Engenharia de Software
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- ItemOpen AccessDesenvolvimento de um jogo multiplataforma utilizando cross platform toolkit Haxe(2017-10) Colombo, Carlos; Wolf, Alexandre Stürmer; http://lattes.cnpq.br/0591097928246945Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo multiplataforma utilizando a biblioteca HaxeFlixel. O projeto foi especificado utilizando o Método Ágil Scrum. O jogo é constituído de duas modalidades com características diferentes de interação do jogador, onde a primeira modalidade possui características de RPG (Role Playing Game), onde tem-se a possibilidade de explorar cenários gerados aleatoriamente, já a segunda modalidade, consiste em enviar os heróis em uma série de missões de acordo com suas habilidades. Além disso, esse trabalho tem como objetivo compreender a complexidade do desenvolvimento de jogos, e as características e benefícios da linguagem Haxe para este ambiente.
- ItemOpen AccessEvaluating the application of Reinforcement Learning algorithms on video games(2018-10-08) Vian, Leandro; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187Artificial Intelligence has become part of our everyday for quite some time now: movies have portrayed it in its histories, news have reported of its advancements and we have seen its results in our electronics and machinery. In the latest years a new term started to gain traction, Machine Learning, with many articles, companies and media covering it, opening possibilities of what could be achieved with the ability to train computers using all the data generated nowadays. This work gives an overview of a few current Machine Learning techniques, aiming in the application of automated video game playing. In particular, it uses the Starcraft II Reinforcement Environment as a testbed for evaluating the selected automated learning strategies.
- ItemOpen AccessRobótica nas séries iniciais do ensino fundamental como ferramenta pedagógica motivacional(2019-02-19) Hensel, Daiane Andressa; Schorr, Maria Claudete; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450A cada dia vemos mais recursos tecnológicos sendo usados a nossa volta, e eles se tornam cada vez mais invisíveis na medida em que são incorporados em nosso cotidiano, seja na indústria, comércio, tarefas pessoais ou na educação, onde é possível aprender e ensinar de diferentes maneiras desenvolvendo habilidades e competências. Buscando auxílio nessas tecnologias, o objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade da introdução da robótica como ferramenta motivadora dos estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental, realizando atividades da língua portuguesa. É necessário fazer os jovens e crianças ver o potencial da inovação das tecnologias aliadas ao brincar que é mais interessante do que estudar na infância, visto que gastam bastante tempo consumindo tecnologias, através de jogos e redes sociais. Para isso, foi construído um protótipo robótico chamado Mika Robô e desenvolvido um objeto de aprendizagem que, através de um estudo de caso e pesquisa exploratória, foram aplicados em sala de aula, observando a motivação e desempenho dos estudantes ao realizar as atividades de forma quanti-qualitativa. O estudo de caso efetivou-se com sete estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. Como resultados percebeu-se que o desempenho dos estudantes foi melhor no pós-teste, notou-se os estudantes motivados para resolver as atividades, isso foi um fator determinante na utilização do OA, tendo em vista o prêmio conforme número de acertos do desenho do Mika Robô.
- ItemOpen AccessUma plataforma web para suporte ao desenvolvimento de aplicações com ênfase no processo de provisionamento e deploy(2019-02-19) Comunello, Artur; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476A computação em nuvem está cada vez mais presente no desenvolvimento de todos os tipos de sistemas e ela proporciona um rápido crescimento da estrutura de hardware das aplicações. As oportunidades disponíveis no mercado mudam constantemente, o que força as equipes de desenvolvimento responderem rapidamente a essas mudanças. Para que as necessidades do mercado sejam atendidas o quanto antes, as mudanças devem ser realizadas no menor tempo possível. Diante disso, é essencial a existência de ferramentas que auxiliem as equipes de desenvolvimento e operações no gerenciamento de instalações e atualizações de aplicações em ambientes em nuvem. Tendo em vista esse cenário, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta que permita realizar provisionamento de servidores e deploy aplicações. A ferramenta foi desenvolvida e validada junto com profissionais da área de TI, demonstrando resultados positivos e um grande potencial para virar um produto de mercado.
- ItemOpen AccessAvaliação de crédito ao consumidor com redes neurais artificiais e árvore de decisão(2019-06) Silva, Augusto Alves Da; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476O presente trabalho aborda a Inteligência Artificial aplicada sobre a análise de risco de concessão de crédito a consumidores do setor varejista, problema comum encontrado em instituições que trabalham com crediários. Tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação Web API, que através de uma estrutura de Rede Neural Artificial e aprendizado de máquina (machine learning), seja capaz de prever se um tomador de crédito será um bom ou mal pagador no futuro, mediante um resultado de credit scoring. Junto a isto, também se vê presente o desenvolvimento de uma estrutura de Árvore de Decisão, utilizada para a comparação de resultados, objetivando a calibração e aprimoramento da Rede Neural. Os resultados obtidos mostraram que a Rede Neural e a Árvore de Decisão tiveram uma aproximação de acurácia entre elas. A Árvore de Decisão mostrou-se mais eficiente para dados já conhecidos, porém, menos eficaz em predições de dados desconhecidos. A Rede Neural teve seu desempenho constante, tanto para dados conhecidos como para desconhecidos. Através da Web API implementada, foi possível efetuar consultas de diferentes configurações de perfis de tomadores e avaliar a sua pontuação de crédito, executada pela Rede Neural treinada, obtendo resultados que se aproximaram do esperado para cada situação.
- ItemOpen AccessPrototipação de uma solução para controle de dispositivos em casas inteligentes por meio do reconhecimento de gestos estáticos e biometria facial(2019-11) Etgeton, Klaus Fernando; Valmorbida, Willian; http://lattes.cnpq.br/3520759922003841Estima-se que bilhões de dispositivos IoT estarão conectados nos próximos anos, criando inúmeras possibilidades para automação em casas inteligentes que poderá tornar a vida das pessoas mais prática, eficiente, confortável. Além das funcionalidades, as pessoas também esperam que as tecnologias se integrem e façam parte do ambiente, proporcionando melhores experiências de interação de maneira mais fácil e natural. Neste trabalho, foi desenvolvido um sistema de visão computacional em Python, com uso de modelos em Deep Learning, para controlar dispositivos IoT conectados em casas inteligentes por meio do reconhecimento de gestos estáticos da mão, realizando uma interação mais segura por meio da autenticação biométrica facial dos usuários. Para o reconhecimento em tempo real, o sistema apresenta um frame rate de 3fps. O reconhecimento facial dos usuários apresentou excelentes resultados, com apenas 1.10% de falso positivo, enquanto o reconhecimento de gestos estáticos apresentou 22.67% de falso positivo. O sistema proposto atende os requisitos necessários com desempenho relativamente bom, porém melhorias quanto ao reconhecimento de gestos estáticos ainda precisam ser realizadas para reduzir sua taxa de falso positivo.
- ItemOpen AccessEstudo de caso – analise e desenvolvimento de um sistema de remuneração variável(2019-11) Schneider, Lucas Maciel; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187Cada vez mais o mercado se torna mais globalizado e competitivo, onde a redução de custos e tempo para a produção de um projeto, e também a rapidez com que os processos das empresas são executados, mostram-se fundamentais para o seu crescimento. O objetivo deste trabalho é modelar o método de pagamento da remuneração variável comercial de uma empresa do Vale do Taquari, propondo e implantando um sistema de informação que irá automatizar este processo. Com a criação deste sistema foi possível realizar o cálculo de forma mais ágil, automatizando processos que antes eram realizados de forma manual. Este sistema foi desenvolvido baseado em métodos de Engenharia de Software, Gestão de Requisitos e utilizando a metodologia de Modelagem de Processos de Negócio para melhor o controle e rastreabilidade de mudanças. Tais metodologias visam agilizar o processo de desenvolvimento, permitindo que a organização se torne mais forte no mercado e também melhorando o atendimento aos seus clientes. Como resultado, entende-se que o processo ficou mais ágil, confiável e seguro, trazendo informações mais precisas para o setor de vendas e assim podendo aumentar o seu desempenho e da empresa.
- ItemOpen AccessDatacache: gestão e padronização na comunicação entre aplicações(2019-11) Majolo, Jackson Diesel; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476Em uma era onde cada vez mais recursos tecnológicos estão sendo utilizados para todos os tipos de negócios, as necessidades do mercado acabam mudando constantemente no que tange as tecnologias e sistemas empregados. Para que essas mudanças ocorram da forma mais rápida possível, aplicações modulares que se conectam a outras em busca de certas informações ou processos são desenvolvidas. Durante o processo de recuperação ou envio de informação, a falha e a lentidão representam insatisfações para o usuário e até mesmo a perda de credibilidade para o serviço. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma plataforma para gerenciamento de web services com suporte a cache que melhore a qualidade de serviços de troca de informação, sendo capaz de organizar o fluxo da comunicação entre aplicações de uma organização. Essa plataforma monitora todas as requisições web services e emite alerta ao grupo de desenvolvedores quando há ocorrência de algum problema. Por meio de um painel administrativo, é possível acompanhar tempo e consumo de dados trafegados das requisições, além de gerar estatísticas de todo fluxo passante pela plataforma. Como resultado do projeto e da validação, a plataforma mostrou-se eficiente na quantificação das solicitações e gerenciamento via cache, promovendo melhor uso dos recursos de infraestrutura.
- ItemOpen AccessConstrução de um classificador de pelagens de felinos baseado em redes neurais convolucionais(2019-11) Stein, Giovani Luis; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187As redes neurais têm sido muito utilizadas em pesquisas e no desenvolvimento de produtos nos últimos anos, mesmo que tais técnicas já existam há décadas na literatura. Com o advento de hardware massivamente paralelo e de custo acessível, somente agora o emprego de redes neurais conseguiu atingir níveis de precisão acima de seres humanos. Redes neurais para a classificação de imagens tipicamente seguem a arquitetura chamada rede neural convolucional (RNC), sendo hoje a abordagem mais utilizada. o emprego de bibliotecas de alto nível como o Keras permite um ciclo rápido de experimentação, que é ancorado em bibliotecas de baixo nível como o Tensorflow, que garantem a eficiência dos processos de treino e avaliação. este trabalho tem como objetivo analisar o problema de classificação automática de fotos de algumas espécies de felinos, usando com base as diferenças de padrão em suas pelagens. uma possível aplicação seria o rastreamento de indivíduos em seu habitat natural, para auxiliar em sua preservação natural. Este estudo também pode auxiliar na compreensão de quais são os mecanismos biológicos que criam tais tipos característicos de pigmentação, pois permite construir uma medida quantitativa de similaridade entre padrões biológicos. Para tanto, este trabalho descreve a construção e treinamento de uma rede neural convolucional para a classificação de imagens de quatro espécies de grandes felinos, aplicado tanto em imagens reais quanto em imagens sintéticas.
- ItemOpen AccessUma plataforma web para suporte ao desenvolvimento de aplicações com ênfase na disponibilização de uma API REST para acesso a bases de dados PstgreSQL e MongoDB(2019-11) Tomasi, Lucas; Pretto, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8350477053371476A utilização dos bancos de dados relacionais e não relacionais está crescendo no desenvolvimento de software, possibilitando a escolha do tipo de banco que melhor se ajusta à aplicação que está sendo construída. As tecnologias de banco de dados disponíveis no mercado se diferenciam quanto à forma com que armazenam, acessam e manipulam os dados, não mantendo um padrão entre elas, forçando uma adaptação dos profissionais de desenvolvimento. Com base nessa constatação, torna-se importante a existência de ferramentas que auxiliem as equipes de desenvolvimento, tornando transparente as especificidades dos diversos tipos de banco de dados, diminuindo a complexidade e consequentemente facilitando a utilização destes. Com base nesse cenário, o presente trabalho, teve como objetivo desenvolver uma solução em que a manipulação e o acesso aos dados seja padronizado através de uma API REST, tanto para bancos de dados relacionais quanto para bancos de dados não relacionais. A solução desenvolvida foi validada por profissionais que atuam na área de desenvolvimento de software, exibindo resultados otimistas e com probabilidade de se tornar um produto.
- ItemOpen AccessSolução para telemetria de cargas no transporte terrestre(2019-11) Becchi, João Pedro; Malheiros, Marcelo De Gomensoro; http://lattes.cnpq.br/3846222742415187O transporte de cargas terrestres é, no Brasil, um dos setores mais importantes para o desenvolvimento do país. Ele apresenta diversos desafios para garantir que as mercadorias transportadas cheguem de acordo com a expectativa do cliente. Problemas como fatores climáticos e atrasos em aduanas tornam o transporte internacional mais desafiador para a comercialização de produtos. O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens da utilização de hardware modular para a identificação de avarias causadas por temperatura e umidade fora dos níveis recomendados, obtendo também dados de localização, data e hora das leituras. Neste desenvolvimento são utilizados o microcontrolador ESP32, o sensor de umidade e temperatura DHT22, o módulo de GPS NEO6M, a linguagem de programação ASP.NET Core 2 (para manter e disponibilizar o histórico de leituras) e o sistema operacional Android. Este trabalho também contempla o desenvolvimento de vários protótipos e a validação em situações reais de transporte de longa distância do sistema desenvolvido.
- ItemOpen AccessSegmentação do disco óptico e escavação com o uso de redes neurais para auxílio à detecção de glaucoma(2020-06) Caron, Eduardo; Franzen, Evandro; http://lattes.cnpq.br/7342971270440310O uso de Inteligência Artificial (IA) para resolução de problemas complexos vem ganhando força no mundo inteiro. Técnicas baseadas em IA estão sendo amplamente adotadas no reconhecimento de imagens, de fala e de processamento de linguagem natural em diferentes áreas. A área da saúde está aderindo cada vez mais a Inteligência Artificial para diagnóstico e classificação de doenças, tendo como exemplo a doença de glaucoma, que pode ser detectada tanto por meio do processamento automatizado de grandes conjuntos de dados, quanto pela detecção precoce de novos padrões de doenças. Além disso, a IA promete mudar fundamentalmente as pesquisas que visam entender o desenvolvimento, a progressão e o tratamento do glaucoma, identificando novos fatores de risco e avaliando a importância dos existentes. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi verificar se a Rede Neural Artificial (RNA) de arquitetura U-Net é capaz de realizar a segmentação do disco óptico e a segmentação da escavação a partir de imagens de fundo de olho da base de imagens RIM-ONE, servindo de apoio aos profissionais na detecção do glaucoma. Como resultado, foi obtido um F1-score médio de 0,9440 para a segmentação do disco óptico e um F1-score médio de 0,8350 para a segmentação da escavação, comprovando que a rede neural U-Net é capaz de realizar a segmentação com boas métricas.
- ItemOpen AccessBroken picture phone: um estudo aplicado de usabilidade e user experience(2021-06) Souza, Guilherme Augusto De; Wolf, Alexandre Stürmer; http://lattes.cnpq.br/0591097928246945A sobrevivência de um produto dentro da web é uma tarefa difícil, e proporcionar uma boa experiência para o usuário dentro do produto desde o início é fundamental para que a vida do produto seja longa. Assim, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo reescrever o site do jogo Broken Picture Phone buscando melhorar a usabilidade e experiência do usuário. A metodologia deste estudo quali-quantitativo envolveu um teste de usabilidade utilizando a técnica Think Aloud e um questionário, ambos realizados com um grupo de usuários misto. Os resultados apontaram que 100% dos usuários tiveram dificuldade com ao menos uma tarefa, tendo o mesmo resultado ao serem questionados referente ao visual do site e sentimento de dificuldade ao realizar as tarefas. A partir disso foram realizados protótipos de uma nova interface para o produto, sendo avaliada novamente pelos usuários, a fim de realizar seu desenvolvimento. Com a aprovação dos usuários dos protótipos, foram realizados sprints de desenvolvimento, permitindo a interação do usuário com o produto em desenvolvimento, visualizando problemas e sugerindo novas funcionalidades. Ao final, foram aplicadas as avaliações de desempenho da nova interface, que, comparado com a interface atual, conseguiu sanar os problemas de usabilidade e performance encontrados.
- ItemOpen AccessDisponibilização de dados de fundos de investimentos através de uma API(2021-06) Mileto, Andrei Cioqueta; Franzen, Evandro; http://lattes.cnpq.br/7342971270440310Investir através de plataformas online se tornou uma facilidade, gerando um maior interesse de consultas e análises de dados na busca de lucratividade e maior retorno. Devido a essa demanda no mercado há uma diversidade de plataformas que auxiliam na análise de rendimentos de aplicações, mas quando se trata de um grande número de dados, a disponibilização torna-se difícil por ter uma rentabilidade histórica. A história, apesar de não dar nenhuma segurança futura, é uma base para compreender a integridade e confiabilidade dos fundos de investimentos, tanto quanto os dados atuais. A manipulação de uma grande quantia de registros, devido às atualizações diárias da fonte de origem: o site do governo, torna-se um desafio, que para sua viabilização demandou o desenvolvimento de duas aplicações, em que a primeira é responsável pela busca de informações, validações, tratamentos e inserções dos dados, e a segunda pela disponibilização de registros através de uma API que possibilita à softwares terceiros a busca de informações em menos de vinte ms com uma base de dados que contém 4491242 registros só no ano de 2020.
- ItemOpen AccessTeste A/B: identificação da impressão digital dos usuários e auxílio à tomada de decisões para convertê-los em clientes(2021-06) Henn, Laura De Azeredo; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602Sabe-se que o consumismo das pessoas aumenta conforme o seu poder aquisitivo e que o advento da internet e de novas tecnologias permite ao indivíduo estar conectado a todo momento e em todos os lugares. Tal situação abre espaço para um novo formato de consumo, realizado de forma on-line. Além de estarem mais conectados, esses novos consumidores buscam por produtos e serviços que conversem com suas preferências e convicções, e acabam moldando o mercado para atendê-los. Com isso, marcas que pretendem estar bem posicionadas no mercado on-line veem a necessidade de compreender o que o usuário está comunicando. Diante desse cenário, surgiram novas tecnologias capazes de observar o comportamento do usuário quando ele navega pelas páginas de web. Os testes A/B realizam essa observação através da comparação da aplicação de duas versões de interface diferentes, que buscam os mesmos resultados. O trabalho proposto valida a aplicação do teste A/B no auxílio da tomada de decisões em busca de novos clientes. Assim, foi desenvolvida uma ferramenta para a aplicação e o monitoramento de testes A/B, com o intuito de oferecer resultados e proporcionar uma maneira visual de compreender e alinhar o que está sendo apresentado e os objetivos que estão sendo alcançados. A partir dos resultados obtidos no processo de avaliação, conclui-se que os dados gerados através do teste A/B aplicado apresentam a identificação de pontos possíveis de serem melhorados, visando aproveitar melhor os leads que chegam à página.
- ItemOpen AccessAplicação para recuperação de informações baseadas em intenções, integrado a um sistema de gestão(2021-06) Tomasi, Artur; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602Os sistemas de gestão são capazes de produzir muita informação, de diversas áreas e com perspectivas diferentes, desta maneira, a simplicidade e a objetividade dão espaço a um sistema flexível, porém, complexo. Tal complexidade resulta em dificuldade e onerosidade na busca por informações do sistema. O presente trabalho visa avaliar a eficácia na utilização de Natural Language Understanding (NLU) como um middleware responsável por interpretar as intenções dos usuários. Esse middleware foi integrado a um sistema de gestão, em uma nova aplicação responsável por repassar os inputs do usuário para o processamento e traduzir as saídas geradas. Assim, permitindo que o usuário se comunique de forma natural com o sistema, facilitando a busca por elementos estratégicos em uma única aplicação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter experimental, de procedimento bibliográfico e documental, foi possível comprovar, através de testes, que o middleware foi eficaz na recuperação de informação e elementos estratégicos no sistema gestão.
- ItemOpen AccessProgressive web Apps: um novo paradigma de desenvolvimento Frontend(2021-12) Maccali, Guilherme; Wolf, Alexandre Stürmer; http://lattes.cnpq.br/0591097928246945Nos dias atuais, a qualidade de software está sendo cada vez mais exigida tanto no desenvolvimento quanto na utilização do usuário final, além da diversidade de dispositivos e plataformas aumentando e a escassez de mão de obra qualificada na tecnologia intensificando. Desse modo, as Progressive Web Apps (PWA) têm-se tornado uma opção cada vez mais conveniente na produção de frontend, pois têm a capacidade de serem executadas nas mais diversas plataformas, alcançando qualquer dispositivo que tenha um navegador. Pensando nisso, o presente estudo apresentou a criação de um sistema de denúncias e demonstrou os recursos e benefícios existentes no processo de desenvolvimento PWA em três plataformas distintas – Windows, Android e iOS. Esta pesquisa explorou e descreveu os recursos utilizados na aplicação desenvolvida, comparando os resultados entre as plataformas e gerando métricas com a finalidade de testar a viabilidade do uso multiplataforma da abordagem PWA e da Trusted Web Activities (TWA) na plataforma Android. Dessa forma, concluiu-se que o uso da PWA e TWA mostrou-se eficiente, pois os recursos funcionaram de forma satisfatória em todas as plataformas testadas, confirmando as comparações realizadas pelos trabalhos relacionados, alcançando, por meio da ferramenta Google Lighthouse, 90% de performance, 97% de acessibilidade, 100% em boas práticas e 100% Search Engine Optimization (SEO), atendendo todos critérios verificados, assim como todos os parâmetros requeridos pela PWABuilder.
- ItemOpen AccessRecharge Now: sistema para localização de estações de recarga para carros elétricos(2022-12) Frantz, Gabriel De Carvalho; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602Atualmente, com o preço dos combustíveis aumentando constantemente, muitas pessoas estão buscando novas alternativas para se locomover, que sejam mais econômicas e sustentáveis. Uma alternativa que está ganhando força é a aquisição de veículos elétricos, pois eles não necessitam de combustível fóssil para o seu abastecimento e não produzem quase nenhum poluente. Porém, um dos grandes empecilhos para que a aquisição desses veículos aumente é a falta de infraestrutura e a dificuldade em localizar estações de recarga, assim como planejar viagens que sejam maiores do que a autonomia de uma carga da bateria. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de propor uma solução tecnológica que permita contornar o problema através da localização de estações de recarga para os carros elétricos, utilizando técnicas de geolocalização para realizar o cálculo de rotas e descoberta destas estações. A proposta do aplicativo é mostrar as estações de recarga mais próximas para o usuário, mostrando sua localização. Para isso, foi realizado um estudo sobre os recursos tecnológicos mais recentes do mercado sobre geolocalização. Com o aplicativo desenvolvido, testes foram realizados com alguns usuários que através de avaliações, validaram de um modo muito positivo o uso da aplicação para localização de estações de recarga para carros elétricos.
- ItemOpen AccessComparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball(2023-06) Assis, Lucas De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564; Borba, Fabricio Hartmann; Meyer, ViniciusO aprendizado de máquina já é realidade a muito tempo na criação de ferramentas de visão computacional e recentemente tem se popularizado com a criação de carros autônomos que utilizam redes neurais convolucionais (RNC) para realizar a classificação e detecção de objetos em imagens, porém isso não necessariamente significa que as técnicas de visão computacional tradicionais se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas RNC. Neste trabalho serão aplicados 5 métodos na tarefa de automatização de uma mesa de pinball, sendo 3 deles métodos tradicionais que são algoritmos matemáticos como transformada de Hough, diferença absoluta e segmentação por cor. E outros 2 métodos de aprendizado de máquina adaptados ao seu cenário de hardware com a biblioteca YOLO que utiliza RNC para ler e extrair informações de imagens com a proposta de ter alta velocidade de processamento sem abrir muita mão da precisão e da acurácia. Nos resultados deste trabalho é possível entender melhor as vantagens e desvantagens de cada abordagem por meio dos resultados de precisão, acurácia e tempo de processamento de cada solução.
- ItemOpen AccessGenCO: gerador de código para aplicações Node e Recat(2023-06) Wolmeister, Victor Scheid; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564; Borba, Fabricio Hartmann; Meyer, ViniciusCom a atual necessidade de constantes transformações da tecnologia, surgiram as ferramentas low-code, que tem como intuito facilitar e agilizar o desenvolvimento de aplicações ao não exigir que o usuário tenha um conhecimento aprofundado sobre programação e códigos para utilizá-las. Sendo assim, este estudo, de caráter qualitativo e exploratório, tem o intuito de reduzir o tempo de criação de telas CRUD, contribuindo para as necessidades da sociedade em contexto de transformação digital. Para tanto, seguindo a concepção de uma pesquisa experimental, este descreve o desenvolvimento de um gerador de códigos low-code, denominado GenCO. O gerador opera em uma arquitetura de mini geradores, sendo os dois principais o Web Generator, responsável pelo back-end, e o API Generator, que conduz as funções do front-end. Considerando a estrutura dos geradores, a ferramenta recebe um JSON de entrada, sendo capaz de gerar códigos Node.js no back-end e React no front-end, utilizando a linguagem TypeScript. O GenCO utiliza, ainda, as tecnologias Fastify, TypeBox, TS-Morph, Prisma, Jest e ESLint. Além disso, a ferramenta gera testes automatizados para ambos os códigos e documentação para a API com OpenAPI. Os resultados alcançados com a atual versão do GenCO demonstram que a ferramenta é capaz de gerar telas e sua API em menos de quatro segundos, sendo uma grande aliada para desenvolvedores em contexto de transformação digital.
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