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Navegando Ensino por Orientador "Del Pino, José Claudio"
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- ItemAcesso AbertoA prática como componente curricular no curso de Licenciatura em Matemática: como ensinam a ensinar(2023) Sousa, Francisco Jucivânio Félix De; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Bedin, Everton; Nóbile, Márcia Finimundi; Vian, Vanessa; Oliveira, Eniz Conceição; Machado, Neli GalarceEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Teve o objetivo de estudar a contribuição da Prática como componente curricular (PCC) na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú. Insere-se, metodologicamente, em uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma investigação que se utiliza dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, aliadas a uma incursão no campo, com aplicação de questionário aos docentes, coordenador e discentes do curso em questão. Considerou-se, no campo teórico, a perspectiva das políticas de formação docente no Brasil, nos pareceres e nas resoluções que as instituíram – as Diretrizes Curriculares Nacionais (2002; 2015; 2019), bem como os estudos que debatem o processo de ruptura de paradigma da prática racional para o processo do professor reflexivo, em Fiorentini (2000; 2005; 2008; 2009; 2012), Gatti (2014; 2016), Gauthier (1998), Pimenta (1996; 2002; 2012), Schön (1995; 2000), Tardif (2000; 2020), Imbernón (2013), Diniz-Pereira (1999; 2010; 2013), selecionados com o propósito de oferecer ferramentas que contribuíssem para o alinhamento da investigação. Referente aos conhecimentos que devem ser de domínio do professor que ensina Matemática, está fundamentalmente referenciada em Shulman (1986; 1987) e Ball, Thames e Phelps (2008), e como fontes de informação utilizamos o Projeto Político do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática e a legislação educacional vigente. A análise dos dados coletados foi realizada utilizando princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A partir do tratamento das informações coletadas e das categorias emergidas, constatamos que os sujeitos investigados compreendiam a importância da relação da teoria e prática na formação inicial do docente, sendo constituídas de elementos que poderão aglutinar a atividade docente e os processos singulares de reflexão sobre o “fazer” e o “como fazer”, no desempenho da função de professor. Verificamos que a PCC mostrou ser uma temática que ainda precisa ser estudada e detalhada, com o objetivo de disponibilizar um suporte para as instituições que ofertam os cursos de licenciaturas, pois as atividades que compõem o ciclo de ações que a constituem são importantes para compreender o processo educativo de formar e elaborar caminhos para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, não somente na disciplina de Matemática, mas em todos os contextos sociais envolvidos. Revelou-se a necessidade de delinear de forma assertiva a construção de propostas e significados que mobilizem uma integração da teoria com a prática, da PCC com a formação docente, da universidade com as escolas, ações que transcendam as discussões e a aplicação da legislação educacional e se concretizem em ações pedagógicas no processo da formação inicial docente. Sinalizaram-se, nas respostas de docentes e discentes, evidências da necessidade de sair do campo do discurso teórico para a efetivação na prática, e de aproximar elementos do que seja ensinado na área pedagógica e na Matemática pura e Aplicada, para a prática da profissão do professor de Matemática.
- ItemAcesso AbertoAssédio moral pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia(2021-01) Freitas, Acimarney Correia Silva; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Oliveira, Eniz Conceição; Schuck, Rogério José; Piau, Deise Danielle Neves Dias; Leão, Marcelo FrancoEsta tese, “Assédio Moral Pedagógico: um estudo de caso com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia”, tem por objetivo conhecer as percepções sobre a presença ou ausência da prática do assédio moral no espaço acadêmico, bem como seus danos, reflexos sociais e impactos na aprendizagem, sob o olhar dos (as) estudantes da área da engenharia de uma Instituição de Ensino Superior Pública da Bahia, por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. Os objetivos específicos desta pesquisa foram delineados com o fim de compreender a relação entre o conceito e a expressão da vivência do assédio moral; verificar a presença ou ausência de práticas de assédio moral vivenciadas pelos (as) estudantes na relação pedagógica nos cursos da área de engenharia; caracterizar e classificar o assédio moral; identificar os possíveis danos do assédio moral pedagógico apresentados no discurso dos (as) estudantes; entender a relação entre o discurso dos danos sofridos e sua materialização na esfera midiática e jurídica; e apresentar a relação entre as consequências do assédio moral pedagógico e os impactos na aprendizagem, sob o olhar dos (as) estudantes. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa discutem as seguintes temáticas: violência; assédio; assédio moral: classificação, causas e consequências; autoridade, autoritarismo e relações de poder nos espaços acadêmicos; didática, afetividade, conflitos e assédio moral no ensino superior. O subsídio teórico tem como marco: Leymann, 1997; Barreto, 2000; Miranda Neto, 2002; Zabala, 2003; Heloani, 2003; Hirigoyen, 2001, 2005; Bradaschia, 2007; Soboll, 2008; Galindo, 2009; Campos e Pancheri, 2017; Martins, 2008, 2017; Pancheri, 2017; Freire, 1996; Foucault, 2006; Wallon, 1986; Arendt, 2010; Libâneo, 1994; Luckesi, 2004. Utilizou-se, ainda, para análise dos resultados, o Método do Discurso do Sujeito Coletivo, proposto pelos pesquisadores Fernando Lefrève e Ana Maria Cavalcanti Lefrève. A pesquisa apresenta uma abordagem qualiquantitativa exploratória. Quanto aos procedimentos, adotou-se o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados ao longo do estudo foram questionários e entrevistas semiestruturadas. A população da pesquisa foi composta por estudantes de todos os semestres dos cursos de engenharia e a amostragem foi constituída por 280 estudantes. A coleta de dados foi realizada pelo pesquisador, no período de junho de 2018 a janeiro de 2020. Como resultado, foi possível identificar que 57,9% dos (as) estudantes que participaram da pesquisa possuem a percepção de já terem sido assediados (as) moralmente em suas relações pedagógicas, no contexto do curso de graduação, por algum (a) docente ou outro (a) profissional da educação. Destaca-se, ainda, a identificação de dezoito categorias (situações e comportamentos) de assédio moral pedagógico enfrentadas pelos estudantes no dia a dia da vida acadêmica.
- ItemAcesso AbertoAutolesão sem ideação suicida (ASIS): estudo de caso de instituição pública de ensino no interior da Bahia com perspectivas de ações preventivas tendo em vista estudantes adolescentes(2023-02) Jesus, Francineide Pereira De; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Brás, Marta Sofia Ventosa; Scavacini, Karen; Schuck, Rogério José; Dhein, Gisele; Scavacini, KarenO cenário contemporâneo tem sido marcado por demandas múltiplas e multifacetadas, assim como muitos problemas que a sociedade enfrenta emergem de diversas ordens. Os comportamentos autodestrutivos têm se configurado como um deles, respingando na escola e interferindo no processo educativo. A Autolesão sem Ideação Suicida – ASIS é um fenômeno comportamental que tem ganhado evidência na contemporaneidade e afligido, principalmente, os adolescentes em âmbito pessoal, acadêmico, familiar e social, considerado como um problema de saúde pública e preocupante. A ASIS é um ato deliberado de destruição direta ou alteração do tecido corporal, sem intenção suicida consciente, que não é sancionado cultural ou socialmente, que provoca danos a si mesmo e se coloca em situações perigosas ou risco de morte. Este estudo teve como objetivo compreender a Autolesão sem Ideação Suicida de estudantes adolescentes para intervenção com perspectiva de ações preventivas a partir de estudo de caso em instituição pública de ensino em município no interior da Bahia. Este trabalho teve uma abordagem de pesquisa qualiquantitativa e, como interlocutores, contou com os professores, os técnicos e os gestores da instituição pesquisada. Este trabalho fomentou uma atitude reflexiva e investigativa sobre o contexto escolar e a realidade da ASIS, por meio de diversos olhares teóricos e dos sujeitos que vivem ou lidam diretamente com esse problema. Os resultados evidenciaram a existência de casos de estudantes engajados na ASIS na instituição, a importância e disposição dos funcionários da escola de serem treinados para lidar com a problemática e a necessidade de implementação de protocolo escolar para o manejo da ASIS. No âmbito deste estudo, foi proposto um protocolo escolar para o manejo da ASIS, como possibilidade de intervenção com perspectiva de ações preventivas, com orientações para diversos segmentos e setores da instituição, com o fito de zelar pela promoção da saúde mental, bem-estar e segurança da comunidade local. Além disso, apresentou também duas dimensões caleidoscópicas do cuidado: educação artististica e educação física, espiritualidade e religiosidade. Entende-se que, embora o protocolo escolar apresente limitações, configurou-se como alternativa inicial para assistir estudantes adolescentes suspeitos ou confirmados com Autolesão sem Ideação Suicida, de forma planejada, responsável, ética e cuidadosa. Trazer a Autolesão sem Ideação Suicida para os debates do campo educacional é uma necessidade premente e que não pode mais ser ignorada. Este trabalho contribuiu com a construção de conhecimentos científicos sobre a ASIS e com o repensar do papel da escola como colaboradora da rede intersetorial, numa trama de cuidados, reconhecendo seus desafios, limites e possibilidades.
- ItemAcesso AbertoO desenvolvimento do pensamento computacional e as evidências da alfabetização em código em adultos(2020-08) Cordenonzi, Walkiria Helena; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Júnior, Edson Prestes E Silva; Oliveira, Eniz Conceição; Amaral, Érico Marcelo Hoff Do; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppAs tecnologias digitais de informação e comunicação foram surgindo e, à medida que seu uso foi sendo incorporado pelas pessoas, a sociedade foi se tornando diferente, alterando seu modo de funcionamento, hábitos e costumes. Atualmente, muitos cidadãos têm acesso à internet e aos dispositivos móveis, como celulares, e os utilizam para executar suas tarefas tanto particulares, quanto laborais. Essas mudanças compeliram os sujeitos a serem alfabetizados digitalmente. Porém, esses conhecimentos já não estão sendo suficientes, uma vez que as pessoas são encorajadas a produzir tecnologia – e não apenas serem consumidoras –, a fim de satisfazer o mercado de trabalho como profissionais, independente da sua área de atuação. Para um sujeito se tornar agente produtor de tecnologia, preconiza-se que desenvolva habilidades, pelo menos de resolução de problemas, mais precisamente o Pensamento Computacional (PC), em designação cunhada por Wing em 2006. Assim, esta tese tem como objetivo compreender e analisar o desenvolvimento do PC nos sujeitos adultos, os quais já completaram a educação básica, tanto em escolas brasileiras como uruguaias. O escopo deste trabalho se estende para os alunos matriculados em cursos binacionais, no nível pós-médio. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa que segue o método indutivo, com abordagem do problema de forma quali- quantitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e estudo de caso como procedimentos técnicos. Para desenvolver este tema, foi proposto um Modelo de Referência de Pensamento Computacional (MRPC) e um método de avaliação, além de instanciar um constructo andragógico para validar ambos. O MRPC foi alicerçado na teoria de aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (1968), na Andragogia definida por Knowles (1981), além de fazer uso da programação para aplicativos móveis. No MRPC são definidas cinco habilidades básicas, para que o sujeito se aproprie dos conhecimentos, permitindo a sua classificação quanto à alfabetização ou letramento em código, pensador computacional desplugado ou se não há evidências de desenvolvimento do PC, sendo uma das principais contribuições desta tese. Como resultado deste processo, em dois estudos de caso realizados, foi possível determinar que os adultos podem desenvolver as habilidades e competências e que não existem diferenças significativas entre brasileiros e uruguaios quanto à alfabetização em código e o desenvolvimento do pensamento computacional.
- ItemAcesso AbertoAs matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino(2020-11) Vian, Vanessa; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Silva, Jacqueline Silva da; Schuck, Rogério José; Salgado, Tânia Denise Miskinis; Boff, Eva TeresinhaA interdisciplinaridade vem sendo estudada no Brasil desde a década de 60, mas, a partir da década de 1990, esse tema é destacado com maior ênfase, especialmente pela necessidade de se pensar meios de trabalhar o conhecimento diante do contexto globalizador. Nesse sentido, coloca-se em questionamento o processo de formação inicial do professor, buscando-se compreender se esse espaço oportuniza contato, reflexão e estudo em relação à interdisciplinaridade, de maneira a contribuir com o campo de atuação desse profissional. Assim, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura da Univates/RS, identificando espaços e possibilidades para pensar na interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e com ênfase no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir dos documentos dos cinco cursos de licenciatura da Univates homologados em 2014, 2017 e 2018 e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos, tendo sido analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A principal perspectiva teórica para a interpretação dos dados foi o referencial de Fazenda (1992; 2008; 2011; 2013). Os resultados mostraram que os cursos de licenciatura analisados estão organizados de maneira disciplinar e apresentam um conjunto de disciplinas de formação de professores oferecidas de maneira compartilhada. Na percepção dos entrevistados, esse conjunto propicia um espaço para a interdisciplinaridade, contudo, a partir da análise das ementas das disciplinas e da ordem como são ofertadas, observou-se que essas se constituem como disciplinas pedagógicas sem um viés interdisciplinar. Para contribuir com o tema no campo da formação inicial de professores, sugere-se, então, um delineamento nas matrizes curriculares de forma a inserir os temas propostos com abordagem interdisciplinar, bem como destacam-se características importantes do professor que atua nas disciplinas compartilhadas, para a compreensão das ideias propostas: olhar intencionado, atitude motivadora e diálogo edificador.
- ItemAcesso AbertoTrilhas de aprendizagem para formação continuada de docentes em competências digitais para o ensino a partir de MOOCs da rede de institutos federais(2022-02) Santos, Simone Costa Andrade Dos; Bottentuit Junior, João Batista; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Martins, Silvana Neumann; Sá, Eveline De Jesus Vieira; Wunsch, Luana PriscilaA formação de professores para uso seguro e responsável das tecnologias digitais de informação e comunicação caracteriza-se como motivo especial de atenção preocupação. Diante da importância e emergência da demanda pela formação de docentes, os Massive Open Online Courses (MOOCs), despontam como uma alternativa para atender às necessidades de aprendizagem de forma aberta, participativa e distribuída. Programas de formação continuada de professores elaborados a partir de objetivos de aprendizagem fixos e iguais para todos podem se tornar enfadonhos para aqueles que já apresentam um nível de conhecimento mais elevado ou, ao contrário, de difícil acompanhamento, por parte daqueles com nível de conhecimento mais elementar. Os cursos no formato MOOCs reúnem características potenciais para contribuir com a formação continuada de professores no desenvolvimento de competências digitais. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar os cursos MOOCs elaborados no âmbito da Rede de Institutos Federais sob a perspectiva das suas potencialidades para elaboração de planos de formação continuada para competências digitais docentes. A análise dos cursos foi realizada com base nas áreas de competências definidas no Framework DigCompEdu, que consiste em um Quadro Teórico composto por 22 competências distribuídas em 6 áreas de abrangência. A partir de uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, com viés exploratório-descritivo e procedimentos de pesquisa bibliográfico-documental, conduzimos a pesquisa a partir de quatro etapas. A primeira consistiu em levantar elementos fundantes do estudo a partir de uma revisão de literatura. Os trabalhos correlatos encontrados acerca de abordagens que envolvem a utilização de MOOCs na formação docente, nos trouxeram indícios, ainda que escassos, da eficiência desses cursos nos processos de formação de professores. Na segunda etapa, realizamos o levantamento e análise dos cursos MOOCs ofertados pelos Institutos Federais. Os dados obtidos por meio do levantamento dos cursos em 18 plataformas dos Institutos Federais nos levaram a um total de 381 cursos MOOCs, dos quais 53 foram selecionados para composição da Trilha de Aprendizagem, elaborada a partir da ferramenta Padlet, na terceira etapa desta pesquisa. Fizemos uso da redação descritiva de fatos e categorizamos os cursos de acordo com as áreas de competências do DigCompEdu. Na quarta etapa da pesquisa foi possível constatar a existência de lacunas formativas na Trilha de Aprendizagem proposta neste estudo em decorrência da falta de cursos MOOCs na Rede EPCT. Os resultados da pesquisa possibilitaram confirmar a hipótese de que os MOOCs ofertados no âmbito pelos Institutos Federais que integram a Rede de Institutos Federais podem ser organizados em torno de uma estrutura de largo alcance que permita o desenvolvimento de planos de formação continuada para professores com enfoque em competências digitais para o ensino e aperfeiçoamento profissional. Esperamos que os resultados desta tese contribuam com a reflexão dos elementos que, para nós, foram norteadores e definidores na estruturação de cursos MOOCs, e que tais princípios possam ser reconfigurados, melhorados e experimentados em outras ofertas educacionais.