Administração - LFE Comércio Exterior
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- ItemAcesso AbertoA questão da participação do gênero feminino nas negociações internacionais com culturas muçulmanas(2023-06) Blume, Fabiane Caroline; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Sindelar, Fernanda Cristina Wiebusch; Dalmoro, MarlonNo mundo contemporâneo, ainda existem culturas que são opressivas e injustas em relação aos papéis, direitos e deveres das mulheres. Nesse sentido, essa monografia teve por objetivo compreender as principais barreiras relacionadas à participação feminina nas negociações internacionais com culturas muçulmanas. A metodologia deste estudo qualitativo exploratório envolveu entrevistas com roteiro semiestruturado, e o público alvo da pesquisa foram profissionais que residem no Brasil, com experiência de negociação com muçulmanos. Foram entrevistados seis profissionais, tanto na forma virtual como presencial. Assim, dado o atual cenário em que as mulheres muçulmanas se encontram, esse estudo teve o propósito de compreender as barreiras que as mulheres enfrentam ao negociar com culturas muçulmanas e, desse modo, contribuir para uma eventual mudança para que elas sejam inseridas mais frequentemente nesse mercado. Dessa maneira, os resultados da pesquisa indicam que há mulheres brasileiras que passaram por dificuldades e ainda passam por desafios quando o assunto é negociar com árabes, os quais ainda são detentores da cultura patriarcal em que elas não têm muito espaço. Entretanto, para os homens, é um mercado admirável para se fazer negócios, ainda mais entendendo que os muçulmanos gostam de barganhar e a palavra é um fator de honra que deve ser cumprido. Portanto, ainda há barreiras para as mulheres negociarem naturalmente com os homens muçulmanos.
- ItemAcesso AbertoAdministração financeira: análise de viabilidade do cultivo de eucalipto para venda de madeira tratada em uma propriedade do município de Sério-RS(2015-06) Stoll, Adriano Gilmar; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264A partir de uma perspectiva financeira, a presente monografia visa discutir e apresentar a questão da viabilidade financeira de cultivar e vender eucalipto tratado em uma propriedade rural no município de Sério/RS. A fundamentação teórica buscou identificar conceitos de assuntos relacionados ao tema da pesquisa, entre eles, a administração financeira, métodos de avaliação de investimentos, agronegócio, reflorestamento e madeira tratada. A metodologia para coleta de dados foi as pesquisas exploratória e descritiva, juntamente com estudos bibliográficos e documentais. A análise dos dados coletados possui interpretação qualitativa e quantitativa. Ao final, foi elaborado um fluxo de caixa com uma síntese das receitas e dos custos do empreendimento. Após, de posse dos saldos de caixa, investimento inicial e Taxa Mínima de Atratividade foi calculado o VPL, o IL, a TIR e o Payback descontado do empreendimento, os quais demonstraram a viabilidade financeira.
- ItemAcesso AbertoAlém do malte, lúpulo e leveduras: estudo da dinâmica do mercado cervejeiro riograndense(2018-01-24) Fell, Guilherme Vinícius; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052As cervejas especiais estão a cada dia mais em evidência no nosso dia a dia. Nos supermercados, estabelecimentos do segmento e em restaurantes, diferentes rótulos de cervejas artesanais são encontrados, e a cada dia em maior número. Para buscar a compreensão da formação e, consequentemente, as perspectivas de mercado, o presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender as dinâmicas da construção do mercado cervejeiro. Esses aspectos são analisados sob a perspectiva do produtor, não deixando de analisar questões ligadas ao consumo em paralelo, visando compreender o interesse da grande indústria do meio, ligado à popularização do segmento. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados estudos teóricos de formação de mercados gerais, perspectivas de consumo e produção, bem como o histórico da construção de mercado específico cervejeiro brasileiro e gaúcho. Após, foi realizado o estudo, considerado exploratório, realizado de forma qualitativa por meio de entrevistas em profundidade no formato bola de neve, visando compreender aspectos culturais e percepções dos entrevistados. Para esta pesquisa, foram entrevistadas pessoas do meio, como mestres cervejeiros, donos de microcervejarias, jurados de concursos cervejeiros, consultores cervejeiros, consumidores e donos de estabelecimentos especializados do ramo. As análises de resultados das entrevistas foram realizadas através da percepção do autor, tendo embasamento no referencial teórico do presente estudo. Os resultados evidenciaram que o nascimento da cena cervejeira riograndense se deu a partir do momento em que uma grande empresa monopolizou o mercado regional com produtos padronizados, deixando brecha para o nascimento de um novo mercado, fruto da tradição e conhecimento cervejeiro especializado da região. O estudo também apontou questões da popularização da cerveja artesanal através do interesse da grande indústria no segmento e das dificuldades enfrentadas pelos microcervejeiros pela competitividade e a falta de uma segmentação dos produtos efetivamente artesanais. Ao identificar questões de formação, desenvolvimento e perspectivas de mercado de acordo com a ótica dos produtores foi possível verificar perspectivas para o segmento e benefícios para os consumidores, microcervejeiros e para a grande indústria. O estudo é importante para empresas do ramo, as quais poderão compreender as dinâmicas de mercado envolvidas para melhorar aspectos ligados ao marketing e posicionamento de produto.
- ItemAcesso AbertoAnálise das barreiras para ampliação das exportações dos produtos lácteos(2018-01-24) Kolling, Márcio Henrique; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052No ranking mundial de países produtores de lácteos, o Brasil fica na quarta posição, mas não fica entre os cinco primeiros exportadores. O presente estudo tem como objetivo, portanto, analisar quais as barreiras para ampliação das exportações desses produtos. No presente texto, primeiramente, segue-se uma revisão da literatura com base em conceitos de internacionalização e barreiras comerciais, a partir dos quais desenvolve-se um breve estudo sobre barreiras referente aos custos de produção, os fatores negativos referentes ao preço dos lácteos no mercado internacional e a taxa de câmbio, como também a qualidade do leite no Brasil, o interesse das empresas em exportar, a legislação interna e barreiras tarifárias e, por fim, formas para superar as barreiras na internacionalização do setor lácteo. O estudo, considerado exploratório, foi realizado de forma qualitativa, na coleta de dados foram utilizados documentos secundários e entrevistas semi estruturadas com profissionais ligados ao setor lácteo, de empresas do Vale do Taquari. Entre os principais resultados as barreiras encontradas são: as diferenças dos custos de produção entre o Brasil e os maiores exportadores de lácteos, tornando o setor lácteo nacional menos competitivo no mercado internacional. O estudo também apontou que as tarifas impostas pelos países diminuem as chances do Brasil exportar. Ao identificar as principais barreiras foi possível verificar que as empresas em conjunto com o governo precisam criar um programa para ampliação das exportações do setor.
- ItemAcesso AbertoAnálise das ferramentas de proteção cambial de instituições financeiras em operações de empresas de comércio exterior(2017-01) Kothe, Josué Jonas; Tischer, Jorge André; http://lattes.cnpq.br/8388321250538978A volatilidade cambial vigente no cenário brasileiro exige que as empresas de comércio exterior se adaptem para garantir um desenvolvimento sustentável. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar as ferramentas de proteção cambial (hedge) existentes nas instituições financeiras, bem como a forma que as empresas se protegeram no período de forte desvalorização cambial entre março e setembro de 2015. Para isto, focou-se nos instrumentos financeiros derivativos, além de propor simulações às empresas interessadas no âmbito de hedge com estes produtos financeiros. A metodologia deste estudo qualitativo envolvendo pesquisas exploratória e aplicada utilizou questionário de perguntas abertas destinado à empresas previamente selecionadas em cidades do Rio Grande do Sul, totalizando cerca de cinco questionários de cinco empresas de ramos diferentes, com duas delas interessadas em testar operações cambiais de proteção com derivativos. A pesquisa exploratória revelou os seguintes resultados: somente uma empresa utilizava derivativos, sendo as outras pouco usuárias ou sendo inexistente seu conhecimento no âmbito de derivativos, em que elas acabam por se proteger utilizando metódos de financiamento às exportações. A pesquisa aplicada revelou que, em um cenário de desvalorização cambial, o hedge não é necessariamente a melhor escolha para as exportações quando comparado com instrumentos bancários como ACC, porém tem resultados positivos para importações.
- ItemAcesso AbertoAnálise de mercado do setor brasileiro de exportação de sucata metálica ferrosa que exporta para o sul e sudeste asiático(2018-01) Trombeta, Giovana; Bischoff, Viviane; http://lattes.cnpq.br/5067937658641425A melhor utilização dos recursos e a preocupação com o meio ambiente são temas recorrentes em pauta no universo empresarial. A indústria que utiliza materiais metálicos ferrosos em seu processo está sempre buscando alternativas para melhorar seu processo produtivo e diminuir as consequências ambientais, como o esgotamento dos recursos naturais. Neste cenário surge o setor de processamentos de sucatas metálicas. O objetivo deste estudo foi analisar como funciona o segmento de mercado das exportações de sucatas metálicas ferrosas que exportam para o sul e sudeste asiáticos. A metodologia utilizada para a consolidação desse estudo qualitativo foi a realização de um estudo de campo com observação participante, de caráter exploratório e um viés descritivo. A coleta de dados foi concretizada através de entrevistas não estruturadas com profissionais do setor de comercialização de sucatas metálicas e contou também com consulta de dados secundários. Os dados levantados apontam o desenvolvimento do Brasil como gerador de sucatas metálicas, e a presença de um cenário de crescimento das exportações de sucatas metálicas para os países do sul e sudeste asiático.
- ItemAcesso AbertoAnálise de oportunidades de internacionalização de empresas vinícolas da região da Serra Gaúcha(2024-07) Manteze, João Pedro Felippi Chiella; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Milan, Edmilson; Sindelar, Fernanda Cristina WiebuschEste estudo investiga os processos de internacionalização de vinícolas brasileiras na região da Serra Gaúcha, considerando modos de entrada e estratégias para diversificar a presença dos vinhos brasileiros no mercado internacional. A análise de oportunidades de comércio internacional é essencial, dado o cenário competitivo e a escassez de oportunidades, conforme evidenciado pelo mapa de oportunidades da Apex-Brasil. O estudo utiliza duas abordagens teóricas principais: as teorias clássicas de internacionalização baseadas na oferta e as que enfatizam a demanda. A pesquisa incluiu estudos de caso de quatro vinícolas da Serra Gaúcha (Giaretta, Gheller, Dom Cândido e Salton), com entrevistas semiestruturadas para identificar possíveis mercados-alvo e estratégias de entrada. A metodologia aplicada foi quanti-qualitativa, utilizando exercícios estatísticos para a categorização de atratividade dos mercados com base em variáveis como tamanho de mercado, dinamismo, macroeconomia, acesso ao mercado e demanda por vinhos. Os mercados-alvo encontrados se relacionam com a maturidade exportadora de cada vinícola bem como suas estruturas de oferta e demanda tanto doméstica quanto externa.
- ItemAcesso AbertoAnálise do mercado Norte Americano de joias folheadas(2019-11) Polita, Luisa Cavanus; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449A prospecção de mercados no âmbito internacional vem sendo uma alternativa para as empresas se internacionalizarem, visto que no ambiente comercial atual a competitividade se encontra intensificada. Na busca de alcançar novos mercados, se faz necessário analisar fatores sociais, políticos, econômicos e culturais para êxito no novo mercado. O objetivo do presente estudo é identificar as características do mercado americano em relação ao consumo de semi joias e verificar a viabilidade de exportação de joias da empresa Poli Joias para os Estados Unidos. Para tanto, os métodos utilizados para investigação são a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista, realizada através de questionários enviados a gestores da área de exportação e a um importador de semi joias. Os principais resultados encontrados foram de que o estilo de semi joias depende da região, como no sul do país a preferência é por peças grandes e com pedras coloridas, já no oeste são peças lisas e mais baratas; as regiões mais atendidas são Nova Iorque e Miami; a forma de entrada no mercado americano é direta, e a prospecção de mercado é feita, principalmente, durante as feiras internacionais, como a JIS Miami e JCK Las Vegas; e os principais produtos exportados são semi joias folheadas a ouro. Em relação ao macroambiente dos Estados Unidos, o país encontra-se com um déficit na sua balança comercial que se agravou nos últimos anos. Mas a sua economia continua crescendo, fazendo com que seja a maior economia do mundo. O país reduziu suas barreiras comerciais, facilitando o comércio internacional. Em relação ao ambiente político legal, as semi joias comercializadas no mercado americano não podem possuir níquel, cádmio e chumbo em sua composição. Sobre o ambiente cultural dos Estados Unidos, percebe-se que a população do país é de caráter individualista, de alto nível de competitividade e que busca resultado rápido em seu local de trabalho. Havendo assim, a possibilidade da empresa ingressar no mercado norte americano, conforme informações coletadas, a Poli Joias teria potencial para atender às exigências do mercado e o macroambiente encontra-se favorável para exportação.
- ItemAcesso AbertoAnálise dos impactos macroeconômicos no faturamento de uma empresa de material elétrico no Brasil(2023-07) Müller, Suelin; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Milan, Edmilson; Conto, Samuel Martim deO fenômeno pandêmico provocou severas rupturas nas cadeias de suprimentos, bem como a instabilidade nas variáveis macroeconômicas afetaram diretamente os custos das empresas, essas que, não haviam sido preparadas para o caos e constantes interrupções, ocorridas principalmente no ano de 2020 e 2021. Nesse sentido, o objetivo da monografia é analisar o impacto das variáveis de abrangência macroeconômica, sobre o faturamento de uma empresa de materiais elétricos situada na Serra Gaúcha, pois entende-se como fundamental importância para compreender o movimento ocorrido na pandemia de Covid-19. Para alcançar os objetivos a pesquisa foi conduzida de forma quantitativa a partir de um estudo de caso, que apresentar-se-á com natureza exploratória, tratamento analítico de dados e investigação empírica, através do levantamento de dados condizente ao período de 2018 à 2023. Assim, identificar pontos críticos e estabelecer conexões com os resultados obtidos através do modelo de regressão linear, que foram submetidas aos resultados pelo programa Eviews v.13.
- ItemAcesso AbertoBalança Comercial de Serviços brasileira: análise e política(2017-01) Kappler, Bruna; Sindelar, Fernanda Cristina Wiebusch; http://lattes.cnpq.br/5057489678770157O comércio de serviços vem ocupando a cada ano mais espaço no comércio nacional e internacional brasileiro. Diante de mudanças comerciais e crescimento gradativo dos serviços, fez-se necessária uma análise estatística e política relacionada às operações de serviços com o exterior. A estratégia governamental possui relevância para determinar as leis, ferramentas e financiamentos para fomentar o setor, dentre eles, cita-se o acesso a capacitação e retirada de barreiras que dificultam o comércio. Este trabalho teve como objetivo analisar as estatísticas da Balança Comercial de Serviços de 2005 a 2015 e o contexto que influencia seus resultados. Se acrescenta a importância de explicar conceitos políticos como estratégias e acordos comerciais. Para realização da análise, utilizou-se a metodologia de pesquisa historiográfica que se baseia em dados anteriores ao período, análise documental baseada em publicações de órgãos governamentais, como o anuário Panorama de Comércio Exterior de Serviços e a Balança de Pagamentos emitida pelo Banco Central do Brasil, bem como dados bibliográficos extraídos de artigos anteriores de outros autores. A análise de dados foi realizada pelo método quali-quantitativo e busca relacionar dados estatísticos com fatores externos, encontrados no contexto político e de mercado. Percebeu-se que a Balança Comercial de Serviços foi deficitária no período analisado, tendo o maior déficit na conta de alugueis de equipamentos e que o governo vem implantando métodos para aumentar o controle das operações, porém não implantou medidas que facilitem as operações ou removam as barreiras comerciais. Em contrapartida, percebeu-se a importância da especialização e capacitação profissional nos setores de serviços, que apresentou uma conta superavitária em negócios, arquitetura e engenharia.
- ItemAcesso AbertoBusiness Intelligence: do diagnóstico à avaliação de um projeto implementado no setor comercial da Cooperativa Languiru(2023-06) Lima, Daniel; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Agostini, Cintia; Dalmoro, MarlonA informação tem desempenhado um papel fundamental na tomada de decisões ao longo do tempo. Com o avanço da tecnologia da informação e comunicação, as tradicionais anotações e planilhas extensas foram substituídas por plataformas de Business Intelligence (BI) que permitem a transformação de dados em informações visualmente mais rápidas e de fácil extração de conhecimento. Em consonância com essa discussão, o objetivo desta monografia é realizar um mapeamento das necessidades dos colaboradores do setor comercial da Cooperativa Languiru em relação à ferramenta de BI atualmente utilizada, visando criar novas fontes de dados e formas de visualização da informação. Este estudo de caso, com uma abordagem quanti-qualitativa, proporciona uma análise descritiva que auxiliará na compreensão das dificuldades enfrentadas pelos usuários do BIMachine do setor comercial. A partir disso, são apresentadas as propostas de alterações necessárias nas análises, visando maximizar o uso da plataforma e contribuir para a geração de insights de melhor qualidade e de forma mais ágil.
- ItemAcesso AbertoCambiais de exportação: modalidades de pagamento e riscos quanto a bloqueio de divisas(2014-11) Brandt, Marta; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264Em meio a um mercado cada dia mais competitivo, seja no intuito de aumentar o leque de clientes e expandir o mercado de atuação ou pelo fato de não ficar vulnerável às oscilações de uma única economia, a exportação de produtos brasileiros tem tido representatividade no cenário do comércio internacional. Junto a este mercado de fluxo de materiais e em decorrência dele, por fornecer subsídios à sua realização, o mercado de câmbio merece destaque. Negociadas sob diferentes modais de pagamento, a maioria das moedas não pode ser comercializada fora de suas fronteiras, desta forma se fez necessária a criação de um sistema que atribuísse valor uma em relação à outra, tornando possível assim a transferência de divisas, em moeda conversível. Com a crescente destes mercados e da instabilidade ora instaurada em alguns cenários, maiores e mais rigorosos se tornaram os procedimentos para a remessa tanto de produtos quanto de valores a outros países bem como para a nacionalização dos mesmos. A exemplo deste controle, os setores de câmbio das instituições financeiras subordinadas ao Banco Central do Brasil, como partes intervenientes na compra e venda de divisas, são os responsáveis pelo fluxo destas divisas, e qualquer desacordo com a legislação local, submete a remessa e as partes à averiguação. E tendo em vista casos de bloqueio de divisas, tema deste estudo, teve-se por objetivo identificar os modais de pagamento que oferecem maiores riscos quanto a bloqueio de divisas oriundas de exportações brasileiras negociadas em dólar norte-americano, consequentemente sugerir procedimentos para seu desbloqueio e contratação de câmbio. O intuito foi conhecer suas causas e precaver os exportadores de tais ocorrências, desconhecidas pela grande maioria. Para isto foram desenvolvidas pesquisas exploratória e descritiva com abordagem qualitativa junto a uma unidade de câmbio para verificar a incidência em cada uma das modalidades bem como as medidas tomadas em cada caso. Utilizando-se das pesquisas comparativa, bibliográfica e documental o estudo foi desenvolvido com base em informações dos últimos dois anos.
- ItemAcesso AbertoCaracterísticas da negociação do Brasil com Hong Kong no ramo de carnes: Cooperativa Languiru (Teutônia/RS) e Dália Alimentos (Encantado/RS)(2018-01) Musskopf, Carine; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855A Globalização abriu diversas portas ao comércio internacional, bem como à integração entre mercados e entre os Estados, onde a compra e venda de produtos diversos, serviços e intercâmbio cultural entre os países tornaram-se frequentes. Assim, as negociações internacionais se tornam cada vez mais presentes na rotina de executivos e empresários, exigindo uma maior preparação em relação a diversos termos, principalmente no que diz respeito à cultura. É importante ter um conhecimento prévio sobre o país ao qual se deseja negociar e sobre o perfil dos negociadores, portanto, esta monografia visa analisar diferenças culturais entre negociadores brasileiros e chineses, problematizando de que forma isto influencia nas negociações comerciais internacionais e quais são as medidas necessárias para qualificar melhor o profissional que atua nesta área. A metodologia deste estudo qualitativo envolverá uma pesquisa exploratória, para posterior avaliação de métodos como o perfil do negociador, seus costumes e valores, pontos importantes para inserção no mercado chinês, tendo como população-alvo as empresas do setor de carnes do Vale do Taquari, que negociam com Hong Kong. O estudo confirma alguns dados estudados no que se refere à cultura negociadora chinesa, mas também mostra que ambos buscam se adequar ao cenário mundial.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor organizacional: fatores determinates de compra dos clientes organizacionais na decisão de compra de uma máquina automática de café(2017-02) Baroni, Jonatã; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449Consumidores organizacionais têm necessidades e anseios específicos e diferentes dos consumidores finais, sendo necessário o entendimento do processo de decisão de compra organizacional às empresas que pretendem atender tal segmento de mercado. O objetivo geral desta monografia é identificar os fatores determinantes considerados pelos clientes organizacionais da cidade de Caxias do Sul na tomada de decisão de compra de uma máquina automática de café. A monografia é, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; quanto à abordagem, uma pesquisa quantitativa que possui uma etapa exploratória; é descritiva quanto aos objetivos e uma survey quanto aos procedimentos técnicos. A técnica utilizada para coleta dos dados foi a entrevista individual e estruturada, a partir da aplicação de um questionário. A amostra, composta por setenta respondentes, foi selecionada por conveniência. Foram entrevistadas empresas que já possuíam máquinas automáticas de café, estas distribuídas na indústria, serviços e comércio. Os principais resultados mostram que a maior parte dos consumidores de tais máquinas é formada por empresas com até 20 colaboradores, sem departamento de compras estruturado e que têm o proprietário como principal tomador de decisão de compras. Os resultados também identificam, a partir de suas médias, os seguintes fatores como determinantes de compra: quantidades de opções de bebidas disponíveis, com média de respostas de 4,26; tradição do equipamento, média 4,11; rendimento dos insumos em doses, média 4,60; qualidade dos insumos, média 4,41; preço da máquina, média 4,53; preços dos insumos, média 4,34; condições de pagamento, média 4,03; credibilidade da empresa fornecedora, média 4,36; conhecimento do vendedor, média 4,51; conhecimento dos técnicos, média 4,43; pós-venda, média 4,24; entrega de insumos em quarenta e oito horas, média 4,13; visitas técnicas preventivas, média 4,21; assistência técnica em vinte e quatro horas, com média de 4,50.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor organizacional: fatores que influenciam a escolha de uma indústria de fibras têxteis(2017-01) Bratti, Alessandro José; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Este projeto tem como objetivo identificar, através da pesquisa com os consumidores de fibras têxteis, quais os fatores que influenciam na escolha de uma indústria fornecedora de fibras têxteis. Além disso, pretende-se identificar os fatores importantes na escolha de uma indústria fornecedora de fibras têxteis e ainda verificar quais destes são determinantes para que a compra aconteça. É apresentado um referencial teórico, trazendo conceitos, estratégias e composto de marketing e fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O método apresenta caráter descritivo, utilizando-se de uma etapa exploratória, com o objetivo de obter um maior conhecimento sobre o problema de pesquisa, e assim levantar os atributos necessários para o questionário na etapa descritiva. As variáveis do instrumento de coleta de dados foram elaboradas através de dados secundários e pelo resultado da pesquisa. O instrumento de coleta de dados da etapa descritiva foi aplicado para cem consumidores de fibras têxteis escolhidos aleatoriamente, os quais receberam o link da pesquisa via e-mail para respondê-la no google docs. Em relação ao preço e à qualidade, que foram os itens de maior importância identificados como fatores decisivos de compra, embora o consumidor b2b busque soluções econômicas, ele também busca um produto que esteja dentro de um padrão de qualidade para assim garantir que o seu produto final tenha uma aparência melhor. Propõe-se que estes resultados sejam utilizados para as empresas fornecedoras de fibras têxteis para que entendam o comportamento de compra dos consumidores e criem estratégias de marketing com o objetivo de aumentar suas vendas atendendo as expectativas e necessidade dos seus clientes.
- ItemAcesso AbertoCultura e negociação internacional: um estudo sobre os principais fatores culturais presentes em uma negociação com a Espanha(2022-11) Locatelli, Ramon; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308Nas negociações internacionais, conhecer os aspectos culturais de outro país é fundamental para a realização e condução dos negócios, evitando-se situações embaraçosas ou constrangedoras que podem impactar no resultado da negociação. A cultura é um fator presente e que possui influência direta no âmbito das negociações internacionais, sendo importante a atenção a todos os detalhes, desde uma simples saudação até hábitos, costumes e tradições presentes na cultura. A Espanha possui uma cultura rica e bastante diversificada. O fato de o país possuir diversas comunidades autônomas, que possuem suas próprias tradições e comportamentos, contribui para tal diversidade presente no país. Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores culturais presentes em uma negociação com espanhóis. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, sendo que a coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturado aplicado em 04 entrevistas com profissionais com bastante experiência em negociações com a Espanha. A pesquisa evidenciou diversos fatores culturais presentes em uma negociação com os espanhóis, com destaque para o idioma, a percepção do tempo na negociação, as formas de comunicação utilizadas na Espanha e os costumes e tradições presentes no país.
- ItemAcesso AbertoA decisão de terceirização do processo logístico em uma filial da empresa Dália Alimentos – um estudo de caso(2017-02) Kunzler, Tiago; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302O artigo objetiva apresentar o resultado de um estudo sobre a viabilidade econômica entre a centralização e terceirização do setor logístico da filial de São Paulo da Dália Alimentos. Além de analisar o retorno financeiro e a diminuição de riscos, teve como objetivos específicos: estudar os custos atuais; elencar os benefícios da terceirização; estudar as propostas das empresas terceirizadas; apurar o investimento, as receitas e as despesas; analisar a localização e distribuição; analisar a viabilidade da migração do modo de negócios; apurar resultados reais nos primeiros seis meses. A metodologia aplicada foi uma pesquisa, descritiva, quantitativo e um estudo de caso dedutivo, foram realizadas pesquisas documentais, bibliográficas e de mercado. Os resultados apontam para um melhor custobenefício com a terceirização do setor logístico da empresa para atender São Paulo, visto que o custo da terceirização por quilograma ficou estimado em R$0,80, já o custo do processo próprio ficou em R$0,84, o que demonstra uma economia em seis meses de aproximadamente R$ 113,220,00.
- ItemAcesso AbertoEfetividade da comunicação da Certel Energia na divulgação das suas práticas de governança: um estudo de caso(2019-06) Rosa, Susimara Ramoni Da; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915O tema que norteia este trabalho é a efetividade da comunicação da governança corporativa na percepção dos associados da Certel Energia, situada no município de Teutônia - RS. A presente monografia tem como objetivos específicos compreender como a comunicação, dentro do sistema de governança, influencia a percepção do associado em relação à gestão da Cooperativa1 ; analisar a compreensão do associado perante as mensagens que recebe da Cooperativa; e analisar a percepção e o entendimento dos associados da Cooperativa sobre governança cooperativa. Para a definição do estudo, foi realizado um estudo de caso, com uma pesquisa qualitativa, que envolveu entrevistas presenciais, semiestruturadas, com um roteiro de 13 perguntas, com 29 associados e o gerente de relações institucionais da Cooperativa. O estudo trouxe o entendimento de que a efetividade da comunicação da Cooperativa afeta a percepção do associado, pois este recebe as informações da empresa, mas, em contrapartida, não possui o entendimento necessário sobre seus direitos e deveres dentro do sistema de governança corporativa. Conforme análise, a causa deste fenômeno se atrela ao serviço de qualidade oferecido aos seus associados, causando satisfação pela gestão da Cooperativa, não havendo a necessidade de instigar mais informações.
- ItemAcesso AbertoOs entraves operacionais nas importações realizadas por empresas brasileiras(2015-06) Costa, Augusto Dalmoro; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052; Dalmoro, Marlon; Bonfadini, Gerson José; Bischoff, VivianeAs dificuldades operacionais enfrentadas pelas empresas nos processos de importação de mercadorias influenciam diretamente no seu desempenho, que depende da agilidade dos trâmites aduaneiros. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar os principais entraves relacionados à documentação necessária para os processos de importação, à legislação e aos procedimentos aduaneiros que afetam as empresas brasileiras nos processos de compra de mercadorias de outros países. Tais aspectos são analisados na ótica das organizações importadoras, com enfoque na identificação e análise dos principais problemas e nas medidas que os importadores podem adotar para evitar tais dificuldades. Para atingir os objetivos propostos, foram identificados os principais entraves que ocorrem nos processos de importação, analisando-se os fatores que geram multas e atrasos nessas operações e os procedimentos adotados pelas organizações para evitar e solucionar esses problemas. O estudo, considerado exploratório e descritivo, foi realizado de forma qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa documental, entrevistas em profundidade e questionários com perguntas fechadas. Para esta pesquisa, foram analisadas empresas importadoras localizadas em diferentes regiões do país e organizações prestadoras de serviços de assessoria em importação. As análises foram realizadas através de métodos estatísticos e análises de conteúdo, e evidenciaram que grande parte dos entraves nos processos de importação está relacionada às exigências feitas pelo governo, pelos bem como demais órgãos que intervêm nas operações de comércio exterior. O estudo também apontou que as exigências legais que mais prejudicam os importadores brasileiros estão relacionadas à documentação utilizada nos processos e aos procedimentos aduaneiros realizados no Brasil. Ao identificar as principais causas dos problemas, foi possível verificar maneiras de diminuir os custos ocasionados pelos entraves nas importações e diminuir o tempo gasto com cargas paradas nos portos, aeroportos e demais recintos alfandegados. O estudo é importante para as empresas, as quais poderão verificar os erros que cometem nessas operações e melhorar os mais diversos aspectos dos processos operacionais relacionados às importações de mercadorias.
- ItemAcesso AbertoEstruturação e implantação do fluxo de caixa na empresa Mercado Armani(2014-09-11) Armani, Rogéli; Künzel, AriO presente trabalho constitui-se num estudo de caso, aplicado na empresa Mercado Armani, do ramo de comércio de produtos alimentícios, situada no município de Boqueirão do Leão, com a finalidade de implantar o sistema de fluxo de caixa como ferramenta de gestão, para auxiliar a gestão financeira. O trabalho aborda os procedimentos para implantação de um fluxo de caixa em uma empresa familiar. Para a sua elaboração, foram utilizados modelos propostos pela literatura especializada adaptados para a empresa. Para alcançar os objetivos, foi realizado um controle dos ingressos e saídas mensais de caixa, do mês de setembro de 2008, e a partir deste, foi feita a projeção do fluxo de caixa para o período de um ano. Sua elaboração permitiu compreender o funcionamento dessa ferramenta de gestão e também projetar o fluxo de caixa anual, considerando a sazonalidade de entradas e saída inerentes a área de atuação da empresa. A empresa depende sensivelmente do movimento das atividades rurais desenvolvidas no município de sua atuação, tendo como exemplo o cultivo de fumo. Através da implantação do fluxo de caixa a empresa terá controle dos seus ingressos e desembolsos podendo visualizar suas disponibilidades, tornando o processo de tomada de decisão mais seguro e eficaz.