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Navegando Especialização por Orientador "Padilha, Teresinha Aparecida Faccio"
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- ItemAcesso AbertoContribuições e desafios da metodologia instrução entre pares: um estudo de caso no ensino técnico(2018-08-14) Mörschbächer, Jorge Lauri; Padilha, Teresinha Aparecida Faccio; http://lattes.cnpq.br/9740079294246122No contexto educacional recente há um consenso de que os métodos tradicionais de ensino têm se deparado com uma realidade que demanda novas exigências às instituições educacionais. Frente a isto surgem como alternativa as metodologias ativas de ensino, que partem da proposta de um maior envolvimento do aluno em seu próprio processo de aprendizagem, bem como de uma maior horizontalidade no espaço da sala de aula. Dentre elas, destaca-se nesse artigo a metodologia de ensino da Instrução entre Pares, que tem apresentado resultados positivos nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como no maior interesse dos alunos pelo conhecimento a partir da troca de informações e saberes em sala de aula. Sob tal perspectiva, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma a metodologia da Instrução entre Pares pode contribuir para a formação profissional do estudante do ensino técnico em Administração. Inicialmente foi desenvolvido um estudo de caso com a utilização da metodologia no Colégio Teutônia, em uma disciplina de Logística que compõe o currículo do curso técnico em Administração. A coleta de dados foi feita por meio de registro das percepções do docente condutor da prática e de um questionário respondido pelos alunos. Os resultados demonstram melhor aproveitamento do período de aula e maior envolvimento dos alunos, a partir do interesse no diálogo e da maior interação professor-aluno e aluno-aluno; todavia observou-se que o estudo autônomo e a leitura prévia, fora do contexto de sala de aula, ainda são práticas que precisam ser incentivadas.
- ItemAcesso AbertoSimulações e aprendizagens baseadas em problemas: uma experiência de uso de metodologias ativas em um curso técnico de enfermagem(2018-06-25) Lemos, Rosa Maria Rodrigues; Padilha, Teresinha Aparecida Faccio; http://lattes.cnpq.br/9740079294246122Muitos avanços na área educacional são percebidos no sentido de romper com paradigmas enraizados propondo-se inovações que buscam o desenvolvimento de novas habilidades. O contexto do ensino técnico, por sua vez, tem a premissa de formar profissionais com um perfil que atenda novas demandas do mercado de trabalho. Deste modo, as metodologias ativas de ensino e de aprendizagens se mostram aliadas de potencial na prática docente. Sendo assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar como uma prática pedagógica desenvolvida com uso de simulações reais de casos e de situações problemas na disciplina de Atendimento de Urgência em um curso técnico em Enfermagem pode contribuir na formação profissional dos alunos envolvidos. A pesquisa é realizada em consonância com os princípios qualitativos e quantitativos que se complementam entre si. A coleta de dados é feita por meio de um questionário realizado no início e no final da intervenção pedagógica e de um diário de bordo com registro das percepções do docente que conduz a prática pedagógica. Os questionários apontaram progresso significativo na aprendizagem dos alunos que foram unânimes em atribuir relativo grau de importância às atividades práticas para suas formações. Os resultados então indicaram que o uso da simulação e da aprendizagem baseada em problemas estimula a curiosidade e possibilita a vinculação dos conhecimentos teóricos com a prática da futura atuação profissional colaborando com a melhor preparação para o ingresso no mercado de trabalho.