Administração - LFE Administração de Empresas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Administração de Empresas por Orientador "Conto, Samuel Martim de"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoCritérios de avaliação para aquisição de veículos na região do Vale do Taquari/RS(2024-12-18) Rosa, Lucas Rafael Lamb; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734; Cerutti, Bernardete Bregolin; Comel, AlexandreEste estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a compra de veículos usados pelos consumidores das seguintes cidades do Vale do Taquari/RS: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Sério, Taquari, Teutônia e Westfália, além de abordar o cenário automotivo e a forma como as pessoas decidem sobre o veículo a ser comprado. Para atingir os objetivos do estudo, os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa quantitativa por meio de um questionário com 16 questões objetivas, resultando em 120 respondentes. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, relacionando os resultados obtidos com os autores utilizados. Um dos fatores limitantes do estudo é que a amostra foi composta em sua grande maioria por respondentes jovens, resultando na percepção predominantemente desse público. Os resultados indicaram que os consumidores buscam maximizar o custo-benefício, priorizando aspectos como preço, quilometragem e condições do motor. A troca de veículos também se mostrou uma prática comum entre os participantes, destacando a dinâmica e a renovação constante do mercado. O estudo ainda revelou que o público mais jovem (21 a 30 anos) representa a maior parte dos compradores, sugerindo uma demanda crescente por alternativas acessíveis. A relevância deste estudo reside na compreensão dos perfis e preferências dos consumidores, contribuindo para uma melhor orientação na comercialização de veículos usados e para um mercado mais consciente e assertivo.
- ItemAcesso AbertoFatores influenciadores e o mercado de pneus Truck no Rio Grande do Sul(2017-02) Lovato, Marcelo Martins; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734Diante das contínuas e cada vez mais ávidas mudanças de mercado, há uma grande necessidade de que os gestores conheçam as ameaças e oportunidades existentes no mercado como um todo para poder identificar seus pontos de melhorias e suas qualidades, buscando se adaptar a este ambiente competitivo. Conhecer seus clientes, sua região de atuação, seus concorrentes e todos os fatores influenciadores de seu mercado já não bastam. Portanto o presente estudo teve como objetivo identificar os principais fatores que podem influenciar na decisão de compra dos clientes de pneus Truck no Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo foram pesquisados 90 clientes de parte da carteira da empresa Comercial e Importadora de Pneus Ltda. Pode ser identificado que dentre as necessidades consideradas mais importantes por esse público consumidor, o serviço de suporte técnico é uma carência da maioria deles. Outras necessidades também consideradas importantes pelos respondentes foram o serviço de montagem de pneus e o veículo de assistência a frota, onde ambos deveriam ser fornecidos pelo revendedor. O serviço de recapagem também foi mencionado com menor expressividade. Outro influenciador identificado foi a importância do fator humano, onde os respondentes identificaram como principal característica do vendedor ideal o conhecimento técnico do produto, seguido pelo pós venda. Isso torna evidente que dentre as necessidades do consumidor atual, o conhecimento é o maior deles, pois buscam além do produto e serviço, o maior número de informações possíveis que possam vir a contribuir no desenvolver de seu trabalho. Contemplando o restante das informações, foram identificadas um total de seis marcas diferentes, atuantes no mercado estadual: Pirelli, Goodyear, Continental, Michelin, Bridgestone e Firestone.
- ItemAcesso AbertoGestão estratégica com foco no cliente: um estudo de caso em uma empresa de varejo calçadista(2025-07) Mendel, Eduardo Frederico; Daniel Pedro; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734; Cerutti, Bernardete Bregolin; Comel, AlexandreEste estudo de caso analisa a gestão estratégica centrada no cliente na Companhia Sapatos, empresa de varejo de calçados sediada em Teutônia – RS. A fundamentação teórica aborda marketing de serviços, gestão estratégica de serviços, experiência do cliente e os 8 Ps do marketing de serviços. Para investigar as práticas atuais, o autor realizou um levantamento de dados a partir de um grupo focal com as colaboradoras do setor de vendas e um questionário com os clientes da empresa. Os achados mostram certas lacunas entre as expectativas dos clientes e as práticas de atendimento, permitindo pontuar melhorias no ambiente de serviços, no treinamento da equipe e nos procedimentos operacionais. A partir dos resultados encontrados, o estudo formaliza missão, visão e valores alinhados às demandas do público-alvo e propõe recomendações operacionais para aprimorar a experiência do cliente. Conclui-se que ao adotar essas diretrizes estratégicas e ajustes processuais a satisfação e a fidelização dos consumidores tende a aumentar, favorecendo o crescimento sustentável da organização.
- ItemAcesso AbertoImplementação de um setor de processos no Grupo Diersmann(2025-07) Diersmann, Gustavo Kunzler; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734; Cerutti, Bernardete Bregolin; Braido, Gabriel MachadoEste trabalho apresenta uma proposta para a criação e implementação de um setor de processos no Grupo Diersmann, empresa tradicional do ramo de assistência familiar e funerária, com atuação nos Vales do Taquari e Rio Pardo. O estudo surge da necessidade de otimizar recursos, melhorar a organização interna e elevar a qualidade dos serviços prestados. Em termos metodológicos, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com base em um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com colaboradores e análise dos setores para mapear os processos e identificar pontos de melhoria. Os resultados mostraram que a criação de um setor de processos promove maior clareza nas atividades, fortalece o alinhamento entre equipes e gera impacto direto na redução de custos e no aumento da eficiência operacional. Além disso, o estudo demonstrou como ferramentas de gestão, como PDCA, BPM, BSC, OKR e KPIs, podem ser aplicadas de forma prática para alcançar melhores resultados. A implementação desse setor representa um passo importante para o crescimento sustentável da empresa, ao mesmo tempo em que valoriza seus colaboradores e fortalece a experiência dos clientes.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos estudantes da Univates em relação às finanças pessoais(2019-03-06) Reis, Cassiano Müller; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734Nem todas as pessoas possuem conhecimento sobre as finanças pessoais. Muitas delas, inclusive, não realizam qualquer controle sobre seus gastos ou qualquer planejamento financeiro para suas metas futuras. Poupar o dinheiro, em alguns casos, é uma grande dificuldade. As pessoas que conseguem poupar, em sua grande maioria, optam por aplicá-lo apenas em caderneta de poupança, desconhecendo outros investimentos com maior rentabilidade. Os jovens de hoje representam o futuro da economia e as decisões tomadas hoje certas ou erradas terão resultado a longo prazo (SANTOS, 2014). Assim, essa monografia busca identificar a percepção dos estudantes da Univates em relação às finanças pessoais. Trata-se de uma pesquisa aplicada na Universidade do Vale do Taquari – Univates, localizada no município de Lajeado, Rio Grande do Sul, no ano de 2018. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, subdividida em duas etapas. A primeira etapa, qualitativa, foi realizada por meio da pesquisa exploratória e utilizou a entrevista em profundidade de 11 estudantes da Univates, além da pesquisa bibliográfica. A segunda etapa, quantitativa, foi realizada por meio da pesquisa descritiva, utilizou o levantamento, através da aplicação de questionário com 155 estudantes. As respostas e análises dos dados coletados em ambas etapas revelam que os estudantes têm bastante clareza sobre a importância de ter conhecimento acerca das finanças pessoais e sobre a necessidade de realizar o controle das finanças pessoais, mesmo que nem todos o façam. Em relação aos investimentos, a maior parte dos respondentes apresenta perfil conservador. A conclusão do estudo é que os respondentes desta pesquisa precisam diversificar seus investimentos e a educação financeira ser desenvolvida o mais cedo possível, principalmente pensando em resultados a longo prazo.
- ItemAcesso AbertoPesquisa de mercado para abertura de um segmento de distribuição de medicamentos veterinários(2017-02) Possebon, Jeferson; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734O presente estudo tem o objetivo de analisar a oportunidade de mercado para abertura de um segmento de distribuição de medicamentos veterinários na empresa Ciamed Distribuidora de Medicamentos LTDA. e faz parte de um trabalho de conclusão de curso em Administração de Empresas. Este trabalho busca atender aos seguintes objetivos específicos: identificar as principais empresas que atuam no ramo de distribuição de medicamentos veterinários no estado do Rio Grande do Sul, indicar os medicamentos que possuem maior demanda no mercado veterinário, verificar as principais necessidades dos clientes e identificar os possíveis clientes no ramo de medicamentos veterinários a serem atendidos. No desenvolvimento da fundamentação teórica foram abordados conceitos de autores das áreas de marketing e estratégias de mercado, juntamente com um embasamento teórico de macroambiente e microambiente na visão de Philp Kotler e Garry Armstrong. O método utilizado foi exploratório e a análise das informações e dados coletados de forma qualitativa. Espera-se que os resultados deste estudo auxiliem a empresa a tomar a decisão no momento de escolher iniciar ou não as atividades no segmento de distribuição de medicamentos veterinários.
- ItemAcesso AbertoA visão de futuro dos estudantes da Univates em Relação à previdência(2019-03-06) Ely, Douglas Ariel; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734O tema previdência faz parte da vida dos brasileiros, seja pela previdência social, por planos de previdência complementar ou por qualquer tipo de investimento que vise garantir um futuro economicamente mais tranquilo. A situação atual (2018) apresenta um panorama na qual o trabalhador não sabe o tempo que terá de contribuir ao INSS, não possui garantia de que receberá os benefícios e caso receber, o valor poderá não ser suficiente para suprir suas necessidades econômicas. Neste contexto, o objetivo desta monografia é entender através da pesquisa, como os estudantes da Univates lidam com as questões que dizem respeito à previdência, como por exemplo, a crise da previdência social, a adesão de outras formas de investir e a preocupação com o futuro. A pesquisa foi desenvolvida quanto ao modo de abordagem de forma qualitativa, utilizando-se entrevistas em profundidade com questões que visaram responder aos objetivos propostos. A partir da análise das entrevistas, percebeu-se a importância dada pelos participantes ao hábito de poupar, foi possível entender como cada respondente lida de forma individual com suas finanças pessoais, além das opiniões sobre a reforma da previdência social e da sua situação atual. Foram analisados aspectos sobre a previdência complementar em relação aos motivos de adesão e de não-adesão, além dos perfis de investidor de cada participante, e realizados questionamentos a respeito do planejamento de longo prazo e sobre as expectativas de cada entrevistado perante seu futuro.