Especialização
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Especialização by browse.metadata.advisor "Ahlert, Edson Moacir"
Now showing 1 - 12 of 12
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAnálise do uso das metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem: uma revisão integrativa(2018-06-25) Moura, Lidiane Stole De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O estudo teve como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidas as metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem, sob a luz da literatura. É uma Revisão Integrativa, que utilizou a base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), sendo que ao final da coleta de dados foram selecionados sete artigos, e estes foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Entre os principais resultados ressalta-se que as metodologias ativas favorecem a capacidade de reflexão do aluno, tornando-o mais pró-ativo na sua formação profissional tendo condições de detectar problemas e buscar soluções no cotidiano das pessoas. Porém, os estudos mostraram que há deficiência na formação do docente em relação às metodologias ativas, favorecendo a não aplicação destas nas aulas teóricas e práticas, como o pouco uso de recursos tecnológicos e ferramentas atrativas de ensino que aproximam a realidade com a teoria. Conclui-se que as instituições formadoras devem potencializar a formação pedagógica dos docentes para que estes integrem as metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem dos futuros técnicos de enfermagem, na busca de qualificação da formação profissional.
- ItemOpen AccessAplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos em curso de educação profissional(2018-06-26) Santin, Gerson Carlos; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A prática profissional é um requisito fortemente considerado nas avaliações para oportunidades de trabalho. Em paralelo a isso a inserção do, ainda estudante, no mercado de trabalho tem se tornado prática necessária, principalmente quando o próprio trabalho subsidia os seus estudos. É fundamental que a sala de aula possa abordar metodologias que possibilitem ao estudante estar melhor preparado para essa transição. Também é necessário a utilização de metodologias ativas, que permitem o enriquecimento da aprendizagem no ambiente acadêmico. A metodologia de aprendizagem baseada em projetos se coloca como uma alternativa às técnicas tradicionais, fazendo com que o estudante interaja de forma prática com atividades reais da sua futura profissão além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, argumentação e pesquisa. Este artigo valida a utilização da metodologia de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta prática de desenvolvimento da aprendizagem e, para validar isso, foi elaborada uma pesquisa quantitativa e aplicada a uma turma de estudantes de curso técnico que tiveram contato com a metodologia. Os resultados são descritos neste estudo e as conclusões demonstraram parecer favorável a utilização da metodologia como ferramenta pedagógica de fomento à formação profissional, desenvolvendo profissionais mais qualificados e melhor preparados para superar os desafios do mercado de trabalho.
- ItemOpen AccessAplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de programação em curso técnico em informática(2018-08-08) Dhein, Jonas Alberto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Novos desafios se apresentam no mundo do trabalho e na Educação Profissional no Brasil. Os educadores mesmo com conhecimentos técnicos e científicos, muitas vezes não se preocupam com a questão metodológica que envolve o processo de ensino e aprendizagem, carecendo de uma filosofia mais crítica, que conheça a realidade do aluno e o mundo profissional em que o aluno será inserido, deixando de potencializando o aprendizado do mesmo. A proposta deste trabalho é demonstrar o uso da metodologia da aprendizagem baseada em problemas, utilizado com alunos da educação profissional do curso técnico em Informática. Com base em técnicas de ensino, mais especificamente na metodologia de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). O presente trabalho além de apresentar a metodologia ativa de ensino baseado em problemas, também apresentará os procedimentos metodológicos utilizados durante as aulas, assim como no final, os resultados e conclusões da análise desta aplicação e a sua eficiência ou não, com base na avaliação dos alunos por meio de questionário.
- ItemOpen AccessAprendizagem baseada em problemas (ABP) em disciplina de curso técnico(2018-06-26) Dickel, Balduino Vinícius; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A educação passa por uma grande transformação. Muitos dos problemas pedagógicos do presente vêm justamente do desacordo que há entre a metodologia utilizada por muitos professores em sala de aula, que é considerada antiquada e ultrapassada, e a necessidade de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que não vê mais o professor como único e maior detentor do conhecimento. As metodologias ativas vêm justamente de encontro com as metodologias tradicionais. Ela coloca o professor não mais na posição de possuidor do conhecimento e sim de mediador de objetos de estudo. O aluno não tem mais apenas o papel de receptor passivo do saber repassados pelo professor, ele é produtor do conhecimento. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino e aprendizagem caracterizada pelo uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento crítico e das habilidades de solução de problemas e aquisição de conceitos fundamentais da área de conhecimento em questão. Preocupado em contribuir com o aprimoramento da qualidade do ensino, este trabalho comprova a eficiência do método e sua aplicabilidade às disciplinas do curso de Técnico em Informática. O intuito desse estudo é pesquisar a aplicabilidade do método, a partir da percepção dos alunos da disciplina de Protocolos e Serviços de Redes de Computadores, demonstrando a eficiência da metodologia e o estímulo da autoaprendizagem, importantíssima em Tecnologia da Informação.
- ItemOpen AccessAvaliação das ferramentas colaborativas G Suite no meio acadêmico e o papel do docente frente às novas tecnologias de aprendizagem colaborativa(2018-06-25) Mallmann, Rafael; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O artigo busca realizar uma análise quanto ao papel do professor frente às novas tecnologias colaborativas, junto a disciplina de Informática e Sistemas de Informação Gerencial, do curso de Técnico em Administração, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A disciplina foi ministrada utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) realizadas por meio de trabalhos em grupos, com a utilização da plataforma G Suite da Google. No novo contexto de tecnologias, que permitem acessos simultâneos e remotos aos conteúdos em sala de aula, o principal aspecto abordado é a importância e o papel do professor dentro da sala de aula, e a avaliação da aprendizagem tendo a figura do professor presente ou não. Por meio de um questionário aplicado aos estudantes, avaliou‐se o uso da plataforma G Suite, analisando o seu modelo colaborativo e contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como foco a avaliação do papel do professor neste cenário em que a tecnologia é utilizada como recurso educacional, onde pode-se observar, o novo papel do professor como um grande orientador da aquisição do conhecimento, e não mais apenas como o detentor e transmissor do saber.
- ItemOpen AccessJogo da segurança: uma atividade interativa(2018-06-26) Heberle, José Roberto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este trabalho expressa a vivência de uma atividade interativo entre alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, da Univates, durante a realização da Semana Acadêmica do referido Curso. Esta atividade foi definida como Jogo da Segurança. O jogo educativo com o intuito de interação possibilita o crescimento do estudante, estimula o raciocínio lógico, reforça a questão do trabalho em equipe e resolução de problemas e também exige criatividade e pensamento crítico. Portanto, através desse relato pretende-se demonstrar uma experiência de sucesso, tanto pela motivação e participação dos alunos, como também dos professores. Interagir com os estudantes, reunir os alunos do curso e as respectivas disciplinas para promoção da interdisciplinaridade, proporcionar uma atividade lúdica e participativa, desenvolver e preparar o aluno para o mercado de trabalho, bem como relacionar os conteúdos abordados durante o curso, são alguns dos objetivos da criação deste evento. A vivência descrita nesse trabalho retrata a aplicação de um jogo educativo e interativo elaborado pelo grupo de docentes do curso que resultou em grandes benefícios tanto para os estudantes quanto para os próprios professores envolvidos e permitiu também refletir a respeito da perspectiva no uso de diferentes metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem seja interessante, motivador e de qualidade.
- ItemOpen AccessMetodologias de ensino e aprendizagem no curso técnico em enfermagem(2018-06-25) Salvador, Shara; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O presente estudo pretende avaliar as percepções de estudantes do Curso Técnico em Enfermagem sobre as metodologias de ensino adotadas em sala de aula, evidenciando na matéria de Introdução em Enfermagem. Além disso, identificou-se as principais motivações que levaram os estudantes a escolherem o curso de Técnico em Enfermagem. A pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, de levantamento em relação aos procedimentos e quantitativa quanto ao tratamento e análise dos dados. Para tanto, utilizou-se de questionário como instrumento de coleta de dados e a amostra foi de 30 estudantes. A pesquisa foi realizada em 2017, no Curso Técnico em Enfermagem na cidade de Guaporé - RS. Como resultados verificou-se que, na percepção dos estudantes, os métodos e técnicas de ensino considerados mais eficazes para o aprendizado são aulas que envolvam atividades práticas, porém, a aula com apresentação de trabalhos é a metodologia mais utilizada pelos professores. Evidenciou-se que ensinar e aprender vai muito além do que transmitir e reproduzir conhecimentos. Considerando as novas metodologias na Educação, fica compreendido que o professor necessita atuar como mediador, motivar ideias, para que os estudantes se tornem ativos no processo, críticos e reflexivos, evidenciando a prática profissional atual.
- ItemOpen AccessO processo de aprendizagem e avaliação através de QUIZ(2018-06-26) Vargas, Daiana De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este artigo relaciona aplicativos online Kahoot e Socrative e não online Plickers, além do software Powerpoint, que podem ser utilizados em sala de aula como processo de aprendizagem e avaliação através de quiz. A intervenção pedagógica ocorreu com quatro turmas dos cursos técnicos da Universidade do Vale do Taquari – Univates, nos semestres 2016/A, 2016/B e 2017/A, sendo duas turmas do Curso Técnico em Serviços Jurídicos e duas turmas do Curso técnico em Transações Imobiliárias, com a aplicação de atividades avaliativas utilizando quiz, e a metodologia ativa para o processo foi a instrução por pares ou peer instruction. O objetivo principal do artigo foi o de apresentar questões relativas à avaliação e aprendizagem, na visão do professor através de quizzes, que auxiliam positivamente no processo de ensino e analisar as vantagens e desvantagens de cada aplicativo e os resultados obtidos com sua utilização em sala de aula. Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, natureza descritiva e procedimento técnico de estudo de caso. Como resultado verificou-se que o uso de aplicativos como forma de avaliação aproxima o professor e o estudante, proporcionando maior interação, motivação e melhora o processo de ensino e aprendizagem.
- ItemOpen AccessUso de tecnologias digitais: relato de experiência do uso de aplicativo móvel como auxílio no processo ensino e aprendizagem de anatomia humana(2017-06-25) Baldo, Ana Paula Vendruscolo; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este estudo visou avaliar e comparar duas sequências didáticas baseadas no modelo tradicional de ensino e na utilização de aplicativo para dispositivos móveis, como auxílio ao aprendizado, de anatomia humana, analisando a opinião dos alunos sobre as atividades realizadas, bem como das percepções do autor no tocante à metodologia proposta. A prática foi realizada na disciplina de Anatomia e Fisiologia Humanas I, do Curso Técnico de Enfermagem, da Univates, no segundo semestre de 2017, durante dois encontros. A didática utilizada consistiu da utilização de tecnologias digitais a partir do uso do aplicativo de celular em três dimensões e o modelo tradicional de ensino com auxílio de moldes anatômicos e aulas dialogadas. A avaliação da metodologia foi feita por meio de questionário aplicado a turma, pelo Google Forms, e por observações feitas à partir da análise da professora. A partir da análise dos resultados, após aplicação das sequências didáticas e posterior avaliação, verificou-se que a utilização de tecnologias digitais complementou e facilitou o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de anatomia humana, sendo de grande valia na construção do conhecimento.
- ItemOpen AccessA utilização de algoritmos nos processos de ensino e de aprendizagem de programação de computadores em cursos técnicos(2018-06-26) Gossmann, Tiago; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Os processos de ensino e de aprendizagem de programação de computadores sempre foram um grande desafio, tanto para professores quanto estudantes. Frequentemente registram-se dificuldades por parte dos discentes na compreensão destes assuntos o que acaba gerando desinteresse, reprovação e evasão. Neste trabalho são levantados diversos fatores que contribuem para este cenário e propõe-se alternativas para amenizar esta realidade. Este artigo relata a experiência da inserção de Algoritmos no conteúdo programático inicial da disciplina de Programação I, do curso técnico em Eletroeletrônica da Univates, cuja finalidade foi preparar os estudantes a terem melhor compreensão da programação de computadores frente ao uso de uma linguagem de desenvolvimento de alto nível, utilizada em ambientes reais de produção de software. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, uma vez que minimizaram as dificuldades apresentadas e favoreceram a aprendizagem dos estudantes, deixando-os melhor preparados para os conteúdos que virão na sequência do curso. Além disso, a prática resultou em uma diminuição no índice de evasão da disciplina, quando comparado a semestres anteriores.
- ItemOpen AccessA utilização de tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem baseada em problemas: estudo e aplicação na educação profissional(2018-06-26) Scheuermann, Guilherme; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A constante evolução tecnológica, as alterações na forma e na velocidade de comunicação da sociedade, as mudanças no perfil dos alunos e nas necessidades do mercado de trabalho têm instigado a reflexão sobre os processos de ensino aprendizagem na Educação Profissional. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi o de identificar quais as contribuições na aprendizagem de uma turma da educação profissional proporcionadas pela utilização da metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas utilizando como suporte tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa foi realizada com a turma de Estatística Básica da LUME Centro de Ensino localizada no Município de Encantado/RS no primeiro semestre de 2017. A pesquisa exploratória e descritiva foi dividida em duas etapas, a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica e a outra de coleta de informações por meio de questionários aplicados aos alunos. Os dados qualitativos foram organizados e agrupados de forma que pudessem contribuir com os objetivos do estudo. A partir das informações levantadas foi possível evidenciar que a metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas utilizando como suporte tecnologias de informação e comunicação traz diversas contribuições ao processo de ensino aprendizagem, propiciando além de uma melhor compreensão dos conteúdos aulas mais dinâmicas e participativas.
- ItemOpen AccessVantagens percebidas no uso de ferramentas interativas e colaborativas da Google: um estudo de caso com estudantes da educação profissional da Univates(2018-06-26) Wink, Sandra; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O artigo apresenta a percepção dos estudantes da educação profissional da Univates, na disciplina de Gestão de Recursos Humanos, em relação ao uso de ferramentas do Google, focando a interação e a aprendizagem colaborativa. Inicialmente foi feita a apresentação do ambiente Google Classroom, suas vantagens e possibilidades de interação. Após, foram desenvolvidos projetos com os 55 estudantes, utilizando ferramentas do Google, em estudos de caso individuais e coletivos. Por meio de um questionário aplicado aos estudantes, avaliou‐se o uso do Classroom e das ferramentas do Google, analisando seus principais diferenciais no processo de aprendizagem, como possibilitadores de atitudes mais ativas e interativas. Com os resultados de 52 estudantes, foram realizadas análises quantitativas e qualitativas quanto ao uso das ferramentas Google em sala de aula.