Administração - LFE Administração de Empresas
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- ItemOpen Access5S: Implementação do primeiro senso e proposta para execução dos demais(2015-11) Eckert, Amanda Mallmann; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932O presente artigo tem como objetivo implementar, parcialmente, a sistemática denominada de 5S (SEIRI - Senso de organização; SEITON - Senso de arrumação; SEISO - Senso de limpeza; SEIKETSU - Senso de padronização; SHITSUKE - Senso de disciplina) em uma fábrica de biscoitos que, neste trabalho, por solicitação dos gestores, é denominada de Alfa. A empresa em questão busca melhorias no local de trabalho, na expectativa de proporcionar um ambiente mais limpo e organizado. Realizou-se uma pesquisa literária a fim de adquirir uma base de conhecimento para realizar o trabalho de maneira a obter-se a maior eficácia possível em termos de resultado. A partir desta, a sistemática começou a ser implantada através do 1º S, iniciando o descarte de todos os materiais desnecessários à indústria. Após a aplicação do 1º S, o estudo traz propostas em forma de plano de ação (5W1H), com o objetivo de facilitar a implantação dos demais sensos, de maneira que possibilite a organização, limpeza, arrumação, assim como a conscientização e a mudança de cultura dos membros da organização quanto à disciplina e à execução das tarefas. O projeto foi desenvolvido mediante uma pesquisa científica aplicada e qualitativa, envolvendo pesquisa-ação e com coleta de dados pela observação da participante. Os objetivos desse trabalho foram alcançados, dessa forma tem-se um ambiente mais organizado e livre de materiais que possam resultar em desordem, contando com colaboradores e gestores mais informados e, possivelmente, conscientizados quanto aos benefícios dos cinco sensos.
- ItemOpen AccessAnálise de processos logísticos na empresa Tritec Equipamentos Ltda(2015-06) Horn, César; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932O presente trabalho é desenvolvido no setor de logística na Empresa Tritec Equipamentos Ltda., situada às margens da Rodovia BR 386 KM 344, na cidade de Lajeado – RS. Tem como objetivo principal sugerir melhorias para o processo de separação e a expedição de mercadoria, inclusive a entrega da mercadoria ao cliente quando o mesmo retira no depósito, e também analisar o carregamento do caminhão para posterior entrega na propriedade do cliente. É apresentada uma fundamentação teórica baseada na bibliografia de vários autores da área abordando conceitos e características sobre processos internos, enfatizando a logística, mapeamento e melhoria de processo e fluxograma. Em seguida é apresentada a metodologia usada no estudo, que consiste no acompanhamento e a análise do processo in loco, visualizar detalhadamente as atividades desenvolvidas na movimentação de mercadoria, e também a entrevista com pessoas envolvidas no processo analisado para obter informações importantes para consequentemente fazer uma avaliação eficaz. Após é apresentado o fluxograma que mostra o processo atual e a descrição detalhada de cada tarefa. Para complementar, é apresentado um novo processo com seus ajustes, a lista das melhorias sugeridas, fundamentados no resultado da análise, objetivando melhorias.
- ItemOpen AccessAnálise e melhoria do processo de atendimento dos clientes da marca Usthemp(2018-01) Bladt, Fabiano; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932A popularização da internet, somada à mobilidade dos smartphones, apresenta novas formas de consumir produtos e serviços. O concorrente já não está mais ao lado, tão menos na mesma cidade. Ele pode estar em qualquer lugar do planeta, inclusive com atendimento a qualquer hora do dia ou da noite. Já são muitos os estabelecimentos, e até marcas, que passaram a disponibilizar aos clientes espaços próprios nas redes sociais, bem como uma loja virtual. Somado ao exposto, é importante lembrar que até mesmo em uma loja virtual o cliente é real e poderá precisar de atendimento em alguma etapa do processo de compra, seja antes, durante ou após o consumo. O presente artigo tem por objetivo propor melhorias no processo de atendimento de uma loja virtual de calçados. Os objetivos específicos são os seguintes: (1) analisar o processo atual de atendimento; (2) apresentar o fluxograma do processo atual seguido da descrição deste processo, apontando pontos positivos e negativos; (3) apresentar o fluxograma proposto seguido da descrição e sugestões de melhorias. São utilizadas algumas ferramentas para atingir os objetivos expostos, como, por exemplo, a sistemática do fluxograma, que facilita a compreensão e organização dos processos apresentados. É utilizada, também, a análise e melhoria de processos composta pelas seis etapas seguintes: (I) identificação de oportunidades de melhoria; (II) definição do escopo; (III) documentação; (IV) avaliação do desempenho; (V) análise dos processos; (VI) implementação. Outro exemplo de ferramenta é o brainstorming, que auxilia na geração de ideias para os problemas identificados. A atividade de observação do processo é realizada das seguintes formas: (a) através de entrevistas com profissionais envolvidos com o atendimento; (b) visualização de trocas de mensagens com os clientes em redes sociais, serviço de troca de mensagens e mensagens eletrônicas; (c) escuta de atendimentos realizados por telefone; (d) simulações de situações de atendimento utilizando todos os canais de comunicação disponíveis. Após realizada a análise é apresentada uma tabela com propostas de melhorias. Os métodos utilizados para realização deste artigo são a pesquisa aplicada e o estudo de caso, com abordagem qualitativa.
- ItemOpen AccessAnálise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções(2017-02) Fin, Betina; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932A concorrência acirrada que existe entre as empresas e as constantes mudanças que apresenta o mercado da moda, principalmente no ramo da confecção, faz com que as empresas necessitem analisar e aprimorar seus processos para poderem manter-se de maneira competitiva no mercado. Ante o exposto, este artigo objetiva propor melhorias no processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Analisar o processo atual identificando possibilidades de melhoria; (2) Elaborar o fluxograma e a descrição do atual processo da empresa; (3) Apresentar um novo processo representado também graficamente através de um fluxograma seguido da descrição das melhorias sugeridas; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para efetivamente cumprir com estes objetivos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em etapas a serem seguidas para obter melhorias na empresa. Nestas etapas são utilizadas ferramentas como brainstorming e o fluxograma de processos para poder entender, mapear e melhorar o processo. As observações foram feitas no local onde ocorre o atendimento aos clientes, com o objetivo de visualizar todos os detalhes relacionados às atividades da chegada do cliente até a finalização da compra. Realizada a análise, apresenta-se um quadro de melhorias seguidas objetivando a implementação das mesmas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processos, fluxograma, melhoria de processos e métodos. Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa é classificada como aplicada e um estudo de caso de abordagem qualitativa.
- ItemOpen AccessAnálise e proposta de melhoria no processo de pré-classificação de uma empresa do ramo coureiro(2017-02) Mühl, Esequiel Rodrigo; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932A produtividade é um termo real e imprescindível para as empresas do ramo coureiro, em que cada perda que existe no processo de transformação, denominado de produção, pode ser o lucro que a empresa esperava. Assim sendo, este artigo tem como objetivo sugerir melhorias no processo atual de classificação do couro semiacabado (estágio anterior ao acabamento onde o couro é classificado analisando aspectos como cor, espessura, classe, flor e maciez), buscando aferir as particularidades solicitadas pelo cliente que fez o pedido ao Curtume. Tendo em vista um melhor entendimento deste artigo, busca-se como objetivos específicos: analisar as etapas do processo atual, identificando expectativa de melhoria; elaborar o fluxograma do processo atual da empresa; apresentar o novo processo já com as sugestões de melhoria; além do novo fluxograma. Para ter a capacidade de apreender, mapear e aprimorar o processo foram usados instrumentos como fluxograma de processos e reunião com os funcionários do setor em estudo. Para nortear este trabalho que terá sua análise no local onde acontece a pré-classificação do couro, buscou-se expor em seu referencial teórico conceitos sobre processos, fluxograma, análises e melhorias de processo e métodos. Procurando estas respostas, a pesquisa quanto ao método é classificada em aplicada, em um estudo de caso, de abordagem qualitativa.
- ItemOpen AccessAnálise e proposta de melhoria para o arranjo físico de um restaurante do Vale do Taquari(2017-02) Ritt, Ismael Fernando; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932A crescente competitividade entre os restaurantes e o aumento significativo de clientes que frequentam espaços para realizar as refeições, é motivo pelo qual este trabalho objetiva analisar e propor melhorias ao arranjo físico do Restaurante Ritt’s, por meio de uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória. Acredita-se que a organização do arranjo físico propicia melhorias ao fluxo e acomodação de pessoas, bem como de móveis e maquinários, necessárias à crescente demanda do restaurante foco do estudo. O principal objetivo deste estudo é analisar o arranjo físico, propondo uma reestruturação, de modo a integrar e melhorar os processos, com base nos princípios básicos do arranjo físico, que compreende satisfação de clientes, ergonomia, iluminação e influência das cores no ambiente, com o intuito de obter alternativas que possivelmente proporcionarão rentabilidade à empresa, se implementar as sugestões. Este trabalho demonstrou que é possível uma reestruturação do arranjo físico e que o mesmo pode trazer resultados significativos para a empresa.
- ItemOpen AccessAnálise e sugestões para implantação de modelos de previsão de demanda na Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia(2018-01-24) Machado, Patrick Silva; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Neste estudo tratou-se da análise e sugestão para implantação de um ou mais modelos de previsão de demanda de materiais em uma distribuidora de energia do Vale do Taquari. O objetivo deste trabalho, foi propor através dos resultados alcançados, um ou mais modelos quantitativos para o cálculo da previsão de demanda dos produtos da Coop. de Distribuição de Energia Teutônia. Como embasamento teórico, o trabalho apresentou em seu referencial conceitos quanto à gestão de estoques, planejamento de demandas e modelos de cálculos para previsão de demanda entre os quais: Método do Último Período, Método da Média Móvel, Método da Média Móvel Ponderada, Método da Média com Ponderação Exponencial e o Método dos mínimos quadrados. Quanto ao método utilizado, a pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa e exploratória. Inicialmente foram apresentados os produtos escolhidos para objeto de estudo, bem como, seus históricos de demanda dos semestres de anos anteriores através de dados coletados do sistema da empresa. Em sequência, foi calculada a previsão de demanda destes materiais, utilizando os modelos matemáticos descritos no referencial teórico, em cada semestre dos três anos analisados onde, se confrontou os resultados e assim, concluiu-se que o método mais indicado para o cálculo das previsões de demanda dos produtos analisados é o Método da Média com Ponderação Exponencial, pois o mesmo alcançou previsões bem próximas às demandas reais.
- ItemOpen AccessAplicação da matriz importância versus desempenho em uma empresa do varejo de autopeças(2017-02) Locatelli, Moisés Henrique; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932O presente artigo apresenta os resultados obtidos através da aplicação da ferramenta Matriz Importância versus Desempenho proposta por Slack (2009) em uma empresa do varejo de autopeças, mais especificamente, a Auto Peças Apolo, localizada na cidade de Lajeado/RS. Seu objetivo foi analisar a percepção e identificar o grau de importância atribuído pelos clientes para cada critério competitivo e o desempenho da empresa em relação aos seus concorrentes, através da análise da importância e desempenho dos critérios, da identificação dos fatores ganhadores de pedidos, qualificadores e menos importantes, e o posicionamento destes na matriz importância versus desempenho. Para a fundamentação do estudo, foram abordados aspectos relacionados à competitividade do varejo e as expectativas dos clientes, critérios competitivos (qualidade, confiabilidade, velocidade, flexibilidade, custo e suas respectivas variáveis) e a matriz importância versus desempenho. Os métodos da pesquisa caracterizam-se como estudo de caso com abordagem qualitativa com uma etapa quantitativa e exploratória com uma etapa descritiva. Os dados foram coletados através de entrevistas com gestores da empresa e aplicação de questionários semiestruturados com os clientes da empresa. De posse dos dados, foi elaborada a matriz importância versus desempenho, permitindo uma visualização comparativa entre a importância, o posicionamento dos critérios competitivos na percepção dos clientes e o desempenho destes mesmos critérios em relação à concorrência. Analisados os dados, apresentaram-se sugestões de melhoria nas zonas críticas, norteando a empresa através dos critérios mais importantes definidos pelo cliente no momento da compra.
- ItemOpen AccessColeta de dados para implementar o planejamento e controle da produção por software(2018-09-04) Flach, Mauro Antonio; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Na atividade industrial, devido ao alto nível de complexidade e grande competitividade existente, torna-se imprescindível a adoção de métodos de planejamento e controle da produção que auxiliem na tomada de decisão e sejam reconhecidos como eficientes, mas, para que estes métodos possam ser adotados, é preciso atender os seus principais pré-requisitos, que são: ter disponíveis as informações que estes necessitam, como por exemplo, os tempos de produção, as máquinas disponíveis ou os postos de trabalho e sua capacidade produtiva, etc. O presente estudo tem como objetivo geral desenvolver a sistemática da coleta dos dados dos tempos de produção e como específicos, a analisar o processo produtivo, determinando os postos de trabalho ou máquinas e verificar a capacidade produtiva dos mesmos. Desta forma, desenvolver um sistema formal de coleta de dados para posterior implantação do PCP numa indústria do ramo de implementos rodoviários. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como de natureza aplicada, estudo de caso, abordagem quantitativa e exploratória. Primeiramente é apresentada uma revisão da bibliografia existente sobre o assunto, verificando o que os principais autores já abordaram sobre os sistemas de produção, programação da produção, PCP, processos e medida de tempos. Seguindo com a análise do sistema produtivo, visando estabelecer os fluxos de informações através do mapeamento dos mesmos e determinar os postos de trabalho aonde acontece a coleta dos dados. Com a determinação destes postos e a escolha de alguns como laboratórios para a coleta dos dados, obtém-se o registro dos tempos de produção em tabelas pelos próprios operadores e a tabulação destes para se obter a capacidade produtiva. Com o êxito na obtenção destes dados é possível validar esta sistemática de coleta dos mesmos, e verificar sua aplicabilidade nos demais. Além da validação da sistemática, é possível verificar os principais fatores que influenciam no êxito da obtenção dos dados, como a conscientização dos operadores e a experiência adquirida na pratica para obtenção destes dados, servido de laboratório para a coleta nos demais.
- ItemOpen AccessControle estatístico de processo (CEP) na empresa SERRAF indústria de trocadores de calor LTDA(2018-01-24) Dutra, Maicon; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Devido ao aumento da concorrência entre empresas do mesmo segmento, onde concorrentes podem estar em qualquer parte do planeta, para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado, é necessário ter formas para garantir seu funcionamento, bem como, manter a qualidade continua de seus processos visando oferecer produtos e serviços cada vez melhores. Para isso, dentre técnicas existentes as empresas podem utilizar o Controle Estatístico de Processo (CEP), que se trata de um sistema de controle continuo de qualidade que utiliza cálculos estatísticos, visando checar continuamente os processos de fabricação de produtos, em busca de identificar, analisar e eliminar com antecedência variações que possam afetar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sistemática esta que, sendo implementada de forma correta e adequada, pode trazer resultados significativos para empresa. O presente estudo tem por objetivo principal implementar parcialmente, em forma de ensaio o Controle Estatístico de Processo (CEP) e comprovar sua viabilidade operacional de uso numa empresa de trocadores de calor. No caso específico da empresa em que o trabalho é realizado, essa aplicação visa melhorar a qualidade e reduzir perdas nos processos críticos que utilizam uma das matérias primas principais na fabricação de trocadores de calor (tubos de cobre). Os objetivos específicos são: (1) definir processo críticos para implementação parcial do CEP, através de uma análise da estrutura dos produtos da empresa; (2) coletar informações necessárias para elaboração das cartas de controle; (3) elaborar e disponibilizar as cartas de controle em local de fácil acesso e visualização; (4) identificar dificuldades e oportunidades com a implementação do CEP. Os métodos utilizados para realização deste trabalho foram a pesquisa aplicada e o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados foram satisfatórios e possibilitaram à empresa de trocadores de calor reduzir retrabalhos e desperdícios que ocorrem nos setores implementados em forma de ensaio, gerando assim uma melhoria continua na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
- ItemOpen AccessPadronização de processos internos de uma empresa especializada em software livre(2017-01) Freitas, Gabriela Lucilla; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Na busca de conquistar maior competitividade no mercado, a empresa Solis Soluções Livres Ltda., atuante na área da tecnologia da informação, pretende tomar ações de modo a tornar-se capaz de oferecer serviços de melhor qualidade, satisfazendo as expectativas de seus clientes. Entretanto, a empresa se depara com diversos problemas tais como variabilidade de processos, falhas na comunicação interna, dependência de pessoas específicas para execução de determinadas tarefas, desperdícios de tempo, não cumprimento de prazos, entre outros. A literatura menciona que uma das alternativas possíveis para se alcançar esse objetivo é padronizar seus processos internos, pois processos bem definidos normalmente resultam na satisfação do cliente. A pesquisa em questão é de natureza aplicada e de cunho qualitativa e exploratória, sendo que os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa documental e o estudo de caso, para que a pesquisadora desenvolvesse conceitos, ideias e entendimentos sobre o assunto abordado, a fim de alcançar os resultados desejados. O foco deste estudo foi, em um primeiro momento, identificar os processos críticos da empresa, através de reuniões com os gestores da empresa, para posteriormente mapeá-los, identificando as possibilidades de melhoria através de sessões de brainstorming e reuniões com os gestores e os colaboradores envolvidos, e modelá-los através de fluxogramas, de forma a viabilizar o alcance do principal objetivo deste estudo: a padronização dos processos críticos da empresa. Os documentos padrões dos processos críticos da empresa foram elaborados, alcançando os objetivos definidos e os resultados desejados.
- ItemOpen AccessPadronização do processo de inspeção de entrada de material na empresa Serraff Indústria de Trocadores de Calor Ltda(2017-02) Träsel, Lucas; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Em um cenário econômico, onde a competitividade está cada vez mais acirrada, e as exigências de mercado se mostram crescentes, as empresas necessitam aprimorar suas tecnologias e conceitos para manter e melhorar a qualidade de seus produtos, processos e serviços oferecidos. O presente estudo, foi desenvolvido no departamento de recebimento de materiais da empresa Serraff Indústria de Trocadores de Calor Ltda., localizada na cidade de Arroio do Meio - RS, região do Vale do Taquari, e teve como objetivo principal a padronização do processo de inspeção de entrada do material considerado prioritário para a empresa, por questão de falta de tempo hábil. O processo de inspeção deste material, foi analisado e descrito detalhadamente, posteriormente, foram apontados os pontos negativos e positivos deste processo, e, através de um fluxograma, foram apresentados o processo atual e o proposto, como forma de analisar o fluxo de atividades e as melhorias sugeridas, objetivando a padronização do processo para a referida inspeção. A fundamentação teórica foi baseada em bibliografia de diversos autores, que abordam conceitos relacionados à gestão da qualidade, padronização de processos e ferramentas de gestão. A pesquisa em questão foi de natureza aplicada, com fim exploratório e de cunho qualitativo e quantitativo, quanto ao procedimento técnico, utilizou-se da pesquisa documental. O resultado da pesquisa foi muito satisfatório, demonstrando a relevância do trabalho junto à empresa. Obteve-se o documento padrão do processo analisado, que foi desenvolvido com base nos problemas identificados e nas sugestões de melhorias propostas.
- ItemOpen AccessProposta de melhoria no processo de devolução ao fornecedor da empresa C.J. Dullius e Cia Ltda.(2014-06) Beuren, Andréia; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932A importância da logística reversa vem se destacando nos últimos anos com o aumento da conscientização sobre as questões ambientais, que além do compromisso com os clientes está se tornando uma forma das empresas obterem vantagem competitiva. Assim, esta monografia analisa o processo de logística reversa de pós-venda de uma rede de lojas que atua no segmento de calçados e confecções, sendo o foco a devolução de produtos com defeito aos fornecedores. O referencial teórico aborda conceitos relacionados à logística reversa e à gestão de processos como mapeamento de processos, fluxogramas, gestão de qualidade no processo, pois para aprimorar e gerir com qualidade um processo é necessário no primeiro momento conhecê-lo detalhadamente. É um estudo qualitativo do processo de logística reversa, que tem como método principal para a coleta de dados, a observação in loco do processo possibilitando a elaboração do fluxograma do mesmo, sua descrição e análise. Sugere além da alteração de atividades, readequação de layout, reformulação de política de trocas, redução de documentos e controles manuais, para também atender de forma mais satisfatória o cliente e controlar com mais eficiência e praticidade o fluxo das mercadorias devolvidas, possibilitando um melhor giro de produtos com defeito, indenizações recebidas de forma mais rápida e consequente redução do estoque de produtos com defeito e valores a receber de fornecedores.
- ItemOpen AccessTreinamento e eficácia operacional: um estudo de caso(2017-01) Nunes, Cássio Martins; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932O ambiente no qual as empresas atuam, um mercado globalizado com grande oferta de produtos, contribui para o aumento da competição. Esse cenário impõe às empresas a necessidade de se diferenciarem para manterem-se no mercado. Diante disso, o Treinamento Operacional surge como uma alternativa para elevar a performance dos operadores de produção, sendo ministrado por um instrutor plenamente habilitado para tal fim. Este artigo aborda a importância do Treinamento Operacional na formação das pessoas, como fator determinante para a alavancagem da Eficiência Operacional e para a melhoria dos resultados de produtividade e qualidade. Resultado de pesquisa, o presente trabalho apresenta um estudo de caso, tendo como campo o setor de Impregnação de Papel de uma indústria do segmento de madeira reconstituída. No setor trabalham 15 operadores de produção, divididos em três turnos de trabalho e, para a presente análise, os funcionários foram submetidos a um programa de treinamento operacional. O objetivo é evidenciar a eficácia do treinamento operacional relacionada com as suas atividades, além de instruí-los em relação aos objetivos da empresa e as metas de produtividade relacionadas ao setor. O treinamento utilizado teve como modelo um método desenvolvido durante a 1ª Guerra Mundial: o método Charles Allen ou método dos Quatro Passos. Ele consiste em: 1- Preparação, 2-Apresentação, 3-Aplicação e 4-Verificação. A partir desse método, outros modelos surgiram, como o TWI (Training Within Industry), utilizados na 2ª Guerra Mundial e as famosas Metodologias Japonesas. O resultado deste estudo demonstrou que o treinamento aplicado conforme as orientações de Allen melhoraram significativamente o desempenho dos colaboradores, cuja eficiência impactou positivamente na rotina das atividades e foram evidenciadas nos indicadores operacionais do setor de Impregnação.
- ItemOpen AccessUtilização do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) em uma granja de suínos(2018-09-04) Lorenzon, Elias; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932As organizações necessitam de constantes melhorias em seus processos, buscando a diminuição das perdas, o aumento de produtividade e, consequentemente, o lucro. Assim sendo, uma Unidade Produtora de Leitões (UPL), em busca destas ações de aprimoramento em seu sistema produtivo, solicitou a realização deste estudo. O objetivo geral é propor possíveis soluções a um dos problemas que acabam reduzindo a produtividade da empresa, mais especificamente, o problema de esmagamento de leitões no setor de maternidade da UPL Neuton Lorenzon. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: identificar as causas do problema de esmagamento seguido de morte de leitões na UPL; realizar a coleta de dados através de anotações diárias; analisar os dados coletados com o auxílio das ferramentas gerenciais e; apresentar sugestões de melhoria, buscando minimizar o impacto do problema de esmagamento de leitões na UPL. Para atender estes objetivos foi utilizado o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), além de outras técnicas de auxílio como Gráfico de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, PDCA, entre outras ferramentas da qualidade. A coleta de dados é realizada no local onde ocorre o problema, com o objetivo de observar os detalhes relacionados aos fatores que influenciam o esmagamento de leitões na UPL, contemplando um período de seis meses. O método utilizado neste trabalho se caracteriza como sendo uma pesquisa aplicada, classificada como estudo de caso com abordagem quantitativa e exploratória. No final do artigo é exposto um quadro com propostas de melhorias que podem ser implantadas de acordo com as necessidades e disponibilidade financeira da empresa.