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Navegando Ensino por Orientador "Munhoz, Angélica Vier"
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- ItemAcesso AbertoÁrea de ensino em arquivo: práticas de governo da CAPES - Brasil(2024) Ribeiro, Inauã Weirich; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Aquino, Julia Groppa; Costa, Cristiano Bedin Da; Giongo, Ieda Maria; Olegário, FabianeEsta tese, que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), tomou a Área de Conhecimento em Ensino (ACE) da CAPES como objeto de investigação pelas rédeas da arqueogenealogia foucaultiana. A ACE é vinculada à Grande Área de Conhecimento Multidisciplinar, do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, criada em 2011. A ACE diferencia-se organizacionalmente da Área de Conhecimento em Educação (ACEdu), vinculada à Grande Área de Conhecimento de Ciências Humanas, do Colégio de Humanidades. Essa diferenciação foi considerada um acontecimento singular no âmbito da formação de pessoal de nível superior, de modo que possibilitou pensar o seguinte problema de pesquisa: de que modo o ensino emerge enquanto prática, estratégia, tecnologia de governo, do Estado brasileiro, a ponto de ser criada uma área em Ensino desvinculada da área de Educação? O problema de investigação levou a problematizar como o ensino é usado para operar o governo dos pesquisadores e da pesquisa educacional no Brasil por meio da CAPES. Com a abordagem arqueogenealógica foucaultiana, os discursos em torno do ensino funcionam como uma zona de problematização, em que “ensino” foi pensado como uma verdade histórica que pode e deve ser investigada. Com os procedimentos de arquivamento, foi possível produzir um recorte arquivístico referente às práticas de governo da CAPES - Brasil, desde a década de 1950, através da série documental Relatórios de Atividades. Por outra via, a arquivização permitiu pensar condições de possibilidade para a emergência da ACE como área Multidisciplinar desvinculada da ACEdu. Os resultados alcançados com a pesquisa apontam que a divisão das áreas de Ensino e de Educação pode ser vista como um efeito das práticas de governo da pós-graduação operadas pela CAPES. Essas práticas se dispersam nos diversos programas e projetos que a CAPES desenvolveu desde seu início: distribuição de bolsas, intercâmbio de professores, formação de professores através do ensino a distância, eventos, publicações, criação de mestrados profissionais etc. A dispersão das práticas de ensino da CAPES evidenciou o seu caráter multidisciplinar, na medida em que a mesma atua em diversas áreas do conhecimento, por meio de uma série de programas e projetos desvinculados da área Educação. Assim, de um lado, tem-se uma área de Educação, com seus problemas próprios, e, de outro, a área de Ensino, voltada para dar conta da formação de professores de outras áreas do conhecimento. Por fim, é possível concluir que a retirada do “Ensino” da área de conhecimento em Educação é um efeito direto do modo como a CAPES vem governando a pós-graduação no Brasil desde seu período de Campanha (1951-1964). Desse modo é possível afirmar que a área de Ensino da CAPES - Brasil provém da área de Ensino de Ciências e Matemática e as condições de possibilidade para a sua emergência existiram na medida em que a CAPES, desde sua criação na década de 1950, desenvolveu práticas e projetos voltados para o ensino de diversas áreas de conhecimento dissociadas da área de Educação.
- ItemAcesso AbertoA internacionalização da educação superior na Bahia e suas potencialidades na formação continuada docente(2020-07) Neves, Débora Valim Sinay; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A internacionalização do ensino superior tem ganhado força nas discussões acadêmicas, tendo em vista os impactos da globalização na educação. Nesse contexto, a formulação de estratégias como a formação continuada de docentes é um ponto crucial que poderá definir um processo sustentável de internacionalização das Instituições de Ensino Superior - IES. Esta pesquisa propôs analisar, junto a um grupo de professores, se e como a participação em ações de internacionalização na educação superior contribui na formação continuada dos docentes das instituições públicas baianas. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, e, com base em seus objetivos, esta investigação é exploratório-descritiva. O campo de pesquisa é composto por IES públicas baianas que desenvolvem ações de internacionalização, e os sujeitos de pesquisa são docentes das IES pesquisadas que tiveram participação efetiva em experiências internacionais de formação continuada na educação superior no período de 2011 a 2019. Como instrumento de coleta de dados da pesquisa, foi utilizado um questionário com questões estruturadas. A análise dos resultados apresentados neste estudo revelou que a participação em ações de internacionalização na educação superior contribui efetivamente na formação continuada dos docentes das instituições públicas baianas, possibilitando aos pesquisados um crescimento pessoal e profissional diferenciado no que tange a: difusão do conhecimento; promoção da vivência intercultural; fortalecimento do desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão; e abertura para parcerias de pesquisa colaborativa e cooperativa com universidades estrangeiras. Além disso, a participação em ações internacionais de qualificação impactou sobremaneira nas práticas pedagógicas, as quais geraram um novo olhar para um ensino global e inovador. Contudo, os resultados da pesquisa também indicaram fragilidades no processo de internacionalização, no contexto das IES baianas pesquisadas. A análise ainda evidenciou, dentre outros pontos importantes, que as áreas de pesquisa e pós-graduação se destacam quanto à importância do apoio das IES, com vistas a alavancar a qualificação docente no que se refere à internacionalização. Acredita-se que a definição de uma política mais clara sobre o processo de internacionalização possa direcionar esforços para que a internacionalização da educação superior baiana seja um processo autossustentável, contínuo e enraizado nas instituições, tendo a formação continuada de docentes como um de seus focos.
- ItemAcesso AbertoMudanças no currículo e no ensino: percepções docentes de uma faculdade de ensino superior do interior de Minas Gerais(2021-06) Filho, Luiz Fábio Antonucci; Schuck, Rogério José; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742A presente tese de doutorado buscou investigar a implantação do processo de mudança curricular na Instituição de Ensino Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco, do Estado de Minas Gerais, a qual se denominou de currículo modular. Tal mudança teve como causa principal a construção de uma estratégia de redução de custos, capaz de viabilizar a sustentabilidade financeira da instituição em tempos de crise no ensino presencial privado. Por sua vez, a referida crise foi provocada pela expansão do ensino à distância e pela necessidade de adequação do papel do ensino superior a um tempo ágil e dinâmico, com forte tendência ao ensino na modalidade à distância. Como metodologia de investigação foi utilizada a hermenêutica, sendo realizada entrevistas semiestruturadas com os professores da referida instituição. Os resultados mostraram que, na compreensão dos docentes entrevistados, a efetivação do currículo modular na IES se faz necessária pelos seguintes motivos: possibilita a permanência da instituição no mercado competitivo de ensino presencial; reforça um currículo mais dinâmico, flexível e global, com a perspectiva da interdisciplinaridade e destaque para alguns elementos transversais. Contudo, a implantação desse processo de mudança curricular também trouxe interferência nas relações pedagógicas dos sujeitos envolvidos. Isso porque o currículo modular trouxe menos dias de aulas presenciais, maior carga horária de ensino pela modalidade virtual de aprendizagem, demissões de professores e funcionários, menor ênfase em competências e fundamentos teóricos, menor contato interpessoal entre os sujeitos envolvidos e um foco maior no ensino prático e profissional, voltado ao mercado de trabalho. Emerge do presente trabalho importantes proposições quanto ao ensino superior, tais como: a) a necessidade de elaboração compartilhada do currículo com maior participação dos envolvidos; b) uma maior capacitação docente para o enfrentamento das realidades do ensino na atualidade; c) a consolidação da modalidade híbrida de ensino com utilização maior da modalidade à distância. Conclui-se que, de variados modos, as mudanças curriculares alteraram a vida institucional, assim como a vida pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos no processo institucional.
- ItemAcesso AbertoPor uma formação docente que se quer criadora: o arquivo de Lleida. Crônicas-Vallenato do cantor de Macondo(2023-06-23) Díaz, José Alberto Romaña; Monclús Jové, Glòria; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Schwertner, Suzana Feldens; Gruppelli Loponte, Luciana; Adó, Máximo Daniel Lamela; Olegário, FabianeA presente tese, em consonância com o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), buscou compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto Zona Baixa (PZB), da Universitat de Lleida, experiência proposta na FEPTS (Facultad de Educación, Psicología y Trabajo Social), operada pelo grupo Grupo de Pesquisa Espai Hibrid (EH), vêm contribuindo para uma formação inicial docente mais criadora e inventiva. Para isso, intenta-se construir uma relação poética com o presente, tendo como propósito conhecer, levantar, mapear, inventariar e investigar o modo como a referida proposta de Lleida vem articulando as relações entre aprender e ensinar, em meio à arte e à educação. Como aporte teórico-metodológico, opera-se com o arquivo foucaultiano (2008) e com os planos analíticos, propostos por Aquino (2020), para a lida arquivística. Os três planos – temático, teórico-metodológico e empírico – compõem-se de três estratos que coexistem e se conjugam. Sendo assim, no estrato temático dá-se a ver os arquivamentos produzidos, a partir da circulação de discursos que orientaram a pesquisa, quanto ao tema em questão. Tais arquivamentos vão desde a imersão do pesquisador no seu problema de pesquisa, o sistema de ensino superior espanhol, as fases da criação da proposta de Lleida, até algumas experimentações com/na formação inicial docente. No segundo estrato - teórico-metodológico-, buscou-se olhar para os autores e conceitos que fazem intersecções com o plano temático, mobilizando, inclusive, os pressupostos que deram sustentação ao Projeto de Lleida. O último estrato – empírico, configura-se como o labor próprio do arquivo (AQUINO, 2020), o trabalho de montagem e remontagem (DIDI-HUBERMAN, 2016), a partir do qual se coloca o arquivo em novo movimento. Desse modo, toma-se como mote poético, Cien Años de Soledad, de Gabriel García Márquez (2007). O Cantor de Macondo (d’OCM), é quem entra em cena e com quem se opera criadoramente o arquivo de Lleida, por meio das crônicas-vallenato. As crônicas-vallenato operam no prisma de uma invenção poética, de modo a ampliar a perspectiva de uma formação docente criadora. Aposta-se, na defesa de uma formação de professores, que envolve, por um lado, a mobilização de, arquivos que já nos foram legados no campo educacional, por outro, a produção de novas experimentações a partir de uma disposição criadora. Cabe, por fim, destacar que a presente tese foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil, PDSE - Edital nº 19/2020, processo 88881.624771/2021-01, e o Código de Financiamento 001.
- ItemAcesso AbertoTravessias interculturais no currículo: percursos do etnoconhecimento no ensino diferenciado para o povo Canela Ramkokamekrá(2022-08) Lobo, Marinete Moura Da Silva; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Laroque, Luís Fernando da Silva; Hattge, Morgana Domênica; Silva, Luciana Helena DaEsta pesquisa aborda a travessia do etnoconhecimento no currículo da escola indígena do povo Canela Ramkokamekrá da Aldeia Escalvado, localizada no município de Fernando Falcão-MA. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, documental e de campo, sendo a observação in loco e a entrevista semiestruturada os principais instrumentos de produção de dados. Este estudo investigou o etnoconhecimento no currículo formal e suas contribuições para o ensino diferenciado, intercultural e bilíngue na escola do povo Canela Ramkokamekrá e, de forma pormenorizada, relacionou os conhecimentos tradicionais e os processos próprios de aprendizagem que, na percepção dos interlocutores da pesquisa, devem ser contemplados no currículo da escola indígena de sua comunidade. Os aportes teóricos da pesquisa aproximam-se da perspectiva crítica do currículo e incluem autores como Bourdieu e Passeron (2010), Althusser (2008), Michael Apple (2006) e Paulo Freire (2005). Em relação à especificidade indígena e à interculturalidade no currículo, algumas vozes apontaram os caminhos percorridos, dentre elas Grupioni (2006), Munduruku (2021), Baniwa (2006), Silva (2017a), Urquiza (2017), Soares e Canela (2018). Os achados da pesquisa foram obtidos através da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e permitiram inferir que o currículo da escola indígena lócus da pesquisa vai além de conteúdos a serem ensinados, e não se limita aos documentos curriculares oficializados pela cultura dominante. Esse currículo reflete diferentes concepções de mundo, agrega a história, a relação com os mais velhos, com a natureza e traduz toda a experiência indígena que, embora não sejam ensinados no espaço físico da escola, são ensinados na comunidade e vivenciados pelo alunado no seu dia a dia na aldeia. As conversas com os interlocutores e as experiências vivenciadas durante a pesquisa de campo revelaram, ainda, que a escola indígena é parte da comunidade e apontaram o repertório do etnoconhecimento para a composição de um documento curricular formal, no qual se inclui a arte, os costumes e o ciclo de rituais de formação do povo Canela Ramkokamekrá.
- ItemAcesso AbertoUm inventário arquivístico do Ciclo do Marabaixo: vestígios de resistência da cultura afro-amapaense(2025-02-26) Almeida, Cláudia Patrícia Nunes; Olegário, Fabiane; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Horn, Cláudia Inês; Nodari, Karen Elisabete Rosa; Feldens, DInamara Garcia; Costa, Gilcilene Dias daEsta pesquisa é decorrente da investigação de doutorado, realizada no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates/RS/BR, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). A pesquisa toma como objeto de estudo os arquivos do Ciclo do Marabaixo - movimento cultural afro-amapaense com ritos religiosos e profanos, em honra ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, organizado pelos descendentes africanos residentes no Estado do Amapá. Dessa forma, a pesquisa apresenta a seguinte problemática: de que modo a produção e reapropriação de arquivos dos saberes do Ciclo do Marabaixo poderia colaborar para práticas curriculares do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá - Campus Santana, no que tange à valorização, preservação e reconhecimento da cultura afro-amapaense? A investigação toma como procedimento metodológico o arquivo, a partir de Michel Foucault, o qual se caracteriza como um conjunto de regras que permite o aparecimento, a ativação e o apagamento de discursos, cujos ecos prolongam-se até o presente. Inicialmente foi realizado o levantamento e o arquivamento de teses e dissertações da CAPES, que tratavam do tema do Ciclo do Marabaixo, visando verificar se tais pesquisas retratavam a possibilidade de integração do tema ao currículo. O segundo procedimento consistiu em promover uma roda de conversa a respeito dos saberes culturais do Ciclo do Marabaixo e suas relações com a cultura amazônica, para professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá - Campus Santana, e uma exposição visual sobre o Ciclo do Marabaixo, com vistas a provocar uma reflexão sobre a potência desse arquivo para o campo curricular. O terceiro procedimento consistiu em arquivar e arquivizar, por meio de montagens e remontagens, o acervo de fotos, imagens e escritos acerca das memórias do Ciclo do Marabaixo, constituindo um novo arquivo. O gênero carta foi escolhido como procedimento de escrita da tese, pois esse gênero também possui um caráter arquivista. Acredita-se que esta (re)criação e (re)atualização do arquivo dos saberes culturais do Ciclo do Marabaixo poderá dar visibilidade ao mesmo junto aos professores e por fim engendrar a importância dessa cultura nas práticas curriculares do Instituto Federal do Amapá.