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Navegando Ensino por Orientador "Strohschoen , Andreia Aparecida Guimaraes"
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- ItemAcesso AbertoContribuições de sequências didáticas fundamentadas na educação CTS elaboradas por professores do ensino superior em um contexto de formação continuada(2025-05-25) Sousa, Paula Jucá de; Oliveira, Eniz Conceição; Strohschoen , Andreia Aparecida Guimaraes; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Pino, José Cláudio Del; Herber, Jane; Guerra, Cecília; Cortez, Jucelino; Lorenzetti, LeonirO Ensino Superior desempenha um papel essencial na formação de futuros profissionais, sendo responsável por moldar e influenciar a sociedade em diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, esse nível de ensino não se limita apenas à transmissão de conteúdos, mas à formação de cidadãos críticos e preparados para contribuir de maneira consciente e transformadora na sociedade. Portanto, ao integrar esses aspectos à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), busca-se promover uma educação mais contextualizada e reflexiva. Nesse contexto, a formação e a atuação dos professores no Ensino Superior são essenciais, pois têm uma relação direta com o desenvolvimento de competências fundamentais nos alunos. Nesta perspectiva, esta tese aborda a temática da formação continuada de professores, com o objetivo principal de identificar as contribuições das Sequências Didáticas (SD) com ênfase na educação CTS, elaboradas por professores atuantes no Ensino Superior. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com professores atuantes no Ensino Superior do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Para o desenvolvimento, foi proposto um programa de formação continuada em educação CTS para professores atuantes no Ensino Superior, com o intuito de promover a elaboração de SD. A recolha de dados utilizou diferentes instrumentos, tais como o inquérito por questionário e entrevista, análise de documentos e observação. O questionário contou com perguntas fechadas e abertas, permitindo uma análise mais abrangente sobre a percepção dos professores em relação à utilização da SD para a Educação CTS em suas práticas pedagógicas. Além disso, foi utilizado um diário de itinerância para registrar as impressões e reflexões da pesquisadora durante as observações. A interpretação dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo das SD elaboradas pelos participantes foi realizado com o apoio de rubricas analíticas, utilizando a ferramenta FACTS (Ferramenta de Análise de Conteúdo para Sequências Didáticas), com o objetivo de examinar a aplicação prática da Educação CTS. Os resultados da pesquisa indicaram que a SD para educação CTS contribuiu para a construção de uma prática pedagógica inovadora, além de estimular os professores a se tornarem mais reflexivos sobre suas ações em sala de aula. Com esta pesquisa, espera-se oferecer subsídios para novas discussões sobre as SD com educação CTS no Ensino Superior, com o objetivo de promover reflexões entre os atores da educação. Dessa forma, busca-se contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino incentivando práticas pedagógicas mais críticas e inovadoras nas instituições de ensino.