Administração - LFE Comércio Exterior
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Administração - LFE Comércio Exterior by browse.metadata.advisor "Franke, Luciane"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAnálise de oportunidades de internacionalização de empresas vinícolas da região da Serra Gaúcha(2024-07) Manteze, João Pedro Felippi Chiella; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Milan, Edmilson; Sindelar, Fernanda Cristina WiebuschEste estudo investiga os processos de internacionalização de vinícolas brasileiras na região da Serra Gaúcha, considerando modos de entrada e estratégias para diversificar a presença dos vinhos brasileiros no mercado internacional. A análise de oportunidades de comércio internacional é essencial, dado o cenário competitivo e a escassez de oportunidades, conforme evidenciado pelo mapa de oportunidades da Apex-Brasil. O estudo utiliza duas abordagens teóricas principais: as teorias clássicas de internacionalização baseadas na oferta e as que enfatizam a demanda. A pesquisa incluiu estudos de caso de quatro vinícolas da Serra Gaúcha (Giaretta, Gheller, Dom Cândido e Salton), com entrevistas semiestruturadas para identificar possíveis mercados-alvo e estratégias de entrada. A metodologia aplicada foi quanti-qualitativa, utilizando exercícios estatísticos para a categorização de atratividade dos mercados com base em variáveis como tamanho de mercado, dinamismo, macroeconomia, acesso ao mercado e demanda por vinhos. Os mercados-alvo encontrados se relacionam com a maturidade exportadora de cada vinícola bem como suas estruturas de oferta e demanda tanto doméstica quanto externa.
- ItemOpen AccessAnálise dos impactos macroeconômicos no faturamento de uma empresa de material elétrico no Brasil(2023-07) Müller, Suelin; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Milan, Edmilson; Conto, Samuel Martim deO fenômeno pandêmico provocou severas rupturas nas cadeias de suprimentos, bem como a instabilidade nas variáveis macroeconômicas afetaram diretamente os custos das empresas, essas que, não haviam sido preparadas para o caos e constantes interrupções, ocorridas principalmente no ano de 2020 e 2021. Nesse sentido, o objetivo da monografia é analisar o impacto das variáveis de abrangência macroeconômica, sobre o faturamento de uma empresa de materiais elétricos situada na Serra Gaúcha, pois entende-se como fundamental importância para compreender o movimento ocorrido na pandemia de Covid-19. Para alcançar os objetivos a pesquisa foi conduzida de forma quantitativa a partir de um estudo de caso, que apresentar-se-á com natureza exploratória, tratamento analítico de dados e investigação empírica, através do levantamento de dados condizente ao período de 2018 à 2023. Assim, identificar pontos críticos e estabelecer conexões com os resultados obtidos através do modelo de regressão linear, que foram submetidas aos resultados pelo programa Eviews v.13.
- ItemOpen AccessBusiness Intelligence: do diagnóstico à avaliação de um projeto implementado no setor comercial da Cooperativa Languiru(2023-06) Lima, Daniel; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Agostini, Cintia; Dalmoro, MarlonA informação tem desempenhado um papel fundamental na tomada de decisões ao longo do tempo. Com o avanço da tecnologia da informação e comunicação, as tradicionais anotações e planilhas extensas foram substituídas por plataformas de Business Intelligence (BI) que permitem a transformação de dados em informações visualmente mais rápidas e de fácil extração de conhecimento. Em consonância com essa discussão, o objetivo desta monografia é realizar um mapeamento das necessidades dos colaboradores do setor comercial da Cooperativa Languiru em relação à ferramenta de BI atualmente utilizada, visando criar novas fontes de dados e formas de visualização da informação. Este estudo de caso, com uma abordagem quanti-qualitativa, proporciona uma análise descritiva que auxiliará na compreensão das dificuldades enfrentadas pelos usuários do BIMachine do setor comercial. A partir disso, são apresentadas as propostas de alterações necessárias nas análises, visando maximizar o uso da plataforma e contribuir para a geração de insights de melhor qualidade e de forma mais ágil.