Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização por Orientador "Schwertner, Suzana Feldens"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAndragogia na educação profissional(2018-06-25) Rechlinski, Milene Duarte; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Este trabalho tem por objetivo identificar e refletir sobre os métodos de ensino utilizados para a Educação Profissional de adultos. As instituições de Educação Profissional têm, em sua maioria, classes formadas por adultos. Faz-se necessário que se desenvolvam metodologias pedagógicas voltadas a atender os anseios deste aluno, que precisa saber o que e para que está estudando e como poderá aplicar este conhecimento no futuro. A Andragogia, através de seus métodos, se apresenta como importante ferramenta, favorecendo e estimulando o adulto a aprender. Pergunta-se: é possível utilizar metodologias ativas baseadas na Andragogia para propiciar um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem? Como os estudantes avaliam esta utilização? Baseada em pesquisa bibliográfica sobre o tema, experiências práticas na utilização de metodologias ativas, uma pesquisa foi realizada com estudantes de curso técnico em Transações Imobiliárias, para avaliar seu envolvimento em um estudo de caso, aplicado na Disciplina de Projetos de Arquitetura. Na visão dos alunos, o trabalho promoveu sua aproximação com as atividades desenvolvidas no exercício profissional e contribuição para sua formação, ao proporcionar a ampliação dos conhecimentos, a independência pela busca de soluções e a tomada de decisões.
- ItemAcesso AbertoMetodologias ativas no ensino de matemática financeira em nível técnico profissionalizante: percepção de estudantes(2018-06-25) Giasson, Carlos Menta; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Este artigo foi produzido como requisito para conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional, da Univates, O estudo investigou a percepção dos estudantes da disciplina de Matemática Financeira e Estatística do Curso Técnico em Administração da Univates sobre o uso de técnicas de ensino norteadas por metodologias ativas. Foi feito um levantamento do referencial teórico sobre o tema, com foco no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), A característica metodológica deste trabalho é de natureza quantitativa. Foi utilizado um instrumento de pesquisa on-line com questões de múltipla escolha e escalas do tipo Likert. Os dados coletados foram organizados em gráficos que demonstram um equilíbrio na preferência dos estudantes por aulas onde ocorre uma mescla entre metodologia tradicionais e ativas. A maioria dos estudantes consideraram que a tarefa realizada, baseada em ABP, auxiliou no aprendizado, podendo facilitar a compreensão da matéria. Apesar de não encerrar o assunto, o artigo pode subsidiar debates sobre as melhores práticas pedagógicas para o Ensino Técnico Profissionalizante e outros níveis de ensino.