Administração - LFE Comércio Exterior
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Navegando Administração - LFE Comércio Exterior por Orientador "Marmitt, Cristina"
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- ItemAcesso AbertoAnálise do mercado Norte Americano de joias folheadas(2019-11) Polita, Luisa Cavanus; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449A prospecção de mercados no âmbito internacional vem sendo uma alternativa para as empresas se internacionalizarem, visto que no ambiente comercial atual a competitividade se encontra intensificada. Na busca de alcançar novos mercados, se faz necessário analisar fatores sociais, políticos, econômicos e culturais para êxito no novo mercado. O objetivo do presente estudo é identificar as características do mercado americano em relação ao consumo de semi joias e verificar a viabilidade de exportação de joias da empresa Poli Joias para os Estados Unidos. Para tanto, os métodos utilizados para investigação são a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista, realizada através de questionários enviados a gestores da área de exportação e a um importador de semi joias. Os principais resultados encontrados foram de que o estilo de semi joias depende da região, como no sul do país a preferência é por peças grandes e com pedras coloridas, já no oeste são peças lisas e mais baratas; as regiões mais atendidas são Nova Iorque e Miami; a forma de entrada no mercado americano é direta, e a prospecção de mercado é feita, principalmente, durante as feiras internacionais, como a JIS Miami e JCK Las Vegas; e os principais produtos exportados são semi joias folheadas a ouro. Em relação ao macroambiente dos Estados Unidos, o país encontra-se com um déficit na sua balança comercial que se agravou nos últimos anos. Mas a sua economia continua crescendo, fazendo com que seja a maior economia do mundo. O país reduziu suas barreiras comerciais, facilitando o comércio internacional. Em relação ao ambiente político legal, as semi joias comercializadas no mercado americano não podem possuir níquel, cádmio e chumbo em sua composição. Sobre o ambiente cultural dos Estados Unidos, percebe-se que a população do país é de caráter individualista, de alto nível de competitividade e que busca resultado rápido em seu local de trabalho. Havendo assim, a possibilidade da empresa ingressar no mercado norte americano, conforme informações coletadas, a Poli Joias teria potencial para atender às exigências do mercado e o macroambiente encontra-se favorável para exportação.
- ItemAcesso AbertoComportamento do consumidor organizacional: fatores determinates de compra dos clientes organizacionais na decisão de compra de uma máquina automática de café(2017-02) Baroni, Jonatã; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449Consumidores organizacionais têm necessidades e anseios específicos e diferentes dos consumidores finais, sendo necessário o entendimento do processo de decisão de compra organizacional às empresas que pretendem atender tal segmento de mercado. O objetivo geral desta monografia é identificar os fatores determinantes considerados pelos clientes organizacionais da cidade de Caxias do Sul na tomada de decisão de compra de uma máquina automática de café. A monografia é, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada; quanto à abordagem, uma pesquisa quantitativa que possui uma etapa exploratória; é descritiva quanto aos objetivos e uma survey quanto aos procedimentos técnicos. A técnica utilizada para coleta dos dados foi a entrevista individual e estruturada, a partir da aplicação de um questionário. A amostra, composta por setenta respondentes, foi selecionada por conveniência. Foram entrevistadas empresas que já possuíam máquinas automáticas de café, estas distribuídas na indústria, serviços e comércio. Os principais resultados mostram que a maior parte dos consumidores de tais máquinas é formada por empresas com até 20 colaboradores, sem departamento de compras estruturado e que têm o proprietário como principal tomador de decisão de compras. Os resultados também identificam, a partir de suas médias, os seguintes fatores como determinantes de compra: quantidades de opções de bebidas disponíveis, com média de respostas de 4,26; tradição do equipamento, média 4,11; rendimento dos insumos em doses, média 4,60; qualidade dos insumos, média 4,41; preço da máquina, média 4,53; preços dos insumos, média 4,34; condições de pagamento, média 4,03; credibilidade da empresa fornecedora, média 4,36; conhecimento do vendedor, média 4,51; conhecimento dos técnicos, média 4,43; pós-venda, média 4,24; entrega de insumos em quarenta e oito horas, média 4,13; visitas técnicas preventivas, média 4,21; assistência técnica em vinte e quatro horas, com média de 4,50.
- ItemAcesso AbertoLiderança em empresas familiares e não familiares(2018-01) Hickmann, Larissa Maria; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449O líder dentro das organizações possui papel fundamental, pois é ele quem motiva e desenvolve sua equipe de trabalho, buscando atender com excelência os objetivos e necessidades da empresa em que atua. Esta monografia além de apresentar a importância do papel de um líder dentro das organizações, também mostra os estilos de lideranças existentes e quais são os mais encontrados, fazendo relação entre empresas familiares e não familiares. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, foram utilizados diversos autores e bibliografias. O estudo caracteriza-se como quantitativo, na forma de estudo descritivo, o questionário foi aplicado a 20 líderes de empresas familiares, 20 líderes de empresas não familiares, 50 liderados de empresas familiares e 50 liderados de empresas não familiares, totalizando 140 respostas de 10 indústrias de Lajeado-RS. Através da análise dos dados coletados, foi evidenciado que o estilo de liderança predominante nas empresas familiares e não familiares da amostra é o autocrático, com um percentual de 41% e que o papel da liderança ainda está em sua maioria entre pessoas do sexo masculino, assim como, a maioria dos líderes das empresas familiares não possui relação de parentesco com os membros da organização. Como o questionário trouxe a visão do líder e do liderado a respeito dos estilos de liderança Democrático, Autocrático, Liberal e Situacional, foi evidenciado que 6% dos liderados enxergam seus líderes como Liberais, porém avaliando os questionários dos líderes, nenhum se considera como tal. Também se verificou que nas empresas familiares o líder é mais democrático que na não familiar, já nas empresas não familiares, o líder é mais autocrático que o líder da empresa familiar. Os objetivos deste trabalho foram alcançados, sendo então que há semelhanças nos estilos de liderança nas empresas familiares e não familiares, porém diversas diferenças interessantes, como a faixa etária, por exemplo.