Administração - LFE Comércio Exterior
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Navegando Administração - LFE Comércio Exterior por Orientador "Dalmoro, Marlon"
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- ItemAcesso AbertoAlém do malte, lúpulo e leveduras: estudo da dinâmica do mercado cervejeiro riograndense(2018-01-24) Fell, Guilherme Vinícius; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052As cervejas especiais estão a cada dia mais em evidência no nosso dia a dia. Nos supermercados, estabelecimentos do segmento e em restaurantes, diferentes rótulos de cervejas artesanais são encontrados, e a cada dia em maior número. Para buscar a compreensão da formação e, consequentemente, as perspectivas de mercado, o presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender as dinâmicas da construção do mercado cervejeiro. Esses aspectos são analisados sob a perspectiva do produtor, não deixando de analisar questões ligadas ao consumo em paralelo, visando compreender o interesse da grande indústria do meio, ligado à popularização do segmento. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados estudos teóricos de formação de mercados gerais, perspectivas de consumo e produção, bem como o histórico da construção de mercado específico cervejeiro brasileiro e gaúcho. Após, foi realizado o estudo, considerado exploratório, realizado de forma qualitativa por meio de entrevistas em profundidade no formato bola de neve, visando compreender aspectos culturais e percepções dos entrevistados. Para esta pesquisa, foram entrevistadas pessoas do meio, como mestres cervejeiros, donos de microcervejarias, jurados de concursos cervejeiros, consultores cervejeiros, consumidores e donos de estabelecimentos especializados do ramo. As análises de resultados das entrevistas foram realizadas através da percepção do autor, tendo embasamento no referencial teórico do presente estudo. Os resultados evidenciaram que o nascimento da cena cervejeira riograndense se deu a partir do momento em que uma grande empresa monopolizou o mercado regional com produtos padronizados, deixando brecha para o nascimento de um novo mercado, fruto da tradição e conhecimento cervejeiro especializado da região. O estudo também apontou questões da popularização da cerveja artesanal através do interesse da grande indústria no segmento e das dificuldades enfrentadas pelos microcervejeiros pela competitividade e a falta de uma segmentação dos produtos efetivamente artesanais. Ao identificar questões de formação, desenvolvimento e perspectivas de mercado de acordo com a ótica dos produtores foi possível verificar perspectivas para o segmento e benefícios para os consumidores, microcervejeiros e para a grande indústria. O estudo é importante para empresas do ramo, as quais poderão compreender as dinâmicas de mercado envolvidas para melhorar aspectos ligados ao marketing e posicionamento de produto.
- ItemAcesso AbertoAnálise das barreiras para ampliação das exportações dos produtos lácteos(2018-01-24) Kolling, Márcio Henrique; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052No ranking mundial de países produtores de lácteos, o Brasil fica na quarta posição, mas não fica entre os cinco primeiros exportadores. O presente estudo tem como objetivo, portanto, analisar quais as barreiras para ampliação das exportações desses produtos. No presente texto, primeiramente, segue-se uma revisão da literatura com base em conceitos de internacionalização e barreiras comerciais, a partir dos quais desenvolve-se um breve estudo sobre barreiras referente aos custos de produção, os fatores negativos referentes ao preço dos lácteos no mercado internacional e a taxa de câmbio, como também a qualidade do leite no Brasil, o interesse das empresas em exportar, a legislação interna e barreiras tarifárias e, por fim, formas para superar as barreiras na internacionalização do setor lácteo. O estudo, considerado exploratório, foi realizado de forma qualitativa, na coleta de dados foram utilizados documentos secundários e entrevistas semi estruturadas com profissionais ligados ao setor lácteo, de empresas do Vale do Taquari. Entre os principais resultados as barreiras encontradas são: as diferenças dos custos de produção entre o Brasil e os maiores exportadores de lácteos, tornando o setor lácteo nacional menos competitivo no mercado internacional. O estudo também apontou que as tarifas impostas pelos países diminuem as chances do Brasil exportar. Ao identificar as principais barreiras foi possível verificar que as empresas em conjunto com o governo precisam criar um programa para ampliação das exportações do setor.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor organizacional: fatores que influenciam a escolha de uma indústria de fibras têxteis(2017-01) Bratti, Alessandro José; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Este projeto tem como objetivo identificar, através da pesquisa com os consumidores de fibras têxteis, quais os fatores que influenciam na escolha de uma indústria fornecedora de fibras têxteis. Além disso, pretende-se identificar os fatores importantes na escolha de uma indústria fornecedora de fibras têxteis e ainda verificar quais destes são determinantes para que a compra aconteça. É apresentado um referencial teórico, trazendo conceitos, estratégias e composto de marketing e fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O método apresenta caráter descritivo, utilizando-se de uma etapa exploratória, com o objetivo de obter um maior conhecimento sobre o problema de pesquisa, e assim levantar os atributos necessários para o questionário na etapa descritiva. As variáveis do instrumento de coleta de dados foram elaboradas através de dados secundários e pelo resultado da pesquisa. O instrumento de coleta de dados da etapa descritiva foi aplicado para cem consumidores de fibras têxteis escolhidos aleatoriamente, os quais receberam o link da pesquisa via e-mail para respondê-la no google docs. Em relação ao preço e à qualidade, que foram os itens de maior importância identificados como fatores decisivos de compra, embora o consumidor b2b busque soluções econômicas, ele também busca um produto que esteja dentro de um padrão de qualidade para assim garantir que o seu produto final tenha uma aparência melhor. Propõe-se que estes resultados sejam utilizados para as empresas fornecedoras de fibras têxteis para que entendam o comportamento de compra dos consumidores e criem estratégias de marketing com o objetivo de aumentar suas vendas atendendo as expectativas e necessidade dos seus clientes.
- ItemAcesso AbertoOs entraves operacionais nas importações realizadas por empresas brasileiras(2015-06) Costa, Augusto Dalmoro; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052; Dalmoro, Marlon; Bonfadini, Gerson José; Bischoff, VivianeAs dificuldades operacionais enfrentadas pelas empresas nos processos de importação de mercadorias influenciam diretamente no seu desempenho, que depende da agilidade dos trâmites aduaneiros. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar os principais entraves relacionados à documentação necessária para os processos de importação, à legislação e aos procedimentos aduaneiros que afetam as empresas brasileiras nos processos de compra de mercadorias de outros países. Tais aspectos são analisados na ótica das organizações importadoras, com enfoque na identificação e análise dos principais problemas e nas medidas que os importadores podem adotar para evitar tais dificuldades. Para atingir os objetivos propostos, foram identificados os principais entraves que ocorrem nos processos de importação, analisando-se os fatores que geram multas e atrasos nessas operações e os procedimentos adotados pelas organizações para evitar e solucionar esses problemas. O estudo, considerado exploratório e descritivo, foi realizado de forma qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa documental, entrevistas em profundidade e questionários com perguntas fechadas. Para esta pesquisa, foram analisadas empresas importadoras localizadas em diferentes regiões do país e organizações prestadoras de serviços de assessoria em importação. As análises foram realizadas através de métodos estatísticos e análises de conteúdo, e evidenciaram que grande parte dos entraves nos processos de importação está relacionada às exigências feitas pelo governo, pelos bem como demais órgãos que intervêm nas operações de comércio exterior. O estudo também apontou que as exigências legais que mais prejudicam os importadores brasileiros estão relacionadas à documentação utilizada nos processos e aos procedimentos aduaneiros realizados no Brasil. Ao identificar as principais causas dos problemas, foi possível verificar maneiras de diminuir os custos ocasionados pelos entraves nas importações e diminuir o tempo gasto com cargas paradas nos portos, aeroportos e demais recintos alfandegados. O estudo é importante para as empresas, as quais poderão verificar os erros que cometem nessas operações e melhorar os mais diversos aspectos dos processos operacionais relacionados às importações de mercadorias.
- ItemAcesso AbertoInternacionalização de clubes de futebol: um estudo comparativo entre clubes brasileiros e europeus(2020-11) Nieland, Alan Lampert; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Como o avanço da globalização, a economia mundial tem se tornado cada vez mais unificada e competitiva. Empresas não estão mais disputando mercados apenas com os concorrentes locais, mas sim, com players internacionais. Os processos de internacionalização têm auxiliado companhias a enfrentarem os desafios dos mercados globais e a fazerem frente às oportunidades que surgem. A indústria do esporte e, principalmente, a indústria do futebol, tem crescido de forma notória e alcançado uma manifestação representativa dentro do Produto Interno Bruto (PIB) de diversos países, como é o caso de Espanha, Inglaterra e Brasil. Autores como Ferran Soriano (2010) e Gasparetto (2013) têm defendido que clubes de futebol possuem características similares a empresas e, portanto, devem ser tratados como negócios. Dessa forma, entende-se que os clubes de futebol podem se utilizar dos processos de internacionalização para fazer frente aos desafios do mercado. A presente pesquisa analisou como ocorrem os processos de internacionalização de clubes brasileiros e clubes europeus, relacionando-os com as teorias de internacionalização da firma. Para percorrer esse objetivo, inicialmente construiu-se um referencial teórico envolvendo temas de internacionalização de empresas, mercado e indústria do futebol e internacionalização do futebol. Posteriormente, conduziu-se dois estudos de caso, analisando o processo de internacionalização do Flamengo e do Barcelona. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa exploratória, fazendo uso de dados secundários e entrevistas. Os resultados demonstraram que ambos os clubes tiveram benefícios econômicos e não econômicos com a estratégia, e que os clubes se encontram em estágios diferentes do processo de internacionalização.
- ItemAcesso AbertoO comportamento do consumidor: análise dos fatores de decisão de compra de biscoitos artesanais(2023-06-19) Huppes, Augusto Frehlich; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052; Milan, Edmilson; Faleiro, Sandro NeroO biscoito, um alimento existente há séculos, cuja origem data do antigo Egito, foi se modificando ao longo, com diversas funções e características, sendo indispensável nos chás ingleses. No Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) (REGO; VIALTA; MEDI, 2020), o brasileiro consome em média sete quilogramas de biscoito por ano. Dessa forma, o consumidor percebe nos biscoitos artesanais, além de um alimento saboroso, uma fonte rica em nutrientes. Nesse contexto, esta monografia tem como objetivo identificar os fatores e características do produto, que influenciam as decisões de compra dos consumidores de biscoitos artesanais, haja vista o número crescente de empresas no ramo alimentício de biscoitos artesanais onde a pesquisa foi realizada. O presente estudo visa a colaborar com informações e dados para empresários do ramo. A metodologia deste estudo caracteriza-se como quantitativa descritiva, sendo os dados coletados e analisados, com o intuito de desvendar a fundo os impulsos que levam os consumidores a adquirirem diferentes marcas e tipos de biscoitos artesanais. Entende-se que os consumidores almejam produtos com qualidade em sabor e matéria-prima, qualidade que se sobrepõe à marca famosa e à região de produção, para poderem desfrutá-los nos diferentes momentos do dia a dia
- ItemAcesso AbertoO processo de internacionalização de universidades: um estudo de caso da Univates(2015-06) Scherer, Bruna; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052A globalização evoluiu de tal forma que acabou impondo sua força sobre a educação em nível superior, alavancando o processo de internacionalização de universidades. No Brasil, as mais diferentes instituições de ensino têm buscado atuar internacionalmente, no entanto, dado a diversidade do setor, cada instituição apresenta peculiaridades no seu processo de internacionalização. Desta forma, esta monografia teve como objetivo analisar o processo de internacionalização desenvolvido pela Univates. Para tal análise, utilizou-se do método de estudo de caso único com base na fundamentação teórica de Rudzki (1998) e o modelo de Uppsala para internacionalização de empresas. Para a coleta de dados foram utilizadas diferentes fontes de pesquisa, entre elas, entrevista semiestruturada com os principais envolvidos no processo de internacionalização e documentos da IES estudada. Observou-se que a Univates vem avançando de forma comedida em seu processo de internacionalização, contando com projetos bem estruturados e investimento em mobilidade acadêmica, que é a principal ação internacional da instituição.