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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Amado, Nélia Maria Pontes"
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- ItemOpen AccessO papel do preceptor na formação de futuros médicos no internato médico: de preceptor a mentor(2023-03-01) Marinho, Vinicius Lopes; Amado, Nélia Maria Pontes; https://orcid.org/0000-0002-5768-9633; Quartieri, Marli Teresinha; Carreira, Susana Paula Graça; Quintas, Helena Luísa Martins; Canavarro, Ana PaulaTransformações recentes na educação e no sistema de saúde brasileiros refletiram nas instituições de ensino médico, exigindo um novo perfil de profissional: mais crítico, humanista, reflexivo e ético, refletindo assim na formação desses profissionais. Percebe-se que tal formação se caracteriza, ainda, na observação da prática, com a passagem de ensinamentos dos mais velhos aos mais novos. Essa função é feita pelo preceptor e tem por objetivo auxiliar o discente a adquirir a sua autonomia e prepará-lo para integração profissional. Este estudo teve como propósito conhecer, explicar e compreender como as relações que se estabelecem entre os futuros médicos e os seus preceptores, durante o período de internato, contribuem para a formação do futuro médico. Para este fim, adotou-se uma metodologia qualitativa, interpretativa, que teve como participantes seis estudantes de medicina de uma Universidade Brasileira a cursarem o internato médico. Para a coleta de dados optou-se pela produção de narrativas e uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, procedeu-se a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o internato parece ser o momento em que os estudantes iniciam o processo de construção da sua identidade profissional. Essa construção depende da sua participação na prática e da partilha de conhecimentos entre todos os envolvidos, em particular dos preceptores que acompanham cada uma das especialidades médicas. Em relação às características do preceptor, os estudantes mencionaram aspectos relacionados com domínio técnico, afetivo e social como características indispensáveis a um preceptor. Destacaram ainda, aspectos como ter capacidade para ouvir e dar feedback aos futuros médicos, ser paciente com os que se encontram a aprender e mostrar interesse pelo aprendizado do aluno. Por outro lado, foram identificados aspectos negativos vivenciados pelos futuros médicos como a forma como foram tratados, nomeadamente, olhar o estagiário como mão de obra “barata”, a falta de didática para partilhar o conhecimento específico e a falta de habilidade para desempenhar o papel de preceptor. De acordo com os relatos dos participantes foi possível identificar que em determinadas situações, os preceptores apresentaram características de um mentor. Esses atributos estavam relacionados a um preceptor mais experiente ao nível do conhecimento e da prática médica, ou seja, que domina o saber conhecer e o saber-fazer da prática médica. Além disso, revela capacidade de estimular, encorajar e mediar as relações dos futuros médicos com outros profissionais de saúde no internato, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos futuros médicos. Uma formação humanista, competências sociais e emocionais adequadas, a possibilidade de serem acolhidos ouvidos, respeitados, apoiados e orientados, foram características também apontadas pelos futuros médicos, que podem ser entendidas como atributos de um mentor. Neste estudo, constatamos ainda que os preceptores tiveram um papel muito importante ao influenciar os futuros médicos na escolha da especialidade médica. Verificamos que estes profissionais têm o poder (embora oculto) de influenciar, positiva ou negativamente, a aproximação ou afastamento de um futuro médico a uma determinada especialidade. Neste sentido, parece-nos importante que as Instituições de formação de médicos tenham em conta a importância deste profissional na formação de futuros médicos. Assim, defendemos que a seleção dos preceptores seja feita com critérios adequados e que os próprios preceptores devem ter consciência do seu papel na formação dos futuros médicos.
- ItemOpen AccessO professor estagiário de pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de matemática nos anos iniciais: experiência formativa em uma IES do sudoeste de Goiás/Brasil(2022-02-24) Purificação, Marcelo Máximo; Amado, Nélia Maria Pontes; https://orcid.org/0000-0002-5768-9633; Carreira, Susana Paula Graça; Giongo, Ieda Maria; Quintas, Helena Luísa Martins; Fernandes, Elsa Maria Dos SantosA complexidade envolvida no processo de ensino-aprendizagem é enorme e necessita de muita atenção e dedicação de todos os seus integrantes. Entre os cursos de licenciatura no Brasil, o de Pedagogia merece uma particular atenção pela ampla área de atuação desses docentes. Os licenciados em Pedagogia são professores que atuam em diferentes áreas disciplinares, sendo uma delas a matemática. Assim, esta pesquisa de doutorado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linha: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, teve como objetivo geral identificar de que forma futuros professores dos anos iniciais (pedagogos) desenvolveram conhecimento sobre o uso da tecnologia para o ensino da matemática, no contexto de um Curso de Extensão de formação inicial. Os objetivos específicos foram: 1) elaborar e aplicar uma ação de extensão (Curso de Formação) voltada para o uso pedagógico das TIC no desenvolvimento do conhecimento matemático em alunos de um Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Mineiros - Unifimes, articulando o Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo; 2) apresentar os contributos que decorrem do Curso de Formação, relativos aos conhecimentos dos futuros professores sobre recursos tecnológicos adequados ao ensino da matemática nos anos iniciais; 3) descrever como os futuros professores integram os recursos apresentados no Curso de Formação na elaboração de propostas de ensino da matemática e 4) apresentar o conhecimento que os futuros professores revelam ter desenvolvido relativos à forma de utilizar pedagogicamente a tecnologia para o ensino de conteúdos matemáticos. O referencial teórico utilizado pautou-se nas concepções do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Kwowledge – TCK) a partir do modelo de Schulman (1986), seguido do modelo teórico para o conhecimento do professor que propõe integrar três domínios desse conhecimento: o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia – TPACK, de Mishra e Koehler (2006). Os participantes da pesquisa foram alunos do Curso de Pedagogia em fase de estágio supervisionado. Neste pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa e interpretativa, pautada na pesquisa-ação; como instrumentos de coletas de dados foram utilizados o questionário, a observação, diário de campo, portfólios dos futuros professores e depoimentos recolhidos a partir da participação no Curso de Formação. A análise dos dados aproximou-se da análise do conteúdo de Bardin (2011). Foi possível identificar, a partir das atividades, que os futuros professores planificaram durante a formação que o desenvolvimento do conhecimento sobre o uso pedagógico da tecnologia no ensino de matemática está relacionado não apenas ao que eles sabem sobre tecnologia, mas também com a forma como a utilizam em suas aulas. A partir do Curso de Formação, constatou-se que os futuros professores desenvolveram seus planos de aula de matemática, integrando corretamente as diretrizes do modelo TPACK, incorporando conhecimentos de conteúdo tecnológico e pedagógico no processo de ensino.