Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Orientador "Schuck, Rogério José"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA filosofia da práxis como proposta de ensino não formal para emersão do intelectual orgânico(2024) Gomes, Vilisa Rudenco; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Guareschi, Pedrinho; Pase, Hermerson Luiz; Hattge, Morgana Domênica; Machado, Neli Teresinha GalarceEste trabalho dedica-se a realizar uma proposta de Ensino Não Formal para emersão do intelectual orgânico, partindo da premissa gramsciana de que todos os homens são intelectuais, ainda que não exerçam esse papel na sociedade. A pesquisa foi realizada no Sindicato da Prefeitura Municipal de Navegantes/SC, e contou com nove trabalhadores da Secretaria de Obras, sob a suplência dos escritos de Guareschi e Gramsci, sobretudo da filosofia da práxis. A pesquisa é classificada como participante e utilizou a dialética como método de análise. Percebeu-se alargamento intelectual do grupo, comparando suas teses às suas sínteses após terem passado pela antítese. A pesquisa chegou aos seguintes resultados: os sujeitos pertencentes à mesma categoria diferiam-se em relação ao seu tempo de produção de síntese; dentre os participantes, foi identificado um intelectual orgânico, constituído a partir de seu processo histórico de lutas e militâncias; nem todos os participantes efetivaram o processo de emersão intelectual, seja por deficiências cognitivas, seja por problemas de desmotivação, conformismo e cansaço. Apenas três participantes realizaram o processo de emersão intelectual, verificado a partir de modificações de posturas, as quais envolvem: o abandono do senso comum, a proposição de reuniões com a categoria, a vontade declarada de busca de um vereador ou um partido, um condottiero para abrigar as demandas da categoria, o reconhecimento de que os Sindicatos são a maior forma de organização e expressão de luta da classe trabalhadora. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que é possível a realização da emersão do intelectual orgânico no Ensino Não Formal.
- ItemAcesso AbertoAmpliando horizontes de compreensão: ensino à luz da hermenêutica filosófica(2023-09-14) Menezes, Nilton Cezar Rodrigues; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Seibt, Cézar Luis; Hammes, Itamar Luís; Neuenfeldt, Derli Juliano; Quartieri, Marli TeresinhaA presente tese, motivada por razões pessoais e profissionais, teve o intuito de compreender as potencializações do ensino, suas contribuições e implicações na tecitura da professoralidade universitária. Foi uma inquietação intelectual, de situação hermenêutica, com o lócus de tese, Ampliando horizontes de compreensão: Ensino à luz da Hermenêutica Filosófica, que impulsionou o interesse por desvelar os fenômenos que permeiam a pesquisa da tese, com o propósito de fazer emergir da docência universitária outros modos de pensar, de “ser professor”, “sendo professor”, na produção da professoralidade universitária. Para alcançar os objetivos deste estudo, utilizamos a investigação-compreensão, num arcabouço constituído pela metodologia de pesquisa bibliográfica, entrelaçada com a metodologia da Análise textual Discursiva - ATD. Destarte, esta tese, na esfera fenomenológica-hermenêutica, apresenta como canal condutor, uma experiência de linguagem, jogos de linguagem, composta por um fluxo linguístico-dialógico, perpassado pelo seguinte problema: Como a hermenêutica filosófica poderia potencializar o ensino, trazendo contribuições para a tecitura da professoralidade universitária? Para responder à interrogação, propôs-se como objetivo geral: Compreender as possibilidades do ensino na potencialização da tecitura da professoralidade universitária, à luz da hermenêutica filosófica. E, como objetivos específicos: Perspectivar o ensino à luz da hermenêutica filosófica, como processo potencializador na ampliação de horizontes da tecitura da professoralidade; efetivar uma experiência de linguagem originante de fluxos linguístico-dialógicos entre a hermenêutica filosófica e o ensino, na configuração da tecitura da professoralidade universitária; situar o diálogo entre hermenêutica filosófica e ensino como lugar de conhecimentos pertinentes, contribuições e implicações, na produção da professoralidade universitária. O fluxo linguístico-dialógico traçado, a escolha e a delimitação do objeto de pesquisa configuraram a aplicação do Estado da Arte à tese, situando a pesquisa bibliográfica na formação do corpus da unitarização, proposta pela Análise Textual Discursiva – ATD, compondo assim um arcabouço metodológico uníssono, para achar referências sobre a temática da tese. Desse modo, considerando que parte das pesquisas estão disponíveis on-line, nos bancos de teses, dissertações e portais de periódicos, entendemos que o ponto de partida seriam livros impressos e/ou em formato digital, teses, dissertações, artigos, monografias, trabalhos de conclusão de curso, vídeos. Neste sentido, responder à interrogação da tese configurou um desafio para a tecitura da professoralidade universitária, que resultou em propostas de ampliação de horizontes de compreensão, no ensino. Assim, surgiram no contexto categorias emergentes como: Diálogo: hermenêutica e ensino; hermenêutica e docência; Entrelaces de fluxos linguístico-dialógicos na tecitura da professoralidade universitária; Movimentar-se entrefaces de Jano: Meu trabalho de Hermes. Assim, é primordial a criação de espaços de interlocução hermenêutico-pedagógica na educação superior, que podem construir novos campos possíveis de experiências docentes, através da produção de estratégias que gestam empenhos na direção de conhecimentos que considerem tanto os saberes mobilizados pelos professores, quanto os próprios da área de atuação profissional e, desse modo, impactar a tecitura da professoralidade universitária. Falar da compreensão no âmbito educacional, do ensino, do ponto de vista da hermenêutica filosófica não é sinônimo de teorizar, com novas conceituações, nem afirmar como deverão ser as ações e processos educativos no ensino, mas trata-se da ampliação de múltiplas fusões de horizontes de compreensão, evidenciando processualidades, mediante um contexto relevante, mostrado pelo fluxo linguístico-dialógico entre hermenêutica filosófica e ensino, que é a produção da tecitura da professoralidade universitária.
- ItemAcesso AbertoArte e potencialização de sentidos: atravessamentos no ensino(2020-10) Bagatini, Fabrício Agostinho; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Schneider, Paulo Rudi; Seibt, Cezar Luis; Martins, Silvana Neumann; Schwertner, Suzana FeldensÉ necessário avisar. Este não é um roteiro de escrita científica normal. Segue linhas outras. Na arte do escrever, não há um certo e um errado; há o escrever. Há um fio de sentido – desde o que se refere ao significado, até o que perpassa o sentir. A escrita desta tese dá-se em forma de peça teatral. É no espaço teatral que ocorre o encontro do artista, da tese e do expect-actor (aquele que observa e age ao mesmo tempo). É no espaço entre o palco e a plateia que ocorre o diálogo, a fusão de horizontes e a compreensão do que está sendo dito. Mas, o que é encenado nos diferentes atos que compõem esta tese? Neles, falamos sobre a arte e a potencialização de sentidos no ensino. E, para contemplar tal temática, partimos de dois questionamentos: Como a arte vem contribuindo nos processos de ensino? Como a arte potencializa sentidos no ensino? Para responder a essas questões, definimos, como objetivo geral, investigar como a arte potencializa sentidos no ensinar. Cabe mencionar que desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que teve, como metodologia principal, a Hermenêutica (GADAMER, 2015). Como primeiros objetivos específicos, buscamos investigar o conceito de arte na contemporaneidade e conceituar a arte a partir da perspectiva hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica centrada nesse filósofo alemão. Constatamos, a partir das leituras realizadas, que a arte está na vida do homem desde os seus primórdios, através de diferentes expressões: desenho, música, pintura, teatro, dança, comédia, drama. E que é da alçada da subjetividade, pois cada um possui uma percepção e uma compreensão a respeito do que é arte e da importância que ela tem para a humanidade. Além disso, constatamos que não somos nós que interpretamos a arte à luz de nossos interesses; é ela que se dá a interpretar na medida em que nos questiona. No seu constante movimento autopoiético, nunca é a mesma para quem diante dela se coloca. Aliás, mesmo que a contemplemos inúmeras vezes, sempre teremos um olhar diferente, e, a cada olhar, ela nos abrirá um ou múltiplos sentidos. Para compreender o que a obra de arte tem a nos dizer, temos de estar abertos ao diálogo que trava conosco, pois é por meio dele que constatamos a sua verdade, o seu jogo e movimento. Outro objetivo proposto foi averiguar as concepções prévias acerca de arte dos professores e alunos de uma escola da rede pública estadual de Capitão/RS, para verificar como as diferentes expressões artísticas vêm contribuindo na potencialização de sentidos no ensino. Para tanto, aplicamos um questionário dissertativo e aberto com 52 alunos do Ensino Médio (1o ao 3o ano) e nove professores da referida escola. Analisamos as respostas com base na Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZE, 2016) e a partir de quatro categorias, a saber: No Vale da Saudade, perceptos da arte; No Vale da Procura, a arte como presença na vida e no espaço escolar; No Vale do 18 Amor, a arte auxiliana compreensão dos conteúdos e instauraçãodesentidos; e No Vale do Conhecimento, a potencialização de sentidos. Mediante essas categorias, percebemos que a arte está presente na vida dos alunos e professores, auxiliando na formação da subjetividade, seja a partir do sentir ou das singelezas do cotidiano e do ser. Além disso, entramos em contato com as diferentes percepções de alunos e professores sobre o que é a arte, sobre sua importância e sua presença na vida e no espaço escolar. Também observamos como a arte auxilia na compreensão dos conteúdos e na instauração e potencialização de sentidos. Ainda buscamos desenvolver oficinas de arte com professores da rede pública estadual do município de Capitão/RS, denominadas Olhicriarte, uma junção dos termos olhar+criar+arte. Realizamos duas oficinas - uma de teatro e outra de escrita enquanto arte - por meio das quais os professores puderam experienciar a arte e buscar o autoconhecimento. As percepções dessas vivências foram relatadas, pelos participantes, em diários denominados “Diários Vivenciais”. Mediante a leitura de um total de 10 diários, verificamos que o experienciar não é algo objetivo ou que possa ser (re)produzido; ao contrário, é uma vivência que perpassa o corpo de cada um, de forma única e inexplicável. Constatamos que, quando o professor olha e cria a partir da arte, ele se torna artista, e, sendo professor artista, é capaz de lidar com os problemas que ocorrem na sua prática pedagógica e está em constante processo de aprendência (ASSMANN, 1998). Por último, procuramos realizar uma análise da práxis pedagógica no que tange à presença das artes numa atividade interdisciplinar entre as áreas das Ciências Humanas e das Linguagens. Para tanto, levamos em consideração um trabalho desenvolvido a partir do filme “Minha querida Anne Frank”, em que desafiamos os alunos do 2o e 3o Anos do Ensino Médio a escreverem, em duplas, um diário contendo relatos, poesias e desenhos relativos a temas do filme. Ao todo, foram escritos 24 diários, os quais demonstraram que trabalhar com arte nos processos de ensino propicia, ao aluno, outra compreensão sobre o que está sendo trabalhado, bem como possibilita que ele exercite a empatia e vivencie o contexto histórico, na medida em que horizontes são fundidos e tradições são compreendidas, mas, acima de tudo, serve de fuga e de rompimento do cotidiano. Ao contemplar a arte na sua práxis pedagógica, o professor demonstra saber que uma aula não precisa ser idêntica à outra e que cada uma contém, em si, a multiplicidade, os devires, as variáveis e variantes do próprio existir. Por fim, considerando os resultados alcançados, é possível afirmar que esta tese comprovou que a arte pode e deve se fazer presente na práxis pedagógica, pois potencializa sentidos e permite olhares outros, diferentes dos existentes até então. A arte nos leva a pensares inexistentes, à compreensão de quem somos e do meio no qual estamos inseridos. Ela permite que sejamos críticos, questionadores. Ela nos desafia a enfrentar nossos medos, a demonstrar os sentimentos que mantemos, muitas vezes, guardados em nosso ser. Enfim, no momento em que há uma experienciação com a arte e a partir dela, há o processo criativo, há a possibilidade de olhicriar, há apropriação e potencialização de sentidos.
- ItemAcesso AbertoEnsino pela pesquisa e tecnologias digitais de informação e comunicação: percepções de docentes e experiências pedagógicas no Instituto Federal do Maranhão(2022-05) Silva, Fabíola De Mesquita Costa; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Neuenfeldt, Derli Juliano; Silva, Jaqueline Silva Da; Seibt, Cezar Luís; Hammes, Itamar LuísO ensino pela pesquisa é uma proposição que se realiza a partir da participação equilibrada entre trabalho individual e coletivo, na qual o docente analisa as condições de criação e de desenvolvimento de uma prática pedagógica que estimule a participação contínua do aluno, entendido como sujeito, que, ao adentrar a escola, traz consigo, além das suas vivências, diferentes tipos e níveis de competência. O ensino pela pesquisa refere-se também à possibilidade de libertar o pensamento em relação aos regimes de verdade sobre o mundo, para mobilizar desarranjos e fazer emergir um espaço para a produção de conhecimento mais autoral. A presente tese apresenta como tema o desenvolvimento de um ensino que contemple a participação ativa dos sujeitos, para fortalecer a qualidade formal e política do conhecimento, e que se aproprie das tecnologias digitais de comunicação e informação, como meio para essa produção. O tema desdobra-se no seguinte problema de pesquisa: como as TDIC, aliadas ao ensino pela pesquisa, podem auxiliar no planejamento e na realização de práticas pedagógicas? Como objetivo geral, definiu-se analisar possibilidades e limites da integração das TDIC ao ensino pela pesquisa, em práticas pedagógicas, no Instituto Federal do Maranhão. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: 1) analisar o modo como os docentes do IFMA fazem uso das TDIC em suas práticas pedagógicas; 2) identificar, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, elementos da relação com o ensino pela pesquisa e o uso das TDIC; 3) propor formas de integração entre as TDIC e o ensino pela pesquisa nas práticas pedagógicas dos docentes. Os sujeitos da pesquisa foram 31 docentes efetivos dos Institutos Federais do Maranhão, campi Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: questionário e aplicação de grupo focal, sendo os dados discutidos com base na análise textual discursiva, como postura investigativa para a interpretação dos fenômenos e a identificação dos sentidos produzidos pelos professores sobre o tema. Os resultados evidenciaram que, além da apropriação tecnopedagógica, a abertura e o diálogo com o aluno e o manejo metodológico de pesquisa possibilitam o desenvolvimento de alunos autores, uma vez que a pesquisa enquanto diálogo com a realidade requer participação ativa para a imersão no horizonte da investigação científica, a partir do reconhecimento da relação entre pesquisa e ensino.
- ItemAcesso AbertoO letramento digital e a argumentação na interação: um diálogo na interface para o ensino da língua portuguesa(2023-02) Teixeira, Cássia Dos Santos; Forneck, Kári Lúcia; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Neuenfeldt, Derli Juliano; Galiazzi, Maria Do Carmo; Juchum, Maristela; Martins, Silvana NeumannAs constantes transformações sociais que se impõem na contemporaneidade modificam os modos de interação entre os sujeitos, o que traz novos desafios às relações interpessoais. Desse modo, entende-se que ampliar a possibilidade do processo comunicacional entre os sujeitos a partir do desenvolvimento da argumentação na interação – que se dá tanto no plano físico quanto no virtual – é imprescindível para a promoção dos discentes, auxiliando à formação em letramento digital e interação no ciberespaço, a partir do ensino da Língua Portuguesa. Com vistas a responder a demandas sociais contemporâneas, o presente estudo tem como temática a interface entre o letramento digital e a argumentação na interação, por meio do ensino da Língua Portuguesa. A par desse cenário, tem-se como objetivo geral compreender como se dá a interface entre o letramento digital e a argumentação na interação para o ensino da Língua Portuguesa. Este, foi subdividido em quatro objetivos específicos: 1) Delinear o processo teórico que envolve o letramento digital e a argumentação na interação para o ensino da Língua Portuguesa; 2) Discutir as relações de aproximações entre o letramento digital e a argumentação na interação na perspectiva do ensino; 3) Apresentar, a partir de teses selecionadas, categorias que emergiram sobre o letramento digital e a argumentação por meio da interação, tendo em vista práticas sociais de leitura e escrita no ensino da Língua Portuguesa; 4) Apontar as aproximações conceituais concernentes ao letramento digital e à argumentação na interação, tendo em vista a construção de uma nova abordagem para o ensino da Língua Portuguesa. A partir desses objetivos, apresenta-se a seguinte questão norteadora: O que se discute em teses sobre o letramento digital e a argumentação na interação em práticas sociais de leitura e escrita no ensino da Língua Portuguesa? Por esta tese tratar-se de uma pesquisa bibliográfica com processo analítico baseado na Análise Textual Discursiva, selecionou-se 6 (seis) teses no Banco de Teses da Capes, nos anos de 2018-2022, baseadas em descritores selecionados que se aproximaram da temática discutida. As teses selecionadas evidenciaram, a partir de categorias que emergiram através de análises, que é possível relacionar o letramento digital com a argumentação na interação, através do ensino da Língua Portuguesa. As categoria emergentes, a saber: Categoria A: práticas de leitura e escrita relacionadas ao contexto digital e escolar; Categoria B: o ensino e a argumentação em contexto digital; Categoria C: (re)significando o ensino de Língua Portuguesa, nos mostrou que a interface pode se constituir. Com base no corpus analisado, são apontados caminhos para uma proposta pedagógica que leve em consideração a interface elaborada, revelando que o ensino da Língua Portuguesa pode propiciar ao sujeito um protagonismo que considere a inserção na sociedade por intermédio do letramento digital e da argumentação na interação. Explicita-se que os resultados da pesquisa evidenciaram a importância da indissociabilidade do letramento digital e da argumentação na interação por meio do ensino da Língua Portuguesa.
- ItemAcesso AbertoProdução de vídeos como objetos digitais de ensino e de aprendizagem potencialmente significativos (ODEAPSs) nas ciências exatas: limites e possibilidades(2020-03) Neuenfeldt, Adriano Edo; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Del Pino, José Cláudio; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Fávero, Altair Alberto; Miorando, Tânia MichelineO acesso às tecnologias digitais, na sociedade contemporânea, é possível não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Essa constatação estimulou a articulação de uma proposta de trabalho que envolveu, entre 2016 e 2018, 434 estudantes de 14 turmas cursando disciplinas de Ciências Exatas de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. Este estudo teve como objetivo investigar a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs) para intensificar as percepções quanto aos processos de ensino e de aprendizagem de matemática no Ensino Superior. A partir disso, buscou-se solucionar o problema de pesquisa, a saber: como os processos de ensino e de aprendizagem de matemática no Ensino Superior podem ser ampliados mediante uso de ODEAPSs, a partir da estratégia de produção de vídeos para a organização de um canal do YouTube gerenciado pelos próprios estudantes? Quanto às características dessa pesquisa descritiva, dadas as suas propriedades, aproximase de estudo de caso com abordagem qualitativa. Na coleta de dados foram utilizados como ferramentas: questionários, vídeos, diário de campo, atividades em portfólio, apresentação de trabalhos e depoimentos. Quanto à análise, realizou-se uma análise de conteúdo, com aproximação à hermenêutica. A proposta foi organizada a partir de uma relação intrínseca que se estabeleceu entre os estudantes, o professor e as tecnologias digitais. Foram produzidos 147 vídeos como ODEAPSs, e desveladas algumas estratégias que podem ser utilizadas para sua produção, como a organização dos semestres em Unidades de Ensino e Aprendizagem (UEAs). Nestas, articulou-se o espaço de sala de aula como um ambiente criativo, a partir da exploração dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (2000), com oficinas pedagógicas, uso do portfólio e trabalho em equipe. O desenvolvimento das UEAs indicou que, para o aprimoramento do processo, seria apropriada a divisão em fases: 1 - análise de um vídeo pronto; 2 - elaboração e apresentação em grupo da proposta de novo vídeo; 3 - autoavaliação do vídeo produzido e apresentação para a turma; 4 - aperfeiçoamento e publicação em canal do YouTube. De acordo com a análise e discussão dos resultados decorrentes das percepções dos estudantes quanto ao que foi desenvolvido na proposta de desenvolvimento dos ODEAPSs, conclui-se que: a) No desvelamento de estratégias atuaram de forma conjunta o trabalho em equipe, a organização da sala de aula e das atividades, além da atuação do professor. Esse trabalho coordenado facilitou o resgate dos conhecimentos prévios, em relação à matemática, como subsunçores para potencializar uma aprendizagem significativa. b) A aproximação à hermenêutica, mais especificamente conceitos relacionados ao círculo hermenêutico e a fusão dos horizontes, e a aprendizagem significativa, auxiliaram na interpretação das percepções dos estudantes quanto aos processos de ensino e de aprendizagem de matemática para compreender o papel: dos estudantes que se tornaram mais ativos; das tecnologias digitais, que além fontes de informação se tornaram fontes de compartilhamento e produção de materiais; e do professor, que passou de centralizador para articulador de uma aprendizagem mais contextualizada. c) Por fim, durante a realização da proposta foram encontrados alguns limites que precisariam ser mais explorados com os estudantes, a saber: necessidade de mais incentivo institucional, de tempo e espaço, para realizar atividades diferenciadas; o forte apelo dos estudantes ao certo e errado; e as dificuldades observadas na manipulação das tecnologias digitais.