técnicos (tecnologia do fornecedor, qualidade e lead time e entrega), relacionais (confiança e comunicação) e estratégicos (preço e estabilidade financeira).