Administração - LFE Administração de Empresas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Administração - LFE Administração de Empresas by browse.metadata.advisor "Dalmoro, Marlon"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAutenticidade de empresas sustentáveis sob a ótica do consumidor(2017-02) Wickert, Diéferson; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Este trabalho busca investigar a percepção de autenticidade dos consumidores com relação às ações e campanhas publicitárias divulgadas pelas empresas que ofertam produtos com apelo ecologicamente correto. As organizações, visando atender os anseios e interesses dos consumidores, procuram desenvolver estratégias que lhe confiram uma posição de destaque junto ao consumidor. Com o crescente aumento do nicho de mercado ecologicamente correto, as empresas buscam desenvolver produtos que atendam a essa demanda, utilizando-se dos conceitos da sustentabilidade e marketing verde no desenvolvimento dos seus produtos e estratégias de marketing. É neste sentido que o presente trabalho busca descobrir se os consumidores percebem que a abordagem “verde” das ações de publicidade das empresas são autênticas, ou seja, se sob ótica do consumidor há uma coerência relacionada as propostas publicitárias e o conceito de marketing verde abordado neste trabalho. Para dar conta dos objetivos, o trabalho utilizou uma metodologia baseada na pesquisa bibliográfica e exploratória, buscando realizar um levantamento bibliográfico que envolve citação de autores da área da sustentabilidade, marketing verde e autenticidade de marcas, formando assim a base teórica desse trabalho. Quanto à pesquisa, a abordagem é qualitativa, com utilização de entrevistas de profundidade como procedimento técnico de coleta do material que foi analisado. A análise dos dados foi direcionada ao cruzamento das informações obtidas através do discurso dos entrevistados com os autores do referencial teórico, permitindo assim, responder aos objetivos da pesquisa. Como conclusão obteve-se o ceticismo de alguns consumidores entrevistados quanto às ações de marketing verde divulgadas, e mesmo acreditando que as empresas tenham responsabilidades ambientais durante o seu processo produtivo, não apresentam o hábito de investigar as ações divulgadas. Ainda, constatou-se que os consumidores entendem que ações de marketing verde das organizações, quando autênticas, podem resultar em vantagens competitivas para àquelas que as praticam, de fato.
- ItemOpen AccessComportamento de abandono: um estudo às categorias de produtos alimentícios(2019-05) Gregory, Ivana Graziele; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052O campo do comportamento do consumidor sempre concentrou seus estudos na face positiva do consumo, investigando o processo de compra, a escolha e as preferências das pessoas. No entanto, a não escolha, o abandono e a rejeição sempre estiveram de fora das pesquisas dessa área, recebendo a devida atenção apenas nos últimos anos. Ao mesmo tempo, mudanças relacionadas ao consumo alimentar começaram a surgir no mercado, despertando o interesse de empresas e governo. Assim, enquanto alguns consumidores começaram a substituir alimentos tradicionais por industrializados, outros repensaram seus hábitos e passaram a alterar suas rotinas em benefício de uma vida mais saudável. Nesse contexto, o artigo em questão tem por objetivo compreender as razões que levam os consumidores ao abandono do consumo de determinadas categorias de produtos alimentícios. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, que utilizou a entrevista como instrumento para coletar os dados de quinze sujeitos, selecionados de acordo com a conveniência e a acessibilidade, que apresentaram algum comportamento de abandono relacionado às categorias de carne e refrigerante. Os resultados indicam que o abandono deriva de mudanças comportamentais, sendo justificado, principalmente, pelas razões de saúde, bem-estar do animal, questões ambientais e o autoquestionamento. Estas, por sua vez, podem configurar aspectos individuais, sociais, ideológicos ou cognitivos. Conclui-se, então, que o refrigerante opera em níveis mais mundanos, de baixa complexidade e fácil abandono, enquanto que a carne opera em níveis mais filosóficos, de alta complexidade e difícil abandono.
- ItemOpen AccessDemonstração do pertencimento do povo gaúcho através do consumo de moda contemporânea(2018-01) Hauschild, Raquel; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052A globalização contemporânea tem gerado alterações nas identidades dos indivíduos, que deixaram de ser fixas, passaram a ser flexíveis e mutáveis, reflexo de um processo de hibridação cultural (HALL,2006; CANCLINI, 2007). Estas mudanças fazem com que as pessoas tenham o desejo de demonstrar o seu sentimento de pertencimento a algum lugar e/ou cultura. Esta pesquisa pode vir a contribuir com a temática, tendo como objetivo a compreensão sobre como acontece o processo de demonstração deste sentimento do povo gaúcho pela mediação de objetos simbólicos ligados à moda contemporânea. Para esse fim, foi conduzida uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade junto a vinte e um consumidores que apresentavam algum tipo de envolvimento ou capacidade de reflexão crítica em relação à cultura gaúcha, ao uso e percepção da moda contemporânea como uma forma de expressão. A análise dos resultados apontou que os entrevistados em sua maioria entendem que ao vestir uma roupa contemporânea com referências à cultura gaúcha, estarão demonstrando o seu sentimento de pertencimento. Porém, as pessoas ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho entendem que esta é uma forma de desrespeitar a cultura tradicional gaúcha, resistindo, mesmo que parcialmente, à ideia de associar uma moda mais contemporânea à tradição gaúcha. Assim, de forma geral, a utilização deste tipo de roupa demonstra ser uma forma emergente de expressão do pertencimento a cultura gaúcha, especialmente junto ao público que não consome diretamente artigos tradicionalistas. Com o estudo foi possível verificar que este é um nicho de mercado pouco explorado; considerando a amostra utilizada no trabalho é possível dizer que poucas pessoas usam a moda contemporânea com referências à cultura gaúcha de forma consciente para assim realizar a demonstração do sentimento de pertencimento delas a cultura. Contudo, esta é uma questão que está sendo mais discutida devido as exigências dos tempos pós-modernos em que as mudanças se fazem necessárias também para a preservação da cultura e assim novas formas de manifestações são criadas, desenvolvidas e incorporadas a ela.
- ItemOpen AccessA influência da presença digital das empresas nas decisões de compra dos consumidores(2018-01-24) Hauschild, Tatiana; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052O uso da internet e das mídias sociais vêm crescendo ano a ano, e consolidando-se como um canal de vendas e de marketing, ocasionado a adoção de novos comportamentos pela sociedade consumidora. Essa adoção de novos comportamentos por parte dos consumidores faz com que as empresas necessitem se adaptar e passar a criar sua presença online. Para tanto, é necessário entender qual é a influência que a presença digital exerce sobre as decisões de compra dos consumidores a fim de planejá-la e executá-la de forma efetiva e que traga resultados. Esta pesquisa busca ampliar o entendimento sobre os hábitos dos consumidores em relação às ferramentas disponíveis no ambiente virtual, e como isso afeta suas decisões de compra. Para este fim, foi conduzida uma pesquisa de natureza descritiva e quantitativa, com dados obtidos através de questionários aplicados de forma aleatória a 304 consumidores de empresas varejistas, em oito estados brasileiros. A análise dos resultados demonstrou que os consumidores julgam ser importante pesquisar na internet antes de tomar qualquer decisão de compra, e para isso, utilizam diversas ferramentas online disponíveis, como sites próprios de empresas, buscadores e redes sociais, e ainda buscam por avaliações, relatos e experiências de outros consumidores compartilhadas no ambiente digital. Os consumidores confiam nas informações que encontram no ambiente virtual e as levam em consideração antes de fazer uma compra ou decidir por um produto ou empresa. Com este estudo foi possível identificar que os consumidores, devido à facilidade de acesso, passaram a se informar mais nos ambientes digitais do que nos meios tradicionais e resta às empresas desenvolverem estratégias para se destacar e atrair os consumidores através das ferramentas digitais.
- ItemOpen AccessO papel da internet no empoderamento do consumidor(2019-03-06) Zwirtes, Larissa; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052A presente monografia tem como objetivo verificar de que forma a internet auxilia no empoderamento do consumidor durante o processo de compra. A pesquisa tem como alicerce teórico conceitos na área de marketing, como: comportamento do consumidor, processo decisório de compra, comportamento do consumidor digital e empoderamento do consumidor, além de conceitos emergentes no que se refere a cidadania do consumidor. O levantamento dos dados se deu por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória com entrevista semiestruturada realizada com 16 pessoas, das quais 9 eram consumidoras e 7 gestoras de empresas, todas ativas na internet. Os dados também foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Os principais resultados mostram que as ferramentas da internet que empoderam o consumidor são: Facebook, Instagram, Google My Business, Reclame Aqui, Trip Advisor, Site das próprias empresas e Youtube. Os resultados também mostram que o comportamento indicado pelos entrevistados diante do consumidor empoderado é: estreitar a distância existente entre eles, utilizando diferentes canais de atendimento, além de interagir com o consumidor e demonstrar clareza nas informações fornecidas. Além disso, percebeu-se que consumidores são influenciados frequentemente por avaliações públicas na internet no momento da sua decisão de compra, pois quando positivas geram sentimentos bons como segurança e animação em comprar e quando negativas, geram sentimentos ruins como desconfiança e medo. A partir destes resultados conclui-se que a internet disponibilizou ao consumidor diferentes ferramentas para auxiliá-lo do início ao fim do seu processo de compra, permitindo-lhe o poder da informação, da comparação e da avaliação pós-compra.
- ItemOpen AccessO papel da marca na escolha de refrigerantes tipo cola(2017-01) Jordan, Lidiane Soares; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Cada consumidor possui características diferentes uns dos outros, e recebe influências tanto internas (dentro de casa) como externas (sociedade) em sua formação que os diferenciam enquanto pessoas, quanto a seus gostos e preferências. A fim de compreender melhor o comportamento dos consumidores de refrigerante tipo cola, esta monografia possui como objetivo identificar qual o papel da marca na escolha de refrigerantes tipo cola. Para isso, foi realizado uma pesquisa quantitativa e descritiva junto a consumidores do Rio Grande do Sul. Os entrevistados foram acessados via questionário on line, por meio de uma amostra não probabilística, totalizando 159 respondentes. Como resultado verificou-se que o número maior de respondentes foram mulheres, em relação a percepção de marca, a marca Coca-Cola foi avaliada como mais percebida pelos respondentes em termos de sensações, mas no quesito de preferência por marca global ou local de refrigerante, as médias da Fruki Cola foram maiores, tendo muita valorização por parte dos consumidores pelo fato da marca ser da região, dessa forma ela transmite credibilidade, os respondentes se identificam positivamente com ela pela proximidade da marca.
- ItemOpen AccessPercepção sobre os motivos que levam empresas do Vale do Taquari a contratar a prestação de serviço em segurança do trabalho(2014-11) Goulart, Bettina Ursula Seitz; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052A segurança do trabalho tem tomado maior espaço e importância dentro das empresas. Os acidentes de trabalho são o principal fator para que ações sejam tomadas em prol da segurança e preservação da integridade humana. Além de cumprir a legislação e as normas, as organizações buscam, também, proporcionar um ambiente mais seguro e saudável aos funcionários e minimizar os riscos das atividades desenvolvidas. A presente monografia tem por objetivo identificar os motivos que levam as empresas do Vale do Taquari a contratar serviços em segurança do trabalho. Para tanto, no desenvolvimento da fundamentação teórica, foram abordados conceitos de autores das áreas de marketing, especificamente em compra organizacional, e conceitos que envolvem a legislação de segurança do trabalho. Este estudo define-se como pesquisa exploratória de natureza qualitativa, sendo que foi utilizada como procedimento técnico a pesquisa de campo, na qual a unidade de análise foram dez empresas do Vale do Taquari. Através deste estudo observou-se que, em geral, as empresas buscam os serviços em segurança do trabalho principalmente pela necessidade de um profissional qualificado, pelo conhecimento técnico deste e pela qualidade do serviço. Com base nisso, o presente trabalho contribui com as prestadoras de serviço em segurança do trabalho, fornecendo uma visão mais ampla do perfil, das necessidades e dos anseios das empresas que contratam esses serviços, permitindo, assim, melhorias no processo de contratação e dos serviços prestados.