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Navegando Ensino por Orientador "Martins, Silvana Neumann"
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- ItemAcesso AbertoEnsino de línguas na região do Alto Solimões/AM: um estudo sobre a formação inicial de professores indígenas(2024-07-30) Guerreiro, Solano da Silva; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia; Rodrigues, Luana Ferreira; Eckert, KleberEsta tese propõe a partir da vivência acadêmica do pesquisador, da análise dos documentos legais e institucionais e das vozes dos entrevistados, apresentar alternativas curriculares e metodológicas de ensino que possam minimizar as dificuldades de ensino e de aprendizagem na formação inicial de estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM. A partir do entrelaçamento entre as inquietações do pesquisador com o horizonte vislumbrado para o ensinar e o aprender na formação de professores indígenas, emergiu o problema de pesquisa que conduziu esta investigação: “Quais as possibilidades que professores e Estudantes Indígenas Concluintes (EICs) vislumbram para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa (LP) e de Língua Espanhola (LE) na formação inicial de professores indígenas no curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, dupla licenciatura, ofertada pelo INC/UFAM?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) analisar, comparativamente, a organização curricular presente no Projeto Político de Curso (PPC), 2008 e 2018, do curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM, bem como nos PCCs de Licenciatura Indígena e/ou Intercultural Indígena ofertados pela UFAM sede, Manaus; 2º) averiguar as percepções e as práticas de ensino utilizadas pelos professores do INC/UFAM sobre o ensinar e o aprender do estudante indígena; 3º) examinar as percepções dos estudantes indígenas concluintes em relação à formação oferecida pelo curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM e 4º) Evidenciar as proposituras dos professores e dos estudantes indígenas concluintes em relação às práticas de ensino e mudanças curriculares no curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, ofertado pelo INC/UFAM. Para fins metodológicos, assumiu-se, nesta tese, uma abordagem qualitativa com pressupostos aproximados do estudo de caso e da pesquisa documental. Foram envolvidas duas professoras que trabalham na Licenciatura de Letras do INC/UFAM, uma Professora de Língua Portuguesa (PLP) e uma Professora de Língua Espanhola (PLE) e dez Estudantes Indígenas Concluintes (EICs). Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os documentos legais e institucionais da UFAM e as doze entrevistas compuseram o corpus desta pesquisa. Os dados produzidos foram analisados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e, com base nessa análise, foram categorizados e analisados mediante reflexões apoiadas em autores como Ausubel (1982); Duarte (1986); Silva (1991); Gadotti (1999); Tanuri (2000); Swain (2000); Matias Fleuri (2007); Fourez (2001); Vygotsky (1991, 2001); Swain e Lapkin (2001); Freitas (2002); Veiga (2003; 2004; 2009); Gatti e Barretto (2009); Saviani (2009); Silva e Ferreira (2010); Berbel (1998, 2011); Borges (2011); Cunha e Lucarelli (2013); Luck (2013); Gatti (2014); Nóvoa (2014; 2015); Demo (2015); Tardif (2017); Wagner (2018); Masetto (2018); Baniwa (2019); Moreira (2023), dentre outros. A partir dessa reflexão, identificou-se que os EICs (2023) apresentaram dificuldades em desenvolver as suas aprendizagens em LP e em LE em relação à oralidade e à escrita nas línguas, mediadoras e foco de aprendizagens. Diante desse cenário, compreende-se que há muito o que fazer no curso de Licenciatura em Letras do INC/UFAM, tendo por finalidade dar as condições necessárias para que os EICs tenham um ambiente favorável a sua formação como professores, considerando, nesse processo, uma formação que considere as especificidades, as diferenças da formação de professores indígenas, ainda que o curso investigado não seja uma licenciatura indígena nem intercultural indígena. Nesse sentido, surgiram algumas estratégias propostas pelos EICs, pela PLP, pela PLE e pelo pesquisador. Os EICs sugeriram que o NDE do curso (re)formule e (re)organize o currículo do curso, prevendo os pontos referentes à formação de professores indígenas, com a inclusão de disciplinas que trabalhem as especificidades das línguas indígenas, bem como o seu ensino. A PLP e a PLE acreditam na possibilidade do desenvolvimento de ações e de atividades extensionistas que possam contribuir na aprendizagem dos estudantes indígenas na LP e na LE. A fim de complementar a proposta das professoras, sugere-se a previsão no currículo do curso de Licenciatura em Letras do INC/UFAM de um programa de extensão que possibilite ações e atividades extensionistas de formação continuada de professores para as questões indígenas, assim como de ações e atividades extensionistas que visem minimizar as dificuldades dos EICs em LP e em LE. Para a condução dessas propostas, sugere-se o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da Metodologia da Problematização, Método do Arco de Charles Maguerez, e da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP).
- ItemAcesso AbertoEnsino do empreendedorismo e aprendizagem colaborativa: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do letramento empreendedor(2020-11) Silva, Valdemir José Máximo Omena Da; Forneck, Kári Lúcia; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Boas, Eduardo Pinto Vilas; Santos, Claire Gomes Dos; Silva, Jacqueline Silva E; Braido, Gabriel MachadoOs saberes sobre empreendedorismo vêm sendo debatidos em muitos estudos e pesquisas no mundo, devido à sua importância tanto para o crescimento econômico como para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Cada vez mais, as grandes nações estão investindo na propagação da cultura empreendedora desde os Anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando um aumento dessa prática na sociedade. Nesse sentido, esta tese partiu da problemática: como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor? Em resposta ao problema, todos os procedimentos da pesquisa foram orientados pelo objetivo de averiguar como o ensino do empreendedorismo, pautado na Aprendizagem Colaborativa, pode contribuir no desenvolvimento do Letramento Empreendedor. O estudo possui natureza aplicada, cuja abordagem foi classificada como qualiquantitativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, sob viés de estudo de caso. O desenvolvimento desta tese ocorreu mediante a produção e submissão de cinco artigos, os quais foram publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, com Qualis A1, A2, B1 e B2. Os dados foram coletados por meio de dois questionários que visam conhecer o perfil empreendedor e o nível de conhecimento sobre empreendedorismo. Os dados coletados foram analisados mediante tratamento de estatística descritiva e inferencial, buscando verificar possíveis correlações entre os desempenhos observados e os dados de caracterização produzidos. Com base nos resultados, é possível defender que o ensino do empreendedorismo pautado na Aprendizagem Colaborativa contribui para o desenvolvimento do Letramento Empreendedor.
- ItemAcesso AbertoA formação continuada de professores provocando “pororocas” nas aulas do ensino superior: um olhar para o ensino inovador em duas universidades(2020-11) Rodrigues, Aline; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Silva, Jacqueline Silva da; Pinheiro, Fernanda Storck; Ohlweiler, Mariane; Theves, Denise WildnerEsta tese aborda a temática da formação continuada de professores do Ensino Superior com enfoque para o ensino inovador, propondo como objetivo investigar como a formação continuada, realizada na universidade, contribui para desencadear um ensino inovador nas aulas de professores que atuam no Ensino Superior. O referencial teórico adotado segue os preceitos de Antunes (2002), Moran (2012, 2013), Nóvoa (1991, 1995, 2009), Perrenoud (2000) e Tardif (2000, 2011 e 2014). O estudo foi realizado com dois coordenadores responsáveis pelo setor de apoio pedagógico e dois professores de duas instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto de investigação, buscou-se utilizar aproximações com o estudo de casos múltiplos como metodologia de pesquisa, com o intuito de conhecer as condições e os fenômenos sociais pertinentes aos espaços pesquisados. Para a geração dos dados, foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, as quais contemplaram questões abertas, possibilitando que outros assuntos pudessem ser abordados. Também foi utilizado um diário de campo em que foram registradas as impressões da pesquisadora no momento da coleta dos dados. A sistematização dos dados deu origem a categorias, definidas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se a existência e a importância das formações continuadas versarem sobre questões em torno do ensino inovador nas Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas, uma vez que, ao verificar o cronograma das formações continuadas propostas pelos setores de apoio pedagógico, percebeu-se que assuntos como competências pedagógicas, possibilidades e utilização de objetos virtuais para a aprendizagem dos alunos, metodologias ativas, técnicas de ensino, entre outros, fazem parte das programações. Da mesma forma, constatou-se que os professores pesquisados utilizam o que aprendem nas formações continuadas das 7 suas respectivas IES, em sala de aula, com seus alunos. Para tanto, eles também precisam estar predispostos e abertos a buscarem novas formas de ministrar aulas, por mais que muitas vezes o tempo esteja na contramão do desejo do professor de formar-se continuamente. Este trabalho revela uma possibilidade de rompermos com práticas tradicionais de ensino, em que o professor deixa de lado o papel de transmissor de conhecimentos para ser um problematizador e um questionador de seus alunos. Além disso, destaca a importância de temáticas relacionadas ao ensino inovador serem debatidas entre professores nas formações pedagógicas das IES, como forma de pensar aulas diversificadas e que desafiem o aluno a construir sua aprendizagem com autonomia. O professor do Ensino Superior normalmente é muito atarefado, mas é importante que ele pare e reflita sobre seu ensino no meio do turbilhão de demandas que ele tem a cumprir.
- ItemAcesso AbertoFormação humana e currículo integrado: contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino da educação profissional e tecnológica(2022-02) Silveira, Samai Serique Dos Santos; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Colares, Anselmo Alencar; Veiga, Ilma Passos Alencastro; Silva, Jacqueline Silva E; Colares, Maria Lilia Imbiriba SousaEste estudo propõe uma reflexão qualificada com o fim de subsidiar aperfeiçoamentos ao trabalho desenvolvido nos Institutos Federais. A pertinência da Educação Profissional, ancorada num projeto ético-político de formação humana integral de trabalhadores, torna-se cada vez mais necessária diante do quadro conjuntural do agravamento das desigualdades em vários setores da sociedade brasileira. A Lei no 13.415/2017 apresenta a Educação Profissional como um itinerário formativo. Evidencia na sua concepção sobreposição do desenvolvimento de competências em detrimento da formação integral. Nesse contexto, defendo a tese de que o currículo integrado, tendo como referencial a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), contribui para a formação do ser humano em suas múltiplas dimensões, pois considera a compreensão do processo histórico e a amplitude no mundo do trabalho, visando à transformação social. A pesquisa que deu origem à tese teve como objetivo geral investigar, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), as proposições oficiais do currículo integrado desenvolvidas nos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFPA - Campus Santarém. O referencial teórico-metodológico utilizado foi o materialismo histórico-dialético e, a teoria pedagógica seguida foi a PHC. As fontes de informações foram os documentos oficiais e legislações que tratam sobre o Ensino Médio Integrado, no período de 2010 a 2019. Os resultados encontrados no presente estudo evidenciam a coerência teórico-metodológica entre a PHC e a Educação Profissional e Tecnológica, pois ambas têm como centralidade o trabalho como princípio educativo e buscam superar a dicotomia trabalho intelectual e manual. Evidenciam também que os documentos oficiais dos Institutos Federais ora defendem a formação humana integral, ora a submetem a lógica das competências para a empregabilidade.
- ItemAcesso AbertoMetodologias ativas de ensino no curso de graduação em Enfermagem: contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais(2024-11-06) Corrêa, Claudelí Mistura; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Forneck, Kári Lúcia; Silva, Jacqueline Silva da; Moreschi, Claudete; Lira, Margaret Olinda de Souza Carvalho eO objetivo geral desta pesquisa é investigar como as práticas pedagógicas, norteadas por metodologias ativas de ensino, podem contribuir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais na formação inicial do enfermeiro em uma instituição de ensino superior (IES) comunitária. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e documental, configurando-se como um Estudo de Caso Único. A área do estudo contempla uma IES que faz parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Participaram do estudo sete professoras do curso de Graduação em Enfermagem da IES; e sete alunos egressos da última turma de formandos do referido curso, totalizando em 14 participantes. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com questões abertas, pelos Projetos Pedagógicos do Curso em andamento e pelo Gráfico das Emoções. A organização da análise dos dados ocorreu por meio da técnica da Análise de Conteúdo e a análise descritiva foi embasada nos referenciais teóricos de relevância da área da pesquisa e na aproximação do Método RULER. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer n. 5.917.134. Da análise dos dados, emergiram 10 categorias, sendo cinco relativas às participantes professoras: Categoria 1 – A transição curricular e o processo de implantação e implementação das metodologias ativas de ensino na IES e no curso de Graduação em Enfermagem; Categoria 2 – O repensar sobre o fazer na docência com as metodologias ativas: contribuições para a inovação no ensino superior da Enfermagem; Categoria 3 – As habilidades pedagógicas desenvolvidas pelas professoras para utilizar as metodologias ativas de ensino; Categoria 4 – Repensando as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados pelas professoras: como ensinar para a geração de estudantes universitários na atualidade?; e Categoria 5 – “É um desafio para o professor, mas muito mais para o estudante”: como aprender e ensinar sobre as metodologias ativas e as habilidades socioemocionais? E as outras cinco categorias, relativas aos participantes egressos: Categoria 1 – A representatividade das metodologias ativas de ensino e o processo de aprendizagem; Categoria 2 – O papel da coordenação e das professoras do curso de Enfermagem frente à transição curricular: percepção dos egressos; Categoria 3 – As potencialidades e as fragilidades das metodologias ativas de ensino e sua importância para a atuação profissional na Enfermagem; Categoria 4 – “Eu lembro...”: retrospectivas dos egressos sobre as aulas mais significativas na trajetória do curso de Enfermagem; e Categoria 5 – “Ainda faltam essas questões sentimentais”: as contribuições das metodologias ativas de ensino no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Consideram-se imprescindíveis os bons relacionamentos interpessoais entre a tríade coordenação-professores-estudantes no contexto socioeducacional. Percebe-se a utilização de metodologias ativas de ensino como prática pedagógica inovadora no ensino superior da Enfermagem; e a gestão das emoções, para que os estudantes aprendam a equilibrá-las de maneira mais adequada diante da atuação profissional. Dessa forma, tornando-se a chave-mestra para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, na formação inicial do enfermeiro, o caminho da inovação das práticas pedagógicas trilhado pelos sete princípios das metodologias ativas de ensino.
- ItemAcesso AbertoProtagonismo empreendedor: Uma forma singular de ensinar(2020-12) Schneider, Mariângela Costa; Silva, Jacqueline Silva da; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Giongo, Ieda Maria; Theves, Denise Wildner; Boas, Eduardo Pinto Vilas; Horn, Cláudia InêsA cada dia é necessário inovar, empreender, protagonizar e saber construir seus próprios caminhos. Com o propósito de discutir e aprofundar ainda mais a respeito do protagonismo e do empreendedorismo, esta Tese de Doutorado foi construída. Oriunda do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Ensino - PPGEnsino, da Univates/RS/Brasil, enquadra-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Estudos do Currículo e Avaliação. Para realizar a pesquisa, buscou-se embasamento em autores do Empreendedorismo, especialmente Dornelas (2007, 2018), Dolabela (2003, 2008), bem como em autores do Protagonismo, como Malaguzzi (1999) e Rinaldi (2002). A metodologia de pesquisa teve como tipo de abordagem a qualitativa (BIKLEN e BOGDAN, 1994). A partir desses autores e das aproximações teóricas com os termos Protagonismo e Empreendedorismo, criou-se o termo Protagonismo Empreendedor. Como Protagonismo Empreendedor, nesta pesquisa, entende-se aquela pessoa que utiliza sua autonomia, responsabilidade e liberdade para explorar oportunidades e fazer acontecer. É aquela pessoa que organiza estratégias e mobiliza meios e fins em prol de um objetivo. Pode ser um objetivo coletivo, individual ou social. Para tanto, mobiliza, motiva e conquista mais pessoas para auxiliarem na construção desses caminhos, unindo forças para concretizar sonhos e metas próprias ou alheias. O tipo de pesquisa configura-se como um estudo de caso (YIN, 2001). Como sujeito de pesquisa, buscou-se conhecer a prática pedagógica de um professor atuante em uma escola pública da Educação Básica de um município do Vale do Taquari/RS. O campo de pesquisa foi a sala de aula desse professor e a escola como um todo. Para a geração e coleta de dados, utilizei entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de campo e fotografias. Esta pesquisa tem o seguinte objetivo geral: Investigar como o ensinar, alicerçado nos preceitos da Educação Empreendedora, auxilia no desenvolvimento do Protagonismo Empreendedor discente na Educação Básica. Para tanto, foi acompanhada a trajetória de ensino de um professor da Educação Básica, que atua junto ao terceiro ano do Ensino Fundamental, buscando conhecer como esse professor desenvolve as suas práticas pedagógicas. Como objetivos específicos da pesquisa, elencou-se: “Conhecer os referenciais teóricos que alicerçam a prática docente de um professor atuante na Educação Básica; Investigar em que medida a formação acadêmica e a formação continuada do professor investigado vêm agregando os preceitos teóricos da educação empreendedora e do protagonismo às suas práticas docentes; Analisar o planejamento do professor, as reflexões realizadas por ele antes e depois de realizar o planejamento, buscando verificar o que leva em consideração; Verificar, junto ao professor investigado, as facilidades e as dificuldades encontradas em suas práticas pedagógicas cotidianas no que diz respeito à Educação Empreendedora e ao Protagonismo, buscando perceber, também, quais as alternativas e as estratégias utilizadas frente a elas; Averiguar como o Protagonismo Empreendedor vem sendo desenvolvido nos alunos”. Como resultados obtidos, foi possível averiguar que, quando o 7 ensinar é alicerçado em preceitos da Educação Empreendedora e quando o planejamento do professor é construído para e com seus alunos, há o desenvolvimento do Protagonismo Empreendedor discente, pois o docente leva em consideração as curiosidades e os interesses das crianças e faz acontecer o ensino a partir desses interesses.