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Navegando Ensino por Orientador "Schwertner, Suzana Feldens"
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- ItemAcesso AbertoA simulação da aula de desempenho didático nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, como estratégia de ensino e contributo para inserção profissional na SEDUC-CE (2018-2022)(2025-03) Neri, Antonio Avelar Macedo; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Souza, Vilmar Ferreira de; Silva, Antonio Edson Alves da; Hattge, Morgana Domênica; Quartieri, Marli TeresinhaA aula de desempenho didático tem contribuído de maneira significativa, em conjunto com o componente curricular de Didática, para o processo de formação integral dos futuros professores que estão na fase inicial de sua formação, necessitando compreender diversas facetas da educação nacional. Nesse contexto, a pesquisa que fundamenta esta tese investigou as aulas de desempenho didático como mecanismos eficazes para a formação profissional dos estudantes nos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús, considerando as estratégias de ensino, as práticas didáticas e sua contribuição para a inserção profissional na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE (2018-2022). Mais especificamente, este estudo visa: a) investigar as estratégias de ensino no desenvolvimento didático como construção do perfil profissional docente; b) compreender os desafios e as possibilidades na mediação pedagógica das aulas de desempenho didático pelos docentes; e, por fim, c) identificar as contribuições da simulação das aulas de desempenho didático para os egressos em licenciatura pelo IFCE. Para tanto, adota-se como referencial teórico Cordeiro (2017), Masetto (2010), Tardif (2012), Anastasiou e Alves (2003), focando na necessidade de se tornar um "estrategista", além dos pressupostos teóricos de Libâneo (2013; 2017), Pimenta (2006; 2010), Giroux (1992), Pérez-Gómez (1995) e Gramsci (1988), que contribuem para uma discussão mais aprofundada sobre a interseção entre teoria e prática. E, por último, Bardin (2006) no tocante à análise de conteúdo. Quanto à metodologia, essa se fundamenta em abordagem qualitativa exploratória, utilizando procedimentos como pesquisa bibliográfica conforme Demo (1985), pesquisa documental seguindo Godoy (1995) e pesquisa de campo baseada em Minayo (2010). A análise dos dados, fundamentada nos pressupostos de Prodanov e Freitas (2013), investigou quatro categorias: 1) Alinhamento do PPC em equivalência e estrutura; 2) Identificação dos obstáculos na mediação pedagógica; 3) Compreensão das barreiras no desenvolvimento profissional docente; e, por último, 4) Contribuições das simulações didáticas para a formação de egressos. Os resultados indicam que a aula didática desempenha um papel significativo no desenvolvimento do estudante na fase inicial de sua formação como professor A tese deste trabalho sustenta que a simulação da aula de desempenho didático, enquanto estratégia pedagógica adotada nos cursos de licenciatura do IFCE Campus Crateús, exerce papel de destaque no desenvolvimento de competências docentes, sendo um instrumento relevante para a formação de futuros professores. Por fim, conclui-se que este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nesse campo, na formação de professores, especialmente no que tange às contribuições sobre a importância da simulação de aula de desempenho didático na inserção de professores nos certames da SEDUC-CE.
- ItemAcesso AbertoEnsino e aprendizagem de educação ambiental: reflexões a partir da criação de jogos no contexto da formação de professores(2024-07) Reis, Geilson de Arruda; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Almada, Francisco de Assis Carvalho de; Gonçalves, Luciléa Ferreira Lopes; Konrad, Odorico; Hattge, Morgana DomênicaA Educação Ambiental (EA) e os diálogos sobre sociedades mais sustentáveis buscam refletir acerca de questões desafiadoras que permeiam o mundo e os espaços escolares. Diante de uma crise ambiental vivenciada em todo o planeta Terra, é premente vislumbrar um processo educativo em favor das pautas coletivas, da preservação da existência humana e biológica. Acredita-se que a escola é um local promissor para a problematização, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos processos de ensinar e de aprender, tendo como referência as questões sociais, humanas e ambientais. Perante essa demanda contemporânea, esta tese propôs o desenvolvimento de uma agenda de estudos sobre EA com professores atuantes no Ensino Fundamental e incentivou a elaboração e uso de jogos didáticos para aprimorar o ensino de EA. Objetivou-se analisar as perspectivas e contribuições oriundas da participação em um itinerário de formação continuada e de criação de jogos didáticos em EA junto a um grupo de docentes. O estudo, de caráter qualitativo, aproximando-se da pesquisa-ação, teve sua etapa de campo desenvolvida no ano de 2023 em uma escola municipal de Imperatriz/MA, contando com a adesão de 17 voluntários. Inicialmente, os participantes responderam um questionário diagnóstico online que investigou os conhecimentos em EA. No total, foram realizados cinco encontros de formação continuada em que foram desenvolvidos estudos teóricos e práticos que resultaram na criação dos jogos didáticos: Melhorando o Clima; Trilha Ecológica; Combinando ODS e a brincadeira Circuito da Reciclagem. Os recursos, após concepção e teste dos professores, foram aplicados nas turmas da escola. Para produção de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas com o grupo de professores, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galliazi (2013), emergindo assim cinco categorias que foram agrupadas e analisadas, apoiadas em autores como: Brougère (2010; 2017), Charlot (2020), Carvalho (2012; 2020), Freire (2000; 2002; 2012; 2015), Gatti (2016), Reigota (2017), Loureiro (2019), Maia (2015), Morin (2020), Kishimoto (2011; 2017), Krenak (2019), dentre outros. Os professores relataram bom aproveitamento da abordagem teórica e prática, evidenciando também a apropriação de conhecimentos lúdicos para o ensino de EA. Os investigados enfatizaram a importância da abordagem vivencial adotada nos encontros da formação continuada. Assim, foi destacada a relevância dos momentos aplicados, também chamados de oficinas, que permitiu ao grupo experimentar e implementar os conhecimentos para a criação e o uso dos jogos. A investigação elucidou que a variedade de ideias, perspectivas e pontos de vista provenientes dos docentes contribuiu substancialmente para o processo criativo de elaboração dos recursos lúdicos. Os professores notaram melhorias no interesse, motivação, concentração e habilidades socioemocionais dos estudantes ao usarem os jogos. As interações entre pares durante as partidas facilitaram o ensino e a aprendizagem colaborativa. Os jogos também promoveram a aprendizagem sobre reciclagem e desenvolveram habilidades de leitura e interpretação textual em Língua Portuguesa, pois eram necessárias pausas para reflexão e decisões estratégicas. Eles ainda mencionaram os desafios enfrentados pelos professores na execução do exercício pedagógico da EA, como o calendário letivo extenso e a falta de materiais didáticos específicos. Os professores destacaram maior preferência por formações realizadas na própria escola. Segundo eles, esse modelo facilita a contextualização e a experimentação de acordo com a realidade dos estudantes. A pesquisa ressalta a necessidade de políticas públicas que proporcionem o aprimoramento em EA, para oportunizar a qualificação docente e a inventividade no ensino, além de enfatizar a promoção de sociedades mais sustentáveis e humanizadas. Destaca-se que o estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
- ItemAcesso AbertoO exercício da docência diante das políticas de inclusão escolar: o que contam as narrativas de egressos do curso de licenciatura em letras da UNEB, em Brumado (BA)?(2022-11) Santos, Marcolino Sampaio Dos; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Menezes, Eliana; Hattge, Morgana Domênica; Munhoz, Angélica Vier; Faria, Edite Maria Da SilvaEsta tese contempla uma pesquisa acerca da inclusão nas práticas de professores egressos da Universidade do Estado da Bahia. Tem por objetivo investigar as concepções de inclusão nas práticas docentes dos egressos do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia, em Brumado (BA). Para tanto, a presente pesquisa centra-se em perspectivas teóricas, a partir de estudos desenvolvidos sobre as temáticas: currículo (SILVA, 2011; SACRISTÁN, 2013; 2017); formação de professores (PIMENTA, 2012; 2019; TARDIF, 2018; GATTI, 2014); e inclusão (VEIGA-NETO, 2001; 2011; CANDAU, 2015; 2016; HATTGE, 2014; LOPES, 2011; 2013; 2017). Quanto à abordagem, classifica-se como qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa narrativa, utilizando-se da escrita de cartas, com dez professores egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Letras nessa universidade. Para se chegar aos professores, foi realizada uma pesquisa no colegiado de Letras, com o objetivo de coletar os contatos desses egressos, junto à secretaria do curso. A partir do estudo das cartas, foi realizada a interpretação dos dados, através da proposta da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), sendo definidas, assim, quatro categorias: (i) Percurso Formativo – Educação do Campo, classes multisseriadas; (ii) Escolha da profissão – “Não estava em meus planos ser professor (a)”; (iii) Currículo, Formação e inclusão – “O curso não me deu suporte para trabalhar com a inclusão”; e (iv) Estratégias de inclusão nas práticas docentes – Escuta e abertura ao mundo dos estudantes. Como resultados, mostra-se que não estava nos planos dos docentes participantes desta pesquisa ser professores, mas que, no decorrer da prática pedagógica, eles foram se encontrando profissionalmente na área da educação. Aponta ainda que os professores não tiveram contato com a temática da inclusão durante o seu processo formativo na graduação, mas isso não foi empecilho para eles trabalharem com a inclusão em suas aulas. Ao final, apresenta-se as estratégias utilizadas pelos docentes para trabalhar com a temática da inclusão em sala de aula, entre as quais destacam-se: conhecer a realidade do educando, relação entre família e escola e o uso de metodologias ativas. Por meio deste estudo, foi possível conhecer o lugar da inclusão no percurso formativo dos egressos do curso de Letras, constatar as concepções de inclusão dos egressos do curso e identificar, ainda, as principais estratégias utilizadas pelos professores para trabalhar com a temática da inclusão em suas aulas.