Administração - LFE Comércio Exterior
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Comércio Exterior por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 39
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEstudo de mercado para produção do reservatório de óleo hidráulico no Vale do Taquari(2014-06) Majolo, Maira Vanessa; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Lançar um novo produto no mercado pode gerar uma série de dúvidas, principalmente na medida em que o gestor não tem muita informação sobre o mercado no qual ele busca inseri-lo. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar a viabilidade de inserir um novo produto e fornecê-lo para indústrias de implementos rodoviários no Vale do Taquari, ou seja, enfatizou o estudo de um novo mercado. No referencial teórico foram abordados assuntos relacionados à área de marketing, incluindo o conceito de marketing, o composto de marketing (preço, praça, promoção e produto), processo de desenvolvimento de novos produtos, prestação de serviços, terceirização, análise dos concorrentes, características do mercado industrial além das influências dos compradores organizacionais. A coleta de dados compreendeu entrevistas com roteiro de perguntas previamente elaborado. Através dos estudos realizados em teorias de diversos autores, foram realizadas as entrevistas com diretores e gerente de produção de algumas empresas que pudessem contribuir para este trabalho. Com a fundamentação teórica e análise dos dados coletados, foi possível destacar os resultados alcançados e sugestões de ações que a empresa poderá tomar, algumas delas são: Mostrar-se capaz de atender pedidos específicos desde dimensões, tamanhos e cores respeitando prazos de entrega e garantia da qualidade; aquisição de um Know how do principal fornecedor, a fim de identificar possíveis pontos críticos de industrialização e conhecer o nível de qualidade praticado pelas principais marcas; identificação dos custos de produção para então avaliar a viabilidade de produção considerando o preço praticado pelos atuais fornecedores; e uma vez que concluído a viabilidade de produção com uma estimativa de preço praticável, sugere-se que faça um contato formal inicialmente com a empresa B para discutir uma possível negociação. O trabalho foi dividido em introdução, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia, caracterização da empresa, análise e apresentação dos resultados e ainda, as considerações finais.
- ItemAcesso AbertoEstruturação e implantação do fluxo de caixa na empresa Mercado Armani(2014-09-11) Armani, Rogéli; Künzel, AriO presente trabalho constitui-se num estudo de caso, aplicado na empresa Mercado Armani, do ramo de comércio de produtos alimentícios, situada no município de Boqueirão do Leão, com a finalidade de implantar o sistema de fluxo de caixa como ferramenta de gestão, para auxiliar a gestão financeira. O trabalho aborda os procedimentos para implantação de um fluxo de caixa em uma empresa familiar. Para a sua elaboração, foram utilizados modelos propostos pela literatura especializada adaptados para a empresa. Para alcançar os objetivos, foi realizado um controle dos ingressos e saídas mensais de caixa, do mês de setembro de 2008, e a partir deste, foi feita a projeção do fluxo de caixa para o período de um ano. Sua elaboração permitiu compreender o funcionamento dessa ferramenta de gestão e também projetar o fluxo de caixa anual, considerando a sazonalidade de entradas e saída inerentes a área de atuação da empresa. A empresa depende sensivelmente do movimento das atividades rurais desenvolvidas no município de sua atuação, tendo como exemplo o cultivo de fumo. Através da implantação do fluxo de caixa a empresa terá controle dos seus ingressos e desembolsos podendo visualizar suas disponibilidades, tornando o processo de tomada de decisão mais seguro e eficaz.
- ItemAcesso AbertoCambiais de exportação: modalidades de pagamento e riscos quanto a bloqueio de divisas(2014-11) Brandt, Marta; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264Em meio a um mercado cada dia mais competitivo, seja no intuito de aumentar o leque de clientes e expandir o mercado de atuação ou pelo fato de não ficar vulnerável às oscilações de uma única economia, a exportação de produtos brasileiros tem tido representatividade no cenário do comércio internacional. Junto a este mercado de fluxo de materiais e em decorrência dele, por fornecer subsídios à sua realização, o mercado de câmbio merece destaque. Negociadas sob diferentes modais de pagamento, a maioria das moedas não pode ser comercializada fora de suas fronteiras, desta forma se fez necessária a criação de um sistema que atribuísse valor uma em relação à outra, tornando possível assim a transferência de divisas, em moeda conversível. Com a crescente destes mercados e da instabilidade ora instaurada em alguns cenários, maiores e mais rigorosos se tornaram os procedimentos para a remessa tanto de produtos quanto de valores a outros países bem como para a nacionalização dos mesmos. A exemplo deste controle, os setores de câmbio das instituições financeiras subordinadas ao Banco Central do Brasil, como partes intervenientes na compra e venda de divisas, são os responsáveis pelo fluxo destas divisas, e qualquer desacordo com a legislação local, submete a remessa e as partes à averiguação. E tendo em vista casos de bloqueio de divisas, tema deste estudo, teve-se por objetivo identificar os modais de pagamento que oferecem maiores riscos quanto a bloqueio de divisas oriundas de exportações brasileiras negociadas em dólar norte-americano, consequentemente sugerir procedimentos para seu desbloqueio e contratação de câmbio. O intuito foi conhecer suas causas e precaver os exportadores de tais ocorrências, desconhecidas pela grande maioria. Para isto foram desenvolvidas pesquisas exploratória e descritiva com abordagem qualitativa junto a uma unidade de câmbio para verificar a incidência em cada uma das modalidades bem como as medidas tomadas em cada caso. Utilizando-se das pesquisas comparativa, bibliográfica e documental o estudo foi desenvolvido com base em informações dos últimos dois anos.
- ItemAcesso AbertoO processo de internacionalização de universidades: um estudo de caso da Univates(2015-06) Scherer, Bruna; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052A globalização evoluiu de tal forma que acabou impondo sua força sobre a educação em nível superior, alavancando o processo de internacionalização de universidades. No Brasil, as mais diferentes instituições de ensino têm buscado atuar internacionalmente, no entanto, dado a diversidade do setor, cada instituição apresenta peculiaridades no seu processo de internacionalização. Desta forma, esta monografia teve como objetivo analisar o processo de internacionalização desenvolvido pela Univates. Para tal análise, utilizou-se do método de estudo de caso único com base na fundamentação teórica de Rudzki (1998) e o modelo de Uppsala para internacionalização de empresas. Para a coleta de dados foram utilizadas diferentes fontes de pesquisa, entre elas, entrevista semiestruturada com os principais envolvidos no processo de internacionalização e documentos da IES estudada. Observou-se que a Univates vem avançando de forma comedida em seu processo de internacionalização, contando com projetos bem estruturados e investimento em mobilidade acadêmica, que é a principal ação internacional da instituição.
- ItemAcesso AbertoOs entraves operacionais nas importações realizadas por empresas brasileiras(2015-06) Costa, Augusto Dalmoro; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052; Dalmoro, Marlon; Bonfadini, Gerson José; Bischoff, VivianeAs dificuldades operacionais enfrentadas pelas empresas nos processos de importação de mercadorias influenciam diretamente no seu desempenho, que depende da agilidade dos trâmites aduaneiros. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar os principais entraves relacionados à documentação necessária para os processos de importação, à legislação e aos procedimentos aduaneiros que afetam as empresas brasileiras nos processos de compra de mercadorias de outros países. Tais aspectos são analisados na ótica das organizações importadoras, com enfoque na identificação e análise dos principais problemas e nas medidas que os importadores podem adotar para evitar tais dificuldades. Para atingir os objetivos propostos, foram identificados os principais entraves que ocorrem nos processos de importação, analisando-se os fatores que geram multas e atrasos nessas operações e os procedimentos adotados pelas organizações para evitar e solucionar esses problemas. O estudo, considerado exploratório e descritivo, foi realizado de forma qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa documental, entrevistas em profundidade e questionários com perguntas fechadas. Para esta pesquisa, foram analisadas empresas importadoras localizadas em diferentes regiões do país e organizações prestadoras de serviços de assessoria em importação. As análises foram realizadas através de métodos estatísticos e análises de conteúdo, e evidenciaram que grande parte dos entraves nos processos de importação está relacionada às exigências feitas pelo governo, pelos bem como demais órgãos que intervêm nas operações de comércio exterior. O estudo também apontou que as exigências legais que mais prejudicam os importadores brasileiros estão relacionadas à documentação utilizada nos processos e aos procedimentos aduaneiros realizados no Brasil. Ao identificar as principais causas dos problemas, foi possível verificar maneiras de diminuir os custos ocasionados pelos entraves nas importações e diminuir o tempo gasto com cargas paradas nos portos, aeroportos e demais recintos alfandegados. O estudo é importante para as empresas, as quais poderão verificar os erros que cometem nessas operações e melhorar os mais diversos aspectos dos processos operacionais relacionados às importações de mercadorias.
- ItemAcesso AbertoAdministração financeira: análise de viabilidade do cultivo de eucalipto para venda de madeira tratada em uma propriedade do município de Sério-RS(2015-06) Stoll, Adriano Gilmar; Führ, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264A partir de uma perspectiva financeira, a presente monografia visa discutir e apresentar a questão da viabilidade financeira de cultivar e vender eucalipto tratado em uma propriedade rural no município de Sério/RS. A fundamentação teórica buscou identificar conceitos de assuntos relacionados ao tema da pesquisa, entre eles, a administração financeira, métodos de avaliação de investimentos, agronegócio, reflorestamento e madeira tratada. A metodologia para coleta de dados foi as pesquisas exploratória e descritiva, juntamente com estudos bibliográficos e documentais. A análise dos dados coletados possui interpretação qualitativa e quantitativa. Ao final, foi elaborado um fluxo de caixa com uma síntese das receitas e dos custos do empreendimento. Após, de posse dos saldos de caixa, investimento inicial e Taxa Mínima de Atratividade foi calculado o VPL, o IL, a TIR e o Payback descontado do empreendimento, os quais demonstraram a viabilidade financeira.
- ItemAcesso AbertoAs relações políticas e comerciais entre Brasil e Colômbia (1990-2015)(2016-06-12) Marmitt, Luis Henrique; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855As relações políticas e comerciais entre Brasil e Colômbia vêm se fortalecendo nos últimos 25 anos. Considerando que a partir da década de 1990 houve uma conjuntura favorável a uma maior integração econômica na América Latina, torna-se relevante analisar a aproximação não apenas comercial como também política entre Brasil e Colômbia desde os anos 1990 até 2015. Diante da problematização a respeito das características das relações comerciais e políticas entre ambos, sustenta-se a hipótese de que a aproximação comercial ocorreu em torno das áreas de agricultura, indústria, serviços, energia e tecnologia, enquanto que a aproximação política se efetivou a partir de relações bilaterais e multilaterais, além de temas relativos à segurança e ao narcotráfico. Utiliza-se como referencial teórico os conceitos de “Estado Liberal” e “Logístico”, propostos por Amado Luiz Cervo (2008), para quem a política externa brasileira variou entre o multilateralismo idealista na década de 1990 (Estado Liberal) e o realista nos anos 2000 (Estado Logístico). As relações comerciais e políticas entre Brasil e Colômbia se inserem na perspectiva do Estado Liberal (anos 1990) e Logístico (anos 2000) adotado pelo governo brasileiro. A análise do tema é feita a partir de uma metodologia qualitativa, conforme os procedimentos propostos por Eva Lakatos e Marina Marconi (2010), Robert Yin (2010), Antônio Carlos Gil (2010), Naresh Malhotra (2012) e Betaris Chemin (2012).
- ItemAcesso AbertoAnálise das ferramentas de proteção cambial de instituições financeiras em operações de empresas de comércio exterior(2017-01) Kothe, Josué Jonas; Tischer, Jorge André; http://lattes.cnpq.br/8388321250538978A volatilidade cambial vigente no cenário brasileiro exige que as empresas de comércio exterior se adaptem para garantir um desenvolvimento sustentável. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar as ferramentas de proteção cambial (hedge) existentes nas instituições financeiras, bem como a forma que as empresas se protegeram no período de forte desvalorização cambial entre março e setembro de 2015. Para isto, focou-se nos instrumentos financeiros derivativos, além de propor simulações às empresas interessadas no âmbito de hedge com estes produtos financeiros. A metodologia deste estudo qualitativo envolvendo pesquisas exploratória e aplicada utilizou questionário de perguntas abertas destinado à empresas previamente selecionadas em cidades do Rio Grande do Sul, totalizando cerca de cinco questionários de cinco empresas de ramos diferentes, com duas delas interessadas em testar operações cambiais de proteção com derivativos. A pesquisa exploratória revelou os seguintes resultados: somente uma empresa utilizava derivativos, sendo as outras pouco usuárias ou sendo inexistente seu conhecimento no âmbito de derivativos, em que elas acabam por se proteger utilizando metódos de financiamento às exportações. A pesquisa aplicada revelou que, em um cenário de desvalorização cambial, o hedge não é necessariamente a melhor escolha para as exportações quando comparado com instrumentos bancários como ACC, porém tem resultados positivos para importações.
- ItemAcesso AbertoBalança Comercial de Serviços brasileira: análise e política(2017-01) Kappler, Bruna; Sindelar, Fernanda Cristina Wiebusch; http://lattes.cnpq.br/5057489678770157O comércio de serviços vem ocupando a cada ano mais espaço no comércio nacional e internacional brasileiro. Diante de mudanças comerciais e crescimento gradativo dos serviços, fez-se necessária uma análise estatística e política relacionada às operações de serviços com o exterior. A estratégia governamental possui relevância para determinar as leis, ferramentas e financiamentos para fomentar o setor, dentre eles, cita-se o acesso a capacitação e retirada de barreiras que dificultam o comércio. Este trabalho teve como objetivo analisar as estatísticas da Balança Comercial de Serviços de 2005 a 2015 e o contexto que influencia seus resultados. Se acrescenta a importância de explicar conceitos políticos como estratégias e acordos comerciais. Para realização da análise, utilizou-se a metodologia de pesquisa historiográfica que se baseia em dados anteriores ao período, análise documental baseada em publicações de órgãos governamentais, como o anuário Panorama de Comércio Exterior de Serviços e a Balança de Pagamentos emitida pelo Banco Central do Brasil, bem como dados bibliográficos extraídos de artigos anteriores de outros autores. A análise de dados foi realizada pelo método quali-quantitativo e busca relacionar dados estatísticos com fatores externos, encontrados no contexto político e de mercado. Percebeu-se que a Balança Comercial de Serviços foi deficitária no período analisado, tendo o maior déficit na conta de alugueis de equipamentos e que o governo vem implantando métodos para aumentar o controle das operações, porém não implantou medidas que facilitem as operações ou removam as barreiras comerciais. Em contrapartida, percebeu-se a importância da especialização e capacitação profissional nos setores de serviços, que apresentou uma conta superavitária em negócios, arquitetura e engenharia.
- ItemAcesso AbertoHabilitação e exportação de proteína animal do Brasil para a Tailândia(2017-01) Klein, Guilherme Adolfo; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855O cenário econômico brasileiro está em um momento de instabilidade, onde pensar em se internacionalizar através da venda de mercadorias para o mercado exterior pode ser uma boa alternativa para a saúde financeira das organizações. É uma estratégia complexa e com características distintas em relação ao mercado doméstico, porém, pode ser uma alternativa para a continuidade e também para torná-las mais competitivas diante da concorrência. Devido a isto, o presente trabalho tem por objetivo analisar como é o processo de habilitação e de exportação de proteína animal do Brasil para a Tailândia. Este processo implica em definir uma série de fatores como relacionar quais os órgãos envolvidos, identificar dificuldades e possíveis ameaças e apresentar seus custos logísticos, proporcionando informações pertinentes para profissionais atuantes na área do comércio internacional. Para tanto, possui referências bibliográficas na área de Sistemática de Exportação como a internacionalização das organizações, exportação de produtos, leis e documentos que fundamentam o conhecimento sobre o tema. O método utilizado foi a pesquisa exploratória e a análise dos dados foi qualitativa. Os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica, análise documental e o estudo de caso.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor organizacional: fatores que influenciam a escolha de uma indústria de fibras têxteis(2017-01) Bratti, Alessandro José; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Este projeto tem como objetivo identificar, através da pesquisa com os consumidores de fibras têxteis, quais os fatores que influenciam na escolha de uma indústria fornecedora de fibras têxteis. Além disso, pretende-se identificar os fatores importantes na escolha de uma indústria fornecedora de fibras têxteis e ainda verificar quais destes são determinantes para que a compra aconteça. É apresentado um referencial teórico, trazendo conceitos, estratégias e composto de marketing e fatores que influenciam o comportamento do consumidor. O método apresenta caráter descritivo, utilizando-se de uma etapa exploratória, com o objetivo de obter um maior conhecimento sobre o problema de pesquisa, e assim levantar os atributos necessários para o questionário na etapa descritiva. As variáveis do instrumento de coleta de dados foram elaboradas através de dados secundários e pelo resultado da pesquisa. O instrumento de coleta de dados da etapa descritiva foi aplicado para cem consumidores de fibras têxteis escolhidos aleatoriamente, os quais receberam o link da pesquisa via e-mail para respondê-la no google docs. Em relação ao preço e à qualidade, que foram os itens de maior importância identificados como fatores decisivos de compra, embora o consumidor b2b busque soluções econômicas, ele também busca um produto que esteja dentro de um padrão de qualidade para assim garantir que o seu produto final tenha uma aparência melhor. Propõe-se que estes resultados sejam utilizados para as empresas fornecedoras de fibras têxteis para que entendam o comportamento de compra dos consumidores e criem estratégias de marketing com o objetivo de aumentar suas vendas atendendo as expectativas e necessidade dos seus clientes.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor organizacional: fatores determinates de compra dos clientes organizacionais na decisão de compra de uma máquina automática de café(2017-02) Baroni, Jonatã; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449Consumidores organizacionais têm necessidades e anseios específicos e diferentes dos consumidores finais, sendo necessário o entendimento do processo de decisão de compra organizacional às empresas que pretendem atender tal segmento de mercado. O objetivo geral desta monografia é identificar os fatores determinantes considerados pelos clientes organizacionais da cidade de Caxias do Sul na tomada de decisão de compra de uma máquina automática de café. A monografia é, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; quanto à abordagem, uma pesquisa quantitativa que possui uma etapa exploratória; é descritiva quanto aos objetivos e uma survey quanto aos procedimentos técnicos. A técnica utilizada para coleta dos dados foi a entrevista individual e estruturada, a partir da aplicação de um questionário. A amostra, composta por setenta respondentes, foi selecionada por conveniência. Foram entrevistadas empresas que já possuíam máquinas automáticas de café, estas distribuídas na indústria, serviços e comércio. Os principais resultados mostram que a maior parte dos consumidores de tais máquinas é formada por empresas com até 20 colaboradores, sem departamento de compras estruturado e que têm o proprietário como principal tomador de decisão de compras. Os resultados também identificam, a partir de suas médias, os seguintes fatores como determinantes de compra: quantidades de opções de bebidas disponíveis, com média de respostas de 4,26; tradição do equipamento, média 4,11; rendimento dos insumos em doses, média 4,60; qualidade dos insumos, média 4,41; preço da máquina, média 4,53; preços dos insumos, média 4,34; condições de pagamento, média 4,03; credibilidade da empresa fornecedora, média 4,36; conhecimento do vendedor, média 4,51; conhecimento dos técnicos, média 4,43; pós-venda, média 4,24; entrega de insumos em quarenta e oito horas, média 4,13; visitas técnicas preventivas, média 4,21; assistência técnica em vinte e quatro horas, com média de 4,50.
- ItemAcesso AbertoFatores relevantes aos clientes na contratação de um consórcio(2017-02) Krombauer, Henrique; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915Este trabalho tem como objetivo principal identificar os fatores determinantes que levaram os universitários que possuem consórcio de veículo a contratar esta modalidade de aquisição de bens e serviços. Buscando obter consistente embasamento e entendimento referente ao estudo em questão, apresenta-se fundamentação teórica sobre marketing, vendas, comportamento do consumidor e consórcio. Para definir as estratégias necessárias para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa com universitários da UNIVATES que possuem consórcio contratado. A pesquisa procurou definir o perfil dos universitários que possuem consórcio, os principais fatores que os fizeram adquirir, o grau de satisfação destes universitários. Na conclusão desta monografia, tem-se a análise dos resultados da pesquisa, considerando os objetivos propostos e são sugeridas algumas melhorias quanto aos procedimentos e estratégia para alavancar as vendas desta modalidade de aquisição de bens entre os universitários.
- ItemAcesso AbertoA decisão de terceirização do processo logístico em uma filial da empresa Dália Alimentos – um estudo de caso(2017-02) Kunzler, Tiago; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302O artigo objetiva apresentar o resultado de um estudo sobre a viabilidade econômica entre a centralização e terceirização do setor logístico da filial de São Paulo da Dália Alimentos. Além de analisar o retorno financeiro e a diminuição de riscos, teve como objetivos específicos: estudar os custos atuais; elencar os benefícios da terceirização; estudar as propostas das empresas terceirizadas; apurar o investimento, as receitas e as despesas; analisar a localização e distribuição; analisar a viabilidade da migração do modo de negócios; apurar resultados reais nos primeiros seis meses. A metodologia aplicada foi uma pesquisa, descritiva, quantitativo e um estudo de caso dedutivo, foram realizadas pesquisas documentais, bibliográficas e de mercado. Os resultados apontam para um melhor custobenefício com a terceirização do setor logístico da empresa para atender São Paulo, visto que o custo da terceirização por quilograma ficou estimado em R$0,80, já o custo do processo próprio ficou em R$0,84, o que demonstra uma economia em seis meses de aproximadamente R$ 113,220,00.
- ItemAcesso AbertoFramework de análise de mercados para exportação de calçados de segurança(2017-02) Schmitz, Cláudia Beatriz; Machado, Marcelo André; http://lattes.cnpq.br/1254781114268208O objetivo deste estudo foi identificar quais as variáveis econômicas, tecnológicas, políticas e demográficas do ambiente internacional são determinantes na análise e definição de potenciais mercados para exportação de calçados de segurança. A pesquisa analisou os conceitos bibliográficos acerca do tema, o perfil da indústria calçadista nacional e internacional, e a partir das entrevistas com profissionais de análise de mercado e comércio exterior, identificou as variáveis de macroambiente que interferem no planejamento e na tomada de decisão organizacional, que podem ser, segundo as pesquisas, do ambiente demográfico, econômico, sociocultural, político e legal ou tecnológico. O referencial teórico baseou-se em pesquisas bibliográficas nacionais e estrangeiras. A pesquisa foi de natureza qualitativa e nível exploratório, caracterizando-se como um estudo de campo, que contou com entrevista de três gestores especialistas em análise de mercado e de comércio exterior, que teve por objetivo obter informações referentes às variáveis do ambiente de marketing que mais influenciam no planejamento e na definição de potenciais mercados, considerando o seu grau de influência e importância. O tratamento dos dados foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica, análise do conteúdo das entrevistas e da pesquisa telematizada em websites governamentais de marketing internacional, planejamento estratégico, inteligência competitiva e do setor de calçados. Como resultado final, apresentou-se um framework contendo as principais informações identificadas a partir da pesquisa e dados coletados, que são determinantes para definir os potenciais mercados para exportação de calçados de segurança, objetivando também a identificação de oportunidades nos mercados externos, a viabilidade do projeto e a tomada de decisão dos gestores organizacionais.
- ItemAcesso AbertoCaracterísticas da negociação do Brasil com Hong Kong no ramo de carnes: Cooperativa Languiru (Teutônia/RS) e Dália Alimentos (Encantado/RS)(2018-01) Musskopf, Carine; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855A Globalização abriu diversas portas ao comércio internacional, bem como à integração entre mercados e entre os Estados, onde a compra e venda de produtos diversos, serviços e intercâmbio cultural entre os países tornaram-se frequentes. Assim, as negociações internacionais se tornam cada vez mais presentes na rotina de executivos e empresários, exigindo uma maior preparação em relação a diversos termos, principalmente no que diz respeito à cultura. É importante ter um conhecimento prévio sobre o país ao qual se deseja negociar e sobre o perfil dos negociadores, portanto, esta monografia visa analisar diferenças culturais entre negociadores brasileiros e chineses, problematizando de que forma isto influencia nas negociações comerciais internacionais e quais são as medidas necessárias para qualificar melhor o profissional que atua nesta área. A metodologia deste estudo qualitativo envolverá uma pesquisa exploratória, para posterior avaliação de métodos como o perfil do negociador, seus costumes e valores, pontos importantes para inserção no mercado chinês, tendo como população-alvo as empresas do setor de carnes do Vale do Taquari, que negociam com Hong Kong. O estudo confirma alguns dados estudados no que se refere à cultura negociadora chinesa, mas também mostra que ambos buscam se adequar ao cenário mundial.
- ItemAcesso AbertoPerfil do negociador colombiano: uma análise dos parceiros comerciais da indústria brasileira(2018-01) Immich, Marina; Coletti, Caroline; http://lattes.cnpq.br/7526460005511673Com a crescente evolução do comércio internacional, aliada à redução de barreiras existentes na troca com outros países, elevou-se expressivamente o número de empresas exportadoras, que encontram nos negócios internacionais a oportunidade de aumento dos seus ganhos e a possibilidade de se prevenir das possíveis instabilidades do mercado interno. Diante deste contexto, exige-se uma maior capacitação dos profissionais que negociam neste cenário, tornando-se necessário conhecer o seu parceiro internacional e o ambiente onde ele está inserido, para compreender sua maneira de agir e prever possíveis atitudes que ele terá em uma negociação. Considerando que a Colômbia é um país geograficamente próximo ao Brasil e que vem apresentando altas taxas de crescimento, julga-se importante conhecer a maneira como o negociador colombiano atua para otimizar as relações com este mercado. Sendo assim, este estudo de campo, de caráter exploratório, teve como objetivo geral analisar o perfil do negociador colombiano que atua em negociações comerciais internacionais com o Brasil. Para tanto, foram entrevistados 4 executivos colombianos que possuem relações comerciais com o Brasil e 3 executivos brasileiros que negociam com este mercado. Através dos dados coletados nas entrevistas, pode-se perceber que o profissional colombiano é muito assertivo nas negociações, carrega-se de muitas informações, age de forma íntegra e busca construir relacionamentos baseados em confiança que objetivem ganhos mútuos e sejam sustentados por acordos justos.
- ItemAcesso AbertoPrevisão de demanda para o mercado externo da empresa Docile Alimentos Ltda(2018-01) Pimentel, Gabriela De Moraes; Scarano, Tiago Franquini; http://lattes.cnpq.br/7620837124130552O estudo apresenta uma análise dos métodos de previsão de demanda aplicados na empresa Docile Alimentos Ltda, considerando a variação cambial durante os anos. Tem como objetivo identificar qual o método mais adequado de previsão de demanda que a organização deva utilizar para atuar no mercado externo, levando em consideração as variações cambiais nos anos de 2015 e 2016. Para isso, realiza-se a fundamentação teórica abordando conceitos de previsão de demandas, comércio exterior e câmbio. O método utilizado para o estudo é de caráter exploratório e quali-quantitativo, fazendo uso de um estudo de caso. Houveram limitações para realizar o estudo, devido ao pouco tempo para aplicação, necessidade de profissionais experientes e informações referentes somente a esses dois anos, optando-se pela análise quantitativa A partir disso, os resultados evidenciam que o método que mais se aproxima da venda efetiva da empresa é o Ajustamento Exponencial à Tendência, contudo deve-se analisar juntamente o método qualitativo para maior precisão..
- ItemAcesso AbertoLiderança em empresas familiares e não familiares(2018-01) Hickmann, Larissa Maria; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449O líder dentro das organizações possui papel fundamental, pois é ele quem motiva e desenvolve sua equipe de trabalho, buscando atender com excelência os objetivos e necessidades da empresa em que atua. Esta monografia além de apresentar a importância do papel de um líder dentro das organizações, também mostra os estilos de lideranças existentes e quais são os mais encontrados, fazendo relação entre empresas familiares e não familiares. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, foram utilizados diversos autores e bibliografias. O estudo caracteriza-se como quantitativo, na forma de estudo descritivo, o questionário foi aplicado a 20 líderes de empresas familiares, 20 líderes de empresas não familiares, 50 liderados de empresas familiares e 50 liderados de empresas não familiares, totalizando 140 respostas de 10 indústrias de Lajeado-RS. Através da análise dos dados coletados, foi evidenciado que o estilo de liderança predominante nas empresas familiares e não familiares da amostra é o autocrático, com um percentual de 41% e que o papel da liderança ainda está em sua maioria entre pessoas do sexo masculino, assim como, a maioria dos líderes das empresas familiares não possui relação de parentesco com os membros da organização. Como o questionário trouxe a visão do líder e do liderado a respeito dos estilos de liderança Democrático, Autocrático, Liberal e Situacional, foi evidenciado que 6% dos liderados enxergam seus líderes como Liberais, porém avaliando os questionários dos líderes, nenhum se considera como tal. Também se verificou que nas empresas familiares o líder é mais democrático que na não familiar, já nas empresas não familiares, o líder é mais autocrático que o líder da empresa familiar. Os objetivos deste trabalho foram alcançados, sendo então que há semelhanças nos estilos de liderança nas empresas familiares e não familiares, porém diversas diferenças interessantes, como a faixa etária, por exemplo.
- ItemAcesso AbertoAnálise de mercado do setor brasileiro de exportação de sucata metálica ferrosa que exporta para o sul e sudeste asiático(2018-01) Trombeta, Giovana; Bischoff, Viviane; http://lattes.cnpq.br/5067937658641425A melhor utilização dos recursos e a preocupação com o meio ambiente são temas recorrentes em pauta no universo empresarial. A indústria que utiliza materiais metálicos ferrosos em seu processo está sempre buscando alternativas para melhorar seu processo produtivo e diminuir as consequências ambientais, como o esgotamento dos recursos naturais. Neste cenário surge o setor de processamentos de sucatas metálicas. O objetivo deste estudo foi analisar como funciona o segmento de mercado das exportações de sucatas metálicas ferrosas que exportam para o sul e sudeste asiáticos. A metodologia utilizada para a consolidação desse estudo qualitativo foi a realização de um estudo de campo com observação participante, de caráter exploratório e um viés descritivo. A coleta de dados foi concretizada através de entrevistas não estruturadas com profissionais do setor de comercialização de sucatas metálicas e contou também com consulta de dados secundários. Os dados levantados apontam o desenvolvimento do Brasil como gerador de sucatas metálicas, e a presença de um cenário de crescimento das exportações de sucatas metálicas para os países do sul e sudeste asiático.