Ciências Contábeis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Contábeis por Autor "Álvarez, Paula Ronning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDesign Thinking no curso de Ciências Contábeis(2017-02) Álvarez, Paula Ronning; Azeredo, Adriano José; http://lattes.cnpq.br/9128142755345512A presente monografia tem como assunto principal as estratégias e metodologias ativas de ensino, em especial o Design Thinking, com a finalidade de desenvolver esta metodologia na disciplina de Contabilidade Introdutória e verificar sua percepção por parte dos estudantes. A problemática desta pesquisa surgiu da observação das mudanças do perfil do profissional contábil exigido pelo mercado de trabalho, que além de conhecimento técnico, requer competências e habilidades que podem ser desenvolvidas a partir das metodologias de ensino. Ainda, a nova geração de estudantes que ingressam no ensino superior, não se adapta a aulas baseadas em transmissão de conteúdos. A metodologia desta pesquisa constitui-se em observações, entrevistas e análise de atividades, sendo uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e explicativo, usando o Levantamento e a pesquisa participativa como procedimentos técnicos. A pesquisa ocorreu nas turmas da disciplina de Contabilidade Introdutória do primeiro e segundo semestre de 2016, contando com 52 estudantes matriculados na disciplina do primeiro semestre, sendo 35 estudantes do sexo feminino e 17 do sexo masculino. A turma do segundo semestre teve o total de 28 estudantes matriculados, sendo 19 do sexo feminino e 9 do sexo masculino. As observações e análises apontaram ser viável a aplicação do Design Thinking e estratégias ativas de ensino nesta disciplina, pois tornam o aprendizado significativo e efetivo.